• Nenhum resultado encontrado

Avaliação das Sessões de Educação para a Saúde 49

5.   AVALIAÇÃO DAS INTERVENÇÕES DO PROJECTO

5.1.   Avaliação das Sessões de Educação para a Saúde 49

Com a implementação das sessões de educação para a saúde, integradas no projecto

“Coma Bem, Viva Melhor!” direccionado aos utentes diabéticos inscritos na ES de S.

Jorge de Várzea, foi possível dar resposta aos objectivos estipulados de acordo com as normas do planeamento em saúde. Estas sessões contribuíram de forma concreta e directa na minimização do problema de saúde priorizado, no âmbito do “Adesão ao

regime terapêutico - Alimentação”.

As mesmas dirigidas aos utentes diabéticos inscritos na respectiva ES, culminaram na realização de 7 sessões de educação para a saúde realizadas a 22, 27 e 29 de Outubro e a 3, 5, 12 e 19 de Novembro de 2010, direccionadas a diferentes utentes diabéticos e alguns familiares que requereram a sua presença. No total as sessões abrangeram cerca de 170 pessoas, no entanto apenas 55 faziam parte da população alvo.

Várzea, foram inseridas em duas IPSS pertencentes ao Concelho de Felgueiras (Centro de Dia de Nossa Senhora de Pedra Maria e o Lar de Nossa Senhora das Vitórias), por estas apresentarem um considerável número de utentes diabéticos inscritos na referida unidade de saúde.

De acordo com os indicadores de actividade estipulados no projecto de estágio, houve a necessidade de compilação num único, dado este indicador processual se encontrar inserido em toda a temática, facilitando assim a sua apresentação final.

Assim sendo, o indicador de actividade:

Quadro 1 - Nº de diabéticos inscritos na ES de S. Jorge de Várzea que participaram nas sessões

(Nº de utentes diabéticos que participaram nesta actividade / Nº total de utentes diabéticos que tiveram acesso à informação) x 100% = (55/94) x 100% = 58,5%

Demonstra-se assim, que dos 114 utentes diabéticos inscritos na ES de S. Jorge de Várzea, 94 tiveram conhecimento da realização das sessões de educação para a saúde, no entanto apenas 55 participaram, culminando num indicador de actividade na ordem dos 58,5%.

Após o tratamento dos dados referentes à adesão destas sessões, constatou-se que os utentes participantes tinham em média 63 anos de idade, com um desvio padrão na ordem dos 12,58 e uma idade máxima e mínima compreendida entre os 90 anos e os 29 anos respectivamente.

Relativamente ao género e de acordo com o Gráfico 5 observa-se uma participação aproximadamente semelhante entre os diabéticos do sexo feminino e masculino.  

Gráfico 5 - Distribuição dos utentes diabéticos que assistiram às Sessões de Educação para a Saúde

“Coma Bem, Viva Melhor!”, de acordo com o género

De forma precisa, foram obtidas informações sobre os conhecimentos que os utentes diabéticos possuíam antes de cada sessão de educação para a saúde e quais os adquiridos no final das sessões. Para isso, elaboraram-se fichas de diagnóstico e de avaliação final, iguais, com perguntas de fácil compreensão, abrangendo as temáticas dos objectivos específicos. Tendo em conta o baixo nível de escolaridade e analfabetismo verificado na população alvo foram colocadas as questões oralmente, de forma individualizada.

Face aos resultados das fichas de diagnóstico e de avaliação pode observar-se de acordo com o Gráfico 6, uma evolução bastante significativa, concluindo-se que houve uma aquisição média de conhecimentos na ordem dos 46,9%, com recurso à comparação entre as percentagens médias iniciais e finais, dos respectivos instrumentos de avaliação.

Desta forma, observou-se a evolução de cada utente diabético o que permitiu uma avaliação dos ganhos em saúde associados à média de conhecimentos finais adquiridos após cada intervenção. Constatando-se em termos numéricos o ganho cognitivo de cada diabético.

Contudo, salvaguarda-se que o pretendido nos objectivos operacionais meta em consonância com os indicadores de resultado foram agrupados, dado que na construção dos indicadores, o mesmo estava inserido em diferentes actividades. Assim, tornou-se pertinente a agregação num único, no sentido de facilitar a sua interpretação, como segue:

 Que pelo menos 50% dos utentes diabéticos que frequentassem as sessões de educação para a saúde, quer na ES de S. Jorge de Várzea, quer nas duas IPSS, adquirissem conhecimentos sobre alimentação saudável, horários recomendados das refeições e periodicidade das mesmas, até ao final da sessão traduzida por uma menção positiva, ou seja, que obtivessem na avaliação final um mínimo de 50%.

Assim sendo, o indicador de resultado:

Quadro 2 - Nº de utentes diabéticos inscritos na ES de S. Jorge de Várzea, que realizaram as Fichas de Avaliação, obtendo menção positiva

 

(Nº de utentes diabéticos inscritos na ES de S. Jorge de Várzea, que realizaram as fichas de avaliação final, obtendo menção positiva / Nº total de utentes diabéticos que realizaram a avaliação) x 100% = (55/55) x 100% = 100%

Conclui-se desta forma, que todos os diabéticos inscritos na ES de S. Jorge de Várzea, que realizaram as fichas de avaliação finais, atingiram menção positiva, sendo em muitos casos largamente ultrapassada, atingindo-se assim um excelente indicador de resultado na ordem dos 100%.

5.2. Avaliação do Dia Mundial da Diabetes  

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Diabetes, intitulada por

“Coragem…Abrace a Diabetes!”, realizada no dia 14 de Novembro de 2010,

direccionada a toda a população interessada, resultou numa actividade com grande adesão e impacto.

Como tal, surgiu a necessidade de realizar uma avaliação rigorosa da adesão e apreciação desta actividade. A apresentação dos dados foi realizada de forma sistemática e descritiva, permitindo uma melhor visualização dos mesmos, através de gráficos e quadros. Na análise dos mesmos salientaram-se os resultados mais relevantes, independentemente da ordem. Todos os gráficos apresentados são da autoria do grupo organizacional, não sendo mencionada qualquer fonte.

5.2.1. Avaliação da Adesão

Com o intuito de avaliar a adesão ao evento, optou-se pelo tratamento estatístico através do programa Excel®, tendo por base a lista dos participantes inscritos, num total de 200.

Ressalva-se que esta lista não corresponde ao número real de pessoas presentes, dado que várias se dirigiram aos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Felgueiras, sem que no entanto efectuassem a respectiva inscrição para o evento.

No Gráfico 7, salienta-se que 62% dos participantes inscritos pertenciam ao sexo feminino e os restantes 38% ao sexo masculino.