• Nenhum resultado encontrado

3 O CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS DOCUMENTOS

4.1 ANÁLISE DOS DADOS

4.1.2 Benefícios apontados pelos alunos na aprendizagem dos conteúdos da

Inúmeros benefícios foram relatados pelos alunos como provenientes das aulas de Educação Física escolar. Os principais argumentos utilizados foram relacionados à saúde.

A Educação Física e a forma como foram vivenciados os seus conteúdos foram vinculados à saúde por 21% dos alunos em suas respostas à primeira questão. Muitos falam sobre o melhor funcionamento corporal, a atividade física como pressuposto de uma vida saudável, como forma de prevenir doenças e lesões, ganhos físicos e mentais, melhor desenvolvimento corporal, entendimento da necessidade dos cuidados com o corpo para uma vida melhor e a possibilidade de longevidade através de hábitos saudáveis.

Ela nos ajuda a ter boa saúde com os exercícios que mandam fazer, é muito importante para o bem estar. (Aluno 23, turma B).

A disciplina de Educação Física ajuda a melhorar o aprendizado sobre questões da saúde. (Aluno 1, turma D).

Aprender a cuidar do corpo, ajuda na saúde física e mental. (Aluno 8, turma D). (Extratos colhidos do questionário aplicado em 18/08/2015).

Na segunda questão formulada, 24% dos alunos entendem a saúde como principal resultado do aprendizado e da vivência nas aulas. São entendidos como úteis para a vida questões como a importância dos alongamentos, o esporte como prática saudável e divertida, o desenvolvimento de habilidades corporais, o controle do corpo, o emagrecimento, a postura corporal a partir da realização de exercícios físicos, a melhora respiratória com as atividades físicas, a agilidade e desenvoltura para realizar tarefas cotidianas.

Sim, por exemplo, os esportes eu já jogava antes, agora aprendi mais sobre eles [...]. Ou os exercícios que se feitos corretamente proporcionam ganhos na saúde, ganhos na respiração, agilidade, resistência, isso se reflete comparando com quem não pratica. (Aluno 17, turma B).

Isto influencia a utilizarmos exercícios, corridas, alongamentos e outras coisas no nosso dia a dia, faz com que tenhamos mais vontade de exercitar, pois assim estaremos deixando nosso corpo mais saudável. (Aluno 6, turma C).

(Extratos colhidos do questionário aplicado em 18/08/2015).

Na questão cinco os alunos responderam sobre como a disciplina de Educação Física auxiliou no entendimento da importância dos cuidados com a saúde, com o corpo, com a postura e com a imagem. Em 21% das questões os alunos manifestaram a importância de cuidar do corpo para uma melhor saúde, para uma vida melhor e mais longa. No entendimento dos alunos a atividade física está associada à saúde e à preservação do corpo, a melhora das funções corporais, como uma terapia para doenças pré-existentes e com a postura corporal.

Que com as atividades físicas a nossa saúde melhora, melhora o corpo fica mais definido e então somos incentivados a fazer isso. (Aluno 13, turma B).

É bom para saúde porque se tiver algum tipo de doença o esporte ajuda muito. (Aluno 18, turma C).

Para que tenhamos cuidado com a alimentação, para que façamos mais exercícios para manter o corpo saudável e longe de doenças. (Aluno 4, turma B).

(Extratos colhidos do questionário aplicado em 18/08/2015).

Muitos alunos tiveram dificuldade em responder a questão, enquanto outros se colocaram de forma bastante original. Falam dos cuidados com o corpo, da possibilidade de uma vida mais longa e saudável, de benefícios

sociais por meio da melhora da imagem corporal, das diferenciações na imagem corporal e do preconceito em relação a pessoas obesas e que não se enquadram em padrões de beleza difundidos como aceitáveis ou desejáveis:

Ajuda a definir o corpo, pois o corpo mostra o quanto a gente se cuida, se somos preocupados ou não. (Aluno 08, turma D).

Me auxilia sempre ter uma vida saudável, para que eu tenha mais saúde e longevidade. (Aluno 20, turma A).

Que a gente tem que se exercitar antes de começar qualquer atividade física e como ser mais saudável. (Aluno 16, turma B).

Na corporeidade. (Aluno 05, turma C).

Um desenvolvimento bom do corpo, uma saúde boa. (Aluno 23, turma B).

Me ensinando que com mais atividades físicas minha saúde seria melhor, que se ficar com a postura torta posso ter problemas de coluna. (Aluno 07, turma C).

Que não praticamos atividades físicas somente para perder peso, para ficarmos com uma imagem melhor, mas sim porque a prática dessas atividades pode melhorar nosso estilo de vida, humor, a parceria com os outros, etc. (Aluno 31, turma A). (Extratos colhidos do questionário aplicado em 18/08/2015).

Aproximadamente 30% dos alunos discorreram sobre a imagem corporal como resultante dos cuidados com o corpo e com a postura corporal. Os posicionamentos em torno do tema foram diversos, alguns pensando o corpo em sua totalidade, a partir das atividades práticas da disciplina, outros associando a saúde com a imagem e o com o bem estar. Os benefícios possíveis por meio dos conhecimentos transmitidos pela disciplina se confundem e se entrelaçam nos relatos.

A Educação Física me ajudou saber que os exercícios fazem bem para o corpo, saúde e alimentação são fatores que ajudam a gente a ter um copo bom e que reflita uma imagem boa para as outras pessoas. (Aluno 12, turma A).

Porque se fizermos mais atividades físicas mais o nosso corpo vai ser bonito, ter uma boa postura. (Aluno 3, turma C).

Através da importância dos cuidados com a saúde, porque senão lá pelos 23 anos eu poderia estar com a aparência de 60 anos, se eu não fizesse os exercícios que aprendi na Educação Física. (Aluno 28, turma C).

Mostrando que é através dos exercícios físicos e esportes que podemos ter uma aparência melhor. (Aluno 25, turma C).

A Educação Física ajuda muito porque com os exercícios diariamente podem trazer grandes resultados com a saúde, com o corpo e a imagem e a pessoa se sente bem. (Aluno 5, turma E).

Algumas respostas evidenciam a aparência corporal como um benefício a ser utilizado nas relações sociais. Uma melhor imagem refletida auxiliaria em uma aceitação social facilitada do agente:

Emagrecer ajuda para o namoro e para o trabalho. Muitas pessoas hoje em dia sofrem preconceito por ser magro ou por ser gordo ou feio. (Aluno 24, turma D). Auxiliou que praticando a Educação Física a sua saúde pode ficar mais resistente, com a idade avançada o corpo será mais fortalecido, terá mais resistência com coisas pesadas e a imagem corporal pode ser útil em sua vida. (Aluno 28, turma E).

(Extratos colhidos do questionário aplicado em 18/08/2015).

A interpretação dos alunos em relação à saúde e a aparência corporal pode ser verificada nas afirmações abaixo:

Que ter um corpo feio ou não saudável não prejudica apenas a aparência, o que os outros vão pensar e sim a própria saúde. (Aluno 3, turma E).

Na matéria de Educação Física sempre é ensinado a ter cuidados com o corpo, postura e aparência. (Aluno 17, turma E).

Me fez ver que com atividades físicas você pode alcançar seus objetivos, ter um corpo dos sonhos, uma vida melhor e saudável. (Aluno 30, turma D).

(Extratos colhidos do questionário aplicado em 18/08/2015).

Os benefícios corporais também tem destaque no depoimento:

Porque sempre que eu faço exercícios eu me sinto melhor, meu corpo reage melhor às coisas que faço, o corpo fica mais bonito. (Aluno 7, turma B).

(Extrato colhido do questionário aplicado em 18/08/2015).

As argumentações citam a saúde como benefício direto em 33% das respostas na oitava questão. As relações feitas estabelecem vínculos da saúde com as atividades físicas, com os conteúdos da Educação Física, com a melhora do corpo, com ausência de doenças, com os cuidados alimentares, com a qualidade de vida, com o condicionamento físico e a com a disposição na execução de atividades cotidianas.

O nosso corpo fica mais definido, junto com a alimentação saudável, previne doenças e outros males que prejudicam a saúde da população. (Aluno 22, turma E).

Os benefícios da atividade física podem ser a própria saúde em sua vida, ossos podem resistir mais. Atuo sempre fazendo uma alimentação saudável, praticando exercícios físicos muitas vezes na escola. (Aluno 28, turma E).

(Extratos colhidos na oitava questão do questionário aplicado em 18/08/2015).

Na décima questão a preocupação na elaboração das questões presentes no quadro a ser preenchido pelos alunos estava em estabelecer relações simples entre o entendimento dos alunos em relação ao corpo e suas representações sociais. Entre a aparência física e as relações interpessoais e a possibilidade de lucro a partir de uma imagem idealizada. Como o corpo constitui-se em uma forma de comunicação entre os agentes nas relações sociais. As respostas permitiam a marcação de uma das quatro alternativas acerca das afirmações colocadas na primeira coluna.

Quadro 1: Dados objetivos obtidos nas respostas a décima questão

QUESTÕES Concordo totalmente Concordo parcialmente Discordo parcialmente Discordo totalmente A* R** A R A R A R

Seu corpo mostra para os outros quem você é.

63 47% 46 34,3% 9 6,7% 16 12%

81,3% 18,7%

A aparência corporal pode trazer benefício nas relações sociais. (Amizades, namoro, trabalho...).

52 38,8% 50 37,3% 21 15,7% 11 8,2%

76,1% 23,9%

Os padrões de beleza (altura, magreza, corpo definido...) são importantes na relação com o seu

corpo.

54 40% 45 33,5% 22,0% 16,5% 13 9,7%

73,8% 26,2%

Suas atitudes e hábitos em relação ao corpo revelam quem você é e

seu estilo de vida.

61 45,5% 49 36,5% 14 10,5% 10 7,5%

82% 18%

Suas roupas, seu modo de falar, sua maneira de agir em grupo

representam quem você é.

61 45,5% 46 34,3% 12 9% 15 11,2%

79,8% 20,2%

Uma pessoa em melhores condições físicas tem vantagem

em relação a outras que não cuidam do corpo.

88 65,7% 27 20,1% 9 6,7% 10 7,5%

85,8% 14,2%

* Valor absoluto ** Valor relativo

Fonte: Dados obtidos a partir do questionário aplicado em 18/08/2015. Nota: Dados trabalhados pela autora da dissertação.

Analisando a primeira afirmação percebe-se que 63 alunos ou 47% identificam sua imagem como reflexo de seu ser, no sentido de representar por meio da aparência as atitudes e posicionamentos frente à realidade de ser corpo, uma aceitação do reflexo social como condizente com seu corpo social apresentado.

Aceitam como parcial a concordância em 34,3% das respostas dos alunos. Somando as duas afirmações, total e parcial, obtemos 81,3% dos alunos. A aceitação da imagem recebida pelos demais indivíduos como representação de ser é relevante, pois indica o entendimento dos alunos como agentes formadores de sua imagem corporal. Essa compreensão leva a crer no entendimento do aluno como agente que intervém a partir de sua referência de disposições para a construção de sua aparência e abre espaço para ação educacional no campo da Educação Física escolar, neste contexto.

Ao entenderem seu corpo como uma imagem refletida de seu ser os alunos veem seu corpo como um meio de comunicar aos demais quem são. Concordam com a afirmação 47% dos alunos, e parcialmente 34%. Então a imagem que o outro recebe como forma de comunicação visual é aceita pela ampla maioria como seu reflexo de ser. A imagem por eles construída e refletida está de acordo com o que são. Na circulação nos espaços sociais e na capacidade de comunicar-se com os demais aceitam seus corpos como uma forma expressiva e comunicativa inequívoca de ser.

Torna-se importante problematizar uma porcentagem expressiva de alunos que não se identificam com seu próprio corpo, fato que pode ser foco de intervenção do educador físico.

Os dados produzidos a partir da segunda afirmação direcionam o entendimento da maioria dos alunos para a aparência corporal ser um fator significativo nas relações sociais. Isso indica que a concordância total (38,8%) ou parcial (37,3%) compõe 76,1% do total de alunos que acreditam na importância de sua imagem corporal nas inter-relações pessoais na sociedade. Esses dados confirmam a interpretação por parte dos alunos que existe lucro a partir de uma boa aparência corporal. Ainda nessa linha de pensamento os alunos que discordam parcialmente representam 15,7%, ao serem parciais na resposta indicam certa concordância com o fato de a imagem corporal ter significação nos espaços sociais.

A aparência corporal comunicada aos outros pode trazer benefícios segundo o entendimento dos alunos. Uma importante parcela aceita e entende o corpo como detentor de um capital que é usado nas relações interpessoais. A imagem construída pode ser positiva em situações sociais específicas como namoro, amizade ou trabalho, por exemplo. O reflexo corporal auxilia nas interações e na aceitação em campos específicos.

Na terceira afirmação a relação com o próprio corpo e os padrões de beleza circulantes pelos campos são considerados como importantes na totalidade para 40,3% dos alunos, 33,5% com restrições, por 16,5% como discordância parcial e para 9,7% dos alunos os padrões de beleza não influem na relação com o corpo. Os dados indicam que existe significativa interferência dos padrões difundidos nos espaços sociais e a forma como os alunos constroem sua representatividade em torno da aparência. Revela ainda que é uma preocupação deles estar em consonância com o que circula no meio, que existe ativamente a difusão da imagem idealizada como forma de lucro social nas relações e aceitações nos campos.

A maior parte dos alunos (45,5%) concordou totalmente e 36,5% concordaram parcialmente que as atitudes e hábitos em relação ao corpo revelavam quem são e o estilo de vida de cada um. Essa porcentagem de 82% de concordância com a afirmação mostra que os alunos entendem suas atitudes e hábitos como constituintes da formação do corpo, de sua representação física e estilo de vida. Pode-se inferir que estão conscientizados da importância de hábitos e atitudes na formação da imagem pessoal e, que seu estilo de vida é reflexo das ações que tem com o corpo e são por consequência uma forma de dizer aos outros, através da imagem comunicada, quem são. A postura identificada, a condição de agentes atuantes na construção do corpo, constitui um espaço importante para a aprendizagem, predispõe o investimento na produção de capital corporal através da valorização dos cuidados com o corpo e da aquisição de hábitos saudáveis de vida.

A imagem também compõe a afirmativa que trata do vestuário, modo de falar, maneira de agir em grupo e a representação pessoal dos alunos. Nesta questão 45,5% dos alunos concordam totalmente e 34,3% concordam parcialmente que essas ações se refletem em sua imagem. A concordância

representa, no conjunto das variáveis propostas a indicação de ações efetivas dos alunos em torno da representação social do seu corpo. O corpo reflete o que é através da construção inscrita e das ações de vestir, falar e agir. Novamente pode-se entender que os alunos vinculam a sua imagem com o seu modo de ser. Existe a concordância em transparecer o que se é através do que é visto pelos outros, uma afirmação na unidade de ser corpo e de expressar reflexo condizente com a própria representação corporal que externada ao grupo ao qual pertencem.

As respostas obtidas dos alunos trazem o entendimento de que a imagem corporal representada é produto direto dos cuidados que se tem com o corpo. O posicionamento dos alunos indica o protagonismo na construção corporal. A postura corporal aparece como um determinante importante na formação da imagem individual, bem como, as atitudes de alimentação e atividades físicas como decisivas no combate a obesidade e a manutenção da aparência. A imagem reflexa é tida como importante nas relações sociais colocando em destaque a importância da imagem para a obtenção de lucros nas relações.

A comunicação está no corpo. A imagem e a afirmação das características corporais podem ser pressupostos para a aceitação em um determinado grupo. As atitudes e hábitos são formadores do corpo e são passaporte para o convívio e o pertencimento a um grupo social. A comunicação interpessoal está ligada aos espaços e às tarefas comuns, numa troca de experiências e ações ativas na formação corporal.

O corpo comunica-se por meio de sua singularidade visível, sua expressividade está ligada à motricidade, a capacidade de expressiva está nos gestos e posturas individuais, formadas a partir da construção as vivências corporais.

A importância dada à formação ativa do corpo está ligada a autoafirmação, que conforma o corpo na autoimagem esculpida no ideal de ser. O pertencimento a um grupo está ligado à formação da imagem e como esta se torna um meio de comunicação e afirmação no espaço onde circula o agente.

Os benefícios da atividade física e a influência do aprendizado no modo de agir e pensar o corpo revela a preocupação em utilizar as informações obtidas nas aulas para o aprimoramento corporal e sua preservação. São

citadas inúmeras possibilidades de investimento corporal em atividades físicas que suscitam potencialmente o ganho de capital corporal, como: melhora da qualidade de vida, aprendizado de cuidados alimentares, necessidade de autopreservação, melhor condicionamento físico, melhor domínio de ações motoras, longevidade, ajuda no desenvolvimento de atividades cotidianas, controle do corpo, mais agilidade, mais força, benefícios na prevenção de doenças e lesões, hábitos saudáveis, ganhos físicos e mentais.

A identificação de benefícios relatados pelos alunos indica a importância dos conhecimentos e práticas vivenciadas nas aulas como uma condicionante de atitudes e hábitos que possuem significação na construção corporal, indicando, portanto, a possibilidade de investimento corporal a partir das aulas de Educação Física na escola.

As argumentações do professor em relação à Educação Física na escola retratam a ausência de atenção do mesmo em relação às questões enfatizadas pelos alunos o que denota pouca influência em relação às considerações dos alunos. Menciona sua formação como importante, porém, não é enfático em relação à importância desta na sua forma de atuar.

Desconhece o planejamento anual e não identifica benefícios claros nas práticas e na aquisição de conhecimentos por meio dos conteúdos da disciplina. As respostas dos alunos indicam que a constituição de saberes em relação à disciplina foi obtida ao longo dos anos na escola. Não se pode evidenciar uma influência concreta desse professor na elaboração das análises dos alunos. Cabe ressaltar que as turmas entrevistadas tiveram durante os anos finais do ensino fundamental no mínimo três professores diferentes na disciplina de Educação Física.

4.1.3 Possibilidades de investimento corporal a partir dos conhecimentos