• Nenhum resultado encontrado

15 – PROJETO PEDAGÓGICO

3 PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL VISANDO AO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR

3.3 A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NA UNIDADE EDUCACIONAL INVESTIGADA

Segundo Conde (2012), monitorar uma política pública como o Programa Ensino Médio Inovador é importante, pois permite acompanhar o cumprimento das etapas burocráticas da implementação da política e corrigir o que precisar de correção. Já a avaliação é importante porque é uma resposta ao investimento público feito durante as fases da política. A avaliação deve permitir a aferição acerca do alcance das metas, dos objetivos, do alcance, da eficiência, da eficácia e da efetividade da política pública.

No caso do monitoramento e avaliação do PROEMI, o Documento Orientador de 2013 apresenta tópico (9.3, p.31) que delega a avaliação e acompanhamento do programa à Secretaria de Educação Básica/MEC, em parceria com as Secretarias Estaduais e Distrital, por meio do Sistema PDDE Interativo. No que se refere ao PROEMI na unidade educacional pesquisada, o monitoramento não aconteceu, uma vez que nenhum agente do sistema macro, nem da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM) nem do Ministério da Educação, acompanhou o desenrolar da política durante sua implementação.

A avaliação aconteceu apenas na forma de prestação de contas feita pelos representantes da unidade educacional à Seduc/AM. No entanto, essa avaliação restringiu-se apenas ao uso da verba federal pela unidade educacional. Não houve a discussão acerca dos índices educacionais, para promover o redesenho curricular proposto pelo PROEMI.

Como proposição para a avaliação das ações do PROEMI dentro da unidade educacional pesquisada, propõe-se a elaboração de relatórios por parte de todos os membros da equipe pedagógica de implementação. Como foi considerado no item anterior, sobre a proposição de uma culminância interdisciplinar para o PROEMI, os (as) alunos (as) diretamente ligados aos macrocampos elaborarão um relatório acerca das suas impressões das ações implementadas, um relatório para cada macrocampo. Com base nesses relatórios, os (as) coordenadores (as) poderão elaborar um relatório parcial a ser entregue ao (à) professor (a) articulador (a) de projetos, que por sua vez elaborará um relatório final.

Na jornada pedagógica que normalmente inicia o ano letivo, o (a) professor (a) articulador (a) de projetos pode considerar os pontos altos desse relatório final, a fim de promover uma discussão acerca dos pontos fortes e fracos observados na implementação do PROEMI no ano anterior. Essa discussão, junto com a análise dos índices escolares, poderá fomentar a proposição de alternativas para a resolução dos problemas verificados no ano anterior.

Propõe-se adicionalmente que o Projeto Político e Pedagógico (PPP) da unidade educacional possa incorporar de forma mais incisiva o Programa Ensino Médio Inovador nas suas linhas e entrelinhas. A menção ao trabalho pedagógico interdisciplinar existe no PPP. No entanto ela precisa ser reforçada e assegurada. As ações do PROEMI podem ser a forma de se conseguir isso.

É verdade que grande parte dos problemas encontrados se derivam de situações além da capacidade de decisão por parte da unidade educacional.

O aumento da carga horária total para o ensino médio (de 2.600 para 3.000 horas) não é algo restrito apenas à autonomia da unidade escolar que implementa o PROEMI. O sistema macro a que a escola pertence tem responsabilidade e tem de ter compromisso para com esse impacto no ensino médio. A implementação de que trata esse estudo exigiu da unidade educacional pesquisada pessoal e espaço para receber as atividades dos macrocampos do PROEMI. Havia dependências para essas atividades, mas já estavam ocupadas pelos (as) alunos (as) matriculados (as) nos três turnos.

Dessa forma, na fase de formulação da política, devia ser indicado como as escolas de ensino médio que funcionam nos três turnos poderiam oferecer as atividades no contra turno. Detectado esse problema na fase de monitoramento e de avaliação, a equipe externa responsável por isso deveria ser consultada a fim de oferecer propostas de solução. A equipe pedagógica da unidade educacional observou o problema, consultou a equipe pedagógica do Distrito Educacional 04, representante direto da Seduc/AM, que veio à escola, mas não tinha autonomia para resolver de forma satisfatória a situação. Como foi dito anteriormente, a solução sugerida foi criar um sexto tempo, sem aumento de remuneração para os implementadores. Portanto, o acompanhamento não gerou a decisão que poderia ter solucionado o problema.

O que se observa quanto à fase de monitoramento e avaliação de uma política pública é que ela depende de diversos fatores, dimensões e indicadores. No caso da implementação do PROEMI na unidade educacional tomada para essa pesquisa, essa fase não se efetuou de forma satisfatória. Portanto, o caso de gestão em questão exige um plano de ação de oriente a implementação de forma que ela possa atingir as metas, os objetivos, o alcance, a eficiência, a eficácia e a efetividade propostas para a política pública.

Para favorecer a proposição de uma avaliação interna que possa resultar em um direcionamento mais seguro às ações a serem implementadas dentro do Programa Ensino Médio Inovador, elaborou-se o seguinte quadro:

Quadro 8 – A Avaliação dentro da Unidade Educacional Credenciada no Programa Ensino Médio Inovador

Etapa Detalhamento

O que será feito? Promover uma avaliação interna dentro do Programa Ensino Médio Inovador.

Por que será feito? Para a condução mais segura e coerente de ações que visem dirimir as dificuldades verificadas durante a implementação do Programa Ensino Médio Inovador.

Onde será feito? Na unidade educacional a ser credenciada no Programa Ensino Médio Inovador.

Quando será feito? No final e início do ano letivo.

Por quem será feito? Gestor (a), secretário (a), professor (a) articulador (a) de projetos, a equipe pedagógica de implementação do Programa Ensino Médio Inovador e toda a comunidade escolar.

Como será feito? Cada coordenador de macrocampo elaborará um relatório com base em suas impressões e com base nos relatórios apresentados por volta da culminância interdisciplinar do Programa Ensino Médio Inovador. Com base nesses relatórios, o (a) professor articulador (a) de projetos elaborará um relatório final, que será apresentado na semana pedagógica no início do ano letivo para a discussão de proposições de alternativas para dirimir as dificuldades encontradas.

Quanto custará fazer? Não há custo.