• Nenhum resultado encontrado

5 Avaliação e monitoramento de emissões atmosféricas

O Fornecedor deve desenvolver um programa para monitorar a composição de emissões atmosféricas e calcular os caudais mássicos de todas as fontes identificadas no inventário de emissões atmosféricas.

O Fornecedor deve realizar teste analítico anual das emissões atmosféricas para garantir conformidade com os requisitos normativos aplicáveis e com esta Norma. As amostras de emissões atmosféricas devem ser coletadas em condições normais de operação e testadas por parâmetros identificados como poluentes atmosféricos potenciais.

As emissões atmosféricas devem ser controladas abaixo de qualquer nível de emissão regulamentada.

O Fornecedor deve enviar relatórios do monitoramento de emissões atmosféricas conforme exigido por cada agência regulamentar aplicável e deve obter todas as licenças necessárias para manter a conformidade normativa. Além disso, os relatórios de monitoramento devem ser mantidos em formato eletrônico e disponibilizados à Apple para revisão mediante sua solicitação.

Gestão de Emissões Atmosféricas 86 Versão: 4.3 | Data de Vigência: 1º de janeiro de 2017

6 Resposta a emergências

O Fornecedor deve implementar ações de prontidão e resposta a emergências para o caso de mau funcionamento, falhas, manutenção e/ou modificações no sistema de controle de emissões atmosféricas, como se segue:

• Para poluentes atmosféricos perigosos (HAPs), o equipamento do processo

destinado ao sistema de controle de emissões atmosféricas deve suspender as operações imediatamente para impedir que emissões atmosféricas não controladas escapem na atmosfera. O Fornecedor deve instalar e manter um sistema de desligamento automático no qual qualquer operação de emissão de HAP seja interrompida quando o fluxo dessas operações for desviado do sistema de controle de emissões atmosféricas — por exemplo, para uma linha de desvio — independentemente das circunstâncias ou de o sistema de controle de emissões atmosféricas ser desligado ou falhar.

• Para poluentes atmosféricos não perigosos, os equipamentos do processo destinados ao sistema de controle de emissões atmosféricas devem suspender as operações em até 72 horas se nenhuma ação corretiva tiver sido executada para impedir que as emissões não controladas escapem na atmosfera, a menos que a suspensão seja exigida imediatamente pelos regulamentos aplicáveis.

Mediante recebimento de qualquer reclamação da comunidade, o Fornecedor deverá realizar o monitoramento das emissões atmosféricas para verificar o status delas e implementar as medidas corretivas, se houver, em tempo hábil.

Mediante recebimento de qualquer Aviso de violação das autoridades, o Fornecedor deverá se comunicar com as agências reguladoras apropriadas e/ou autoridades em tempo hábil para informar todas as partes relevantes sobre as violações e, imediatamente, tomar as medidas corretivas ou, de outra forma, instruídas pelas autoridades.

O Fornecedor deve notificar a Apple em até 7 dias e notificar todas as outras agências reguladoras apropriadas conforme exigido pelas regulamentações aplicáveis caso ocorra algum evento ambiental incomum. Nos dois casos

(emissões atmosféricas perigosas ou não perigosas), o Fornecedor deve identificar a causa provável do evento ambiental incomum e todas as medidas corretivas ou preventivas tomadas.

7 Operações e manutenção

As tecnologias de controle de poluição do Fornecedor devem estar em operação antes de o Fornecedor gerar qualquer poluente.

O Fornecedor deve planejar e fornecer tempo adequado para a implementação de alterações e a obtenção de aprovações para qualquer alteração que possa mudar as fontes de emissões atmosféricas, a composição de emissões atmosféricas, o caudal mássico, a tecnologia de controle de emissões atmosféricas ou os requisitos de monitoramento de emissões atmosféricas.

O Fornecedor deve desenvolver programas de manutenção preventivos e operacionais para todos os equipamentos que geram emissões atmosféricas, dispositivos de controle de emissões atmosféricas e equipamentos de

monitoramento de emissões atmosféricas. Os programas devem incluir o seguinte: • Responsabilidades do funcionário documentadas e claramente definidas e

requisitos de treinamento para operação, inspeção e manutenção dos sistemas de controle de emissões atmosféricas.

• Procedimentos operacionais padrão para manutenção preventiva que

incorporam especificações, recomendações e práticas padrão aceitas e relevantes dos fabricantes.

Definições

Equipamentos de processo As máquinas ou os equipamentos que usam ou geram a substância poluente associada aos sistemas de controle de emissões atmosféricas. Aviso de violação (AV)

Um método por escrito de alegar: 1) uma violação que não se qualifica como uma violação secundária para a qual um “Aviso de Conformidade” é o único meio permitido de citação ou 2) uma violação secundária que não foi corrigida no tempo determinado.

Eventos ambientais incomuns Incluem, entre outros, descontrole dos equipamentos de processo (por exemplo, aumento de carga), desastres naturais, colapsos do sistema de controle de emissões, acidentes e quedas de energia. Esses eventos levam a falhas nos sistemas de controle de emissões e a emissões de poluentes além dos limites permitidos.

Gestão de Emissões Atmosféricas 87 Versão: 4.3 | Data de Vigência: 1º de janeiro de 2017

• Parâmetros-chave identificados e documentados para monitorar a eficácia do sistema de controle de emissões atmosféricas e determinar a frequência das inspeções de rotina com base em requisitos regulatórios ou de autorizações, requisitos de manutenção preventiva e outros fatores para garantir que os equipamentos sejam mantidos em bom estado de funcionamento. O plano de inspeção deve cobrir todos os turnos durante as operações comuns da instalação. • Procedimentos operacionais documentados para desligamento dos sistemas de

controle de emissões atmosféricas. Antes que qualquer sistema de controle de emissões atmosféricas seja desligado por qualquer motivo planejado (por exemplo, paralisação para manutenção), o equipamento do processo destinado ao sistema de controle de emissões atmosféricas deve ser suspenso e colocado em um estado que impeça a liberação das emissões atmosféricas. O equipamento do processo associado poderá retomar as operações somente quando o sistema de controle de emissões atmosféricas estiver funcionando corretamente. O Fornecedor deve realizar uma inspeção periódica dos dispositivos de controle de emissões atmosféricas para identificar e corrigir qualquer deficiência operacional. Deve ser mantido um registro dos problemas de inspeção e manutenção identificados e corrigidos.

8 Treinamento e comunicação

O Fornecedor deve oferecer treinamento por requisitos locais e nacionais aos funcionários envolvidos na manutenção e inspeção dos sistemas de controle de emissões atmosféricas relacionados. Os funcionários devem receber o treinamento a seguir além de todos os outros treinamentos ou instruções necessários:

• Identificação e compreensão dos locais da fonte de emissões atmosféricas, colunas de exaustão e tecnologia de controle de emissões atmosféricas aplicáveis.

• Procedimentos de resposta apropriados no caso de ventilação ou falha do sistema de controle de emissões atmosféricas.

• Treinamento de protocolo e requisitos operacionais específico para manutenção dos dispositivos de controle de emissões atmosféricas implantados na instalação.

9 Documentação

O Fornecedor deve manter cópias por escrito da documentação e dos dados de emissão atmosféricas dos últimos 5 anos ou de acordo com os requisitos das normas locais, consoante o que for mais longo. Todos os registros e a

documentação de emissões atmosféricas devem ser disponibilizados à Apple para revisão mediante sua solicitação. Os documentos que devem ser guardados incluem, entre outros:

• Inventários de fontes de emissões atmosféricas

• Resultados de teste e monitoramento de fontes de emissões atmosféricas • Licenças, permissões e outros documentos de registro normativo

• Registros de expansão, renovação ou novos dispositivos de controle de emissões atmosféricas, permissões ou correspondência normativa

• Registros por escrito de comunicações relacionadas às emissões atmosféricas com partes externas, incluindo, entre outras, grupos de comunidade, agências regulamentares e autoridades locais

• Todos os registros de inspeção e manutenção

• Relatórios de eventos ambientais incomuns e ações corretivas executadas • Registros de todas as ações corretivas, retificações ou ações de acompanhamento

Gestão de Emissões Atmosféricas 88 Versão: 4.3 | Data de Vigência: 1º de janeiro de 2017

O Fornecedor deve manter os registros de treinamento do pessoal dos últimos cinco anos atribuído à operação, inspeção e manutenção dos sistemas de controle de emissões de ar ou de acordo com os regulamentos aplicáveis, consoante o que for mais longo.