• Nenhum resultado encontrado

3 CONTEXTUALIZAÇÃO DAS PARCERIAS PUBLICO

3.1.1 Recomendações de Organismos Internacionais e Transnacionais: Banco

3.1.1.1 Banco Mundial

O Banco Mundial destacou suas ações com a finalidade de retomar o crescimento econômico e beneficiar os segmentos envoltos da pobreza, a partir de mobilização dos países desenvolvidos com a proposta indicativa de estratégicas para o crescimento. Essa abordagem ganhou adesão da economia internacional através do Relatório Anual sobre o Desenvolvimento Mundial177, em 1978, que tinha como objetivo avaliar as questões de desenvolvimento global. Desta maneira, o Banco Mundial tomou a iniciativa de filtrar e de sistematizar o conhecimento sobre o desenvolvimento para impulsionar uma estratégica de operacionalidade178.

Neste compasso, o Relatório Anual sobre o Desenvolvimento Mundial de 1994179 reafirmou a importância dos serviços de infraestrutura econômica, incluindo energia, transportes, telecomunicações, fornecimento de água, saneamento e resíduos sólidos, além de obras públicas envolvendo barragens, canais de irrigação e estradas, como também setores de transportes urbanos, ferrovias, portos, hidrovias, aeroportos, e, ainda, a infraestrutura social como educação e saúde com o propósito de aumentar a qualidade de vida da população. Por isso, no entendimento da instituição, a melhoria da prestação desses serviços tornou-se um dos principais desafios na busca ao desenvolvimento.

Cumpre salientar que para a economia de um país a infraestrutura é fundamental para atender às mudanças decorrentes do mercado no âmbito econômico ou/e social, conforme os estudos realizados pelo Banco Mundial. Nesse contexto, a escolha política em alocar recursos em longo prazo mostra-se de extrema importância em detrimento aos interesses individuais de gastos públicos, ao contrário da decisão de investir em estruturas visíveis dos pretensos eleitores em curto prazo.

finalidade a redução da pobreza através de créditos e subsídios para melhoria das condições de vida; 3) Corporação de Finanças Internacional (IFC) tem como proposta investir no setor privado com a finalidade de impulsionar as empresas a novos mercados, além de apoiar por meio de consultorias aos governos locais na implantação de Parcerias Público Privadas em infraestrutura e meio ambiente, no caso do Brasil, a IFC já investiu U$ 18, 4 bilhões, principalmente no Nordeste e Amazônia; 4) Agência Multilateral de Garantia de Investimento (MIGA) tem como proposta assegurar investimentos e atrair segurados privados em negócios de colaboração entre público e privado com a finalidade de proteger investimentos estrangeiro nos países em desenvolvimento de eventuais riscos, especialmente de risco político; 5) Centro Internacional de Conciliação e Arbitragem de Disputas Internacionais de Investimentos (ICSID), sendo considerada uma instituição de arbitragem internacional para solucionar controvérsias entre investidor-Estado e outros Estado. WORLD BANK. About (English). Disponível em: <http://www.worldbank.org/en/about>. Acesso em: 29 mar. 2014. 177O Banco Mundial a partir de 1978 continua a emitir relatórios anuais interligados ao desenvolvimento dos

países e suas interrelações com temas específicos, sendo estes considerados um indicador das tendências em economia do desenvolvimento.

178YUSUF, Shahid. Development Economics through the Decades: a critical look at thirty years of the world development report, World Bank, 2008.

O relatório ainda destacou o desafio de financiamento em infraestrutura uma vez que os riscos de investimentos eram de custos elevadíssimos e de longa duração, em contrapartida o fluxo de receita não ocorreu na mesma proporção. Nesse contexto, o Banco Mundial já indicava a direção de financiamento público de maneira complementar as receitas obtidas pelos usuários que não apresentam suficientes para o retorno dos investimentos.

Outrossim, segundo o Banco Mundial, o papel dominante do setor público em infraestrutura advém das seguintes razões: i) O reconhecimento da importância política e econômica da infraestrutura; ii) Os problemas de modernização em tecnologias que seriam atendidos pelos governos; e, iii) Os governos acreditavam ter sucesso no lugar em que os mercados falhassem. Desse modo, identifica-se que a atuação do setor público em investimento em infraestrutura é, de certa forma, ineficiente, pois os estudos apontam uma má alocação “grave e generalizada” de recursos, além de não atenderem satisfatoriamente as demandas com desempenhos eficientes180.

No entanto, o engajamento do Banco Mundial nesse processo teve, sutilmente, o combate à pobreza, bem como o acesso a serviços de infraestrutura que possibilitaram agregar valores. Nesse mesmo sentido, o próprio Banco enfatizou a contraprestação financeira dos serviços colocados à população de baixa renda, deste modo, afastando o patrimonialismo estatal. Assim, percebe-se um enaltecimento ao funcionamento do mercado pelo setor privado em prestações de bens ou serviços, além de relacionar as características das atividades e das formas de fornecimento dos serviços públicos.

O indicador para atender a demanda em infraestrutura consiste na eficiência do desempenho de execução, manutenção, gestão dos recursos qualidade em atendimento e de acesso a camada mais desprovida de recursos aos serviços de infraestruturas. A própria instituição reconhece a influência de suas pesquisas no desenvolvimento da disseminação do pensamento181 de novas práticas no atendimento por serviços públicos que possam melhorar as comunidades. Ainda, acentua-se uma ênfase em estratégicas operacionais de serviços públicos por meio de parcerias entre o público e o privado.

Diante disso, o Grupo do Banco Mundial promove e elabora estratégias em relação ao desenvolvimento de programas e de projetos de parcerias público privadas por meio de instrumentos e mecanismos de assistência técnica, bem como oferece oportunidades de

180WORLD BANK. World Development Report 1994… Op. cit.

181O Banco Mundial redefiniu seu papel como “Banco de Conhecimento” por meio de pesquisas para produção de novos

conhecimentos, com ferramentas literárias e produções de propagação de suas ideias em seminários e treinamentos ao redor do mundo. WORLD BANK. Research Report 2012. Research at Work: assessing the influence of World Bank research. Development Economics, 2012.

financiamento, possibilitando garantias aos possíveis riscos creditícios. Segundo Paul Lignières182, o Banco Mundial tem implementado uma política de promoção nos países ao redor do mundo com o objetivo de tornar mutuários do negócio. Por conseguinte, identifica-se um aparato de intenções e de influências que visam estratégias de mercado e o afastamento do Estado da assunção direta da prestação de serviços públicos.