• Nenhum resultado encontrado

Com o objetivo de realizar a análise do desempenho do dispositivo foram avaliadas algumas características, dentre elas, a reprodutibilidade do processo de fabricação dos dispositivos. Uma análise mais complexa relacionada à precisão e à reprodutibilidade das respostas dos sensores é necessária, mas foge do escopo deste trabalho.

Para avaliar o desempenho dos dispositivos, o primeiro passo foi verificar se os filmes contendo Ecoflex/DOP/MEH-PPV apresentam variações em suas propriedades mecânicas, e posteriormente ópticas antes e depois de irradiados (120 min) à temperatura ambiente. Para tanto, foram obtidos os espectros de absorção mostrados na Figura 5.3 do item 5.2 no Capítulo 5.

Notou-se que, estes dispositivos quando armazenados com a ausência de luz, apresentam estabilidade em suas cores e princípios de funcionamento. Para tanto, o sensor apresenta linearidade de resposta em função do tempo de exposição à radiação para as diferentes medidas de absorção avaliadas. Outro fator observado é que os sensores fabricados

50

apresentam as mesmas características iniciais, ou seja, a confecção dos sensores, mesmo sendo realizada por técnicas bastante simples, produz dispositivos equivalentes, requisito necessário para a produção em escala.

Finalmente, a faixa de operação do sensor foi avaliada de acordo com sua resposta à luz solar, ou seja, no controle dos raios UV solares (100 - 400 nm).

Dessa forma, os dispositivos desenvolvidos neste trabalho são capazes de informar de forma simples e em tempo real, da necessidade de reaplicação de filtro protetor solar, o que mostra a legitimidade do sensor desenvolvido no controle e monitoramento da radiação solar a qual a humanidade está sujeita.

Para facilitar a compreensão dos pontos destacados, a Tabela 6.I mostra as características de cada item.

Tabela 6.I. Característica e suas definições dos pontos avaliados no sensor.

CARACTERÍSTICA DEFINIÇÃO

Aceitabilidade Atrativo/Fácil leitura

Otimização Utilização de plastificantes

Eficiência Custo/Benefício (< R$ 1,00)

Eficácia Monitoramento em tempo real

Estabilidade Quando na ausência de luz

Linearidade Resposta em função do tempo de exposição

51

CAPÍTULO VII

CONCLUSÃO

Ao longo do desenvolvimento deste trabalho de mestrado foi proposto, fabricado e analisado um sistema orgânico luminescente para utilização no monitoramento da radiação solar, tendo como princípio de funcionamento a fotodegradação do polímero conjugado MEH-PPV e sua consequente mudança de cor.

A exposição do sistema composto por Ecoflex, DOP e MEH-PPV à radiação solar, resultou em alterações gradativas na cor emitida, do vermelho ao transparente, passando pelo laranja-amarelo, devido, principalmente às mudanças nas propriedades ópticas do MEH-PPV induzidas pela radiação. Essas mudanças, advindas de aplicações do MEH-PPV em dispositivos luminosos, sobretudo diodos emissores de luz (LEDs) e displays, possibilitou, neste trabalho, o desenvolvimento de um sistema para uso no controle de radiação solar que demonstrou, com os resultados obtidos neste trabalho, responder à radiação UV solar, e apresentar resposta óptica à radiações não-ionizantes, sobretudo radiações do tipo azul e UV.

A exposição inapropriada sob radiações não-ionizantes, isto é, sem orientação e condições previstas para cada tipo de utilização, pode causar diversos problemas, como danos permanentes a saúde humana, consequência de alterações no DNA, ou até mesmo em tratamentos artificiais, como a subdosagem em fototerapia neonatal. Os métodos hoje existentes para o monitoramento da exposição à radiação solar apresentam algumas limitações, como o alto custo e complexidade dos equipamentos e dispositivos utilizados para o monitoramento do acumulo de dose absorvido, em especial para indivíduos em países subdesenvolvidos, tornando- os de difícil acesso. Neste contexto, o desenvolvimento de um sistema de baixo custo, de fácil leitura e de resposta em tempo real, e sobretudo, à base de um polímero conjugado para garantir a eficiência utilizando a radiação, foi a principal contribuição deste trabalho.

Em relação aos resultados relacionados às propriedades ópticas do sistema induzidas pela radiação solar, o sistema orgânico apresentou alteração de fotoluminescência com 120 min de exposição à luz solar. Dentre alguns fatores que fazem com que esse sistema possa ser utilizado como um sensor para monitoramento da exposição à radiação solar, tem-se:

 O sistema é flexível e pode ser aplicado em superfícies com diferentes curvaturas e/ou rugosidade, assim como em vestimentas ou até mesmo sobre a pele;

52  Mudanças graduais na cor emitida pelo sistema, do vermelho ao transparente, passando

pelo laranja-amarelo, dependendo da dose de radiação a qual foi exposto;

 Análise de espectros de absorção para o sistema, que demonstram que a mudança de cor no sistema está diretamente relacionada à exposição deste à radiação;

Além disso, as principais vantagens deste sistema, como um sensor para monitoramento, são mostradas a seguir:

Inovação: Os dispositivos apresentam como princípio de operação a mudança de cor, a

partir da alteração irreversível das propriedades físicas e químicas de um polímero luminescente, induzida pela radiação, evidenciando o tempo necessário de exposição do usuário a radiação solar naquele momento. Tal alteração é imprescindível, uma vez que, em outros dispositivos já comercializados, as alterações são reversíveis, ou seja, as informações aparecem quando expostos ao sol e somem quando não expostos, fazendo com que o usuário retorne para a exposição solar após o desaparecimento da informação no dispositivo.

Leitura da resposta: O sistema garante facilidade de leitura da resposta, pela mudança

de cor, do vermelho-laranja ao transparente, além de permitir o acompanhamento em tempo real do acumulo de dose.

Necessidade: Com o crescimento dos estudos na área das radiações, suas aplicações são

cada vez maiores e o controle das complexas exposições e o acumulo de doses, torna-se cada vez mais necessária para que se possa assegurar quanto a exposição à radiação UV solar.

Em resumo, este trabalho de mestrado apresentou um sistema orgânico inovador que tem como princípio de funcionamento as mudanças nas propriedades ópticas de um polímero conjugado e que, devido a estas mudanças, apresenta grande potencial no monitoramento da radiação solar, com aplicação em diversas áreas industriais. A título de ilustração, a Figura 7.1 mostra uma foto do sistema luminescente obtido ao fim deste trabalho antes e após a exposição à radiação UV solar, onde é possível observar sua mudança de cor, inicialmente do vermelho- laranja, até chegar ao amarelo e transparente.

53

Figura 7.1: Sensor de acumulo de doses de radiação com (a) t0=0 h e após (b) t1 = 2 h de exposição à radiação solar.

Desta forma, o presente trabalho, contribui com o desenvolvimento científico e tecnológico de um sistema inovador que pode ser utilizado na verificação, monitoramento e no estudo do campo das radiações, com diversas aplicações industriais e até mesmo residenciais, além de abrir possibilidades para a exploração e estudo de novos materiais para o desenvolvimento de sistemas nesta área.

a) b)

54

CAPÍTULO VIII

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] DE NORONHA, M. D. M. Tendências mais recentes na fotoproteção. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde. Lisboa, 2014.

[2] BARATA, E. Cosméticos: arte e ciência. LIDEL, Ed., p. 96-108, 2002.

[3] LONG, C. S.; MILLER, A. J.; LEE, H.; WILD, J. D.; PRZYWARTY, R.C.; e HUFFORD, D. Ultraviolet index forecasts issued by the national weather service. Bull. Am.

Meteorol. Soc., 77(4), 729-748, 1996.

[4] EMMONS, K. e COLDITZ, G. A. Preventing excess sun exposure: It is time for a national policy. J. Natl. Cancer I., 96(15), 1269-1270, 1999.

[5] TAKAHASHI, A.; OHNISHI, T. The significance of the study about the biological effects of solar ultraviolet radiation using the Exposed Facility on the International Space Station. Biol Sci Space. Dec;18(4):255-60, 2004.

[6] TAKAHASHI, A.; OHNISHI, T. The significance of the study about the biological effects of solar ultraviolet radiation using the Exposed Facility on the International Space Station. Biol. Sci. Space., vol.18(4), p. 255-260, 2004.

[7] SCHUCH, A. P. Avaliação da ação genotóxica induzida pela radiação ultravioleta solar na molécula de DNA. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Biomédicas, São Paulo, 2009.

[8] JENNIFER, R. S.; GORDON, M. D.; JOAQUIN, C.; BRIEVA, M. D. Unilateral dermatoheliosis. The New England Journal of Medicine, vol. 366, p. e25, 2012.

[9] DE MOURA, R. G. Estudo das radiações solar e terrestre acima e dentro de uma floresta tropical úmida. Dissertação (Mestrado). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 147p. São José dos Campos, 2001.

55

[10] BALOGH, T. S.; VELASCO, M. V. R.; PEDRIALI, C. A.; KANEKO, T. M. & BABY, A. R. Proteção à radiação ultravioleta: recursos disponíveis na atualidade em fotoproteção. Anais Brasileiros de Dermatologia, 86(4), p.732–742, 2011.

[11]http://segurancaesaudenotrabalho-smst.blogspot.com.br/2013_03_01_archive.html. Acessado em 15/08/15.

[12] JUEZ, J.; GIMIER, L. Ciencia cosmética: bases fisiológicas y criterios prácticos, 191–199, 205–210, 1995.

[13] DUPONT, E.; GOMEZ, J.; & BILODEAU, D. Beyond UV radiation: A skin under challenge. International journal of Cosmetic Science, 2013.

[14] FREDERICK, J. E.; LUBIN, D. Solar ultraviolet irradiance at Palmer Station, Antarctica. Ultraviolet Radiation in Antarctica: Measurements and Biological Effects, 1994. [15] MUNAKATA, N.; CORNAIN, S.; KANOKO, M.; MULYADI, K.; LESTARI, S.;

WIROHADIDJOJO, W.; et al. Biological monitoring of solar UV radiation at 17 sites in Asia, Europe and South America from 1999 to 2004. Photochem Photobiol. 82(3):689-94, 2006.

[16] MOURET, S.; BAUDOUIN, C.; CHARVERON, M.; FAVIER, A.; CADET, J.; DOUKI, T. Cyclobutane pyrimidine dimers are predominant DNA lesions in whole human skin exposed to UVA radiation. Proc Natl Acad Sci U S A. 12;103(37):13765-70, 2006. [17] http://www.climatempo.com.br. Acessado em 15/08/15.

[18] SVOBODOVA, A., WALTEROVA, D., & VOSTALOVA, J. Ultraviolet light induced alteration to the skin. Biomedical papers of the Medical Faculty of the University Palacký, Olomouc, Czechoslovakia, 150(1), 25–38. 2006.

[19] MITSUIL, T. New Cosmetic Science. Elsevier, Ed., p. 32–38, 1998.

[20] PRISTA, L.; BAÍA, M. Dermofarmácia e cosmética. ANF, Ed, vol. I, pp. 239–253, Porto, 1992.

[21] FURRIELA, R. B.; FELDMANN, F.; RODRIGUES, D. Entendendo o meio ambiente - Proteção da Camada de Ozônio: Convenção de Viena e Protocolo de Montreal. Secretaria do Estado do Meio Ambiente de São Paulo. v. 5, 44p, São Paulo, 1997.

56

[22] SMITH, R. C.; PREZELIN, B. B.; BAKER, K. S.; BIDIGARE, R. R.; BOUCHER, N. P.; COLEY, T.; et al. Ozone depletion: ultraviolet radiation and phytoplankton biology in antarctic waters. Science. Feb 21;255(5047):952-9, 1992.

[23] ROUSSEAUX, M. C.; FLINT, S. D.; SEARLES, P. S.; CALDWELL, M. M. Plant responses to current solar ultraviolet-B radiation and to supplemented solar ultraviolet- B radiation simulating ozone depletion: an experimental comparison. Photochem Photobiol. Sep-Oct; 80(2):224-30, 2004.

[24] SETLOW, R. B. The wavelengths in sunlight effective in producing skin cancer: a theoretical analysis. Proc Natl Acad Sci U S A. Sep;71(9):3363-6, 1974.

[25] SHAI, A.; MAIBACH, H.; BARAN, R. Handbook of Cosmetic Skin Care. Ed. Inform Healthcare, 2nd edition. United Kingdom, 2009.

[26] SCHIMITBERGER, T. Avaliação de dosímetro orgânico inteligente para aplicação em radioterapia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais - REDEMAT). Universidade Federal de Ouro Preto, 2011.

[27] FERREIRA, G. R.; De VASCONCELOS, C. K. B. e BIANCHI, R. F. Design and Characterization of a novel indicator dosimeter for blue-light radiation. Medical Physics, v. 36(2), p. 642-646, 2009.

[28] SCHIMITBERGER, T.; FERREIRA, G. R.; AKCELRUD, L. C.; SARAIVA, M. F. e BIANCHI, R. F. X-ray dose detector based of color changing of light-emitting polymer- metal complex hybrid material. Sensors and Actuators B: Chemical, v. 168, p. 131-137, 2012.

[29] FLOR, J.; DAVOLOS, M. R.; CORREA, M. A. Protetores solares. Quim. Nova, v. 30, n.1, p. 153-158, 2007.

[30] http://www.ips-italy.com. Acessado em 15/08/15.

[31] FRANÇA, F. L. Dispositivo fotônico orgânico para monitoramento de UVC. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais - REDEMAT). Universidade Federal de Ouro Preto, 2011.

[32] POSPISIL, J.; PILAR, J.; BILLINGHAM, N.C.; MAREK, A.; HORAK, Z.; NESPUREK, S. Factors affecting accelerated testing of polymer photostability. Polymer Degradation and Stability, 91, pp. 417–422, 2006.

57

[33] POSPISIL, J. and NESPUREK, S. Photostabilization of coatings. Mechanisms and performance. Prog Polym Sci;25:1261-335, 2000.

[34] YAKIMETS, I.; LAI, D.; GUIGON, M. “Effect of photo-oxidation cracks on behaviour of thick polypropylene samples”. Polymer Degradation and Stability, v. 86, pg. 59-67, 2004.

[35] WANASEKARA, N.; CHALIVENDRA, V.; CALVERT, P. “Sub-micron scale mechanical properties of polypropylene fibers exposed to ultraviolet and thermal degradation”. Polymer Degradation and Stability, pg. 1-6, 2011.

[36] QUI, W.; ENDO, T.; HIROTSU, T. “A novel tecnique for preparing of maleic anhydride grafted polyolefins”. European Polymer Journal, v. 41, Maio de 2005, pg. 1979-1984. [37] DE PAOLI, M. A. Degradação e estabilização de polímeros. 2ª versão on-line (revisada).

2008.

[38] LOW, H. Y. Photo and photo-oxidative degradations of poly(phenylene vinylene) derivatives. Thin Solid Films, v. 477, p. 162–168, 2005.

[39] NETO, A. B. Estrutura eletrônica do polímero orgânico conjugado MEH-PPV em solução sob radiação ionizante. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual Paulista, UNESP, 2009.

[40] SILVA, M. M. Sensor orgânico para controle da fototerapia neonatal. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Materiais) – REDEMAT – Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2011.

[41] FERREIRA, G. R. Caracterização física e química e controle cinético do efeito da luz azul em polímeros luminescentes: aplicação no desenvolvimento de sensores de radiação para uso em fototerapia neonatal. Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais) – REDEMAT – Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro preto, 2013.

[42] BIANCHI, R. F.; BORIN, J. F. ; BRITO, E. S.; et. al. Low dose ionizing radiation detection using conjugated polymer. Applied PhysicsLetters, v. 86, p. 902-1-902-3, 2005.

[43] FERREIRA, G. R. Preparação, caracterização e fabricação de sensores de acúmulo de dose de radiação azul baseado em sistemas orgânicos luminescentes. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – REDEMAT – Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2009.

58

[44] ATREYA, M., LIA, S., KANGA, et.al. Stability studies of poly(2-methoxy-5-(20-ethyl hexyloxy)-p-(phenylenevinylene) [MEH-PPV], Polymer Degradation and Stability, v. 65, p. 287-296, 1999.

[45] SCOTT, J. C., KAUFMAN, J. H., BROCK , P. J.,DIPIETRO, R., SALEM, J., and GOITIA, J. A., Degradation and failure of MEH-PPV light-emitting diodes, J. Appl. Phys. 79 (5), 1996.

[46] VASCONCELOS, C. K. B.; BIANCHI, R. F., Dosímetro de radiação não ionizante construído com polímeros conjugado. Polímeros, v.17, n. 4, São Carlos, 2007.

[47] http://www.phonearena.com/news/Here-is-a-closer-look-at-the-flexible-display-battery- and-more-on-the-LG-G-Flex_id49981. Acessado em 25/10/15.

[48] ARNAUTOVA, Sergey, NECHVOLODOVAA, Elena, LOMAKINB, Sergei, SHCHEGOLIKHINB, Alexander, Photo- and thermal-oxidative stability of novel material for photovoltaics: MEH-PPV/TNF blends, Renewable Energy 33, 259–261, 2008.

[49] http://www.alvoradasoundcar.blogspot.com.br/2016_04_01_archive.html. Acessado em 10/09/15.

[50] SILVA, E. A. B. - "Estudo das características de polímeros submetidos à radiação e sua aplicação como dosímetro," Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2004.

[51] FRIEND, R. H.; GYMER, R. W; HOLMES, A. B.; et al. Electroluminescence in conjugate polymers, Nature, v.397, n.14, jan. 1999.

[52] SCURLOCK, R.D.; WANG, B; OGILBY, P.R., et al. Singlet Oxygen as a Reactive Intermediate in the Photodegradation of an Electroluminescent Polymer, J J. American

Chemical Society, v.117, p. 10194-10202, 1995.

[53] SCHIMITBERGER, T., FERREIRA, G. R., SILVA, M. M., SARAIVA, M. F. e BIANCHI, R. F.. Sensor de radiação inteligente para Raios X de uso clínico em radioterapia. In: 65° Congresso da AMB internacional, 65, Rio de Janeiro – RJ. 2010. [54] GOMES, N. S., TEXEIRA, J. B. do A. e BARICHELLO, E. Cuidados ao recém nascido

em fototerapia: o conhecimento da equipe de enfermagem. Revista eletrônica de enfermagem, V. 12, n.2, p. 342 – 7, 2010.

59

[56] D 1708-13. Standard Test Method for Tensile Properties of Plastics by Use of Microtensile Specimens. ASTM (American Society for Testing and Materials) Standards. Estados Unidos, 2013.

[57] MURPHY, C. E.; YANG, L.; RAY, S.; YU, L.; KNOX, S.; STINGELIN, N. Wire-bar coating of semiconducting polythiophene/insulating polyethylene blend thin films for organic transistors. Journal of Applied Physics, v. 110, n. 9, p. 093523, 2011.

[58] BASTARRACHEA, L.; DHAWAN, S.; SABLANI, S. S.; MAH, J-H.; KANG, D-H.; ZHANG, J.; TANG, J. J. Food Sci., 75, 215, 2010.

[59] FUKUSHIMA, F.; WU, M-H.; BOCCHINI, S.; RASYIDA, A.; YANG, M-C. Mat. Sci. Eng. 32, 1331, 2012.

[60] BASTARRACHEA, L.; DHAWAN, S.; SABLANI, S. S.; POWERS, J. J. Food Eng., 100, 93, 2010.

[61] BITTIMANN, B.; BOUZA, R.; BARRAL, L.; GONZÁLEZ, M. V. R.; ABAD, M. J. Polym. Comp. 2012, 33, 2022.

[62] BRANDELERO, R. P. H.; YAMASHITA, F.; GROSSMANN, M.V.; Hidrofilicidade de filmes de amido/poli(butileno adipato co-tereftalato) (Pbat) adicionados de tween 80 e óleo de soja. Polímeros vol.23 n°.2 pg 1-7, São Carlos (SP), 2013.

[63] BASF The Chemical Company. Linha Basf de Biopolímeros Biodegradáveis e Compostáveis – Julio Harada. Apresentação Plast Show. Associação Brasileira de Polímeros (ABPOL) 2008.

[64] http://www.plasticsportal.net. Acessado em 09/03/15.

[65] FOLLMANN, H. D. M. Utilização de derivados da glicerina na produção de plastificantes. Dissertação (Mestrado). Departamento de Química. Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba, Paraná. 140p, 2009.

[66]http://www.sigmaaldrich.com/catalog/product/aldrich/525154?lang=pt&region=BR. Acessado em 04/09/16.

[67] PEREIRA, M. V. M. Propriedades ópticas de blendas e bicamadas de polímero semicondutor e aplicações em dispositivos emissores de luz. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. 574p, 2008.

60

[68]FERREIRA, G.R. ; TANNURE, A.M. ; CARDOSO, L.C. ; SIQUEIRA, M.F. ; BIANCHI, A.G.C. ; Bianchi, R.F. . Colorimetric dosimeter to promote most efficient use of neonatal phototherapy. Sensors and Actuators. B, Chemical, v. 240, p. 1003-1008, 2017. [69] http://www.rkprint.co.uk/wp-content/uploads/2011/02/K303MulticoaterA4.pdf. Acessado

em 02/09/16.

[70] BAZANI, D. L. M. Caracterização de polímeros semicondutores para uso em sensores de radiação gama. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP. São Paulo, 2008.

[71] VASCONCELOS, C. K. B.; BIANCHI, R. F. Polímeros luminescentes como sensores de radiação não ionizante: aplicação em fototerapia neonatal. Polímeros, v. 17, p. 325-327, 2007.

[72] FERREIRA, G.R., DE VASCONCELOS, C. K. B., SCHIMITBERGER, T., SILVA, M. M., DUARTE, A. S., BIANCHI, R. F. Desenvolvimento de dispositivo inteligente para monitoramento da dose de radiação incidente em neonatos ictéricos sob fototerapia. Revista Médica de Minas Gerais (Belo Horizonte), v. 20, p. 198-202, 2010.

[73] GUERRERO-BELTRÁN, J. A.; BARBOSA-CÁNOVAS, G. V. Review: advantages and limitations on processing foods by UV light. Food Science and Technology International, v. 3, n.10, p.137-147, 2004.

[74] CUMPSTON, B; JENSEN, H.; KLAVS, F. Photo-oxidation of polymers used in electroluminescent devices. Synthetic Metals, v.73, p.195-199, 1995.

[75] http://www1.inca.gov.br/situacao/arquivos/causalidade_exp_solar.pdf. Acessado em 10/09/15.

[76] AROUCA, L V. Importância da Fototerapia. Ação Nacional e Permanente de Combate ao Câncer da Pele. Disciplina de Telemedicina da FMUSP, 2003.

[77] DONALD, L.; PAIVA. [et. al]. Introdução a Espectroscopia. São Paulo. Cengage Learning, [5-7], 2010.

Documentos relacionados