• Nenhum resultado encontrado

O BackOce foi desenvolvido em Salesforce. Nesta plataforma são guardados todos os dados que são enviados pela aplicação. Todo o conteúdo nesta plataforma é direcionado para os administradores da rádio.

5.3.1 Base de Dados

Os dados são armazenados numa base dados desenvolvida para o efeito na plataforma Salesforce. Na gura 5.12 é apresentado o modelo relacional da base de dados.

Figura 5.12: Base de dados - Relações entre tabelas

As ligações a vermelho, denominadas em Salesforce por Master-Detail Relationship, indicam obrigatoriedade, ou seja, para um registo existir na tabela respetiva, é obrigatório existir registos ao qual se ligarão em outras tabelas, enquanto que as azuis, Lookup Relationship, não têm obrigatoriedade.

5.3.1.1 Descrição das tabelas Listener

Esta tabela contêm toda a informação relativa aos ouvintes: Endereço email, Id's nas redes sociais, nome, última vez que entrou na aplicação, etc.

CAPÍTULO 5. TRABALHO REALIZADO 41

Music

Esta tabela contêm todas as músicas que vão passando pela rádio. Como a rádio não pode estar sempre a introduzir músicas nesta tabela, então quem introduz os dados é a aplicação. Para não serem introduzidas músicas repetidas, criou-se um trigger que sempre que uma música é introduzida, este verica se já existe ou não.

Music Listened

Aqui cam guardadas todas as músicas ouvidas por cada ouvinte.

Record

Nesta tabela, cam guardadas todas as músicas que um determinado ouvinte gra- vou. Assim, sempre que o ouvinte se ligue noutro dispositivo, terá sempre as suas gravações disponíveis.

Music Like

Esta é uma tabela que não é usada por esta aplicação, mas sim pela Interactive Radio. Aqui cam registados todos os Likes que os ouvintes submetem para as músicas. Este é um Like a um todo, ou seja, um like da música em geral.

RealTime Like

Nesta tabela cam guardados todos os instantes de likes e unlikes submetidos pela aplicação. Estes dados, por agora, não estão a ser tratados de nenhuma maneira. Fica ao dispor da rádio tomar decisões com eles. Um real time like, como já descrito anteriormente, é um like de algo que está num certo instante a passar na rádio.

Call

Aqui cam registadas todas as chamadas efetuadas pelos ouvintes. Isto se o ouvinte permitir nas denições da aplicação a partilha desta informação com a rádio.

Social Activity

Nesta tabela ca registada toda a atividade feita pelos ouvintes na aplicação, com as redes sociais Facebook e Twitter. Esta informação também só é partilhada com a rádio se o ouvinte assim o permitir.

Gps position

Esta tabela contém a informação GPS obtida pela aplicação, ou seja, onde o ou- vinte está a utilizar esta aplicação. Esta tabela será usada para criar um mapa de audiência (apresentado mais à frente). A aplicação submete dados para esta tabela de três em três minutos, com a permissão do ouvinte.

App Settings

Nesta tabela apenas são guardadas informações relativas à aplicação, como chaves de acesso ao Facebook, Twitter, Twilio, musiXmatch, número de telefone, etc. Decidiu- se criar esta tabela, pois assim, sempre que algo tenha que ser alterado, basta ser

CAPÍTULO 5. TRABALHO REALIZADO 42

alterado nesta tabela e não no source-code da aplicação, e assim, não sendo necessá- rio que os ouvintes tenham que atualizar a aplicação para obter o resultado destas alterações.

Radio

Esta é uma tabela que por agora não está a ser utilizada pela aplicação. Futu- ramente esta tabela permitirá que aplicação se torne multi-rádio, não só para a Antena3 como também para outras rádios.

Phone

Finalmente, esta tabela, irá guardar os números de telefone de cada uma das rádios, na tabela Radio.

5.3.2 Páginas de visualização de dados

Para cada tabela existe uma página que lista todo o conteúdo recente destas (ou total), e selecionando cada registo, é aberta uma outra página com os respetivos detalhes.

A gura a seguir mostra a lista de ouvintes recentes registados na aplicação.

Figura 5.13: Salesforce - Lista de ouvintes recentes. A gura a seguir mostra os detalhes de um ouvinte.

Todas as outras páginas são similares, usando sempre o mesmo estilo de apre- sentação dos dados.

A gura a seguir, apresenta o mapa de audiência, com recurso ao GoogleMaps. Nesta página é possível visualizar todos os ouvintes que estão no momento a uti- lizar a aplicação. Também é possível recuar no tempo e mostrar os ouvintes que estiveram online na última hora, no último dia, ou desde sempre. Ao clicar no pin que representa a posição do ouvinte, aparecerá um "balão"com o nome do ouvinte

CAPÍTULO 5. TRABALHO REALIZADO 43

Figura 5.14: Salesforce - Detalhes de um ouvinte.

e foto. Estes dados são obtidos através do perl de uma das redes sociais ao qual o ouvinte se tenha ligado na aplicação.

5.3.3 Grácos

Com a criação de relatórios de dados é possível criar vários grácos com os dados que as tabelas contêm. Devido ao escasso tempo para a criação dos mesmos, apenas tive a possibilidade de criar dois. Um gráco com as músicas mais ouvidas, durante um determinado período de tempo, como também os autores de músicas mais ouvidos. A gura 5.16 mostra um gráco das músicas mais ouvidas num determinado dia. É claro que, como a aplicação ainda não está disponível ao público, este gráco representa muito pouco do que será quando já estiver disponível.

Muitos mais grácos serão possíveis de criar com os dados que existem nas tabelas, tais como por exemplo:

• Quais os países ou cidades com mais ouvintes que usam a aplicação? • Quais as músicas que os ouvintes mais gostam ou não?

• Quais as horas do dia que têm uma maior ou menor audiência?

A plataforma Salesforce contém inúmeras funcionalidades que ainda poderiam ser utilizadas para este projeto. Talvez no futuro possa tirar uma certicação em Salesforce e aprender tudo o que esta plataforma tem de bom para dar.

CAPÍTULO 5. TRABALHO REALIZADO 44

Figura 5.15: Salesforce - Mapa de audiência.

Capítulo 6

Conclusões e trabalho futuro

6.1 Conclusões

Durante o período do projeto em contexto de estágio, tive a oportunidade de tra- balhar com um conjunto diversicado de tecnologias que revolucionaram, e ainda estão a revolucionar, o mercado.

Quase todas as funcionalidades previstas no início do projeto foram implementadas, algumas mais difíceis de implementar que outras. Mas, resumidamente, estou muito satisfeito com o que consegui implementar neste curto tempo de estágio.

As maiores diculdades na realização deste projeto deveram-se à plataforma Sales- force, pois foi a primeira vez que trabelhei com esta, e o modelo de base de dados é um pouco diferente, pois utiliza uma simbologia diferente do que foi lecionado nas disciplinas de Base de Dados no curso. Mas devido à ajuda e boa vontade da empresa, algumas das diculdades foram logo superadas.

Com a realização deste projeto, aprendi a trabalhar com várias tecnologias, e prin- cipalmente o que mais me agradou foi trabalhar com o sistema operativo Android. Programar para este SO era uma das minhas ambições já há muito tempo.

Documentos relacionados