• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EM RELAÇÃO AOS EFEITOS DO ENVELHECIMENTO

IV. Gerontotecnologia: Desafios e oportunidades

2. AVALIAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EM RELAÇÃO AOS EFEITOS DO ENVELHECIMENTO

2.1. Jogos direcionados para a Pessoa Idosa

Torres & Zagalo (2007), no trabalho de revisão bibliográfica, concluem que a acessibilidade da pessoa idosa aos jogos digitais é necessário de modo a estender a indústria de entretenimento a esta população. Os autores referem que é extremamente importante e proveitosa a avaliação da aplicabilidade dos jogos digitais, e a adaptá-los a esta população, especialmente quando integram um programa de atividades pois trazem inúmeras vantagens: não são dispendiosos, são de fácil manutenção e operacionalização, possuem elevada mobilidade e acessíveis a grandes grupos, podem adaptar-se aos níveis de competências do seu público-alvo e não é necessário a supervisão e podem constituir uma alternativa a outras atividades e programas de reabilitação (Torres & Zagalo, 2007, p. 12).

Os jogos digitais, mais propriamente os Serious Games, pertencem à classe de jogos que visam principalmente a simulação de situações práticas do dia-a-dia em contexto de jogo e que podem ser aplicados em diferentes contextos – formação e recrutamento de profissionais, saúde e desporto, produtividade, educação (Zyda, 2005). Assim, estes jogos utilizados em contexto de educação/formação ou saúde podem contribuir para o processo de envelhecimento saudável da população. Os jogos podem ser uma grande estratégia para garantir a qualidade de vida, a autonomia da pessoa idosa, contribuir para o envelhecimento ativo através da ligação de componentes dos jogos – objetivos, narrativa, feedback/recompensa a tarefas ou objetivos do dia-a- dia que criem rotinas e promovam estilos de vida saudáveis através de atividades de lazer (Neto & Roque, 2014, p. 410).

Com o envelhecimento, várias mudanças ocorrem com o processo de envelhecimento como referido no Capitulo 2, pelo que são vários os efeitos do envelhecimento demonstrados na Tabela 1 e que um design de videojogos deverá ter em atenção para tornar o jogo digital acessível e agradável para a Pessoa Idosa (Costa, 2013; Costa & Veloso, 2016, p. 164).

Tabela 1 - Síntese dos efeitos do envelhecimento e a sua influência no design de jogos digitais Fonte: Costa (2013) e Veloso & Costa (2016, pp. 159-186).

Efeitos Descrição Influência no design de jogos digitais

C o gn it iv o s

Memória - Perda da memória a curto prazo, longo prazo e memória implícita.

- Repetição de desafios ou tarefas e invocação de conhecimento apreendido anteriormente, de modo a estimular a memória e aprendizagem;

- Design de espaços virtuais que estimulem o reconhecimento de objetos e a memória espacial.

Atenção - Declínio da atenção seletiva e dividida.

- Estímulo da capacidade de atenção e resolução de tarefas através dos jogos

Linguagem e raciocínio - Dificuldade na compreensão e produção de discurso; - Declínio na capacidade numérica.

- Estímulo da leitura, compreensão e soletração através da narrativa e descrição dos elementos do cenário;

-Estímulo da capacidade numérica através de exercício de lógica e de cálculo.

si co Visão - Dificuldade na adaptação a diferenças de iluminação e maior sensibilização ao brilho; - Redução da visão periférica e de foco.

- Balanceamento dos níveis de brilho e de cor dos cenários de jogo;

- Impor um tamanho mínimo para os objetos de jogo;

- Ajuste do campo de visão da câmara e da

quantidade de luz nos diferentes cenários (de modo a serem consistentes).

Audição - Perda auditiva periférica e dificuldade em perceber sons distorcidos por ruído.

- Incorporação de legendas;

- Separação do ruído ambiente do discurso da personagem;

- Identificação da fonte de som.

Tato - Diminuição da sensibilidade do tato, vibração e temperatura; - Movimentos menos precisos e mais lentos.

- O fator velocidade/tempo não deve condicionar a performance em jogo nem ser elemento distintivo para obter pontuação;

- Possibilidade de interagir com o jogo através de vários comandos e dispositivos.

So ci ai s Suporte Social (em alguns casos) - Diminuição de algumas redes de amizade e de suporte social

- Promoção de relações sociais, da sensação de comunidade e pertença ao introduzir componentes sociais no jogo

Costa e Veloso (2016) referem que recentemente tem havido um crescente interesse na maneira como o jogo é concebido de forma a incentivar um envelhecimento ativo e estilo de vida saudável. Os jogos são cada vez mais pensados de forma a estimular as capacidades cognitivas e físicas do público-alvo e os mesmos apresentam um grande potencial para gerar um impacto positivo na saúde, sensação de segurança e participação na sociedade - que são variáveis do envelhecimento ativo (Costa & Veloso, 2016).

Em “The gamer’s soul never dies: Review of digital games for an active ageing”, Costa e Veloso (2015) efetuam um levantamento dos jogos digitais endereçados à pessoa idosa. Com base nesta revisão da literatura, atente-se para exemplos de diferentes tipos de jogos desenvolvidos para este

público-alvo (ex.: jogos de treino cognitivo, jogos de promoção de atividade física, jogos promotores de interações sociais). Por exemplo:

 Jogos da comunidade social online miOne - miOne é uma comunidade social online construída com a participação da pessoa idosa no processo de design e destinada a este público-alvo. Os jogos disponíveis nesta comunidade são “Sopa de Letras”, “Jogo de Memória”, “Sudoku” e “Jogo 4 em linha” que atendem às motivações e necessidades do público-alvo em relação aos elementos de jogo – narrativa, mecanismos de recompensa, ajudas contextuais, metáforas utilizadas e que têm como objetivo quer o entretenimento e ocupação do tempo livre da pessoa idosa, quer o treino da atenção, memória e raciocínio lógico da pessoa idosa (Veloso, 2014).

 Tai Chi é exemplo de um jogo digital que se aplica à prática desporto e promoção de exercício físico. A interação é feita por gestos e permite que as pessoas idosas pratiquem Tai Chi em casa, pelo que a pessoa idosa imita os movimentos realizados pelo instrutor (Costa & Veloso, 2016, p. 162).

 Transcare Shopping Game é exemplo de um jogo digital que visa promover as interações sociais com recurso a ferramentas de comunicação síncrona (chat) para concretizar o objetivo do jogo que é memorizar os itens de uma lista de compras e similar a compra desses itens presente na lista (Costa & Veloso, 2015b, p. 24). Com o mesmo objetivo de promover as interações sociais, Walk2Win é um jogo para plataformas móveis que recorre ao espaço físico e objetos tangíveis para interagir com o jogo (corresponder todos os pares de cartões associados a diferentes locais) (Costa & Veloso, 2016, p. 162). Estes jogos que promovem as interações sociais e recorrem ao espaço físico, têm um grande enfoque nas relações intergeracionais (Costa, & Veloso, 2016).

De modo geral, os jogos desenvolvidos que são endereçados à pessoa idosa focam-se no treino das capacidades cognitivas, atividade e exercício físico e/ou promoção das interações sociais. No entanto, os mesmos parecem descurar outras variáveis importantes para um envelhecimento ativo como a Nutrição, Segurança e Participação na Sociedade, pelo que o jogo desenvolvido no âmbito do projeto Seriousgiggle visam dar resposta a essa lacuna.

2.2. Plataformas e-learning direcionadas para a pessoa idosa

E-learning é modalidade de ensino à distância que fomenta a autonomia no processo de aprendizagem. A interação entre professor-formador-tutor e o aluno-formando se complementa, na maior parte dos casos, com a partilha de recursos didáticos, esclarecimento de dúvidas, debates e estimulando a colaboração online (Gomes, 2015, p. 234).

Depois de uma breve pesquisa, destacam-se as seguintes plataformas Web, orientadas para a pessoa idosa:

Plataforma MINGOS2 – A plataforma de aprendizagem Mingos tem como objetivo a promoção da

aprendizagem sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação, (TIC) que surge no âmbito de um Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto e integra os diferentes módulos – Como utilizar o PC, Internet, Processador de Texto – Word e Apresentações Eletrónicas – Powerpoint.

eLSe-Academy – eLearning dor Seniors Academy3 – A plataforma de aprendizagem eLSe-Academy

também visa dotar a pessoa idosa de competências na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, (TIC) que dividem-se nos seguintes módulos –Introdução, Unidade 1- Como escrever no computador, Unidade 2- Como escrever email, Unidade 3 –eLse-Academy: a minha escola virtual; Unidade 4 – Introdução à Internet; Unidade 5- Manter o computador limpo; Unidade 6 – Serviços na Internet; Unidade 7 – Estratégias e-Learning, Unidade 8 – Comunicação na Internet, Unidade 9 – Fotografia digital, Unidade 10 – Apresentação, Unidade 11-Utilização dos media e Unidade 12- O meu país na Europa.

Senioren im netz (Idosos na rede)4 - De modo similar à plataforma MINGOS e eLSe-Academy, trata-se

de uma plataforma de ensino exclusivamente sobre tecnologias, de origem alemã e dirigida à pessoa idosa.

AARP driver safety5 – Este curso online é sobre estratégias de condução e segurança rodoviária

direcionado em especial para a pessoa idosa. Este curso aborda: (a) estratégias de condução segura; (b) informações sobre os efeitos da medicação na condução; (c) medidas preventivas para reduzir as distrações dos condutores; (c) uso adequado de cintos de segurança, air bags e a utilização das tecnologias no automóvel; (d) técnicas de manuseio do carro, ultrapassagens e rotundas; (e) Regulamentação.

PlotProject.net 6– Este curso online é sobre envelhecimento saudável e o mesmo aborda os seguintes

módulos: atividade física, as quedas, álcool e tabaco, dieta e peso, condições crónicas e cuidados médicos, o sono e a mente, conexões sociais, otimismo e adaptabilidade.

Programa Colgate para saúde oral7 - Este curso online promovido pela Colgate tem como objetivo

dotar a pessoa idosa sobre boa saúde oral e saúde em geral, promover a confiante nos processos

2http://mingosplataforma.wix.com/ acedido em 18-09-2017 3http://www.else-academy.org/ acedido em 18-09-2017 4http://fitimnetz.kleinezeitung.at/ acedido em 18-09-2017 5http://www.aarpdriversafety.org/ acedido em 18-09-2017 6http://www.plotproject.net/ acedido em 18-09-2017 7http://www.healthcarecpd.com/login acedido em 18-09-2017

para manter a saúde bucal da pessoa idosa, providenciar conselhos e práticas preventivas na saúde oral, a importância das consultas de dentista e o papel do prestador de cuidados de saúde. Os temas abordados são: Avaliação e planeamento da saúde bucal, Prevenção e saúde bucal diária, Medicina dentária e, o Papel do prestador de cuidados de saúde.

U3AONLINE8 - A U3A Online é uma Universidade Sénior internacional que distribui um conjunto de

cursos em formato de ensino à distância e que apresentam as seguintes modalidades: estudo independente e estudo com tutor. Os cursos dividem-se nas seguintes categorias: História e Assuntos Internacionais, Natureza, Redação e Criatividade, Estilos de vida e Ciência.

Pelo que se pode constatar, tem havido um aumento da oferta das plataformas e cursos online que visam promover o envelhecimento ativo. Porém, as mesmas plataformas parecem não ter envolvido o público-alvo na sua construção e concentram-se em temas relacionados com Saúde e Competências tecnológicas.

Em Síntese:

Como se verifica nestes capítulos onde abordei o processo de envelhecimento e as suas implicações biológicas, psicológicas e sociais, o envelhecimento demográfico que é uma realidade omnipresente na sociedade e, cada vez mais, é necessário desenvolver um conjunto de estratégias e serviços que promovam o envelhecimento ativo e tenham impacto na perceção sobre a qualidade de vida e bem-estar. Verifica-se que cada vez mais existe a necessidade de promover a aprendizagem da pessoa idosa, de clarificar o conceito de gerontagogia e a importância da intervenção das Universidades Seniores. Também é dada grande enfase às TIC no processo de envelhecimento, as TIC e aprendizagem mediada tecnologicamente apresentam um grande potencial para desmistificar alguma fobia face ao processo de envelhecimento e promover hábitos e estilos de vida saudáveis nas diversas componentes: saúde, segurança e participação na sociedade.

Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da aprendizagem mediada tecnologicamente no envelhecimento ativo, nomeadamente na qualidade de vida e bem-estar dos alunos da Universidade Sénior de Águeda.

Documentos relacionados