• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

4.2 PERCEPÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

4.2.2 Avaliação do Trabalho Desenvolvido nesse Estudo

O segundo intuito do questionário aos pais ou responsáveis seria a avaliação do projeto sob perspectiva e olhar dos próprios pais.

Todos os vinte e um (21) pais que responderam ao questionário, disseram que o resultado da pintura mural produzidas pelos alunos pode conscientizar outras pessoas sobre a segurança e saúde no trabalho rural. E puderam descrever como eles avaliam o trabalho desenvolvido nesse estudo.

Todos deram uma avaliação positiva, seis (06) participantes responderam suscintamente como bom e ótimo, cinco (05) destacaram a arte, ou pintura mural nas suas respostas e dez (10) participantes descreveram na sua avaliação referindo-se ao tema trabalhado. Seguem as respostas no quadro 34.

Quadro 34 - Avaliação do projeto pelos participantes da etapa 2 AVALIAÇÃO DO PROJETO

Relação com a Arte e/ou a pintura mural

R01 “Muito bom, é importante por conscientizar as pessoas, e para os alunos saberem o que é um trabalho de pintura mural diferenciando de pichação”

R02 “Bom para o desenvolvimento do aluno em relação aos conteúdos trabalhados na disciplina de Arte e poderem mostrar seus trabalhos aos outros”

R03 “Muito interessante este trabalho de arte, e o resultado da pintura com assunto que tem a ver com a área rural”

R04 “Muito bom como eles aprendem arte e acabam ensinando outras pessoas algo importante” R05 “Muito bom, meus filhos aprenderam muito sobre este estudo. Todas as segundas-feiras e quinta-feira

eles comentavam sobre a pintura mural e o que fizeram na aula de Arte”

Relação com o tema: Segurança e saúde no trabalho rural

R06 “Bom, para prevenir acidentes com as máquinas agrícolas e a importância do EPI” R07 “Achei importante falar sobre a prevenção no trabalho, dos alunos aprenderem sobre segurança do

trabalho também”

R08 “Eu achei muito interessante os alunos aprenderem sobre segurança no trabalho entre outras coisas que aprenderam, eu achei muito bacana”

R09 “Muito bom, porque pode ajudar as pessoas a evitar acidentes em seu próprio trabalho” R10 “Isto mostra a preocupação da escola com os alunos e a família, abordando esse assunto” R11 “Acho bom mostrar para os alunos a importância dos cuidados no campo, que não e tão simples quanto

parece”

R12 “Eu avalio como ótimo, pois é muito importante para as crianças que aprendam sobre a segurança e saúde no trabalho bem cedo, pois isso facilita para que mais tarde possam operar com segurança as

suas próprias vidas”

R13 “Muito importante pois é um jeito de conscientizar os alunos e também é uma preparação para o trabalho”

R14 “É bastante importante para que as pessoas reflitam e tenham mais cuidado no seu trabalho” R15 “Bom para se conscientizar outras pessoas que as vezes não tem muito conhecimento deste tema”

Fonte: Autoria própria

E para finalizar o questionário, foi dado oportunidade aos participantes da pesquisa, complementar ou não a sua avaliação com a questão: Você tem algo a mais para acrescentar?

Treze (13) participantes não preencheram ou escreveram não, cinco (05) escreveram comentários de felicitações, como: “Não, pois está mais que completo. Muito bem e os parabéns para você e para os alunos” (R13); “Parabéns por seu trabalho e preocupação com este assunto”R16; “Gostamos muito do trabalho de vocês, muito interessante. Parabéns professora” ( R10); “Foi muito legal e muito bom. Estão de parabéns” (R05); “A professora está de parabéns! O projeto foi muito bem pensado” (R17). Dois (02) fizeram elogios como: “Deveriam ser feitos mais trabalhos assim” (R02); “sobre as pinturas achei diferente e muito bonitas”

(R07). Um (01) pai fez um agradecimento, “Agradecemos pela a oportunidade de avaliar e participar do projeto que os alunos juntamente com a professora sobre o assunto” (R12).

Os relatos apresentados pelos participantes, da etapa 2, possibilitaram identificar as percepções do trabalho realizado, que na maioria dos alunos refletiu no cotidiano das famílias e as opiniões ao projeto, expressas pelos responsáveis, foram positivas e as felicitações, elogios e agradecimento pelo trabalho, na palavra livre, foi muito satisfatório.

Fotografia 13 - Etapa 2: Percepção dos pais ou responsáveis

Fonte: Autoria própria

Muitas vezes temos contato com os pais para falar do rendimento dos seus filhos na escola, mas, nesse caso, foi muito importante saber a opinião dos pais quanto ao projeto e envolvimento deles nas atividades de ensino/aprendizagem. Esta parceria entre pais e a escola é considerado um aspecto importante no processo educativo do indivíduo. Segundo Souza e Filho (2008, p.8) a sintonia entre escola e família “é fundamental para que criem uma força de trabalho capaz de provocar a mudança da estrutura social.”

É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Família e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando. (SOUZA; FILHO, 2008, p.8)

Este envolvimento dos pais e a escola é muito importante para os alunos e aos pais também, como foi citado no comentário de R12, se sente agradecido em colaborar com a

pesquisa: “Agradecemos pela a oportunidade de avaliar e participar do projeto que os alunos juntamente com a professora sobre o assunto”.

Entre algumas respostas avaliando o projeto, quatro participantes se referiram sobre a importância deste trabalho para conscientização de outras pessoas. “Bom para se conscientizar outras pessoas que às vezes não tem muito conhecimento deste tema” (R15), “É bastante importante para que as pessoas reflitam e tenham mais cuidado no seu trabalho” (R14), “Muito bom, porque pode ajudar as pessoas a evitar acidentes em seu próprio trabalho” (R09),“Muito bom como eles aprendem arte e acabam ensinando outras pessoas algo importante”(R04).

Portanto, estes pais acreditam na contribuição da pintura mural realizada pelos alunos para outras pessoas, confirmando assim a função social da obra. Realmente, isto ocorreu, e dois fatos, que serão descritas na próxima seção, comprovam a função social da pintura mural.