• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da ferramenta GC_Simula (Alunos)

5. RESULTADOS

5.2 Avaliação do sistema GC_Simula

5.2.1 Avaliação da ferramenta GC_Simula (Alunos)

Foram coletadas 17 respostas, sendo 10 respostas referentes às equipes da turma da graduação, cinco referentes às equipes da pós-graduação e mais dois respondentes. Estes dois respondentes também são alunos da pós-graduação, que utilizaram a ferramenta em seus trabalhos, no entanto não utilizaram junto à disciplina, mas em momentos diferentes.

73 A primeira questão do questionário de avaliação do sistema indagou aos respondentes quanto ao nível de dificuldade em se utilizar a ferramenta GC_Simula. Foram apresentadas cinco opções, nas quais os alunos deveriam escolher apenas uma, sendo os extremos “muito fácil” e “muito difícil”. As respostas obtidas podem ser observadas na Figura 5.1. Nota-se que 13 equipes responderam ser fácil a utilização da ferramenta, no entanto, quatro equipes acharam que esta tem um nível médio de utilização.

Figura 5.1 - Resultados da primeira questão sobre o nível de utilização do sistema (alunos)

A segunda questão do questionário foi: “Qual é o nível de auxílio que a ferramenta GC_Simula prestou no desenvolvimento do projeto de simulação?” Foram expostas cinco opções, que os respondentes deveriam escolher apenas uma, sendo os extremos “Auxiliou muito” e “Atrapalhou muito”. A Figura 5.2 apresenta as respostas obtidas.

Como pode ser visto na Figura 5.2, de acordo com as repostas, para 11 equipes, o sistema auxiliou de alguma maneira, durante a condução dos projetos. No entanto, para seis das equipes, o sistema não fez diferença ou acabou atrapalhando por algum motivo as equipes. 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Muito fácil Fácil Médio Difícil Muito difícil 4

9

4

74 Figura 5.2 - Resultados da segunda questão sobre o nível de auxílio do sistema (alunos)

A terceira questão solicitou às equipes que pudessem destacar algumas vantagens e desvantagens em se utilizar o GC_Simula, como ferramenta de apoio no armazenamento dos dados do projeto. As respostas foram compiladas e colocadas em forma de quadros, como pode ser visto nos Quadros 5.1 e Quadro 5.2.

Quadro 5.1 - Vantagens no uso do sistema (alunos)

Vantagens

1 Ajuda na organização dos trabalhos (permite separar as tarefas já executadas, das tarefas que ainda

necessitam ser feitas);

2

Ajuda a estruturar a captura de dados, a manter os registros e atualizar as informações sobre a situação do trabalho;

3 Auxilia no planejamento do projeto de simulação; 4 Organização dos arquivos;

5 Organização dos projetos; 6 Segurança dos dados; 7 Controle dos dados;

8 Facilidade de compartilhamento de informações para os integrantes do grupo e avaliadores da disciplina,

garantindo a gestão do conhecimento;

9 Facilidade para encontrar arquivos usados nas etapas do processo de desenvolvimento do projeto; 10 Facilidade de acesso às informações em qualquer computador no campus;

11 Acesso de todos os membros da equipe a todos os arquivos do projeto a qualquer momento; 12 Repositório de arquivos para postar os trabalhos;

13 Autonomia do usuário em acessar seus dados através da rede; 14 Melhor acompanhamento das atividades pelos professores.

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Auxiliou muito

Auxiliou Não fez diferença Atrapalhou Atrapalhou muito 2 9 5 1 0

75 Como apresentado no Quadro 5.1, as equipes dos projetos apontaram algumas vantagens em se utilizar o sistema GC_Simula. No entanto, o Quadro 5.2 destaca também algumas desvantagens em utilizá-lo.

Quadro 5.2 - Desvantagens no uso do sistema

Desvantagens 1 Acesso restrito à rede da universidade;

2 Capacidade de armazenamento;

3 Difícil acesso, pois algumas vezes o servidor não estava disponível;

4 Já existem outras mídias de fácil acesso, que possibilita o compartilhamento de arquivos.

A primeira desvantagem apontada pelas equipes dos projetos foi o acesso restrito a rede da universidade, esta desvantagem foi justificada em outro ponto do trabalho, como uma limitação, que por questões burocráticas não foi possível disponibilizar o acesso livre do sistema aos usuários.

Já a desvantagem de capacidade de armazenamento, foi corrigida com uma atualização do sistema, durante a execução dos projetos, e não comprometeu sua conclusão. A desvantagem apontada por uma das equipes do acontecimento do servidor não estar disponível, pode ser considerada uma fatalidade, pois houve ocorrências por motivos maiores de natureza (queda de energia), que impossibilitou o acesso ao servidor, por estar desligado. Mas este fato também não comprometeu a conclusão da pesquisa.

Com relação à última desvantagem apontada pelos respondentes, no qual destaca a existência de outras mídias de fácil acesso que possibilita o compartilhamento de arquivos, pode ser também justificada. Hoje existem inúmeras ferramentas disponíveis na internet que realizam o gerenciamento de arquivos, no entanto, este trabalho utilizou de uma ferramenta livre, adaptando-a as necessidades da simulação e implementou este instrumento, a fim de avaliá-lo, diferentemente de utilizar qualquer meio disponível, que não está conforme os requisitos de projetos de simulação.

As questões quatro, cinco e seis questionaram os alunos com relação ao tempo gasto em cada uma das etapas, a fim de identificar, em qual destas, é gerado um maior conhecimento do que está sendo simulado. Lembrando que após a implementação das ações, agora os alunos possuem uma ferramenta de auxílio na gestão do conhecimento, diferente desta mesma questão utilizada em outro momento do trabalho, que não possuía esta ferramenta. As médias das respostas foram compiladas e estão presentes na Tabela 5.1.

76 Tabela 5.1 - Resultados das questões 4, 5 e 6 sobre o tempo gasto em cada etapa da simulação

Concepção Implementação Análise

Média 34% 47% 29%

Como pode ser observado na Tabela 5.1, as equipes dos projetos de simulação gastaram 47% do tempo na fase de implementação, que é a fase em que se constrói o modelo computacional, realiza a verificação e validação deste modelo. Lembrando que a literatura ilustra a regra de 40-20-40. Assim, como as equipes que foram analisadas sem o uso do sistema, estas geraram um maior conhecimento na fase de implementação, demando maior esforço e tempo, isto pode ser justificado pela falta de experiência dos alunos.

A questão de número sete perguntou as equipes se foi detectado algum erro, durante a utilização do sistema. A maioria das equipes respondeu que não ocorreu nenhum erro durante o uso, no entanto, uma equipe apontou a capacidade de armazenamento, que já foi mencionada e que foi corrigida, e outra equipe destacou a inacessibilidade do sistema, quando o servidor esteve desligado, fato também já respondido.

A oitava questão propôs as equipes que sugerissem algumas melhorias para o sistema. E a principal sugestão em comum a todas as respostas das equipes foi a liberação do acesso ao sistema da rede externa a universidade. Esta sugestão já está sendo amadurecida e analisa-se a possibilidade de hospedar o sistema em um servidor web que atenda as necessidades da universidade. Também foram apontadas pelas equipes algumas melhorias, que estão presentes no Quadro 5.3.

Quadro 5.3 - Melhorias para o sistema GC_Simula (alunos)

Melhorias

1 Abrir arquivos tipo *.txt, *.pdf, *.doc, *.xml e *.ppt pelo próprio sistema (como Google docs®);

2 Desenvolver uma biblioteca de lógicas do ProModel® com exemplos práticos;

3 Incluir uma área de dicas dos alunos de graduação e pós-graduação sobre elaboração de projetos em simulação.

As melhorias sugeridas pelos alunos das equipes estão sendo analisadas e estudadas, a fim de avaliar se as mesmas são possíveis de serem aplicadas no sistema.

Por fim, finalizando a primeira parte do questionário, a última questão quis saber sobre a avaliação da interface gráfica do sistema, foram apresentadas três opções (satisfeito, não tenho opinião e insatisfeito), em que as equipes deveriam selecionar apenas uma.

77 Figura 5.3 - Resultados da nona questão sobre a avaliação da interface gráfica do sistema (alunos)

A Figura 5.3 apresenta que 16 equipes responderam que estão satisfeitas com a interface gráfica, apenas uma equipe respondeu que não possui opinião quanto à questão apresentada.

5.2.2 Avaliação da ferramenta GC_Simula (Professores) e validação da