• Nenhum resultado encontrado

Para realiza¸c˜ao de experimentos foi utilizada a base de dados chamada Scopus. Trata-se da maior base internacional de informa¸c˜oes sobre literatura t´ecnica e ci- ent´ıfica publicadas desde 1823. Seu conjunto total contempla mais de 54 milh˜oes de registros todos possuindo resumos acerca de cada trabalho indexado. Desses, 33 milh˜oes incluem dados tamb´em sobre referˆencias.

Ressalta-se o fato dos pesquisadores, durante os experimentos, terem mencionado que utilizavam diversas bases de dados para consultas de artigos, por´em abandona- ram o uso das demais passando a utilizar somente a Scopus. Esses pesquisadores justificaram seu uso devido ao fato de na maioria das vezes o conte´udo existente nas demais sempre estar presente na Scopus e o inverso n˜ao ocorrer.

Para acesso aos dados, o portal da Scopus disponibiliza uma API (Application Programming Interface) via web service. As informa¸c˜oes acerca dessa API podem ser encontradas atrav´es da p´agina na internet no endere¸co: http://dev.elsevier. com/api_docs.html.

A API (Application Programming Interface) Scopus disponibiliza diversos tipos de consultas que retornam metadados acerca das informa¸c˜oes buscadas. Entre es- sas consultas est˜ao: busca por informa¸c˜oes de autores, busca por informa¸c˜oes de publica¸c˜oes e busca por institui¸c˜oes. Cada uma dessas buscas podem retornar resul- tados que variam de acordo com o tipo de vis˜ao utilizada pelo usu´ario desse servi¸co.

Os tipos de vis˜ao dispon´ıveis aos usu´arios est˜ao relacionadas a que tipo de privil´egio os usu´arios possuem.

Basicamente, h´a dois tipos de privil´egios para acesso `as vis˜oes disponibilizadas. Eles se dividem entre: os que podem ser acessados publicamente e os que necessitam de cadastro pr´evio para obten¸c˜ao de uma chave de acesso a ser utilizada a cada consulta `a base. Para obter o segundo tipo de acesso ´e necess´ario estar conectado via alguma institui¸c˜ao de ensino conveniada.

Entre os tipos de consulta existentes h´a diversas vis˜oes que variam com o tipo de busca a ser feita. Para a busca por informa¸c˜oes de artigos (chamada de Abstract Retrieval ), por exemplo, h´a cinco tipos de vis˜oes dos metadados retornados. Sendo elas: basic, meta, meta abs, ref e full. Cada uma possui suas peculiaridades pode ser consultada atrav´es do endere¸co: http://api.elsevier.com/documentation/ retrieval/AbstractRetrievalViews.htm. As vis˜oes encontram-se listadas em or- dem crescente de quantidade de informa¸c˜ao disponibiliza. As duas ´ultimas vis˜oes est˜ao restritas a usu´arios que disp˜oem de chave de acesso.

Acerca das vis˜oes de acesso aos resultados de busca por autor (Author Retri- eval ), h´a tamb´em cinco tipos de vis˜oes. S˜ao elas: basic, metrics, light, standard e enhanced. Sendo as duas ´ultimas vis˜oes restritas a usu´arios que disp˜oem de chada de acesso. Seus respectivos tipos de dados retornados encontram-se apresenta- dos atrav´es do endere¸co: http://api.elsevier.com/documentation/retrieval/ AuthorRetrievalViews.htm.

Por fim, h´a trˆes tipos de vis˜oes dos metadados retornados atrav´es de buscas por institui¸c˜oes Affiliation Retrieval. S˜ao elas: basic, light e standard. Sendo todas vis˜oes de acesso p´ublico, n˜ao havendo necessidade de registro para utiliza¸c˜ao dos servi¸c˜oes para esse tipo de busca. Os conte´udos retornados pelos diferentes tipos de vis˜ao encontram-sem apresentados no endere¸co: http://api.elsevier.com/ documentation/retrieval/AffiliationRetrievalViews.htm.

Maiores informa¸c˜oes acerca dos trˆes tipos de busca descritos acima e seus metada- dos disponibilizados de acordo com o tipo de vis˜ao que cada um possui (Abstract Re- trieval Views, Author Retrieval Views e Affiliation Retrieval Views) podem se encon- trados atrav´es dos respectivos links: http://api.elsevier.com/documentation/ retrieval/AbstractRetrievalViews.htm, http://api.elsevier.com/ documentation/retrieval/AuthorRetrievalViews.htm e http://api. elsevier.com/documentation/retrieval/AffiliationRetrievalViews.htm.

´

E importante citar que a fim de minimizar erros de indexa¸c˜ao, al´em da base Sco- pus tamb´em foi utilizada a base DBPL (Digital Bibliography & Library Project ) para consulta de artigos cujo DOI(Digital object identifier ) n˜ao houvesse sido informado no arquivo BIBTEX utilizado pela ferramenta, tampouco houvesse sido localizada sua indexa¸c˜ao via t´ıtulo na base Scopus. Para isso artigos n˜ao encontrados direta-

mente na base Scopus foram pesquisados na DBLP para recupera¸c˜ao de seu DOI e posterior nova consulta na base Scopus.

Cap´ıtulo 6

Conclus˜ao

6.1

Ep´ılogo

A realiza¸c˜ao de pesquisas bibliogr´aficas e a busca por m´etodos mais eficazes de realiz´a-las ´e certamente um tema de interesse geral no cen´ario cient´ıfico. Isso se d´a pelo fato de ser comum a todos a necessidade de se ter dom´ınio sobre o estado de um assunto para poder dissertar sobre ele e propor novos trabalhos.

A ciˆencia do presente evolui gra¸cas `a ciˆencia do passado. O presente ´e constru´ıdo em cima da tentativa de evoluir ou superar um resultado previamente gerado. Ou at´e mesmo provar que um resultado passado estava errado. Por´em n˜ao ´e caracter´ıstica da ciˆencia construir trabalhos exatamente iguais a um trabalho j´a realizado. Esse comportamento em nada ajuda em sua evolu¸c˜ao.

Por´em n˜ao ´e sempre que a existˆencia de fatos assim s˜ao propositais. Isso pode ocorrer devido a fatores que de alguma forma n˜ao permitiram que o pesquisador encontrasse referˆencias sobre tais trabalhos iguais ao seu e acabasse por reinventar uma solu¸c˜ao j´a apresentada.

A fim de minimizar os efeitos desses fatores, o presente estudo dissertou sobre: o problema apresentado, sua proposta para resolu¸c˜ao, m´etodos existentes para re- aliza¸c˜ao de uma pesquisa seguindo um rigor metodol´ogico, sobre os conceitos que est˜ao envolvidos em sua proposta, a arquitetura utilizada para constru¸c˜ao de uma ferramenta que implementasse sua proposta e por fim descreveu experimentos rea- lizados a fim de obter resultados com o uso de sua proposta.

Esse cap´ıtulo faz uma revis˜ao das quest˜oes principais a serem respondidas por esse estudo e disserta acerca de suas respostas. Em seguida s˜ao apresentadas in- forma¸c˜oes advindas do processo de experimenta¸c˜ao no qual contou com diversos volunt´arios das mais variadas ´areas da computa¸c˜ao: inteligˆencia artificial, sistemas de informa¸c˜ao, teoria dos grafos, engenharia de software e banco de dados.

tudo. S˜ao descritos tanto os problemas de aspecto pr´atico, atrav´es da implementa¸c˜ao dos conceitos propostos, como tamb´em problemas relacionados a parte humana.

Por fim, s˜ao descritos os trabalhos futuros. Esses surgiram da necessidade perce- bida ao longo tanto da parte de desenvolvimento te´orico, quanto da parte de imple- menta¸c˜ao e experimenta¸c˜ao. As ideias apresentadas foram resultantes de opini˜oes de volunt´arios, amigos e orientadores acerca desse estudo, por´em que n˜ao caberiam no escopo desse trabalho.

Documentos relacionados