• Nenhum resultado encontrado

Data: 27/10/12 Idade da criança: 3 anos

Competências Pessoais e Sociais em Educação Pré-Escolar

Atitudes Comportamento no grupo Domínios essenciais  Autoestima  Auto-organização/iniciativa  Curiosidade e desejo de aprender  Criatividade  Ligação ao mundo

 Competência social  Motricidade fina  Motricidade grossa  Expressões artísticas  Linguagem  Pensamento lógico, conceptual e matemático  Compreensão do mundo físico e tecnológico  Compreensão do mundo social ATITUDES Autoestima A criança…

a) Evidencia comportamentos que expressem tensão emocional, conflitos internos, experiências dolorosas ou traumáticas?

A criança não apresenta nenhum destes comportamentos.

b) Compreende os seus próprios sentimentos e as suas necessidades e tem autoconfiança suficiente que lhe permite expressá-los adequadamente?

É capaz de compreender e expressar os seus sentimentos e reconhece vários sentimentos provenientes do outro. No seu dia-a-dia, exterioriza de forma apropriada e clara as suas necessidades e consegue satisfazê-las, autonomamente.

c) Evidencia autoconfiança e sentido de valor pessoal?

O Lucas apresenta interesse em experimentar novas atividades, gosta de desafios e não desiste perante as dificuldades. Manifesta sem qualquer receio as suas ideias em grande e em pequeno grupo. Fica um pouco agitado perante mudanças e surpresas. Demostra muita satisfação quando consegue realizar as atividades a que se propõe e, principalmente quando ajuda os outros. d) Apresenta sentido de responsabilidade relativamente ao seu bem-estar, evidenciando cuidado consigo própria e assertividade?

Nota-se que o Lucas já vai tomando consciência dos seus atos, começando a compreender que o seu comportamento e o dos colegas podem ter consequências, o que, algumas vezes, o faz agir de maneira a manter a segurança e a proteção. A criança, quando implicada numa atividade consegue contornar o comportamento perturbador dos colegas e quando não o consegue recorre a ajuda de outo colega ou de um adulto.

Nível: 1 2 3 4 5

Auto-organização / Iniciativa A criança…

a) Evidencia “vontade” em se focalizar num desejo, intenção ou plano; empenho e resistência perante distrações e obstáculos?

Na maioria das vezes demonstra motivação e empenho na realização de diversas atividades, não desiste perante as dificuldades que surgem e, algumas vezes, consegue resistir a distrações.

b) É capaz de identificar necessidades, determinar o que é realmente importante, fazer escolhas e tomar decisões?

A criança consegue identificar as suas necessidades e concretizá-las, consegue também determinar o que é mais importante, fazer escolhas e tomar decisões de forma

autónoma.

c) É capaz de conceber uma sucessão de ações necessárias para se atingir um objetivo e monitorizar a atividade com flexibilidade?

Na maioria das vezes consegue seguir instruções e realizar as atividades de forma autónoma. Por vezes, não compreende o facto de não poder explorar as áreas da sala por estas já estarem completas com outros colegas, sendo necessário a intervenção do adulto. Expressa por vezes alguma flexibilidade e ideias criativas aquando da realização de trabalhos com recurso a diferentes materiais.

d) Consegue distanciamento, quando envolvida numa atividade, para ver se as coisas estão a correr bem, para pensar em estratégias mais eficazes, para aprender com as experiências? A criança, por vezes, evidencia algum distanciamento chegando a propor estratégias/soluções para modificar o rumo de uma atividade que não esteja a correr como desejado.

e) Está altamente motivada para usar a sua capacidade de organização para contribuir para o bem-estar de todos?

O Lucas voluntaria-se muitas vezes para ajudar os colegas e os adultos com o intuito de proporcionar o bem-estar no grupo.

Nível: 1 2 3 4 5

A preencher no final, dado serem dimensões a analisar no âmbito de outras áreas de competência:

Curiosidade e desejo de aprender

Nível: 1 2 3 4 5 Criatividade Nível: 1 2 3 4 5 Ligação ao mundo Nível: 1 2 3 4 5 COMPORTAMENTO NO GRUPO Competência social A criança…

a) Gosta de explorar o mundo dos sentimentos e dos comportamentos e tem um interesse espontâneo pelas pessoas: gosta de as observar, procura o contacto, inicia interações e estabelece relações positivas?

O Lucas apesar de ser uma criança muito ativa, no que diz respeito ao mundo dos sentimentos explora-o pouco, manifestando interesse em interagir sempre com os mesmos colegas.

b) Reconhece e identifica os seus próprios sentimentos, sendo capaz de os expressar e de os comunicar aos outros?

Pouco a pouco começa a identificar os seus sentimentos (alegria, tristeza, medo,

orgulho), descrevendo-os, mas não gosta muito de falar sobre eles. É capaz de expressá- los de forma verbal e não-verbal.

c) Tem consciência crescente das suas características pessoais, capacidades, fraquezas e talentos?

Consegue nomear o que gosta e o que não gosta e quais são os seus principais

interesses. Tem consciência das atividades que consegue realizar sozinho e aquelas que não consegue, primeiro tenta desenvincilhar-se sozinho e só então recorre à ajuda de um adulto.

d) É capaz de se colocar na perspetiva dos outros e de reconhecer os seus sentimentos, as suas perceções e os seus pensamentos?

O Lucas, através da observação, consegue identificar se uma pessoa está alegre ou triste. E quando lhe é explicado, consegue compreender a razão de essa pessoa estar a

evidenciar determinado sentimento, o que por sua vez fá-lo compreender que os sentimentos se alteram dependendo das situações que ocorrem.

e) Reconhece diferentes formas de relação com o outro em situações concretas e fala sobre elas?

Consegue identificar diversas formas de interagir com o outro, tais como ajudar, incomodar, colaborar. Geralmente reconhece os sentimentos que as pessoas exteriorizam.

f) Faz boas interpretações de interações sociais em diferentes tipos de situação e antecipa e prediz o comportamento, considerando o contexto social e cultural e características pessoais, como idade ou temperamento?

Sendo a exploração de histórias uma das atividades preferidas do Lucas, isto faz com que ele adquira uma boa capacidade em fazer interpretações de interações sociais e de prever o que irá acontecer quando ouve contar histórias.

g) É sensível às necessidades, perspetivas e sentimentos dos outros e dispõe de um vasto repertório comportamental para responder adequadamente em situações sociais,

procurando contribuir para o bem-estar de todos?

A criança tem alguma dificuldade em responder às necessidades dos outros e em respeitar os colegas e as regras de convivência criadas pelo grupo. Contudo, gosta imenso de cooperar com os outros, voluntariando-se e quando está implicado numa atividade tem a capacidade de primeiro escutar e só depois fazer as perguntas.

Nível: 1 2 3 4 5

Documentos relacionados