• Nenhum resultado encontrado

5 A REPERCUSSÃO DA FORMAÇÃO RECEBIDA ATRAVÉS DO

5.2 Visão sobre o PARFOR

5.2.6 Avaliação do plano/percurso da realização/infraestrutura

Ainda que a grande maioria dos Egressos perceba o Plano como uma oportunidade sem igual para sua formação, proporcionada pelo governo, eles reconhecem que não tiveram o suporte logístico para realização do curso. Afirmam não terem recebido qualquer tipo de apoio financeiro, fator que se traduziu na multiplicidade de dificuldades operacionais, segundo o relato desses egressos, a partir do pedido para que eles fizessem uma avaliação do plano quanto ao percurso de realização:

 Eu ficava em casa de parente, de amigo, de colega, eu tenho toda uma história durante meu curso do PARFOR, foi assim, um percurso pra mim, ali no Jurunas eu ficava, é que eu sempre ficava na casa de uma amiga, e essa amiga ela morava em casa alugada, aí quando ela alugava a casa ela dizia: ―— Olha, Tania tu vais estudar, estou em tal endereço‖. Aí ela me ligava tudinho, o endereço, eu ia pra lá, eu dizia ―vou vê‖ fiquei no Tamóios, fiquei ali no Jurunas Conceição, na Roberto Cameliê‖. Aí já finalizando, finalizando, eu fiquei na ―Roberto Cameliê‖ depois foi na ―Fernando Guilhon‖ já na casa do meu primo eu encerrei, mas durante todo esse período do curso foi essa minha colega! (SUJEITO 02)

A ausência de uma casa do estudante como suporte para esses alunos provenientes do interior do estado é lembrada; também, citado pela egressa quando ela continua sua avaliação sobre o plano, bem como é levantado ainda por outra professora-aluna:

 Olhe, o ponto negativo que eu vejo assim, que eu acho tinha que ser, que ter uma casa assim pro estudante né? Um alojamento onde os alunos pudessem ficar sem está correndo atrás de casa de estranho, muita das vezes, né? Que não têm parentes fica na casa de estranhos. A gente passa por tanta coisa assim né? É um sacrifício muito grande, se tivesse era bem melhor. Esse é meu ponto negativo! (SUJEITO 02).

 [...] tem pessoas que vem distante que quando chegava tinha perdido conteúdo, matéria... Se tivesse um local pra gente ficar, era ótimo! Por exemplo, a casa do estudante, nem sei se funciona ainda. É ótimo um local pra gente poder ficar, mesmo em dia de aula a gente podia comentar tal coisa, e ai já adiantava nosso trabalho... (SUJEITO 03)

Ainda na mesma direção das carências sentidas pelos alunos durante o percurso de sua graduação, o uso do restaurante universitário é fator mencionado por vários alunos, uma vez que eles passavam o dia todo na universidade durante a realização dos módulos de disciplinas o que gerava uma despesa de alimentação para permanência integral às aulas:

 Às vezes, né? Usava o RU (restaurante universitário), tinha período que não funcionava, só funcionava quando tinha aula pro regular, quando não tinha aula pro regular não funcionava pro PARFOR. Aí, mais um ponto negativo! a gente comprava! Almoçava por lá mesmo! Saia mais caro! Porque uma refeição ali estava de cinco a seis reais, todo dia tinha que fazer isso, tinha que comer, e às vezes só almoçava não dava pra jantar, que a gente passava o mês todo, e tinha que ter dinheiro pra pegar ônibus, e era uma coisa, a água que a gente usava né? Eu estou falando porque não gostava muito de usar aqueles bebedouros, é que faltava um pouco mais de higiene. Aí eu comprava, eu não usava de lá, então eu acho que falta mais estrutura, tem muito cachorro ali onde a gente estava, ficava fazendo refeição e aqueles cachorros por ali, e sabe, aquilo é anti-higiênico (SUJEITO 02).

 Não tinha como comprar a comida, as meninas traziam de casa, às vezes eu levava e comia frio, não tinha um local pra aquecer a comida, não tinha uma sala pra descansar. Aí depois deixaram aberto um lugar pra

descansar, ai depois não teve mais. Aí no final já ficávamos numa sala, nas cadeiras (SUJEITO 04).

Nesse aspecto encontra-se uma lacuna na regulamentação do Plano, pois o Restaurante Universitário faz parte da estrutura da Universidade e a garantia de condições de permanência referentes aos fatores financeiros é dos munícipios. No entanto, o estudante do PARFOR é um estudante da Instituição e, nessa medida, deveria ser garantido a ele todas as prerrogativas dos alunos que ingressaram pelas vias ―tradicionais‖ na universidade.

Assim, o atendimento integral dos estudantes do PARFOR deveria ser garantido nos restaurantes universitários, e em nenhum momento da realização dos módulos que se dão nos períodos de férias dos cursos regulares, permanecer fechado como apontado nos depoimentos dos entrevistados, pois segundo o item 5.3, referentes às atribuições das IES, do manual operativo do PARFOR ―Os alunos matriculados nas turmas especiais do PARFOR PRESENCIAL terão os mesmo direitos e obrigações dos alunos das turmas regulares‖ (MANUAL OPERATIVO/PARFOR CAPES, p. 5).

Embora concordando com ideia de que o Plano foi essa grande oportunidade, algumas críticas se manifestaram nas falas dos egressos quando discorriam sobre o percurso formativo, nesse caso relacionando-o com aspectos de organização curricular em módulos, realizados distante do domicílio do aluno, em outra cidade e sem a garantia de condições mínimas. Relatos com essas afirmações são expostos a seguir:

 Eu penso que é uma coisa muito bonita, mas que precisa ser olhado... Ser olhado com mais preocupação, sabe?! Tanto pra vocês que dão aula, quanto pra quem vai de longe, que é nosso caso... Aí ―onde tu vai ficar? tu vais ficar na casa de quem?‖ É a preocupação que eu vejo sabe, que mais a gente tinha com os colegas do que a própria, no caso, universidade. Eu pensava assim, que a gente ia ficar só em um local, eu pensava que fosse assim, a gente ia pra universidade e ficar só em ‗num‖ local, por exemplo, da cidade nova pra lá. A senhora sabe como é o transito em Belém, um sufoco. Mas a gente enfrentava tudo isso... mas tinham outros que ficavam no Guamá, outros mais perto. Ai a dificuldade de outros que eram de Marituba, mais longe ainda, em Santa Isabel, gente de Castanhal aí perdia a manhã todinha de aula...(SUJEITO 03)

 Aí outra dificuldade, porque a gente terminava o ano letivo aqui, e eu já teria que começar na universidade né? Dia 02 de janeiro já teria que começar, ai terminava lá e voltava direto pra sala de aula, era uma coisa assim muito cansativa... Não, não. Assim, às vezes... Eu comecei a trabalhar nessa escola no inicio do ano, antes eu trabalhei numa escola lá no Paar, trabalhei numa escola lá durante 22 anos..., Então, lá a orientadora

do curso, às vezes, me dava uma semana pra eu poder descansar um pouco. Às vezes, quando era no período de julho... E agosto eu não tinha... (SUJEITO 05)

Ao falar do ritmo de aulas e dessa estrutura física, fica evidenciada a forma como foi estruturado o curso para ser realizado por meio do PARFOR. Percebe-se nos depoimentos dos professores egressos que os aspectos da estrutura física, a logística era muito mais demandada pela intensificação da realização das disciplinas em módulos, condensados no período das férias, o que ocasionou o maior esforço físico e intelectual dos alunos nessa modalidade de curso, principalmente, quando ocorria a concomitância, citada no depoimento, das aulas na universidade e das aulas da escola em que o professor trabalha. Na afirmativa, se expressa também nos seguintes trechos de outro depoimento:

 Deu, aquela pessoa que se esforçou conseguiu aprender. [...] Eu falei assim curso pela metade, porque teve gente que aprendeu e teve gente que não aprendeu. Alunos que cursam um semestre em seis meses, imagina cursar em uma semana, e naquele ritmo de aula cansativo. Tu ia de manha e a tarde, ainda tinha que ler, fazer trabalho, fazer as coisas de casa, sabe... muita força de vontade (SUJEITO 04).

A estrutura de funcionamento dos cursos do PARFOR assemelha-se à estrutura da Interiorização implementada pela UFPA a partir da década de 80. A universidade se ampliou ao ofertar licenciaturas pelo interior do Estado, com o intuito principal formar professores. Utilizava desse mesmo modelo de organização modular, com funcionamento nos períodos entre semestres da educação básica, com o intuito de possibilitar a participação dos professores em que estes deixassem suas funções docentes de sala de aula (SOCORRO, 2007).

Outro modelo inspirador pra PARFOR/Pedagogia da UFPA no campus de Belém é a Pedagogia da Terra33 baseada na Pedagogia da Alternância34 referenciadas no PPC do curso. Isso foi mencionado pelas professoras/gestoras entrevistadas nessa pesquisa, quando questionadas sobre os eixos norteadores para elaboração do PPC.

 Em sua opinião, quais os princípios que nortearam, inicialmente, a proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia/Parfor?

33 Pedagogia da Terra, educação desenvolvida pelo Movimento dos Sem-Terra (MOLINA, 2012). 34 Pedagogia da Alternância que propõe a alternância entre o tempo que o estudante passa na escola

 Na primeira versão, nós consideramos importante em razão da experiência acumulada, fazer uma adaptação àquilo que nós tínhamos vivenciado com MST enquanto Pedagogia da Alternância. Na primeira versão, como nós adotamos o mesmo modelo de 1999, que foi o mesmo adotado da Pedagogia da Terra, o diferencial da pedagogia PARFOR para a Pedagogia da Terra dizia respeito a um núcleo do currículo que permitia uma flexibilidade maior para adaptarmos estudos para qualquer nível de especificidades que era o núcleo eletivo. Na Pedagogia da Terra, nós tínhamos um núcleo eletivo voltado para as discussões do campo e quando nós elaboramos o PPC do PARFOR na sua primeira versão, o núcleo eletivo, ele considerava as especificidades da Educação Básica, dos professores que estavam atuando na Educação Básica. E os demais núcleos, o básico e o núcleo específico não se diferenciavam nem na Pedagogia da Terra nem na Pedagogia PARFOR. Estes são núcleos de estudos que ao longo do tempo vem se configurando na pedagogia no Brasil, que dizem respeito aos estudos dos fundamentos da educação, no campo das didáticas, das metodologias e dos estágios. Não existem diferenças na configuração nesses dois núcleos (PROFESSORA GESTORA 01).

 Iniciativa que era um curso parecido com a experiência feita com alguns professores com a Pedagogia da Terra, com uma turma do MST, pelo PRONERA (PROFESSORA GESTORA 02).

Nesse sentido, é uma estrutura organizacional que é difícil para sua realização, pois ela requer desdobramentos físicos e intelectuais dos alunos. Uma vez que o esforço físico é constatado, criando uma rotina para cursar a graduação, que impacta no desempenho acadêmico, segundo os entrevistados:

 Pra mim que morava aqui, ainda foi difícil, imagina pra quem vinha do interior. A gente não tem escolha. Restam-nos as férias de tempo disponível, pra ter cursado o curso, ainda mais aquele professor que não tem tempo, trabalha nos dois horários (SUJEITO 04).

 Porque a gente pensava, ―o que nós estamos fazendo aqui?!‖ Porque a gente ouve um depoimento de um professor que te cobra humilhação, dizendo que não ia tirar leite de pedra, poxa, nós somos seres humanos, houve muitas falas que nos deixavam pra baixo, houve muitas perdas, ficava doente e não podia faltar, quer dizer, não tinha compreensão nenhuma... Suga muito, é muita leitura, você sai da sala de aula, tem o domingo, mas no dia seguinte tinha que esta lá, sabe... Eu achei puxado (SUJEITO 06).

Fatores que geraram também situações diversas, como as denunciadas por uma professora egressa, quando da concomitância que ocorriam no início ou final de módulos com o início ou final de ano letivo nas escolas em que os professores eram lotados:

 [...] tinha que pagar depois, dar aula dia de sábado... Eu não cheguei a pagar, mas conheço professores que fizeram isso, pagaram até 15 dias pra estar no PARFOR pra não perder a vaga, tiravam do próprio bolso [...]

porque eu precisava ir e ia... E nós chegamos a pagar horário, mas não chegamos a pagar dinheiro (SUJEITO 06).

As consequências de se optar em cursar a graduação pelo PARFOR vinham nessas formas de precarização da própria condição de vida e trabalho. O modelo do curso remete a tais acontecimentos, ainda que de forma transitória, uma vez que a duração do curso é de cerca de quatro anos/oito semestres.

Documentos relacionados