• Nenhum resultado encontrado

Avaliação, adequação e simplificação de informação de saúde

A presente tese é constituída por dois estudos no âmbito da linguagem simplificada (plain language), onde se procede a uma avaliação de folhetos sobre saúde, ao teste de procedimentos de simplificação de linguagem, à produção de um glossário em linguagem simplificada, e à elaboração de diretrizes para a construção desta linguagem em Português e na área da saúde.

O primeiro estudo possui a finalidade de avaliar informação de saúde produzida por entidades afetas ao Ministério da Saúde, e de testar procedimentos de simplificação de linguagem passiveis de aumentar a adequação dessa informação.

O intuito do segundo estudo consiste em compreender o processo de produção de um glossário em linguagem simplificada, em analisar as principais dificuldades experimentadas por uma equipe de profissionais de saúde no desenvolvimento desta linguagem, e na elaboração de orientações para a construção de linguagem simplificada.

A primeira investigação intitula-se “Avaliação e adequação de informação de saúde”, e constitui um estudo observacional, transversal e descritivo. Este estudo avalia e testa a adequação de 8 folhetos sobre alimentação e peso saudável, e é constituído por duas fases: i) uma fase de avaliação dos folhetos, através de um teste de adequação; e ii) uma fase de inquérito a uma amostra de 239 pessoas, onde se testam inadequações da informação e procedimentos de simplificação da linguagem capazes de as corrigir.

O segundo estudo, denominado “Simplificação de linguagem sobre saúde: diretrizes e desafios”, constituí um estudo de caso onde se analisa o processo de produção de um glossário (em linguagem simplificada), sobre alimentação, exercício físico e obesidade, e se desenvolvem diretrizes para a construção desta linguagem.

Esta última investigação envolve uma fase de produção de definições de conceitos associados à alimentação, exercício físico e obesidade, e uma fase de revisão destas definições, levada a cabo por uma equipa de profissionais de saúde e por peritos em linguagem simplificada. Identificam-se as regras da linguagem simplificada que constituíram maior dificuldade, desenvolvem-se orientações para a produção desta

60

linguagem, e problematizam-se os principais desafios da sua produção em Português, e no que se refere às áreas da alimentação e da obesidade.

61

Capítulo II

6.1- Finalidade

O presente estudo tem como finalidade avaliar informação de saúde escrita, testar procedimentos de simplificação de linguagem, e desenvolver diretrizes para a construção de linguagem simplificada, em Português, e nas áreas da alimentação, exercício físico e obesidade.

6.2- Objetivos gerais

- Avaliar a adequação de folhetos produzidos por entidades afetas ao Ministério da Saúde. - Identificar e testar procedimentos de simplificação de linguagem capazes de melhorar a adequação da informação avaliada.

- Identificar as principais dificuldades experimentadas por uma equipe de profissionais de saúde, no que se refere à produção de um glossário (em linguagem simplificada) sobre alimentação e obesidade.

- Produzir diretrizes para o desenvolvimento de linguagem simplificada, em Português, e no contexto de saúde.

6.2.1-Objetivos específicos

- Avaliar a adequação de 8 folhetos no que respeita a 5 categorias de informação e a 19 fatores (ver a folha de cotação do teste SAM, no anexo 2, pág 234).

- Identificar as categorias e fatores de informação com maior e menor adequação. - Determinar as inadequações (fatores inadequados) mais frequentes nos folhetos.

- Identificar procedimentos de simplificação de linguagem capazes de corrigir as principais inadequações encontradas na informação.

62

- Testar o impacto das inadequações encontradas nos folhetos, na compreensão e aceitação da informação, por parte de uma amostra de 239 indivíduos.

- Testar a aceitação e a efetividade de procedimentos de simplificação de linguagem, com a amostra.

- Identificar as principais dificuldades de profissionais de saúde envolvidos no processo de revisão de definições (em linguagem simplificada), sobre conceitos associados à alimentação, exercício físico e obesidade.

- Elaborar diretrizes para a produção de linguagem simplificada, em língua Portuguesa e na área da saúde, que auxiliem os profissionais de saúde no processo de construção desta linguagem.

6.3- Questões

-Qual o Score total de adequação dos folhetos avaliados?

-Quais são as categorias e fatores de informação com pior e melhor adequação?

-Quais as inadequações (fatores inadequados) mais frequentes e as inadequações mais importantes?

-Que procedimentos de simplificação de linguagem são eficazes para corrigir as inadequações detetadas nos folhetos?

-Qual o impacto dos procedimentos de simplificação da linguagem no uso e aceitação da informação?

-Qual a percentagem de leitores que prefere ler a informação dos folhetos reescrita em linguagem simplificada?

-Quais as regras da linguagem simplificada mais difíceis de cumprir, por parte dos profissionais de saúde participantes no estudo?

-Quais as diretrizes para a produção de linguagem simplificada mais pertinentes, tendo em conta as dificuldades manifestadas pelos profissionais de saúde?

63

2.1- Esquema conceptual do estudo

Estudo I- Avaliação e adequação de informação de saúde Fase I Fase II

Estudo II – Simplificação de linguagem sobre saúde: diretrizes e desafios

Objetivo

Avaliar informação escrita (N= 8 folhetos)

Instrumento Teste SAM

Administrado pelo investigador a cada exemplar de informação

Resultados

- Score de adequação dos folhetos Fase I- Redação do Glossário •Redação das definições em linguagem simplificada •Investigador principal •Pesquisa Bibliográfica

Fase II- Revisão e reformulações • Revisão das definições por profi-

ssionais de saúde

• Recolha de dados: Registo escrito •Análise de dados : análise de

conteúdo

•Resultados: Identificação de princi- pais dificuldades dos profissionais de saúde na revisão de linguagem simplificada

•Revisão das definições por consul- tores em linguagem simplificada

Fase III- Produção de directrizes •Elaboração de directrizes para a produção de informação escrita sobre saúde , em linguagem simplificada Resultados

Identificação das principais inadequações da informação

Identificação de estratégias de simplificação de linguagem através da Plain Language Checklist

Objetivos

Testar as inadequações encontradas na informação

Testar estratégias de simplificação de linguagem

Instrumento/ procedimento

8 Questionários estruturados administrados por entrevista a N239

Resultados: SeH1- As estratégias do plain language testadas são válidas

para corrigir as inadequações detetadas na informação

65

Capítulo III

7- Primeiro estudo: Avaliação e adequação de informação de saúde

7.1- Finalidade

O presente estudo tem como finalidade determinar as principais inadequações de 8 folhetos sobre alimentação e peso saudável, produzidos por entidades afetas ao Ministério da Saúde, e identificar os procedimentos de simplificação de linguagem passíveis de aumentar a adequação dessa informação.

7.2- Objetivos

7.2.1- Objetivos gerais

Consideram-se como principais objetivos do estudo:

- Avaliar a adequação de 8 folhetos produzidos por entidades afetas ao Ministério da Saúde e identificar as suas principais inadequações.

- Identificar formas de simplificação de linguagem capazes de corrigir as principais inadequações da informação avaliada.

-Testar a aceitação e efetividade dos procedimentos de simplificação da linguagem selecionados, com populações-alvo.

66

7.2.2- Objetivos específicos

Entre os objetivos específicos da presente investigação encontram-se:

- Avaliar a adequação de 8 folhetos, no que respeita a 5 categorias de informação e a 19 fatores (anexo 2, pág. 184).

Constituem categorias de informação a avaliar: i) o conteúdo; ii) o nível de literacia; iii) os grafismos; iv) a aprendizagem e; v) o layout e tipografia.

Constituem fatores da informação a avaliar: 1) a finalidade; 2) o conteúdo sobre comportamentos; 3) o âmbito; 4) os resumos ou revisões; 5) o estilo de escrita; 6) o vocabulário; 7) a contextualização; 8) os títulos e subtítulos; 9) a ilustrações da frente; 10) o tipo de ilustrações e grafismos; 11) a relevância das ilustrações; 12) as tabelas, quadros e gráficos; 13) as legendas das imagens; 14) o layout; 15) a tipografia; 16) as listas e tópicos; 17) a interação; 18) o modelamento; e 19) a motivação e autoeficácia.

- Calcular o score total de adequação de cada folheto estudado

- Identificar quais as categorias de informação com maior e menor adequação. - Identificar os fatores com maior e menor adequação.

- Determinar as inadequações (fatores inadequados) mais frequentes nos folhetos.

- Identificar procedimentos de simplificação de linguagem capazes de corrigir as principais inadequações encontradas na informação.

- Testar o impacto das inadequações encontradas na compreensão e aceitação da informação, por parte de uma amostra de 239 indivíduos.

- Testar a aceitação e a efetividade de procedimentos de simplificação de linguagem com a amostra.

67

7.3-Questões

-Qual o Score total de adequação dos folhetos avaliados?

-Quais são as categorias e fatores de informação com pior adequação? -Quais são as categorias e fatores de informação com maior adequação? -Quais as inadequações (fatores inadequados) mais frequentes nos folhetos?

-Quais são os procedimentos de simplificação de linguagem mais eficazes para corrigir as principais inadequações detetadas?

-Qual o impacto das inadequações detectadas para a compreensão e aceitação da informação?

-Qual o impacto dos procedimentos de simplificação da linguagem no uso e aceitação da informação?

-Qual a percentagem de leitores que prefere ler a informação dos folhetos reescrita em linguagem simplificada?

68

Documentos relacionados