• Nenhum resultado encontrado

Considerações Gerais

Bônus é um desconto aplicado sobre o prêmio do seguro na renovação do contrato, em função do histórico de sinistros ocorridos e indenizáveis, desde que não tenha ocorrido interrupção entre as vigências. É expresso em Classes, tem caráter pessoal, intransferível e está diretamente vinculado ao segurado/item, ainda que de outra seguradora.

O Bônus é único e, portanto, abrange as coberturas de Casco + RCF + APP.

7.1. Classe de Bônus

É a forma de expressar/quantificar a experiência do cliente.

Para um seguro novo, a Classe de Bônus se inicia em zero e a cada renovação sem sinistro é acrescida uma Classe.

7.2. Regras de Aplicação do Bônus

O Bônus é aplicado por item. Para cada novo seguro de um mesmo segurado, é iniciada uma nova experiência. A experiência adquirida em um seguro/item, não pode ser utilizada em mais de um seguro do mesmo segurado.

Não é permitido o remanejamento de bônus entre itens de uma apólice coletiva com o objetivo de reduzir o valor a ser pago nos itens de maior valor de prêmio.

7.2.1. Para seguros com vigência superior a um ano - Plurianual

O Bônus pode ser aplicado na renovação creditando-se de uma única vez toda a experiência acumulada no período de vigência do seguro (conforme critério de bonificação anual). Exemplo: Quando uma apólice de 3 anos de vigência for renovada, deverá ser creditada na renovação a classe 3 (se não tiver ocorrido sinistros).

7.2.2. Para seguros com vigência inferior a um ano ou antecipação da renovação do seguro

A Classe de Bônus deve ser ajustada conforme abaixo:

Vigência

Critério

Superior a 335 dias (inclusive) Creditar uma classe de bônus

Obs.: Esta regra deverá ser aplicada também no caso de renovação de apólices antes do vencimento.

7.2.3. Apólice Coletiva/frota do mesmo Segurado

O bônus deve ser aplicado a cada apólice /item sendo possível seu aproveitamento apenas quando houver a troca de um veículo por outro veículo. Assim não será possível o remanejamento de bônus entre itens

7.3. Transferência de Bônus

No caso de transferência entre segurados, o bônus pode ser transferido entre segurados quando há a comprovação de que o novo segurado conduz habitualmente o veículo, nas seguintes circunstâncias:

- Entre cônjuges ou companheiros;

- Entre pais e filhos ou dependente econômico (Imposto de Renda); - Espólio para herdeiro/legatário;

- Pessoa Jurídica para Pessoa Física e vice-versa, quando a Pessoa Física for proprietária/sócia da empresa (majoritária ou não).

Deve ser comprovado que o novo segurado era condutor do veículo. Mediante

apresentação de documentos com validade legal, que comprovem o vínculo entre o atual detentor do Bônus e a pessoa a quem este será transferido. No caso de transferência de Bônus de PF para PJ ou vice-versa, deve ser apresentada cópia do contrato social da empresa. As cópias destes documentos deverão estar anexas às propostas.

Para PF deverá apresentar certidão de casamento e/ou declaração de união estável, cópia da apólice anterior relacionando o novo segurado como condutor do veículo, e ou/

certidão de nascimento para constatar o grau de parentesco em caso de transferência de pais e filhos e/ou copia do inventário.

Deve ser respeitado no processo de transferência o critério de idade do segurado, ou seja, a classe de bônus a ser concedida não pode ser superior a classe máxima de bônus por idade do segurado, conforme tabela:

Idade do novo

segurado

Classe máxima de bônus a

ser concedida

18 anos 0 19 anos 1 20 anos 2 21 anos 3 22 anos 4

23 anos 5 24 anos 6 25 anos 7 26 anos 8 27 anos 9 28 anos 10 Mais de 28 anos 10

Obs.: Considerando a necessidade de se estabelecer a titularidade do bônus, não permitir a emissão de seguro com as expressões A/F ou E/OU.

7.4. Alteração de Cobertura

No decorrer do contrato ou na renovação do seguro, aplicar as seguintes regras:

a) Inclusão de cobertura CASCO de apólices de RCF e/ou APP – reduzir 2 classes de bônus;

b) Inclusão de cobertura RCF em apólice de APP – reduzir 1 classe de bônus

c) Inclusão de cobertura C.I.R em apólice de cobertura apenas I.R. – reduzir 2 classes de bônus;

d) Alteração (redução da ampliação) dos tipos de franquia, bônus normal;

e) Verificar a alteração entre os LMI (valores) dos dois veículos e aplicar a regra conforme tabela abaixo:

LMI

Critério

Aumentado em até 4 vezes Bônus normal

Aumentado em até 6 vezes Mantém a Classe de Bônus Aumentado acima de 6 vezes Reduz 1 Classe de Bônus

7.5. Prazo de Concessão do Bônus

Para concessão do Bônus, o seguro deverá ser renovado em até 30 dias corridos da data de final de vigência do seguro anterior. Decorrido este prazo, a Classe de Bônus deve ser alterada conforme abaixo:

Prazo de Contratação

Critério

Até 30 dias Normal

Até 60 dias Manter atual

Até 120 dias Reduzir 1 classe

Acima de 181 Excluir todas as classes

Obs.: esta regra deve ser observada em conjunto com a de redução de classe por sinistro, item 7.6.1 abaixo.

7.6. Alterações na Classe de Bônus

Haverá redução de uma Classe de Bônus para cada sinistro indenizável, ocorrido na vigência anterior do seguro. Devido ao fato do Bônus ser único, a redução da Classe de Bônus, em todas as coberturas, ocorrerá para qualquer natureza de sinistro. Se ocorrerem mais de quatro sinistros indenizáveis durante a vigência de um seguro, independente de qual seja a Classe de Bônus, esta será extinta na renovação do mesmo.

Para os sinistros isolados nos vidros do veículo, com valor do prejuízo inferior a R$ 5.000,00, não haverá redução da classe de bônus.

Se em decorrência de um mesmo evento forem reclamados dois ou mais tipos de sinistro, este será considerado como um único sinistro para efeito do cálculo da Classe de Bônus. Ex.: danos ao casco e danos materiais.

Obs.: os atendimentos da assistência 24 horas não serão considerados na redução da classe de bônus.

7.6.1. Ajuste na Classe de Bônus, na renovação, em função dos sinistros ocorridos na vigência anterior do seguro:

Classe de Bônus do seguro que está sendo renovado Quantidade de Sinistros indenizáveis Critério de bonificação 0 1 2 3 4 acima de 4 0 1 0 0 0 0 0 1 2 0 0 0 0 0 2 3 1 0 0 0 0 3 4 2 1 0 0 0 4 5 3 2 1 0 0 5 6 4 3 2 1 0 6 7 5 4 3 2 0 7 8 6 5 4 3 0 8 9 7 6 5 4 0 9 10 8 7 6 5 0 10 10 9 8 7 6 0

7.6.1.1. Em caso de sinistro com Indenização Integral por colisão, incêndio, roubo/furto do veículo, o prazo para contratação do novo seguro influência na atribuição da classe de bônus para o novo seguro, conforme abaixo:

Prazo de Contratação Critério

Até 30 dias após a liquidação do sinistro Reduzir 1 classe de bônus Até 60 dias após a liquidação do sinistro Reduzir 2 classes de bônus Até 120 dias após a liquidação do sinistro Reduzir 3 classes de bônus Até 180 dias após a liquidação do sinistro Reduzir 4 classes de bônus Acima de 181 dias após a liquidação do sinistro Excluir todas as classes de bônus

7.6.2. Ajuste na classe de bônus por cancelamento do seguro

Em caso de cancelamento, o prazo para contratação do novo seguro influencia na atribuição da classe de bônus para este. Os cancelamentos de seguros, seja por falta de pagamento, seja a pedido do segurado, obedecerão ao seguinte critério no caso da contratação de novo seguro:

Prazo de Contratação Critério

Até 30 dias após o cancelamento Manter a classe da apólice cancelada Até 60 dias após o cancelamento Reduzir 1 classe

Até 120 dias após o cancelamento Reduzir 2 classes Até 180 dias após o cancelamento Reduzir 3 classes Acima de 180 dias após o cancelamento Excluir o Bônus

7.7. Aproveitamento de Bônus

O aproveitamento ou substituição de bônus será independente da Categoria do Veículo, entretanto, não poderão ser aproveitados bônus provenientes de veículos de utilização comercial/particular como Caminhão, Ônibus, Kombi, Motos com menos de 500cc, Motos Speed (exceto BMW) e veículos Buggy, Citroen Jumper, Fiat Strada, Ford Courier, GM Montana, Peugeot Partner, Renault Kangoo, VW Parati, VW Saveiro e Wake Way.

7.7.1 Bônus de Apólice do Exterior

Para possibilitar o aproveitamento dos bônus de apólice do exterior, deverá ser enviado, junto com a proposta do seguro uma carta da seguradora estrangeira (em inglês ou português), que comprove a existência do bônus, com os dados abaixo:

 Nome do segurado;

 CPF do segurado ou RNE – Registro Nacional de Estrangeiro ou CI – Cartão de Identificação emitido pela polícia federal, ou passaporte;

 Número da apólice;

 Dados do veículo;

 Vigência do seguro;

 Bônus atual;

 Sinistros ocorridos;

 Ocorrência de cancelamento da apólice e motivo. Obs.: se aplicam todas as regras de bônus neste item.

7.8. Comprovação do Bônus

Nas propostas com bonificação, para a comprovação do bônus, é necessário que o corretor no momento da geração da proposta preencha corretamente no sistema os seguintes dados:

Número da Ci – Código de Identificação da Bonificação;

Número da apólice;

Nome da Congênere;

Obs.: Somente nos casos em que não conseguirmos realizar a consulta na central de bônus, será necessário o envio da cópia da apólice legível.

No documento Prezado Corretor, Bons Negócios! (páginas 57-62)

Documentos relacionados