• Nenhum resultado encontrado

Conforme indicado na LDB – Lei 9394/96 - a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Da mesma forma, no IFSP é previsto pela “Organização Didática” que a avaliação seja norteada pela concepção formativa, processual e contínua, pressupondo a contextualização dos conhecimentos e das atividades desenvolvidas, a fim de propiciar um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem que possibilite ao professor analisar sua prática e ao estudante comprometer-se com seu desenvolvimento intelectual e sua autonomia.

174 Assim, os componentes curriculares do curso prevêem que as avaliações terão caráter diagnóstico, contínuo, processual e formativo e serão realizadas mediante a utilização de vários instrumentos, tais como:

a. Exercícios;

b. Trabalhos individuais ou coletivos; c. Fichas de observações; d. Relatórios; e. Autoavaliação; f. Provas escritas; g. Provas práticas; h. Provas orais; i. Seminários;

j. Projetos disciplinares ou interdisciplinares, entre outros.

Os processos, instrumentos, critérios e valores de avaliação adotados pelo professor serão explicitados aos estudantes no início do período letivo, quando da apresentação do Plano de Ensino da disciplina. Ao estudante, será assegurado o direito de conhecer os resultados das avaliações mediante vistas dos referidos instrumentos, apresentados pelos professores como etapa do processo de ensino e aprendizagem.

Os docentes deverão registrar no diário de classe, no mínimo, dois instrumentos de avaliação.

A avaliação dos componentes curriculares será concretizada numa dimensão somativa, expressa por uma Nota Final, de 0 (zero) a 10 (dez), com frações de 0,5 (cinco décimos), por semestre letivo, ou conforme especificado na Organização Didática do IFSP, exceção feita aos estágios, trabalhos de conclusão de curso, atividades complementares / AACCs e disciplinas com características especiais.

175 O resultado das atividades complementares, do estágio, do trabalho de conclusão de curso e das disciplinas com características especiais é registrado no fim de cada período letivo por meio das expressões “cumpriu” / “aprovado” ou “não cumpriu” / “retido”.

Os critérios de aprovação nos componentes curriculares, envolvendo simultaneamente frequência e avaliação, para os cursos da Educação Superior de regime semestral, estão em conformidade com a Organização Didática do IFSP. A fim de lograr aprovação, o discente deve obter, no componente curricular, nota semestral igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades planejadas, ou conforme especificado na referida Organização Didática. Fica sujeito a Instrumento Final de Avaliação (IFA), o estudante que obtenha, no componente curricular, nota semestral igual ou superior a 4,0 (quatro) e inferior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades, ou de acordo com o indicado na aludida Organização Didática. Para o estudante que precisa realizar Instrumento Final de Avaliação, para ser aprovado, deverá obter a nota mínima 6,0 (seis) nesse instrumento. A nota final considerada, para registros escolares, será a maior entre a nota semestral e a nota do Instrumento Final. Cabe salientar que alunos com frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) ao final do semestre letivo, fica retido no componente curricular, devendo cursá-lo novamente, em regime de dependência.

Deve-se ressaltar que os critérios de avaliação na Educação Superior primam pela autonomia intelectual.

9.1.

DA

REVISÃO

DOS

PROCESSOS

AVALIATIVOS

O aluno poderá solicitar a revisão dos processos avaliativos, quando houver discordância da correção realizada pelo docente, em até dois dias úteis após a vista do instrumento avaliativo ou da divulgação do resultado pelo professor. O interessado deve protocolar a solicitação na Coordenadoria de Registros Escolares do Campus, por meio de requerimento próprio dirigido ao Coordenador do Curso ou da Área. O procedimento de revisão dos processos avaliativos será feito, de acordo com o prescrito nos artigos 36 a 38 da citada Organização Didática.

176

9.2. DO ABONO OU JUSTIFICATIVA DE FALTAS E DO REGIME DE

EXERCÍCIOS DOMICILIARES

O abono de faltas só ocorrerá nos casos descritos no artigo 45 da Organização Didática do IFSP, com apresentação dos documentos comprobatórios. O aluno do curso poderá dispor do “Regime de Exercícios Domiciliares”, que é a atividade acadêmica executada em domicílio, pelo estudante.

Aplica-se aos estudantes regularmente matriculados no ano letivo em curso, amparados pelo Decreto-Lei n.o 1044 de 21 de outubro de 1969, bem como à estudante gestante, de acordo com a Lei n.o 6202 de 17 de abril de 1975. Neste regime, os alunos podem substituir as aulas por exercícios domiciliares, desde que a condição de saúde seja comprovada por atestado médico, quando impossibilitados de frequentar as aulas por um período igual ou superior a 15 (quinze) dias nos seguintes casos previstos por lei:

a) Aluna em estado de gravidez, a partir do oitavo mês de gestação;

b) Estudante acometido de doenças infectocontagiosas ou outros estados que impossibilitem sua frequência às atividades de ensino por um período igual ou superior a 15 (quinze) dias, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais necessárias para o prosseguimento da atividade acadêmica.

Para obter o “Regime de Exercícios Domiciliares”, o aluno interessado deve encaminhar requerimento protocolado ao Diretor Geral do Campus no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a partir da data do afastamento, e um laudo do médico responsável, no qual conste a assinatura e o número de seu CRM, o período do afastamento, a especificação acerca da natureza do impedimento com indicação do Código Internacional de Doença (CID), além da informação específica quanto às condições intelectuais e emocionais necessárias ao prosseguimento das atividades de estudo fora do recinto do IFSP.

Cabe salientar que o “Regime de Exercícios Domiciliares” não se aplica às atividades de estágio supervisionado, práticas educativo-pedagógicas, aulas práticas e atividades complementares.

177 Há ainda que se observar que cada docente disponibilizará semanalmente uma hora para atendimento ao estudante, ocasião na qual este último poderá dirimir dúvidas com respeito ao conteúdo ministrado e aos critérios usados pelo professor na avaliação, buscando principalmente transparência na relação de ensino e aprendizagem, de modo que o aluno perceba claramente quais objetivos educacionais já atingiu e em quais ainda precisa mais se dedicar, a fim de que supere eventuais dificuldades.

Documentos relacionados