• Nenhum resultado encontrado

4.1 Força Motriz (motores elétricos)

4.1.1 BDMotor

A versão analisada do BDMotor é a 4.21, de fevereiro de 2008. O programa está disponível no portal do PROCEL INFO (http://www.eletrobras.com/pci/main.asp), em sua seção de simuladores. O download é permitido mediante cadastro no site.

O modelo foi desenvolvido pelo Centro de Aplicação de Tecnologias (CATE) do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) para o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), que é o proprietário do software.

O modelo possui dois módulos principais: comparação de motores e dimensionamento de motores. A figura 4.2 apresenta o fluxo de navegação nos módulos do programa.

47

Fonte: elaboração própria

Figura 4.2: Fluxo de navegação pelos módulos do BDMotor

4.1.1.1 Banco de dados de motores

O banco de dados do BDMotor abrange 2640 motores de indução trifásicos pré- cadastrados29, com tensões de 220, 380 e 440 V e potência de 0,25 a 250 CV. O banco de dados não é um módulo de análise propriamente dito, mas serve para essa finalidade, isto é, serve para consultas e como plataforma para os demais módulos.

As informações disponíveis são: fabricante, tipo – alto rendimento e padrão, grau de proteção, rotação (rpm), potência (CV), rotação assíncrona, corrente, rendimento, fator de

29

Os motores existentes no banco de dados não são apenas de fabricação mais recente, mas também há modelos antigos e, portanto, com indicadores de desempenho bastante variados. As características técnicas dos motores mais antigos podem ser úteis na seleção de equipamentos mais eficientes, quando forem semelhantes àqueles em uso.

48

potência, momento de inércia, peso e preço. Os preços disponibilizados são de 2006, porém eles são editáveis no banco de dados; cotações ou estimativas mais precisas são recomendadas para uma análise econômica prévia à decisão de eventuais substituições.

4.1.1.2 Comparação entre dois motores

Neste módulo realizam-se análises econômicas para subsidiar o usuário na hora da compra, substituição ou reparo de um equipamento, utilizando dados de consumos anuais, níveis de carregamento dos motores, tarifas médias de energia elétrica e investimento requerido. O módulo emprega o método do payback simples. Os três tipos de análises disponíveis no módulo são: 1. Novo versus novo: compara opções de motores a serem adquiridos. Selecionam-se dois

motores, já existentes no banco de dados, ou adicionados manualmente. A figura 4.3 apresenta a interface desse módulo. Os dados que não estão assinalados em vermelho vieram do banco de dados do modelo;

2. Em uso versus novo: compara opções de motores a serem adquiridos com motores em uso. Selecionam-se dois motores, já existentes no banco de dados, ou adicionados manualmente (tanto o equipamento novo quanto o em uso). A figura 4.3 apresenta a interface desse módulo.

3. Reparo versus novo: compara opções de motores a serem adquiridos com motores que estão (ou estavam) em uso, mas que precisaram de reparos. Selecionam-se dois motores do banco de dados, existentes ou adicionados manualmente30.

Na figura 4.3 os campos assinalados em vermelho são entradas e em verde são as saídas da análise. A flecha indica o botão executar.

30

Essa análise diferencia-se da anterior (em uso versus novo) somente pelo custo de reparo. Presente nesta análise, como dado de entrada do analista, mas não naquela (em uso versus novo).

49

Fonte: elaboração própria com telas reproduzidas do BDMotor

Figura 4.3: Módulo de comparação de motores novos (esquerda) e módulo de comparação entre motores novos versus em uso (direita)

4.1.1.3 Dimensionamento de um motor

Neste módulo se calcula em que condições de carregamento31 o motor se encontra, através de medição de uma das seguintes três grandezas: corrente média (A), velocidade de eixo (rpm) e potência (kW). A figura 4.4 ilustra as análises utilizando corrente e escorregamento (velocidade

31

Apesar de o módulo utilizar o termo dimensionamento para caracterizar sua proposta de análise, nota-se que o módulo trata, na verdade, da verificação das condições de carregamento de um equipamento em uso. Neste contexto, este módulo serve para verificar a condição operacional de um equipamento, mas é com o módulo de comparação de motores que se analisa uma possível substituição de um motor em uso (esteja ele bem dimensionado, subdimensionado ou superdimensionado) por um outro, novo.

50

do eixo). Os campos assinalados em vermelho são entradas e em verde são as saídas da análise. A flecha indica o botão executar.

Fonte: elaboração própria com telas reproduzidas do BDMotor

Figura 4.4: Módulo de dimensionamento por corrente (esquerda) e módulo de dimensionamento por escorregamento (direita)

O programa emite avisos sobre o dimensionamento dos equipamentos, em função do carregamento a que estão submetidos. As faixas consideradas para os avisos são:

 Potência solicitada abaixo de 50% da nominal: motor superdimensionado;

 Potência solicitada entre 50% e 75% da nominal: análise econômica de substituição;  Potência solicitada entre 75% e 100% da nominal: motor bem dimensionado;

 Potência solicitada entre 100% e 125% da nominal: o motor pode estar subdimensionado;  Potência solicitada acima de 125% da nominal: motor subdimensionado.

51 4.1.1.4 Informações adicionais

Algumas observações importantes sobre o BDMotor:

 Nem todos os motores apresentam dados de preço e os valores disponíveis estão relativamente desatualizados (2006);

 O botão de ajuda é interativo, isto é, indica-se o tópico do menu e a ajuda prestada é correspondente à janela aberta (tipo de análise);

 Há filtros no modelo que facilitam a seleção dos motores;

 Nas janelas das análises, as informações que vêm do banco de dados só podem ser alteradas no próprio banco de dados;

 Este modelo foi desenvolvido antes da entrada em vigor da Portaria Inmetro número 488 e seus anexos, cujo artigo número 4 estabelece que a fabricação e importação de motores elétricos trifásicos devem seguir seus padrões mínimos de eficiência energética (MME; MCT; MDIC, 2005) a partir de 08 de dezembro de 2011 (INMETRO, 2010).