• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

III. 1; 3; V; Entrevistas semi-estruturadas 2 Entrevistados: Líderes de Processos,

4 RESULTADOS DO TRABALHO

4.6 BARREIRAS PARA O USO DA P+L

Com base no questionário aplicado, cerca de 50% dos entrevistados apontaram a maior dificuldade para a implementação da P+L a visão de curto prazo para o retorno dos investimentos. Tal ponto se encaixa perfeitamente nas Barreiras Internas e Gerencias de: prioridade no aumento de produção; competição de prioridade; pressão por resultados de curto prazo; falta de consciência sobre os benefícios da P+L; limitação racional na tomada de decisão dos negócios, tal como descreve Rossi e Barata (2009), Shi et al. (2008) e Gunninghan e Sinclair (1997). A frase de um dos entrevistados demonstra tais constatações: “Vejo como característica de ser regulatória e não espontânea devido um custo sem retorno evidente no curto prazo”.

Cerca de 30% apresentaram como principais barreiras os elevados custos de capital para implementação aliados com a ausência de diretrizes claras para a aplicação da P+L na empresa estudada. Tal característica se enquadra nas Barreiras Gerencias e Organizacionais demonstradas por Shi et al. (2008). O guia de Produção mais Limpa da empresa estudada apresenta uma série de medidas e indicadores que devem ser medidos e avaliados no desenvolvimento de novos processos, tais como: balanços de energia nos equipamentos atuais para avaliar kWh consumidos por peças fabricadas; balanços de massa nos equipamentos atuais para avaliar a quantidade de águas consumidas em função da quantidade de produtos fabricados, no entanto, para estes entrevistados, as diretrizes não parecem estar sendo levadas em consideração no processo de tomada de decisão para a implementação de um novo processo.

Outros 20% apresentaram desconhecimento da Produção mais Limpa, conforme citado anteriormente, demonstrando uma lacuna de informação e capacitação técnica, conforme Shi et al. (2008). Tal

característica é comprovada com a frase de um destes respondentes: “A P+L ainda é vista como cumprimento de normas”.

Com base nos resultados da avaliação do Nível de Absorção da P+L, na identificação, classificação e demonstração detalhada de práticas da P+L e no apontamento de algumas barreiras para a implementação da P+L apresentadas neste capítulo, são demonstradas a seguir as conclusões deste trabalho de pesquisa, bem como suas limitações e algumas sugestões para trabalhos futuros. O quadro X apresenta, de forma resumida, as barreiras encontradas na empresa estudada, a referência na literatura e os autores da referência.

Quadro 11: Resumo Barreiras Identificadas.

Fonte: Empresa estudada.

Três das quatro barreiras apresentadas, demonstradas no quadro 11, são de ordem interna, ou ligadas ao modelo de gestão organizacional, associadas à característica da empresa. Apenas uma barreira identificada é de ordem externa, além do controle da empresa.

Barreiras Identificadas Referência Literatura Autor

Visão de curto prazo para o retorno de investimentos Barreiras Internas Gunninghan e Sinclair (1997). Elevados custos de capital para implementação da P+L Barreiras Financeiras e Econômicas Rossi e Barata (2009);

Shi et al (2008). Ausência de diretrizes claras para a aplicação da P+L Barreiras Gerenciais Rossi e Barata (2009);

Shi et al (2008). Desconhecimento sobre a Produção mais Limpa Falta de Conhecimento sobre a P+L Rossi e Barata (2009);

Shi et al (2008); Gunninghan e Sinclair (1997); Cebon (1993).

5.0 CONCLUSÕES

Como apresentado anteriormente na Introdução, o propósito deste trabalho foi identificar e demonstrar práticas da Produção Mais Limpa nos processos produtivos de um fabricante do setor de eletrodomésticos da linha branca. Para a condução deste trabalho, uma survey adaptada da literatura existente foi aplicada nos departamentos responsáveis pelo desenvolvimento e gestão dos processos de fabricação de refrigeradores, e os resultados obtidos foram traduzidos seguindo critérios da literatura existente.

Além deste propósito principal, objetivos específicos tornaram- se possíveis através da aplicação desta survey, e de outros métodos de coleta de dados, tais como a avaliação inicial do Nível de Absorção da P+L no desenvolvimento de novos processos de fabricação de um fabricante de eletrodomésticos da linha branca, e também, a identificação de barreiras para a implantação de projetos de Produção mais Limpa no desenvolvimento de novos processos de fabricação de refrigeradores deste mesmo fabricante.

Os resultados apresentaram cerca de 9 projetos classificados como de Produção Mais Limpa e um engajamento (40-60 pontos) com a implementação de novos projetos de P+L, conforme avaliação do Nível de Absorção da P+L nas áreas de desenvolvimento de novos processos de fabricação de refrigeradores.

Com base nestes resultados, os pontos conclusivos deste trabalho de pesquisa são:

• Se comparados os resultados da avaliação de Nível de

Absorção da P+L das empresas exploradas pelos pesquisadores citados anteriormente com a empresa pesquisada, pode se dizer que em âmbito geral, a empresa pesquisada apresenta um maior Nível de Absorção da P+L. No entanto, existe a oportunidade de agregação de valor na implementação de mais projetos da P+L frente à pontuação obtida na componente de implementação da P+L, um dos três atributos de avaliação de Nível de Absorção da P+L.

• Apesar do alto nível de entendimento dos princípios e

práticas apontados na pesquisa, a empresa estudada enfrenta dificuldades para tradução desses em aplicações práticas. O mediano valor encontrado na componente de Implementação de Práticas da P+L reflete a presença de dificuldades para a implantação de projetos com base nos

princípios da Produção mais Limpa. Tais dificuldades não diferem das principais barreiras encontradas na literatura pesquisada e estão, de acordo com os entrevistados, centralizadas nas Barreiras Internas para Implementação da P+L, tendo como principal fator a visão de curto prazo sobre o retorno dos investimentos. Tal visão reflete a preocupação por resultados imediatos, pouco sustentáveis;

• Tendo como base que a empresa estudada é de grande porte

e os valores dos projetos implantados com base nos princípios da P+L relatados anteriormente, percebe-se que não há grandes limitações para investimentos que produzem resultados nos dois âmbitos, o ambiental e o financeiro. No entanto, barreiras internas, culturais e gerencias, parecem ir contra a implementação de novos projetos com base nos princípios da Produção mais Limpa;

• Os projetos de P+L relatados neste trabalho, trazem uma

visão das Práticas de P+L encontradas num fabricante do setor de eletrodomésticos da linha branca, criando um referencial para o setor no tema Produção mais limpa, frente ao escasso número de trabalhos publicados a respeito do tema em questão neste setor.

• Mediante os projetos implementados na empresa estudada e

relatados neste trabalho, pode-se perceber o alto potencial dos princípios e práticas da P+L em relação aos benefícios ambientais e financeiros obtidos, principalmente no setor de Linha Branca.

5.1 LIMITAÇÕES AO DESENVOLVIMENTO DA DISSERTAÇÃO