• Nenhum resultado encontrado

Benefícios da Modelagem Semântica realizada na PROPOST

4 MODELAGEM DA PROPOST PROJECT PORTFOLIO SUPPORT TOOL

4.6 Benefícios da Modelagem Semântica realizada na PROPOST

A modelagem semântica é um recurso importante na captação de detalhes do mundo real com um nível mais rico em detalhes. Devido a isso, a sua utilização como recurso complementar no desenvolvimento de software é de grande valor, podendo-se observar demandas da utilização de seus conceitos em outras várias áreas, tais como Inteligência Artificial, Web Semântica, Modelagem de Processos de Negócio, Modelagem do Conhecimento, etc.

No desenvolvimento de software em geral (seja ele orientado a objetos, baseado em agentes, em eventos, etc) a captura do conhecimento adquirido proporciona a redução no tempo e custo do desenvolvimento, bem como o aumento na sua qualidade. E nesse particular, as ontologias são uma forma emergente de captura e representação do conhecimento em um determinado domínio. As ontologias são particularmente úteis para representar abstrações de software de alto nível, como modelos de domínio e arquiteturas reutilizáveis, pois fornecem uma terminologia não ambígua que pode ser compartilhada por todos os atores envolvidos em um processo de desenvolvimento (GIRARDI, 2004). Nesse contexto, entendemos abstrações de software reutilizáveis como especificações em alto nível, sucintas, naturais e úteis que correspondem a uma ou mais realizações em um nível mais detalhado de representação.

Conforme já mencionado neste trabalho, a ferramenta PROPOST foi modelada utilizando a ONTORMAS, uma ferramenta dirigida por ontologias, a qual representa o conhecimento descrito nas metodologias MADEM e MAAEM. A ONTORMAS contempla as fases e atividades necessárias para a análise, o projeto e a implementação de aplicações multiagente através da reutilização de artefatos de software produzidos na Engenharia de Domínio Multiagente. Por outro lado, as ontologias ONTOINFO e ONTOWUM descrevem famílias de produtos de software para o desenvolvimento de aplicações nas áreas de Recuperação e Filtragem de Informação, respectivamente. A tarefa de modelagem foi realizada no ambiente Protégé (http://protege.stanford.edu).

Os benefícios obtidos em utilizar a ONTORMAS foi devido a essa ontologia constituir um guia para o processo de modelagem de aplicações multiagentes, proporcionando também a reutilização de modelos de domínio e frameworks multiagentes previamente existentes no seu repositório. Isso facilitou a construção dos modelos a serem gerados, uma vez que os passos a serem seguidos e os produtos a serem gerados estavam formalmente contidos nessa ontologia. A representação dos artefatos de software resultantes foi realizada através da instanciação das correspondentes subclasses de tarefas, produtos, conceitos e relacionamentos de modelagem, de acordo com a semântica representada na ontologia.

Os benefícios obtidos com o reuso das ontologias ONTOWUM e ONTOINFO foi devido às mesmas constituírem artefatos de software relacionados a modelos de domínio e frameworks multiagentes reutilizáveis. Dessa forma, seguindo os passos descritos na ONTORMAS, pudemos proceder à reutilização dos elementos contidos nos modelos de domínio durante as fases de modelagem da Análise, bem como reutilizar os elementos contidos nos frameworks multiagentes durante as fases de modelagem do

Projeto e Implementação, previstas na MAAEM. A Figura 59 ilustra graficamente

um exemplo de reutilização ocorrida na PROPOST em relação aos objetivos contidos na ONTOWUM, os quais foram especializados para o domínio da gestão de portifólio. Maiores detalhes sobre o reuso da ONTOWUM e ONTOINFO ocorrido na PROPOST são descritos ao longo do capítulo 4, o qual trata da modelagem da ferramenta.

Os benefícios da modelagem no ambiente Protégé, por sua vez, foram decorrentes do mesmo promover relacionamentos semânticos entre os elementos presentes nas ontologias (conceitos, relações, instâncias, etc), o qual proporcionou facilidades para a confecção dos modelos, tais como a busca e recuperação destes elementos, bem como para a incorporação destes aos modelos produzidos. Dessa forma, mudanças em determinados elementos em um modelo, puderam se refletir nos outros modelos onde estes elementos estavam presentes, evitando o retrabalho de mudanças manuais em cada um desses modelos.

As ontologias também foram úteis na implementação da aplicação, tendo em vista que elas proporcionaram uma estrutura de terminologia comum para comunicação e troca de mensagens entre os agentes.

4.7 Considerações Finais do Capítulo

Este capítulo mostrou todo o processo de modelagem da ferramenta PROPOST, no qual foram utilizadas: a ferramenta dirigida por ontologias ONTORMAS, bem como reutilizados os artefatos descritos nas ontologias ONTOINFO e ONTOWUM. Conforme mostrado anteriormente, a ONTORMAS contempla as fases e atividades necessárias para a análise, o projeto e a implementação de aplicações multiagente através da reutilização de artefatos de software produzidos na Engenharia de Domínio Multiagente. Também foi mencionado que as ontologias ONTOINFO e ONWOWUM descrevem famílias de produtos de software para o desenvolvimento de aplicações nas áreas de Recuperação e Filtragem de Informação, respectivamente.

As ontologias são particularmente úteis para representar abstrações de software de alto nível, como modelos de domínio e arquiteturas reutilizáveis, fornecendo uma terminologia a ser compartilhada pelos atores envolvidos em um processo de desenvolvimento. Tais características puderam ser constatadas ao longo deste capítulo, no demonstramos como a reutilização destes artefatos foi realizada ao longo do desenvolvimento da ferramenta.

Os maiores benefícios obtidos na modelagem da PROPOST ocorreram principalmente devido a facilidades relacionadas à reutilização das abstrações de software representados nas ontologias ONTOINFO e ONTOWUM, bem como pelo uso da ferramenta dirigida por ontologias ONTORMAS como guia para este processo. Esses benefícios tiveram influência direta na redução do tempo de desenvolvimento da ferramenta e, conseqüentemente no trabalho realizado, reduzindo seu custo e proporcionando qualidade, tendo em vista que as abstrações reutilizadas presumidamente constituem componentes previamente testados no âmbito do grupo GESEC.