• Nenhum resultado encontrado

Avaliação das Variáveis do Estado de Saúde

No documento Tese Mestrado Angela Maria Pereira (páginas 66-69)

2.6 MEDIÇÃO DAS VARIÁVEIS

2.6.4 Avaliação das Variáveis do Estado de Saúde

Como medida específica para medir a DPOC foi utilizado o Questionário do Hospital de St George da doença respiratória (SGRQ) que apresenta grande sensibilidade na doença com gravidade ligeira e moderada. Foi concebido para ser auto administrado, podendo ser também administrado por entrevista ou por telefone (Anexo 7).

O SGRQ é composto por 76 questões que se agrupam em 3 domínios: sintomas (stress causado pelos sintomas respiratórios específicos, a sua frequência e severidade, relativamente à tosse, expectoração, sibilos e dispneia), actividades (actividades físicas limitadas ou causadoras de stress) e impacto (efeito social ou psicológico da doença).

Os resultados das respostas são convertidos em “scores”, parciais (um para cada área) ou totais (calculados a partir das respostas positivas, exprimindo o resultado como o percentagem do “score” máximo possível para todo o questionário), “scores” mais elevados correspondem a maior gravidade (0-100) (20, 21).

Apesar de ser uma medida que se encontra em processo de validação para a população portuguesa, optamos pela sua utilização na medida em que não existe nenhum questionário específico validado, e já ter sido efectuada a validação linguística.

Como medida genérica para medir o estado de saúde optámos pelo uso da versão Portuguesa do MOS-SF-36 (Medical Outcome Study-36 item Short-Form Survey) (22, 23) que foi construído para representar oito dos conceitos mais importantes em saúde: função física (FF); desempenho físico (DF); dor corporal (DC); saúde geral (SG); vitalidade (V); função social (FS); desempenho emocional (DE); saúde mental (SM); mudança de saúde (MS) (Quadro 2.5 e Anexo 8).

O Questionário de Estado de Saúde SF-36 contempla escalas que permitem medir oito dimensões de saúde:

 Função física – escala que tem como objectivo medir as limitações que se verificam ao nível da actividade física, nomeadamente a actividade física ligeira, como as actividades básicas da vida diária; actividade física moderada, ou seja, um pouco mais exigente que a anterior (aspirar a casa, transportar as compras, subir lanços de escadas, ajoelhar-se, etc.); e finalmente actividades mais violentas, como correr, levantar pesos e praticar desportos extenuantes.  Desempenho físico – escala que procura medir as limitações ao nível

profissional, decorrentes do estado de saúde do indivíduo, no que diz respeito ao tempo despendido, quantidade e tipo de trabalho realizado e dificuldade na execução do mesmo.

 Dor corporal – escala que tem por fim medir a intensidade da dor e a interferência da dor no desempenho profissional e doméstico.

 Saúde geral – escala que pretende medir o nível de percepção individual da saúde, incluindo a saúde actual, a resistência à doença e a aparência saudável.  Vitalidade – escala que tem como objectivo medir os níveis de energia e

vitalidade do indivíduo. Permite captar as diferenças de bem-estar.

 Função social – escala que tem como finalidade medir o grau de interferência, qualitativa e quantitativa da saúde física ou problemas emocionais no relacionamento social.

 Desempenho emocional – escala que procura medir o impacto dos problemas emocionais no trabalho, assim como nas actividades diárias.

 Saúde mental – escala que abrange questões referentes a algumas das dimensões da saúde mental, ansiedade, depressão, perda de controlo em termos comportamentais ou emocionais e o bem-estar psicológico.

 Mudança de saúde – tem como fim determinar as alterações do estado geral de saúde, com base na experiência previamente vivida, correspondendo à quantidade de mudança em geral na saúde.

Quadro 2.5 Conteúdos abreviados dos itens do Questionário de Estado de Saúde SF-36

Escala Item Conteúdo Abreviado

Função Física 3a 3b 3c 3d 3e 3f 3g 3h 3i 3j

Actividades violentas, tais como correr. levantar pesos, desportos violentos Actividades moderadas, tais como deslocar uma mesa ou aspirar a casa Levantar ou pegar as compras da mercearia

Subir vários lanços de escadas Subir um lanço de escadas Inclinar-se, ajoelhar-se ou baixar-se Andar mais de 1 Km

Andar vários quarteirões Andar um quarteirão

Tomar banho ou vestir-se sozinho/a

Desempenho Físico 4a 4b 4c 4d

Diminui o tempo gasto a trabalhar ou noutras actividades Fez menos do que queria

Limitado/a no tipo de trabalho ou noutras actividades Dificuldade em executar o trabalho ou outra actividades

Dor Corporal 7 8 Intensidade das dores

Interferência da dor no trabalho normal

Saúde Geral 1 11a 11b 11c 11d

A sua saúde é: óptima, muito boa, razoável, fraca Parece que adoeço mais facilmente de que os outros Sou tão saudável como qualquer outra pessoa Estou convencido/a que a minha saúde vai piorar A minha saúde é óptima

Vitalidade 9a 9e 9j 9i Cheio/a de vitalidade Com muita energia Sentiu-se estafado/a Sentiu-se cansado/a

Função Social 10 6 Interferência dos problemas de saúde nas actividades sociais normais Número de casos em que a saúde física interferiu nas actividades sociais

Desempenho Emocional

5a 5b 5c

Diminuição do tempo gasto a trabalhar ou noutras actividades Fez menos do que queria

Não trabalhou tão cuidadosamente como era costume

Saúde Mental 9b 9c 9d 9f 9h

Sentiu-se muito nervoso/a

Sentiu-se tão deprimido/a que nada o/a animava Sentiu-se calmo/a e tranquilo/a

Sentiu-se triste e em baixo Sentiu-se feliz

Mudança de

Saúde 2 Classificação da saúde actual comparada com o que acontecia há um ano

As oito escalas podem ser agrupadas em duas componentes, saúde física e saúde mental. Este questionário contempla ainda a transição em saúde, que não é considerado um conceito de saúde, mas que permite medir a quantidade de mudança em geral na saúde. As várias escalas contêm 2 a 10 itens que são

pontuados através do método de Likert. Na determinação das escalas calcula-se uma pontuação para cada escala através da soma das respostas aos itens que a compõem. O valor obtido no final corresponde ao total percentual possível. Dos resultado obtidos dentro de cada dimensão do Questionário de Estado de Saúde SF-36 zero representa o pior possível e cem o melhor possível.

No documento Tese Mestrado Angela Maria Pereira (páginas 66-69)