• Nenhum resultado encontrado

Baseado na apresentação da proposta de reestruturação do processo de estimativas e das dificuldades identificadas, gostaria da sua contribuição respondendo as perguntas da tabela D.1. Para cada questão, descreva a sua opinião e avalie atribuindo valores de 1 a 4 para cada resposta, sendo 1 discordo plenamente, 2 discordo parcialmente, 3 concordo parcialmente e 4 concordo totalmente.

Perguntas feitas aos entrevistados sobre a avaliação da proposta de reestruturação segundo os seguintes critérios

avaliação avaliação quantitativa qualitativa

O que a questão 1 2 3 4 Comente sua

pretende avaliar Questão resposta

Quanto à compreensão da proposta Simplicidade você considera simples

da proposta de ser entendida?

Quanto aos campos da base histórica, estão

Campos da base de acordo com os fatores considerados histórica de estimativas para estimar?

Através de uma base histórica de estimativas

de tarefas similares em projetos Aumento da confiança ou sprints anteriores, você dos membros no acredita que conseguirá estimar

momento de estimar melhor os prazos de realização da tarefa? A proposta apresentada

possibilitará uma disseminação Melhoria da do conhecimento sobre

gestão de estimativa entre membros conhecimento novos da equipe?

A proposta permite

inserir práticas que fortalecem os princípios ágeis relacionado a troca de informações entre

Validar se atende os membros refletindo em intervalos aos princípios regulares em como se tornar

ágeis mais eficaz em times auto-organizados?

Tabela D.1: Formulário de avaliação do processo proposto

101

LO MO DUÇÃO ÚDO ONADO

Agile Estimation using CAEA: A Comparative Study of Agile Projects

2011BHALERAO, Shilpa; INGLE, Maya.

É uma abordagem algorítmica para a estimativa de custo, tamanho e duração do projeto. NÃO NÃO - - NÃO

On using planning poker for estimating user stories

2012MAHNIČ, Viljan; HOVELJA,

Tomaž. Defende que o planning poker possibilita maior precisão em estimativas, reduzindo o excesso de otimismo. Porém não tinha muitas evidências em torno deste assunto. O excesso de otimismo por parte das equipes jovens quando realizam estimativas em grupo foi presenciada neste estudo.

SIM SIM SIM SIM SIM

Sizing user stories using paired comparisons

2009MIRANDA, Eduardo; BOURQUE, Pierre

Trata do dimensionamento das histórias de usuários a serem desenvolvidas, comparando- as com outras histórias.

NÃO NÃO - - NÃO

Sizing user stories using paired comparisons

2008MOLØKKEN-ØSTVOLD, Kjetil; HAUGEN, Nils Christian; BENESTAD, Hans Christian

Analisa a combinação de estimativas em grupo e responde algumas questões referentes ao otimismo das pessoas em torno de estimativas.

SIM SIM NÃO NÃO NÃO

Enterprise Scrum: Scaling Scrum to the Executive Level

2010GREENING, Daniel R. Apresenta o funciona do Scrum com foco em alguns aspectos de gestão de projetos. NÃO NÃO - - NÃO How Not to do Agile Testing 2006PULEIO, Michael. Trata da dificuldade de fazer testes de forma eficiente, pela existência de diversos fatores

que podem ser considerados mais importantes deixando os testes um pouco de lado.

NÃO NÃO - - NÃO

Multi-sprint planning and smooth replanning: An optimization model

2013GOLFARELLI, Matteo; RIZZI, Stefano; TURRICCHIA, Elisa.

Aborda a ideia de otimizar o processo de planejamento das sprints do projeto, de modo que maximize o valor de negócios percebida pelos usuários.

NÃO NÃO - - NÃO

Value-based Extreme Programming 2006YAP, Monica Trata de alguns problemas enfrentados no método ágil XP e possíveis soluções para os mesmos.

NÃO NÃO - - NÃO

A Lightweight Software Design Process for Web Services Workflows

2006BLAKE, M. Brian Apresenta o fato de que serviços acessíveis pela rede aberta, podem ser utilizados por organizações para utilizarem em seu próprio processo. Diante disso, é proposto um software orientado a modelos com abordagem de engenharia para sistemas de projeto.

NÃO NÃO - - NÃO

Big Visible Testing 2013MOSS, Claire Trata da importância do processo de testes, dentro do processo de desenvolvimento de software. E sobre como fazer para planejar, estimar e executar os testes explorando ao máximo as funcionalidades do sistema.

NÃO NÃO - - NÃO

Combining Extreme Programming with ISO 9000

2002NAWROCKI, Jerzy R. et al. Apresenta que a qualidade dos produtos e projetos de software estão deixando a desejar. Diante desta situação, ferramentas de melhoria do processo, como CMM e ISSO 9000, surgiram para curar esta situação, porém estes são muito burocráticos e muitas vezes inflexíveis. Assim, este trabalho propõe uma versão modificada do método ágil XP para que fosse aceitável do ponto de vista da norma ISO 9000.

Complementing Measurements and Real Options Concepts to Support Interiteration Decision-Making in Agile Projects

2008RACHEVA, Zornitza; DANEVA, Maya; BUGLIONE, Luigi.

Projetos de software ágeis são caracterizados pelo desenvolvimento iterativo e incremental e o processo é motivado de valor de negócio entregue ao cliente. Este trabalho é focado no uso de técnicas complementares e análise de conceitos de medição para ajudar os clientes a avaliar e comparar conjuntos alternativos de requisitos. O objetivo é proporcionar ao cliente um apoio na tomada de decisões no qual o processo é implementado em cada iteração.

NÃO NÃO - - NÃO

Dead Reckoning of Biped Robots with Estimated Contact Points Based on the Minimum Velocity Criterion

2013MASUYA, Ken; SUGIHARA, Tomomichi.

Trata de uma nova técnica para cálculo de posição de robôs bípedes que poderiam ser utilizados para controles de movimentos ágeis. O trabalho mostra que o método proposto reduz o erro de estimativa em comparação com os métodos tradicionais.

NÃO NÃO - - NÃO

Dense Multibody Motion Estimation and Reconstruction from a Handheld Camera

2012ROUSSOS, Anastasios et al. Trabalho que aborda o problema da segmentação simultânea, estimativa de movimento e reconstrução 3D densa dinâmica das cenas. São propostas soluções para cada um 3 elementos deste problema.

NÃO NÃO - - NÃO

Joint Likelihood Methods for Mitigating Visual Tracking Disturbances

2001RASMUSSEN, Christopher Estende dois algorítmos, o PDAF que lida com tarefas de rastreamento de alvo único que envolve movimento e desordem ágeis. E o JPDAF que compartilha informações entre vários rastreadores.

NÃO NÃO - - NÃO

Large Build Teams: Help or Hindrance?

2007SIMPSON, Julian; DUAN, Shane.

Trata de como organizar equipes grandes para utilizar o desenvolvimento ágil, a questão que é colocada em prática é como coordenar situações que aparecem com equipes grandes. Como fazer para contornar situações em que a complexidade do sistema é grande, e que ocorre a relação entre a equipe de desenvolvimento e equipe de

implantação do código e configuração de ambiente corporativo. A questão colocada é: a relação entre estas duas equipes, ajuda ou aumento os obstáculos.

NÃO NÃO - - NÃO

Lean and Agile Project

Management: For Large Programs and Projects

2010RICO, David F São descritos os valores da gestão enxuta e ágil de projetos. Aborda diferenças críticas entre ágil e paradigmas tradicionais. Por fim é debatido entre os prós e contras da certificação ágil.

NÃO NÃO - - NÃO

Real-Time Simultaneous Localisation and Mapping with a Single Camera

2003DAVISON, Andrew J. Trata de uma tarefa de estimar o movimento da câmera com uma câmera a partir de medições de um conjunto de expansão contínua. Foi apresentado um quadro Bayesian top-down para uma única câmera.

NÃO NÃO - - NÃO

Soft Channel Information for Wireless Communications

2009GUILLAUD, Maxime et al. É apresentada uma visão geral de técnicas elaboradas recentemente para representar com precisão as informações de estado de canal, quando se é afetada por grande incerteza (informações do canal "soft").

NÃO NÃO - - NÃO

SOFTWARE ENGINEERING FOR WEB SERVICES WORKFLOW SYSTEMS

2008BLAKE, M. Brian; SINGH, Lisa

Apresenta o fato de que serviços acessíveis pela rede aberta, podem ser utilizados por organizações para utilizarem em seu próprio processo. Diante disso, é proposto um software orientado a modelos com abordagem de engenharia para sistemas de projeto.

evita o estouro de buffer, portanto, várias perdas para estados estacionários.O método proposto é avaliado numericamente por simulações.

Teaching Teamwork in Engineering and Computer Science

2011LINGARD, Robert; BARKATAKI, Shan.

Aborda a necessidade do trabalho em equipe dentro da computação, de modo que os envolvidos necessitam de uma série de habilidades em: planejamento, estimativas, tomando ações corretivas, gestão de mudança, controle e gestão de riscos. Descreve uma abordagem usada para ensinar habilidades de colaboração da equipe, que é através da utilização de ferramentas baseadas na Web gratuitas.

NÃO NÃO - - NÃO

VARIABLE NUMBER OF “INFORMATIVE” PARTICLES FOR OBJECT TRACKING

2007HUANG, T. S.; LLACH, Joan Neste trabalho, é estimado o

número de partículas necessários usando o Kullback-Leibler distância (KLD), que é chamado KLD-amostragem, e usado

um modelo dinâmico híbrido para gerar partículas diversificadas, que se adapte movimento ágil do objeto. Além disso, os autores utilizaram significativa análise mudança como um modo local buscando mecanismo para fazer com que cada partícula fosse mais "informativa".

NÃO NÃO - - NÃO

Why a CMMI Level 5 Company Fails to Meet the Deadlines?

2009SMITE, Darja; GENCEL, Cigdem

Apresenta que estimativas de custo e esforço são difícieis de serem previstos, mesmo em casos no qual são levados em consideração dados históricos de projetos anteriores. As empresas muitas vezes subestimam ou até mesmo cronogramas pouco realistas. No artigo são discutidas as experiências adquiridas a partir de um projeto de software altamente distribuído. Foi apresentada uma visão geral de gestão de decisões à luz suas consequencias e discutir possíveis áreas de melhoria.

NÃO NÃO - - NÃO

A Distributed Protective Approach for Multiechelon Supply Systems

2013ZHANG, Xiaoyi et al. Trata da tendência para oferta de sistemas distribuídos e dos riscos e abordagens de proteção para estes sistemas. Este trabalho propõe um modelo de avaliação de riscos distribuídos, a mediada interdição distribuída (DRIM), o que permite estimar o perigo utilizando sistemas distribuídos. Ele introduz também a abordagem de proteção baseada (DRIMP). As estratégias do DRIMP são mais racionais no ambiente distribuído comparando com os métodos atuais centralizados.

NÃO NÃO - - NÃO

A Lagrangian heuristic for sprint planning in agile software development

2014BOSCHETTI, Marco A. et al. Trata da dificuladade de planejar as sprints e organizar as tarefas em histórias de usuários para que em determinada etapa, uma quantidade das funcionalidades sejam desenvolvidas. Neste artigo é apresentada uma abordagem para a base de planejamento das sprints, ela abrange uma proposta de relaxamento da heurística Lagrangiana efetiva e alguns algoritmos gulosos e taxas.

Agile Development for a Beef- Cattle Farm Simulator

2009ARROQUI, Mauricio et al. Trata da dificuldade existente no momento de desenvolver, estimar e planejar adequadamente quando não se tem exemplos anteriores. Neste trabalho aborda a experiência do desenvolvimento de um simulador de gado de corte, pois foi percebida esta necessidade em algumas regiões. Tentaram utilizar o desenvolvimento tradicional, porém como as funcionalidades do projeto não estavam bem definidas, ocorreram diversos problemas e o projeto não obteve sucesso. Portanto, buscando resolver estas situações, passaram a utilizar métodos ágeis, que resolveram o problema.

NÃO NÃO - - NÃO

An empirical study of System Design Instability metric and design evolution in an agile software process

2005ALSHAYEB, Mohammad; LI, Wei

É apresentado um estudo empírico do crescimento de classe e da Métrica SDI em dois sistemas orientados à objetos. Foram avaliados os dados de evolução so sistema colocados em uma base diária a partir dos dois sistemas. Foi observado saltos

consistentes nos valores das métricas SDI em fases de desenvolvimento precoce e tardia.

NÃO NÃO - - NÃO

Approximation of COSMIC functional size to support early effort estimation in Agile

2013HUSSAIN, Ishrar; KOSSEIM, Leila; ORMANDJIEVA, Olga

COSMIC é uma norma internacional ISO/IEC que apresenta um método objetivo de medir o tamanho funcional do software, porém não é compatível com o desenvolvimento ágil. Este artigo aborda algumas questões e apresenta uma abordagem para aproximar tamanho funcional COSMIC demonstrando sua aplicabilidade em processos ágeis populares.

NÃO NÃO - - NÃO

Real-time label insertion in live video through online trifocal tensor estimation

2006LAGANIERE, Robert; GOTTIN, Johan.

Trata-se de uma aplicação de realidade aumentada que pode complementar uma sequência de vídeo ao vivo com etiquetas virtuais associadas ao conteúdo da cena.

NÃO NÃO - - NÃO

The efficiency evaluation of dynamic member in agile manufacturing

2006SHENG-HUA, Xu; LIANG, Lu

Apresenta que função de produção é uma das medidas de avaliar eficiência . Analisa a eficiência de 13 empresas de ferro e aço na China para provar a praticabilidade e veracidade desta medida de avaliação.

NÃO NÃO - - NÃO

The role of social interaction in software effort estimation

2012BØRTE, Kristin; LUDVIGSEN, Sten R

Aborda o quão complexo é estimar tarefas de software, pois uma escolha mal feita pode resultar em atrasos no projeto, perca de contratos, entre outros fatores, por isso da necessidade de estimativas corretas. Este trabalho dá atenção especial para a resolução de problemas em colaboração. O passo da quantificação das funcionalidades é conhecido como "passo mágico" de estimativa de esforço de software. Deste modo, o trabalho analisa grupos de indivíduos que interagem.

SIM SIM SIM SIM

Improving the User Story Agile Technique Using the INVEST Criteria

2013BUGLIONE, Luigi; ABRAN, Alain.

Este trabalho apresenta uma aplicação dos critérios INVEST (Independente - Negociável - Valioso - Estimável - Pequeno - Testável) para melhorar a técnica de medição de Histórias de Usuário. Inclui também uma discussão referente a como equilibrar os 6 critérios utilizados para avaliar um conjunto de histórias de usuários em uma sprint.

NÃO NÃO - - NÃO

Effort Estimation in Incremental Software Development Projects Using Function Points

2012POW-SANG, José Antonio; IMBERT, Ricardo

Algorithm

Adoption of Team Estimation in a Specialist Organizational Environment

2010FÆGRI, Tor Erlend Apresenta as barreiras para a aprendizagem em grupo e adoção ágil em organizações de software.

NÃO NÃO - - NÃO

iUPC - Estimating Interaction Design Projects with Enhanced Use Case Points

2010NUNES, Nuno Jardim Descreve uma abordagem para adaptar os pontos de caso de uso para atender ao desenvolvimento ágil de software.

NÃO NÃO - - NÃO

Applying mass customization to the production of industrial steam turbines

2007YANG, Q. H. et al Aborda a aplicação bem sucedida de costumização em massa que reduz o custo de produção da turbina a vapor.

NÃO NÃO - - NÃO

Predicting software defect density: A case study on automated static code analysis

2007MARCHENKO, Artem; ABRAHAMSSON, Pekka

O estudo analisa se ferramentas de análise de código são uma forma para facilitar a previsão de defeitos e confirma a utilidade de uma ferramenta de análise estática de código como uma forma de estimar a quantidade de defeitos deixados no produto.

NÃO NÃO - - NÃO

Project bid on iteration basis 2007ZANG, Juanjuan É discutida uma diferente licitação para contrato de trabalho. Neste modelo, a equipe de desenvolvimento é responsável por atingir as metas de cada iteração.

NÃO NÃO - - NÃO

Research on Component-based Software Reliability in Agile Development

2010WANG, Shi-an O processo iterativo-incremental baseado em componente no desenvolvimento ágil foi analisado e foi proposto um método de análise de confiabilidade combinando taxa de defeitos e adequação de casos de teste.

NÃO NÃO - - NÃO

Bootstrap analysis of MOSFET life distribution with negative order moment estimate and its distributed computing

2006TONG, QiaoLing; ZOU, XueCheng; TONG, HengQing

É proposto o modelo de vida MOSFET, não relacionado ao desenvolvimento de software.

NÃO NÃO - - NÃO

Effort estimation in agile software development: A method and a case study

2005MACHADO, Fernando; JOYANES, Luis

Apresenta resultados de uma aplicação que utiliza um método de estimativa de esforço no desenvolvimento ágil.

NÃO NÃO - - NÃO

Cost engineering within

collaborating production networks

2004BAGULEY, P; ARMOUNTS, N; VOGT, O; et ai

Aborda questões de rede de produção que são conceitos para melhorar a capacidade das empresas para competir e se tornar mais ágil.

NÃO NÃO - - NÃO

A basic study on cost-based scheduling in job shop for agile manufacturing

2003FUJII, S; KAIHARA, T; SASHIO, K; et al.

É proposto um método chamado programação baseada em custos, o qual é comparado e discutido demonstrando sua eficácia.

NÃO NÃO - - NÃO

The Slacker’s Guide to Project Tracking

2006DAVISON, James et al. Apresenta que o gerente do projeto não deve gastar seu tempo acompanhando o dia-a- dia de seus desenvolvedores, mas sim investir em diagramas que reflitam com precisão o status do projeto

SCRUM-PSP: Embracing Process Agility and Discipline

2010GUOPING, Rong; ZHANG, He Jason

Trata das duas categorias de processos de software existentes, processos de planos dirigidos (disciplinados) nesta categoria se encaixa o PSP(personal software process) e processos ágeis, nesta categoria se encaixa por exemplo o Scrum . Este artigo propõe um modelo de processo integrado que combina pontos fortes do SCRUM e do PSP.

NÃO NÃO - - NÃO

Reduce, Reuse, Recycle, Recover: Techniques for Improved Regression Testing

2009HARROLD, Mary Jean Mostra o quanto testes são caros em atividades de manutenção de software. Os testes realizados após as alterações, são conhecidos como testes de regressão e ainda são muito ineficientes. Apresenta que pesquisadores vem buscando desenvolver técnicas para testes de regressão mais eficaz e eficiente.

NÃO NÃO - - NÃO

Planning Game for offshore XP project

2009ANDRZEEVSKI, Sergei São descritos alguns detalhes em torno da organização de jogos de "Jogo de Planejamento".

NÃO NÃO - - NÃO

NORMATIC: A Visual Tool for Modeling Non-functional Requirements in Agile Processes

2012FARID, Weam M.; MITROPOULOS, Frank J

Apresenta a ferramenta NORMATIC que visa ajudar equipes ágeis de software no desenvolvimento do raciocínio sobre e visualmente dos requisitos não funcionais. A ferramenta ajuda também gerentes de projetos na visualização de planos propostos.

NÃO NÃO - - NÃO

Model-based Dynamic Cost Estimation and Tracking Method for Agile Software Development

2010KANG, Sungjoo; CHOI, Okjoo; BAIK, Jongmoon

Apresentado um modelo de estimativa de custo de software no desenvolvimento ágil e validam o melhor desempenho do modelo, comparando com o tradicional através de um estudo de caso.

NÃO NÃO - - NÃO

Making Agile Development Work in a Government Contracting Environment

2003 ALLEMAN, Glen B.; HENDERSON, Michael; SEGGELKE, Ray

O artigo descreve o uso de valor agregado, juntamente com desenvolvimento ágil em uma missão crítica, projeto do governo de alta segurança.

NÃO NÃO - - NÃO

IT Curriculum as a Complex Emerging Process

2006JAAKKOLA, Hannu; HENNO, Jaak; RUDAS, Imre J

Apresenta informações referentes ao processo complexo e emergente no qual as pessoas de TI estão inseridas. Trata das queixas sobre qualidade de software que são cada vez mais comuns. A produção de software é um fator que necessita de práticas disciplinadas que devem ser praticadas durante o desenvolvimento.

NÃO NÃO - - NÃO

Implementing Scrum in a

Distributed Software Development Organization

2007SMITS, Hubert; PSHIGODA, Guy

Apresenta um caso de implementação do Scrum dentro de uma empresa, descrevendo a estrutura do projeto, obtáculos e soluções. A atenção principal está em torno de equipes distribuídas.

SIM SIM NÃO NÃO NÃO

Identification of inaccurate effort estimates in agile software development

2013RAITH, Florian et al. Trata referente a utilização do Planning Poker, com o objetivo de identificar estimativas de esforço imprecisas. São propostas um conjunto de métricas que pode ser utilizados para avaliar a precisão das estimativas, como por exemplo a variância. É proposto também um protótipo que permite realizar o planning poker em tablets ao invés da utilização de cartas, no qual são citadas algumas vantagens e desvantagens.

SIM SIM SIM SIM SIM

Estimating Software-Intensive Projects in the Absence of Historical Data

2013DAGNINO, Aldo Descreve uma técnica de estimativa de software que pode ser utilizada para quando não se tem dados históricos dos projetos, criando assim uma estimativa inicial. Ela reune um conjunto de conceitos fundamentais de estimativas e une 3 métodos de estimativas que são utilizadas em conjunto para que seja possível gerar estimativas iniciais robustas.

algumas situações variando parâmetros. Apresenta a situação de que para determinado método ágil, foi definido um tamanho de iteração, algo que não passou por um processo que analizasse se seria o melhor tempo para a iteração.

Does the Use of Fibonacci Numbers in Planning Poker Affect Effort Estimates?

2012TAMRAKAR, Ritesh; JØRGENSEN, Magne

Foram feitos dois estudos empíricos referente a utilização da Sequencia de Fibonacci ou uma sequencia linear para estimativa no Planning Poker. Diminuição nas estimativas de esforço quando utilizado Fibonacci ao invés de linear. Demonstra assim que a sequencia de Fibonacci ou outras escalas não-lineares é suscetível de afetar o esforço para valores mais baixos.

NÃO NÃO - - NÃO

Combining Estimates with Planning Poker – An Empirical Study

2007MOLOKKEN-OSTVOLD, Kjetil; HAUGEN, Nils Christian.

Trata de que existem várias técnicas que podem ser utilizadas para combinar as estimativas. Há indícios de que a combinação de estimativas podem reduzir a tendência para o otimismo. O excesso de otimismo é percebido nas estimativas individuais e aumento quando ocorre a discussão em grupo. O fator experiência é colocado em prova neste trabalho. Descobriram que as estimativas do grupo feita após uma desestruturada discussão foram menos otimistas e mais realista do que as estimativas individuais derivado antes da discussão em grupo.

discussão foram menos otimistas e mais realista do que

Documentos relacionados