• Nenhum resultado encontrado

3.3 R ESULT ADOS E DISCUSSÃO

3.5.8 Avaliação das soluções implantadas

Posteriormente ao diagnóstico do clima organizacional é apresentado pela a autora do estudo e o setor de Recursos Humanos, à alta gerência, algumas soluções para a melhoria de

Maiores S alários Banheiros Cursos para Lideres Alimenta- ção na empresa Plano de S aúde Ventilação PCP Plano de Carreira Família MAIOR PRODUTIVIDADE

qualidade de vida na empresa. Após de três meses, algumas soluções foram implantadas. Para mostrar a influencia das soluções no clima organizacional da empresa aplicou-se novamente um questionário para avaliação.

A questão sobre estrutura e ambiente foi subdividida em questões que perguntavam sobre iluminação, ventilação e banheiros, nos quais os dois primeiros foram melhorados pela empresa. Uma das perguntas contempla a alimentação da empresa, outra mensura a melhora dos líderes depois de realizada cursos de liderança. Por fim, o setor de RH pediu para avaliar o nível de importância deste setor para os colaboradores e quantificar em números o clima organizacional da empresa depois das mudanças. Assim, para análise das melhorias foram escolhidos os setores de Acabamento, Corte e Bordado, em que os dois últimos tiveram o índice maior de respostas negativas na primeira pesquisa e o setor de Acabamento o maior índice de respostas positivas da produção, a Tabela com os dados estão no apêndice.

Para cada questão existem três alternativas de respostas. A alternativa – sim- o colaborador concorda com a afirmação contida no item que es tá sendo avaliado; a alternativa – mais ou menos – concorda parcialmente com a afirmação e a alternativa – não – não concorda com a afirmação. No entanto nos gráficos são colocados como fator de comparação os dados das questões da primeira parte do estudo, ou seja, para o índice de respostas sim, será apresentado o S 1, dados dos dois primeiros questionários e o S 2 dados deste questionário atual, igualmente codificado para as outras duas alternativas de respostas.

As Figuras 15 e 16 apresentam os resultados do questionário realizado após a mudança de clima organizacional, mostrando, através da Figura 15, o setor de Corte no qual havia um percentual de 95% de respostas desfavoráveis à estrutura e ambiente, e na questão aberta várias reclamações por falta de ventilação. Após o estudo, foram colocados no setor de Corte 5 ventiladores e um climatizador. No entanto, constata-se ainda reclamações com percentual de 30% com a opção mais ou menos e 10% com a opção negativa. Acredita-se que tais percentuais se devem a natureza do processo, pois na operação do enfesto de tecido, não se pode ligar os ventiladores centrais, apesar da instalação, também, de climatizadores, nos quais respingam gotículas de água. Quanto aos resultados apresentados na Figura 16, quando foi feita a pesquisa do terceiro questionário, a empresa ainda não havia construído os banheiros em todos os setores, este fato também contribuiu para a baixa satisfação dos colaboradores.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 Bo rd ad o co rt e Acab ament o Setores P e rc e n tu a l( % )

Figur a 15 – A ve ntilaç ão da e mpresa favorece a exec ução de minhas ati vi dades.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2

B o rda do C o rte Ac a ba m e nto

Setores P e rc e n tu a l( % )

Figur a 16– Estou satisfeito com a estrutura básica de banheiros e refeitório que a e mpresa me oferece. A empresa não acatou a idéia de oferecer almoço para os colaboradores, no entanto, passou a oferecer café da manhã e da tarde, com quinze minutos de parada, assim segue os dados da Figura 17 que avaliam esta atitude. A Figura 17 mostra também a aceitação dos café da

manhã e da tarde oferecido pela empresa, para os colaboradores foi muito boa. N a questão se este influenciava a disposição para executar o trabalho, do setor de Acaba mento 85% optaram pela alternativa sim, no setor de Bordado 80% e de Corte 50% e a alternativa mais ou menos 20%. Assim, observa-se que atitudes simples podem colaborar nas motivações e redução da fadiga.

Figura 17– Es tou satisfeito com a alimentação que a empresa me oferece (1)/A alimentação oferecida nos inter valos influe nciam a mi nha dis posição par a e xecutar o me u tr abalho(2 ).

A empresa após uma reunião feita com os líderes, ofereceu pagar cursos de liderança para três deles, estes dos setores de Corte, Bordado e Acabamento. Depois de dois meses e meio que de curso, os índices de respostas positivas nos setores de Acabamento e Corte foi acima de 80% em questão a percepção dos colaboradores, com as mudanças dos líderes para com seus liderados. Destaque para o líder do setor de Corte que estava com 54% de aceitação e passou para uma aceitação de 90%, o setor de Bordado atingiu 64% de opção pela resposta sim, no entanto, não ouve nenhuma resposta negativa. Este fato mostra que grandes líderes surgem por vocação, mas devem ser lapidados, ou seja, treinados.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 S 1 S 2 N 1 N 2 (±) 1 (±) 2 Bo rd ad o Co rt e Acab ament o Setores P e rc e n tu a l( % )

Figur a 18 – Meu che fe atual é um li der.

O nível de aceitação da implantação do setor de Recursos Humanos é em média 70%, em resposta negativa são somente 10%, conforme ilustra a Figura 19. Para exemplificar estes dados um colaborador diz: “É muito importante o setor de recursos humanos o problema é

que toda vez que vou lá já tem muita gente”. Problema questionado por causa do grande

movimento de pessoas no setor de Recursos Humanos, que, foi resolvido com a contratação de mais duas colaboradoras para este setor.

Figur a 19 - Importancia dos R. H na realizaç ão da ati vi dades.

Por fim, na Figura 20 observa-se a nota que os colaboradores deram para a qualidade de vida da empresa, em que a média geral ficou entre 6 a 8 com 32%, seguido de 4 a 6 com 30%. Não se considera uma média extremamente baixa, mas demonstrativa, ou seja, há muito que ser aprimorado no setor de Recursos Humanos, e modificações na organização da empresa para que se atinja um maior índice de qualidade de vida na percepção dos colaboradores.

Figur a 20 – Qual a nota do ni vel de quali dade de vi da da e mpresa.

Logo após a realização da pesquisas do segundo questionário, o Ministério do Trabalho exigiu que em todos os setores tivessem bebedouros e banheiros, assim foi realizado pela empresa, também foi contratada uma psicóloga para fazer atendimento para os colaboradores aos sábados.

O índice de absenteísmos caiu de 51% para 38%, atenuando-se as contratações e principalmente o treinamento dos colaboradores. A meta de produção para estes meses era de 40.000 mil, no entanto foi conseguido produzir no mês de Agosto 40.000 mil, não somente pela modificação na qualidade de vida e estrutura da empresa através dos Recursos Humanos, mas por todo um conjunto de ações que a própria empresa se envolveu.

A implantação do setor de PCP, incluído no organograma da empresa Figura 21 compras de novas máquinas de costura, colaboradores melhores treinados, contratação de pessoas

concebendo a qualidade de vida de seus colaboradores irá reder muito nas metas de produtividade, pois segue as palavras do dono da própria empresa. “É necessário que os colaboradores abracem a empresa, mas primeiro a empresa tem que abraçarem eles”.

Figur a 21 – Org onograma da e mpresa após a pesquisa.

Administrativo Compras Produção

Diretoria Geral Financeiro Marketing Criação Corte Vendas Recursos Humanos Montagem Costura Bordado Acabamento PCP

CONCLUSÃO

Devido ao acesso que algumas empresas têm com relação à tecnologia, muitas vezes pergunta-se o que falta para uma empresa fazer sucesso no mercado. O segredo está nas pessoas ou no conhecimento desta, e como o conhecimento é utilizado para otimizar processos dentro de uma organização. Empresas com colaboradores treinados, com um bom conhecimento e a forma de transmitir este, com alto nível de qualidade de vida e participação, têm elevados índices de Clima Organizacional e como conseqüência altos índices de produtividade, contudo não se pode focar o estudo somente no colaborador, mas na organização como um todo.

O estudo de caso apresentado mostrou a preocupação de uma empresa com Clima Organizacional e absenteísmo de seus colaboradores, assim percebeu-se que um dos maiores problemas da organização não estava nos colaboradores, mas na falta de estrutura para a realização do trabalho destes, conseqüentemente de sua falta de planejamento e crescimento rápido. Como exemplo plausível, há o fato dos colaboradores não conseguir atingir as metas por falta de matéria-prima, problema específico de uma mau administração, no qual causava grande falta de motivação entre os colaboradores.

Desta forma, foram realizados estudos de Clima Organizacional, bem como a implantação de novas estruturas e setores, principalmente um setor de Recursos Humanos mais voltado para a QVT. Não que isto foi à resolução para todos os problemas de qualidade de vida na empresa, mas o início da busca de uma cultura organizacional direcionada para o bem estar de seus colaboradores.

Enfim, mesmo que palavras distintas, clima organizacional e produtividade estão intimamente ligados pela matemática administrativa. Maior produtividade tem como correlação, aumento do índice de clima organizacional, ou seja, pessoas melhor preparadas física e psicologicamente para a execução de suas funções somando organizações comprometidas com o processo produtivo e principalmente com as pessoas que as realizam. Este é o segredo

APÊNDICE A

Questionário para pesquisa de clima organizacional 1 (Fatores internos colaboradores-empresa

)

Vida Profissional

1. Sinto orgulho e m trabalhar nesta empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 2. Sinto orgulho da minha atividade nesta empresa. ( )Não ( )Mais ou menos ( )sim

3.Acho que a empresa me o ferece u m bo m p lano de carre ira. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

4. Costumo indicar esta e mpresa como a lternativa de e mprego para meus a migos e parentes. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

5. Eu me preocupo com o futuro desta empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

6.Considero que estou obtendo sucesso na minha carre ira e na minha vida profissional. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

7. Gostaria que meus filhos trabalhassem nessa empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

8. Dependo apenas dos meus próprios esforços para obter o sucesso profissional e de carreira na e mpresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

9. Os cursos de treinamento que fiz são suficientes para o exe rcíc io das minhas atividades. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Estrutura organizacional

10. Eu confio plena mente e m meu chefe atual. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 11. O meu chefe atual é u m líder.

( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

12. O meu chefe atual é a pessoa mais indicada para ocupar esta função. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

13. Estou satisfeito com a estrutura hierarquia (chefes e subordinados) a que estou vinculado. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Incentivos Profi ssionais

14. Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pela e mp resa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

15. Considere que o meu traba lho é reconhecido e valorizado pela minha fa mília, a migos e parentes. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Remuneração

16. Acho justo o meu salário.

( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

17. O meu patrimônio é condizente com os esforços que tenho feito pela e mpresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Segurança Profissional

18. Meu e mprego é seguro na empresa, ou seja, não corro o risco de ser demitido sem motivo. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Nível Sócio Cultural

19. O meu n ível cu ltural e intelectual é suficiente para o e xerc ício das minhas atividades na empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

20. O meu n ível social é sufic iente para o e xerc íc io das minhas atividades na empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Transporte de funcionários

21. Tenho tido proble mas com o transporte casa-empresa/empresa-casa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Ambiente de trabalho

22. O meu a mb iente de trabalho favorece a e xecução de minhas atividades na empre sa.(ilu minação, ruídos,temperatura, entre o utros). ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

23. Estou satisfeito com a minha alimentação na emp resa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

24.Estou satisfeito com o meu horário que trabalho. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

25. O re lac ionamento co m meus colegas de trabalho favorecem a e xecução de minhas atividades na empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

26. Prefiro t rabalhar sozinho ou em equipe. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

27. Estou satisfeito de como é de liberado o meu traba lho. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Burocracia

27. A burocracia adotada na empresa favorece a e xecução de minhas atividades na empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Cultura organizacional

28. A cultura organizac ional (tradições, práticas e costumes adotados na empresa que estão previsto em qualquer regra) ado tado na empresa favorece a e xecução das minhas atividades na empresa.

( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Assi stência aos funcionários

29. A assistência de médico e dentista e a assistência social adotadas na empresa favorecem a e xecução das minhas atividades na e mpresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Questionário para pesquisa de clima organizacional 2 (Fatores externos colaboradores-empresa)

Investimentos e despe sa

1. Eu me preocupo com o futuro da minha fa mília. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

2. Estou satisfeito com a a limentação que estou podendo proporcionar a minha fa mília . ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

3. Estou satisfeito com a educação que estou podendo proporcionar aos meus filhos. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Convivência Familiar

4. Estou vivendo bem co m a minha esposa/companheira ou o meu marido e co mpanheiro. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

5. Estou vivendo bem co m meus filhos. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Situação Financeira

6. Estou satisfeito com minha residência. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 7. Estou satisfeito com meu carro.

( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

8. Estou satisfeito com o vestuário que estou podendo proporcionar a minha fa mília . ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

9. Estou com minha situação financeira e m orde m. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Vida Social

10. Estou satisfeito com o meu n ível social. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 11. Estou satisfeito com o meu convívio social. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 12. Estou satisfeito com o meu níve l intelectual. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 13. Estou satisfeito com o meu níve l cultura l. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 14. Estou satisfeito com a minha re lig ião. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Saúde

15.Estou satisfeito com as minha práticas esportivas. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 16. Estou satisfeito com meu estado físico. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 17. Estou satisfeito com meu estado mental. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Convivência Familiar

18. Estou satisfeito de com a minha vida afetiva. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 19. Estou satisfeito de com a minha vida sexua l. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Time de Futebol

20. Estou satisfeito de com o t ime o qual eu torço. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Férias e Lazer

21. Estou satisfeito com minhas ultimas férias. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

22. Estou planejando para que as minhas próximas fé rias seja m mu ito boas. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Segurança Publica

23. Estou satisfeito com o atual estagio da segurança publica. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

24. A corrupção altera o meu estado de animo. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 25. A vio lência a ltera o meu estado de animo. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 26. A impunidade altera o meu estado de animo. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Política e Economia

27. Estou satisfeito com o atual estagio da política. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 28. As crises políticas altera m meu estado de animo. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

29. As crises econômicas altera m meu estado de animo. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

30. As crises internacionais altera m meu estado de animo. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

Questionário de analise de melhorias de problemas de clima organizacional 3 Ambiente de trabalho

1. A ilu minação da e mpresa favorece a e xecução de minhas atividades. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

2. A ventilação da e mpresa favorece a e xecução de minhas atividades. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

3.O níve l de ru ídos na empresa atrapalha m o desempenho de minhas atividades. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

4. A a limentação oferecida pela e mpresa nos intervalos (café da manha e da tarde) influencia a minha disposição ao executar o meu trabalho.

( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

5. Falta materia l de traba lho para a e xecução de sua atividade (e xe mp lo, tesoura, tick, entre outros). ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

6. Tenho tido proble mas co m o consumo de água dentro da empresa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

7. Estou satisfeito com a estrutura física no qual o meu setor este vinculado. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

8. Estou satisfeito com a estrutura básica de banheiros e refeitório que a e mpresa me ofe rece. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

9. Eu confio plena mente e m meu chefe atual. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim 10. O meu chefe atual é u m líder.

( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

11. O meu chefe atual é a pessoa mais indicada para ocupar esta função. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

12. Nos últimos meses percebi mudanças em meus encarregados. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

13.Estou satisfeito com a estrutura hiera rquia (chefes e subordinados) a que estou vinculado. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

14.Considero que o setor de recursos humanos tem ajudado no me lhor desempenho de minhas funções dentro da empr esa. ( )Não ( )Ma is ou menos ( )sim

15. Se tivesse que dar uma nota do nível de qualidade de vida que a e mpresa me ofe rece, qual seria. ( )10 á 8 ( ) 8 á 6 ( )6 á 4 ( ) 4 á 2 ( ) 2 á 0

Escreva abaixo as mudanças ocorridas na empresa nos últimos meses que ajudaram melhor a execução de seu trabalho, como em estrutura física, alimentação, setores que desempenham funções para ajudar o colaborador (RH), convivência com colegas e seu próprio bem estar.

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________.

APÊNDICE B

Questionári o 1. Questão Desenvolvimento (%) Corte (%) Costura (%) Acabamento (%) Bordado (%) Escritório (%) Total (%) 1 Sinto orgulho e m trabalhar nesta empresa.

Sim 100 72,22 92,6 87,5 57,71 81,81 83,76

Não 0,00 5,55 1,85 0,00 35,71 9,09 2,58

Mais ou menos 0,00 22,22 5,5 12,5 7,14 9,09 13,68

2 Sinto orgulho da minha ativ idade nesta empresa.

Sim 100 55,55 96,3 71,00 50,01 81,81 78,63

Não 0,00 11,11 1,85 3,00 14,28 0,00 9,40

Mais ou menos 0,00 27,27 1,85 25,00 35,71 18,12 11,11

3 Acho que a empresa me o ferece u m bo m p lano de carre ira.

Sim 100 44,44 55,55 58,00 42,85 63,64 55,56

Não 0,00 16,66 9,25 8,30 21,71 0,00 12,82

Mais ou menos 0,00 38,89 37,17 33,70 35,71 36,36 31,62 4 Costumo indica r esta empresa co mo alternativa de e mp rego para meus amigos e parentes.

Sim 100 77,77 89,89 79,17 85,71 63,64 83,76

Não 0,00 11,11 7,40 8,33 0,00 0,00 7,69

Mais ou menos 0,00 11,11 3,70 12,5 14,28 36,36 8,55

5 Eu me preocupo com o futuro desta empresa.

Sim 71,43 100 88,89 91,67 71,43 90,91 88,89

Não 14,28 0,00 0,00 0,00 14,28 9,09 3,42

Mais ou menos 14,28 0,00 10,11 8,33 14,28 0,00 6,84

6 Considero que estou obtendo sucesso na minha carre ira e na minha vida profissional.

Sim 85,7 38,88 72,72 62,5 28,87 72,72 60,68

Não 0,00 16,16 1,85 8,33 21,43 0,00 7,69

Mais ou menos 14,28 44,44 25,52 25,00 50,00 27,27 31,62 7 Gostaria que meus filhos trabalhassem nessa empresa.

Não 0,00 27,77 20,37 16,67 21,43 45,45 28,21 Mais ou menos 14,28 16,66 16,67 20,83 50,00 9,09 22,22 8 Dependo apenas dos meus próprios esforços para obter o sucesso profissional e de carre ira

na empresa.

Sim 51,14 16,66 62,96 66,67 85,71 81,81 64,96

Não 20,34 50 18,51 8,33 7,14 0,00 15,38

Mais ou menos 28,52 33,33 18,51 25,00 7,14 18,18 18,80 9 Os cursos de treinamento que fiz são suficientes para o exerc íc io das minhas atividades.

Sim 51,14 60,56 64,81 58,33 50,00 45,45 58,97

Não 20,16 16,66 14,81 12,50 28,87 18,18 15,38

Mais ou menos 28,57 22,78 22,22 29,27 21,43 36,36 18,80

10 Eu confio plena mente e m meu chefe atual.

Sim 85,7 55,77 50,00 66,67 35,7 90,91 55,55

Não 16,66 11,11 3,00 50,00 5,13

Mais ou menos 14,28 27,78 38,89 33,33 14,28 9,09 39,32 11 O meu chefe atual é u m líder.

Sim 85,70 61,00 66,67 83,33 42,8 72,72 64,95

Não 5,50 5,50 4,17 7,14 9,09 4,27

Mais ou menos 14,28 33,33 27,27 12,5 50,00 18,18 30,71 12 O meu chefe atual é a pessoa mais indicada para ocupar esta função.

Sim 51,14 50,00 57,40 75,00 28,87 72,72 54,41

Não 20,29 16,66 2,70 0,00 28,87 9,09 5,98

Mais ou menos 28,57 33,33 40,74 25,00 42,85 18,18 37,6 13 Estou satisfeito com a estrutura hierarquia (chefes e subordinados) a que estou vinculado.

Sim 51,14 61,00 59,26 62,40 14,29 72,72 55,56

Não 20,29 22,22 14,81 8,33 42,85 0,00 11,11

Mais ou menos 58,57 16,66 29,93 29,17 35,71 27,27 33,33 14 Considero que o meu trabalho é reconhecido e valorizado pela e mp resa.

Sim 100 94,94 88,89 79,17 71,43 90,91 86,32

Não 0,00 0,00 1,85 4,17 7,14 0,00 2,56

Mais ou menos 0,00 5,55 9,26 16,67 21,42 9,09 11,11

15 Acho justo o meu salário.

Sim 71,43 22,22 11,11 33,33 21,43 0,00 22,22

Não 28,57 50,00 44,44 25,00 71,43 72,72 35,00

Mais ou menos 0,00 27,77 44,44 41,67 7,14 27,27 42,74

16 O meu patrimônio é condizente com os esforços que tenho feito pela e mpresa.

Sim 42,86 33,33 35,18 41,67 27,28 45,45 37,62

Não 14,28 38,89 14,81 20,83 36,36 9,09 38,46

Mais ou menos 42,86 22,22 48,15 37,50 36,36 45,45 29,06 17 Meu emprego é seguro na empresa, ou seja, não corro o risco de ser demitido sem motivo.

Sim 71,42 61,11 57,40 37,50 35,71 81,81 52,14

Não 14,28 11,11 24,07 37,50 35,71 24,79

18 O meu n ível cu ltural e intelectual é suficiente para o e xerc ício das minhas atividades na empresa.

Sim 100 83,33 92,60 58,33 59,25 81,81 71,49

Não 0,00 5,55 1,85 8,33 1,85 11,11

Mais ou menos 0,00 16,66 37,50 20,37 18,18 17,09

19 O meu n ível social é sufic iente para o e xerc íc io das minhas atividades na empresa.

Sim 85,74 77,70 85,18 83,33 78,57 90,91 82,91

Não 0,00 5,55 1,85 8,33 14,29 9,09 2,56

Mais ou menos 14,28 16,66 20,37 8,33 7,14 0,00 14,53

20 Tenho tido problemas com o transporte casa-empresa/empresa-casa.

Sim 14,28 16,66 5,50 4,2 14,28 0,00 27,35

Não 85,70 72,22 83,33 95,8 71,43 90,91 60,68

Mais ou menos 0,00 11,11 11,11 0,00 14,28 9,09 11,97

21 Tenho t id O meu a mbiente de trabalho favorece as minhas atividades na empresa como ( ilu - minação, ru ídos, temperatura, entre outros).

Sim 71,42 5,55 27,77 41,67 35,71 63,64 31,62

Não 14,28 50,00 22,22 37,5 28,87 18,18 33,33

Mais ou menos 14,28 44,44 50,00 20,83 35,71 27,27 35,04 22 O meu a mb Estou satisfeito com a minha alimentação na empresa.

Sim 100 44,44 77,78 70,83 42,87 63,64 87,18

Não 0,00 22,22 11,11 16,16 57,14 18,18 9,40

Mais ou menos 0,00 27,27 11,11 8,33 7,14 18,18 3,42

23 Estou sati Estou satisfeito com o meu horário que trabalho.

Diurno 100 83,33 87,03 83,33 92,87 90,91 87,18

Reveza mento entre turnos

0,00 16,16 1,85 8,33 0,00 9,09 9,4

Noturno 0,00 11,11 8,33 7,14 0,00 3,42

24 O re lac ionamento com meus colegas de trabalho favorecem a e xecução de minhas atividades na empresa.

Sim 51,14 83,33 72,92 75,00 78,57 90,91 78,63

Não 6,00 0,00 5,50 8,33 7,14 0,00 4,27

Mais ou menos 42,86 16,66 22,22 16,83 14,29 9,09 37,6 25 Prefiro t rabalhar sozinho ou em equipe.

Sim 71,14 77,77 46,29 70,08 21,45 100 73,5

Não 0,00 11,11 3,40 64,27 0,00 5,13

Mais ou menos 28,57 11,11 50,5 29,7 14,28 0,00 21,37

26 Prefiro t rab Estou satisfeito de como é deliberado o meu trabalho.

Sim 51,14 59,11 72,22 70,00 14,28 81,81 49,57

Não 6,00 20,22 5,50 64,27 9,09 4,27

Mais ou menos 42,86 20,43 22,22 29,07 21,44 9,09 37,6 27 A burocracia adotada na empresa favorece a e xecução de minhas atividades na empresa.

Sim 71,48 29,41 38,89 70,00 35,71 45,45 50,43

Não 41,17 22,22 12,50 0,00 0,00 7,96

Mais ou menos 28,51 29,41 38,89 16,66 64,28 54,54 41,88 28 A cultura organizac ional (tradições, práticas e costumes adotados na empresa que estão

na empresa.

Sim 71,48 44,44 38,89 45,83 28,80 54,54 54,7

Não 28,51 22,22 22,22 16,16 28,80 9,09 22,22

Mais ou menos 0,00 27,27 38,39 37,5 42,85 36,36 23,08

29 A assistênci A assistência de méd ico e dentista e a assistência social adotadas na empresa favorece m as e xecução de minhas atividades na empresa.

Sim 71,48 44,44 38,89 45,83 28,80 54,54 54,70

Não 28,51 22,22 22,22 16,16 28,80 9,09 22,22

Mais ou menos 27,27 38,39 37,5 42,85 36,36 23,08

Questionário 2.

Questão Desenvolvimento Corte Costura Acabamento Bordado Escritório Total 1 Eu me preocupo com o futuro da minha fa mília .

Sim 100 100 100 100 100 90,91 98,46

Não 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 9,09 1,51

Mais ou menos 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

2 Estou satisfeito com a alimentação que estou podendo proporcionar a minha fa mília.

Sim 85,7 38,88 48,00 75,00 21,40 72,72 51,28

Não 0,00 22,22 12,96 16,50 28,60 0,00 16,24

Mais ou menos 14,28 38,88 38,89 8,33 50,00 27,27 23,08 3 Estou satisfeito com a educação que estou podendo proporcionar aos meus filhos.

Sim 42,86 88,88 38,89 75,00 71,40 9,09

Não 33,86 0,00 22,22 12,50 28,60 0,00

Mais ou menos 0,00 11,11 38,19 12,50 0,00 0,00

Não tenho 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 90,91

4 Estou vivendo bem com a minha esposa/companheira ou o meu ma rido e co mpanheiro.

Sim 51,14 88,88 74,07 91,99 78,60 9,09 87,18

Não 0,00 5,55 18,51 8,33 0,00 0,00 2,56

Mais ou menos 42,86 5,55 12,96 0,00 21,40 0,00 20,26

Não tenho 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 90,91 0,00

5 Es tou vi ven Estou vivendo bem co m meus filhos .

Sim 42,86 94,44 88,89 83,00 48,90 9,09 80,34

Não 0,00 0,00 8,33 7,14 0,00 3,42

Mais ou menos 51,14 5,55 11,00 8,33 44,00 0,00 6,82

Não tenho 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 90,91 6,00

6 Moro Moro sozinho.

Sim 28,27 88,88 5,5 3,67 0,00 0,00 5,13

7 Estou satisfeito com minha residência.

Sim 85,70 55,55 46,30 37,50 50,00 27,27 48,70

Não 0,00 11,11 24,07 20,83 28,9 27,27 20,51

Mais ou menos 14,28 33,33 29,62 20,83 21,4 45,45 30,77 8 Estou satisfeito com o vestuário que estou podendo proporcionar a minha fa mília.

Sim 14,28 27,77 20,37 58,33 57,10 27,27 33,33

Não 38,88 24,07 16,66 14,30 36,36 22,22

Mais ou menos 85,7 33,33 66,66 25,00 35,70 36,36 44,44 9 Es tou c om Estou com minha situação financeira e m orde m.

Sim 42,86 22,22 11,11 45,83 21,40 9,09 23,08

Não 14,28 55,55 48,15 20,83 42,90 18,19 41,03

Mais ou menos 42,86 22,22 40,74 33,33 35,70 72,72 35,90 10 Es tou satisf Estou satisfeito com o meu nível social.

Sim 51,14 22,22 33,33 58,33 28,90 45,45 39,89

Não 14,28 33,33 18,52 25,00 50,00 9,09 25,04

Mais ou menos 28,57 44,44 48,15 16,66 21,40 45,45 35,07 11 Estou satisfeito com o meu nível intelectual.

Sim 42,86 38,38 35,19 41,67 42,9 36,36 39,56

Não 0,00 22,22 9,25 29,17 21,4 27,27 18,21

Mais ou menos 57,14 38,38 54,4 29,17 35,7 36,36 42,22

12 Estou satisfeito com o meu nível cultura l.

Sim 28,57 55,55 39,19 50,00 57,20 54,54 47,86

Não 28,57 22,22 9,25 8,33 21,40 27,27 17,09

Mais ou menos 42,86 22,22 54,40 41,67 21,40 18,18 35,04 13 Estou satisfeito com a minha religião.

Sim 85,70 88,88 46,29 87,5 92,90 100 68,38

Não 14,28 5,51 14,07 0,00 7,14 0,00 4,27

Mais ou menos 0,00 5,5 38,89 12,5 0,00 0,00 27,35

14 Estou satisfeito com as minhas práticas esportivas.

Sim 14,28 55,55 53,70 87,50 92,90 45,45 47,86

Não 28,57 33,33 3,70 0,00 7,14 54,54 29,06

Mais ou menos 51,14 5,55 45,59 12,5 0,00 0,00 23,08

15 Estou satisfeito com meu estado físico.

Sim 85,70 50,00 42,59 41,67 50,00 63,63 56,41

Não 0,00 33,33 37,03 33,33 7,14 0,00 13,68

Mais ou menos 14,28 16,66 20,37 25,00 42,90 36,36 29,91 16 Estou satisfeito com meu estado mental.

Sim 42,86 83,33 64,81 45,8 57,10 81,81 79,49

Não 14,28 5,55 29,63 20,83 14,30 0,00 10,26

Mais ou menos 42,86 11,11 24,07 33,37 28,90 18,18 32,52 17 Estou satisfeito de com a minha vida afetiva.

Sim 85,70 50,00 83,33 75,17 57,10 72,72 76,07

Não 0,00 33,33 3,70 4,17 21,40 9,09 4,27

18 Estou satisfeito de com a minha vida sexua l.

Sim 51,14 83,33 77,77 91,66 85,70 63,63 72,65

Não 14,28 5,55 5,55 0,00 0,00 18,18 7,69

Mais ou menos 28,57 11,11 16,67 8,34 14,30 9,09 19,66

19 Estou satisfeito de com o t ime o qual eu torço.

Sim 71,43 61,11 70,37 79,17 64,30 54,54 66,82

Não 0,00 5,55 11,11 0,00 0,00 27,27 14,64

Mais ou menos 28,57 22,22 18,52 21,00 35,70 18,18 18,50 20 E Estou satisfeito com minhas ultimas férias.

Sim 42,86 61,11 14,81 41,67 42,60 54,54 54,70

Não 42,86 5,55 33,33 33,33 28,90 27,27 20,51

Mais ou menos 14,27 22,22 51,85 25,00 28,90 18,18 24,49 21 Estou satisfeito com o atual estagio da segurança publica.

Sim 71,43 50,00 59,26 50,00 7,14 0,00 53,85

Não 0,00 33,33 14,81 33,33 71,40 63,63 17,09

Mais ou menos 28,57 16,66 25,92 12,50 21,40 36,36 29,06 22 A corrupção altera o meu estado de animo.

Sim 14,28 50,00 1,85 12,50 71,4 27,27 18,80

Não 22,22 49,63 25,00 0,00 36,36 55,56

Mais ou menos 85,70 27,27 18,51 62,50 28,90 27,27 25,64 23 A impunidade altera o meu estado de animo.

Sim 28,57 90,00 44,44 12,50 64,30 36,36 35,04

Não 0,00 10,00 16,67 12,50 21,40 18,18 23,93

Mais ou menos 85,70 0,00 38,89 75,00 14,30 45,45 35,04 24 E Estou satisfeito com o atual estagio da política.

Sim 85,70 33,33 53,70 25,00 7,14 72,72 48,72

Não 0,00 50,00 9,26 16,66 85,70 0,00 23,93

Mais ou menos 14,28 16,66 34,70 58,33 7,14 27,27 27,35 25 A As crises políticas altera m meu estado de animo.

Sim 14,28 33,33 64,81 77,70 57,10 0,00 30,77

Não 42,28 33,33 27,29 16,66 42,90 63,63 43,59

Mais ou menos 42,28 33,33 7,4 16,66 0,00 36,36 25,64

26 A As crises econômicas alte ra m meu estado de animo.

Sim 28,57 11,11 37,03 20,83 64,30 0,00 25,64

Não 51,14 55,55 37,03 58,33 28,90 36,36 49,57

Mais ou menos 14,28 33,33 25,92 20,83 7,14 54,54 31,62 27 As crises internacionais alteram meu estado de animo.

Documentos relacionados