• Nenhum resultado encontrado

f) cometer fraude fiscal

Apêndice 9 AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS

1. INFORMAÇÕES PRELIMINARES

1.1. A prestação dos serviços deste contrato – limpeza predial, asseio e conservação – será avaliada por medições periódicas, consoante métricas e critérios que deverão ser empregados na gestão contratual definidas neste Apêndice.

1.2. O preço que deverá ser fixado em contrato para os serviços discriminados no edital se referirá à execução com a máxima qualidade. Portanto, a execução contratual que não atinja os objetivos dos serviços contratados, implicará ajuste do pagamento proporcional ao mensurado mensalmente.

1.3. Entretanto, eventuais falhas e descumprimentos contratuais que se verificarem serão devidamente apurados em processos administrativos próprios e podem resultar em aplicação de penalidade, sem prejuízo de possível rescisão do contrato, na forma prevista na lei.

2. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE LIMPEZA

2.1 Os procedimentos de limpeza por ser adotados deverão observar a prática da boa técnica e as normas estabelecidas pela ECT:

a) Limpar:

I – de cima para baixo;

II – do mais distante para o mais próximo; III – de dentro para fora;

IV – de trás para frente;

V – organizadamente, sem transtornos para quem estiver no ambiente; b) Usar panos limpos;

c) Evitar derrame de água no chão ao limpar móveis, objetos, paredes; d) Manter os equipamentos limpos e secos;

e) Comunicar à CONTRATANTE sempre que houver estragos nos móveis e equipamentos; f) Zelar pela manutenção dos móveis e equipamentos da CONTRATANTE e da CONTRATADA; g) Retirar e pôr no mesmo local objetos e papéis que estiverem em cima de mesa ou de bancadas; h) Impedir o jogo de papéis e de objetos no lixo, sem a devida autorização;

i) Habilitar os profissionais para o uso de equipamentos específicos destinados à limpeza das áreas; j) Sinalizar corredores e áreas de grande circulação, durante o processo de limpeza, dividindo a área em

local de livre trânsito e de local impedido;

k) Observar os procedimentos que devem ser realizados com a utilização de luvas; l) Coletar o lixo nas freqüências indicadas, e sempre que necessário.

m)Utilizar na prestação dos serviços somente produtos que possuam garantia de qualidade, série NB-9000 da ABNT ou substitutivo, atendam aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação vigente e sejam submetidos a previa apreciação e aprovação da CONTRATANTE.

3. MÉTRICAS DE LIMPEZA

3.1. A avaliação dos serviços compreenderá a mensuração dos seguintes aspectos:

a) Resultados obtidos em relação aos serviços prestados pela CONTRATADA, com a verificação dos prazos e cronograma de execução e da qualidade demandada;

b) Recursos humanos empregados, em função da produtividade de referência contratada; c) Qualidade e quantidade dos recursos materiais, equipamentos e técnicas de limpeza utilizada; d) Cumprimento das demais obrigações decorrentes do contrato.

e) Satisfação do público usuário.

4. CONCEITOS DE DESEMPENHO

4.1. Definição dos conceitos de desempenho

4.1.1 Conceito ótimo:

a) Inexistência de: I - poeira; II – sujidade. b) Vidros limpos;

c) Todos os porta-papéis e saboneteiras limpas e abastecidas corretamente; d) Coletores de lixo limpos com embalagens e acondicionamentos adequados; e) Funcionários:

I - devidamente treinados para executar os serviços; II - com uniformes e EPI em ótimas condições de uso.

f) Material, equipamentos, utensílios e produtos conforme especificados, em quantidade suficiente e em ótimas condições de uso;

g) Estado de limpeza e perfeita conservação dos utensílios.

4.1.2 Conceito bom:

a) Ocorrência, em local isolado, de: I - Poeira;

II - Sujidade; III - Vidros sujos;

IV - Porta-papéis e saboneteiras sujas e/ou parcialmente abastecidos;

V - Coletores de lixo, sujos, com embalagens e acondicionamento adequados. b) Ocorrência isolada de funcionários:

I - sem treinamento para execução dos serviços;

II - parcialmente uniformizados ou sem EPI em boas condições de uso;

c) Fornecimento de material, equipamentos, utensílios e produtos não especificados e/ou em quantidade insuficiente;

d) Utensílios e equipamentos conservados, limpos e em boas condições de uso.

4.1.3 Conceito regular:

a) Ocorrência, em vários locais, de: I - poeira;

II- sujidade; III- vidros sujos;

IV - porta-papéis e saboneteiras sujas e parcialmente abastecidos;

V - coletores de lixo, sujos, ou com embalagens e acondicionamento inadequado; b) Ocorrência de funcionários:

I - sem treinamento para execução dos serviços;

II - parcialmente uniformizados ou sem EPI em condições regular de uso;

c) Fornecimento de material, equipamentos, utensílios e produtos não especificados e em quantidade insuficiente, em vários locais;

d) Utensílios e equipamentos cuja limpeza e conservação demonstram condições de uso regular.

4.1.4 Conceito ruim:

a) Ocorrência, em todos ou na maioria dos locais, de: I - de poeira

II - sujidade; III - vidros sujos;

IV- porta-papéis e saboneteiras sujas e parcialmente abastecidos;

V - coletores de lixo, sujos, ou com embalagens e acondicionamento inadequado. b) todos ou a maioria dos funcionários:

I - sem treinamento para executar os serviços;

II- parcialmente uniformizados ou em péssima condição de uso ou sem EPI;

c) Em todos ou na maioria dos locais, material, equipamentos, utensílios e produtos não especificados e em quantidade insuficiente,

d) Utensílios e equipamentos cuja limpeza e conservação demonstram condições de uso ruim.

5. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

5.1. A avaliação do desempenho dos serviços contratados limita-se à atribuição, no formulário de avaliação de qualidade dos serviços dos conceitos ótimo, bom, regular e ruim, de pontuações para cada item, a avaliação é consolidada por unidade, consoante a equação:

Ni = (C * P)/∑P, onde

C é o conceito individual de cada item avaliado, que pode ser atribuído assim:

Ótimo = 100 Bom = 90 Regular = 80 Ruim = 70

P é o peso atribuído a cada item avaliado.

5.2 A pontuação da avaliação do desempenho da contratada (D), por unidade, será obtida com o resultado do somatório total de pontos obtidos (Ni): D = ∑Ni

5.2.1 Uma vez aferida a pontuação de avaliação do desempenho da unidade, será indicado o ajuste de pagamento (subitem 5.3).

5.2.1.1 O percentual do ajuste de pagamento por insatisfatória prestação dos serviços aplica-se sobre o valor que deverá ser faturado da unidade avaliada, emitido no mês subsequente ao da avaliação.

5.3 Descrição dos intervalos de aferição da pontuação:

5.3.1 Caberá à CONTRATANTE designar responsável para acompanhamento, controle e atesto da qualidade dos serviços prestados de acordo com as avaliações processadas pelo Sistema de Gestão Informatizado da ECT.

5.3.2 Os resultados das avaliações serão disponibilizados à CONTRATADA por meio de relatório de aferição da qualidade da prestação dos serviços, emitido mensalmente e enviado até o vigésimo dia do mês subsequente ao mês de execução dos serviços.

5.3.2.1 O(s) documento(s) fiscal(is) válido(s) referente(s) ao primeiro mês de execução do contrato deverá(ao) considerar a execução dos serviços na faixa de pontuação máxima.

5.3.2.2 O(s) documento(s) fiscal(is) válido(s) emitido(s) com referência aos serviços prestados a partir do

segundo mês deverá(ao) considerar o valor mensal dos serviços na faixa de pontuação máxima do mês

de competência de sua execução e o valor do ajuste de pagamento referente aos serviços prestados no mês anterior ao mês de competência da execução faturada. O respectivo(s) ajuste(s) de valor (es) será indicado no relatório de aferição da qualidade da prestação dos serviços enviado pela CONTRATANTE no prazo citado no item 5.3.2.

5.3.2.3 Nos casos de indicação de ajuste de pagamento, a CONTRATADA obriga-se a emitir o documento(s) fiscal(is) válido(s) nas condições estabelecidas no item 5.3.2.2.

5.3.2.4 A CONTRATADA poderá, no prazo de até 30 (trinta) dias úteis a contar do recebimento do relatório mensal, contestar os resultados das avaliações por meio de recurso administrativo.

5.3.2.5 Caso seja deferido o recurso administrativo, a CONTRATADA poderá emitir nota fiscal complementar para pagamento das diferenças apuradas.

FAIXA DA

Documentos relacionados