• Nenhum resultado encontrado

Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

GABARITO: CERTO

47) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

A CF prevê a possibilidade da adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria especial aos segurados portadores de deficiência.

Certo

Errado

Art. 201 , § 7º , CRFB - É assegurada aposentadoria no regime geral de previdência social, nos termos da lei, obedecidas as seguintes condições:

I - 35 anos de contribuição, se homem, e 30 anos de contribuição, se mulher;

II - 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher, reduzido em 5 anos o limite para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para os que exerçam suas atividades em regime de economia familiar, nestes incluídos o produtor rural, o garimpeiro e o pescador artesanal.

Art. 201 , § 1º , CRFB - É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do regime geral de previdência social, ressalvados os casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física e quando se tratar de segurados portadores de deficiência, nos termos definidos em lei complementar.

Art. 1o , LC 142/13 - Esta Lei Complementar regulamenta a concessão de aposentadoria da pessoa com deficiência segurada do Regime Geral de Previdência Social - RGPS de que trata o § 1o do art. 201 da Constituição Federal.

38

Art. 70-B , Dec. 3.048/99 - A aposentadoria por tempo de contribuição do segurado com deficiência , cumprida a carência, é devida ao segurado empregado, inclusive o doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual e facultativo, observado ... os seguintes requisitos:

I - aos 25 anos de tempo de contribuição na condição de pessoa com deficiência, se homem, e 20 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência grave;

II - aos 29 anos de tempo de contribuição na condição de pessoa com deficiência, se homem, e 24 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência moderada; e

III - aos 33 anos de tempo de contribuição na condição de pessoa com deficiência, se homem, e 28 anos, se mulher, no caso de segurado com deficiência leve.

Art. 70-D , Dec. 3.048/99 - Para efeito de concessão da aposentadoria da pessoa com deficiência, compete à perícia própria do INSS, nos termos de ato conjunto do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, dos Ministros de Estado da Previdência Social, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Advogado-Geral da União:

I - avaliar o segurado e fixar a data provável do início da deficiência e o seu grau; e PORTARIA INTERMINISTERIAL SDH/MPS/MF/MOG/AGU Nº 1, DE 27 DE JANEIRO DE 2014.

Art. 70-C , Dec. 3.048/99 - A aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, cumprida a carência, é devida ao segurado aos 60 anos de idade, se homem, e 55 anos de idade, se mulher.

§ 1o Para efeitos de concessão da aposentadoria de que trata o caput, o segurado deve contar com no mínimo 15 anos de tempo de contribuição, cumpridos na condição de pessoa com deficiência, independentemente do grau , observado o disposto no art. 70-D.

GABARITO: CERTO

48) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

Acerca da seguridade social, julgue o item que se segue.

Entre os principais marcos legislativos referentes à seguridade social incluem-se a edição do Poor Relief Act (Lei dos Pobres), em 1601, na Inglaterra, e a criação do seguro-doença, em 1883, na Alemanha.

Certo Errado

39

49) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

Com relação à evolução histórica e à organização institucional da previdência social, julgue o item a seguir.

A Constituição Federal de 1934 inovou a ordem constitucional brasileira no que se refere à fonte do custeio previdenciário, que passou a ser tríplice, provinda de contribuições do Estado, do trabalhador e do empregador.

Certo Errado

GABARITO: CERTO

50) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

Com relação à evolução histórica e à organização institucional da previdência social, julgue o item a seguir.

A Constituição de Weimar , de 1919, foi o primeiro diploma legal de magnitude constitucional em que se tratou de tema previdenciário.

Certo Errado

GABARITO: ERRADO

51) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: Analista Legislativo

Com relação à evolução histórica e à organização institucional da previdência social, julgue o item a seguir.

Embora a Lei Eloy Chaves, de 1923, seja considerada, na doutrina majoritária, o marco da previdência social no Brasil, apenas em 1960, com a aprovação da Lei Orgânica da Previdência Social, houve a uniformização do regramento de concessão dos benefícios pelos diversos institutos de aposentadoria e pensão então existentes.

40 Errado

GABARITO: CERTO

A Constituição de 1891 foi a primeira a conter a expressão “ aposentadoria “ , a qual era concedida apenas a funcionários públicos e somente em casos de invalidez.

O Decreto-legislativo 3.742/19 criou o seguro de acidentes do trabalho, que incumbia ao empregador e consistia em um valor único , que variava em razão do resultado do evento , desde incapacidade temporária até a morte.

A Lei Eloy Chaves (Decreto-legislativo 4.682/23) criou as caixas de aposentadorias e pensões para os ferroviários. Assim como no caso do seguro de acidentes do trabalho , a responsabilidade pela manutenção e administração do sistema era dos empregados . Apesar de não ser a primeira norma sobre seguridade social (já havia o Decreto Legislativo 3724/19 , sobre o seguro de acidentes do trabalho) , mas por ter servido de base ao desenvolvimento posterior da previdência , a Lei Eloy Chaves ficou conhecida como marco inicial da previdência social brasileira.

Com a Revolução de 1930 e a criação do Ministério do Trabalho, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensão (IAP), onde a aglutinação dos trabalhadores se dava por categoria profissional (marítimos , bancários , comerciários , industriários , estivadores etc.) , e não mais por empresas , como nas caixas de aposentadorias e pensões. Além disso , os IAPs tinham natureza autárquica e eram subordinados ao Ministério do Trabalho.

A Constituição de 1934 foi a primeira a estabelecer a forma tríplice de custeio, com contribuições do Estado , do trabalhador e da empresa.

Ainda sob a égide da Constituição de 1946 , a Lei 3.807/60 unificou todas as leis que tratavam de seguridade social , ficando conhecida como a Lei Orgânica – porque organiza – da Previdência Social - LOPS.

Em 1966 os diversos IAPs foram unificados pelo Decreto-lei 72/66 com a criação do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social – IAPAS e do Instituto Nacional de Previdência Social – INPS , que se constituíam em autarquias da União, como aliás é hoje o INSS.

A Constituição de 1967 foi a primeira a prever o seguro-desemprego.

A Lei 8029/90 , criou o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS , autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social , por meio da fusão do INPS com o IAPAS. Assim foram unificadas as duas autarquias previdenciárias, reunindo custeio e benefício em uma única entidade.

41

52) Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: PGE-PI Prova: Procurador do Estado Substituto

Em relação ao salário de contribuição, assinale a opção correta. (ADAPTADA)

a) A verba denominada hora repouso alimentação não tem natureza remuneratória, não compondo, portanto, o salário de contribuição.

Parcelas integrantes do salário de contribuição:

Art. 28 , §§ 2º , 7º e 8º da Lei 8.212/91 , além de outras parcelas.

Parcelas não integrantes do salário de contribuição:

Art. 28 , § 9º , Lei 8.212/91 c/c Art. 214 , § 9º , Dec. 3.048/99

b) O salário de contribuição de empregado que, vinculado ao RGPS, integre categoria cuja remuneração mensal mínima em 2016 seja fixada em R$ 1.000,00 por acordo coletivo é o salário mínimo.

Art. 214 , § 3º do Dec. 3.048/99 - O limite mínimo do salário-de-contribuição corresponde: I - para os segurados contribuinte individual e facultativo, ao salário mínimo; e

II - para os segurados empregado, inclusive o doméstico, e trabalhador avulso, ao piso salarial legal ou normativo da categoria ou, inexistindo este, ao salário mínimo, tomado no seu valor mensal, diário ou horário, conforme o ajustado e o tempo de trabalho efetivo durante o mês.

Art. 1º , Lei Estadual/RJ no 6.983 , de 31 de março de 2015 - No Estado do Rio de Janeiro, o piso salarial dos empregados, integrantes das categorias profissionais abaixo enunciadas, que não o tenham definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho que o fixe a maior, será de:

I - R$ 953,47 - Para os trabalhadores agropecuários e florestais; empregados domésticos; serventes; trabalhadores de serviços de conservação ...

c) Compõem o salário de contribuição do empregado vinculado ao RGPS as parcelas remuneratórias decorrentes do seu trabalho, ressalvada a gratificação natalina (décimo terceiro salário).