• Nenhum resultado encontrado

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.3. TELHADOS VERDES

2.3.3 Benefícios qualitativos e quantitativos

Os telhados verdes oferecem múltiplos benefícios sociais, ambientais e econômicos e podem ser usados como ferramenta de adaptação às mudanças climáticas.

Sharman (2014) apresenta diversos benefícios descritos na tabela 4 adaptada para o uso dos telhados e paredes verdes em áreas urbanas:

Tabela 4 – Benefícios do uso dos Telhados e Paredes Verdes.

Qualidade do Ar Os telhados e paredes verdes ajudam a remover poluentes nocivos do ar, mantendo o ar da cidade mais saudável. Eles também podem melhorar a qualidade do ar dentro do edifício.

Beleza Os telhados e paredes verdes são lindos. Eles podem transformar uma parede monótona ou telhado de

BARE ROOF GREEN ROOF PV ON ROOF INTEGRATED

22

betume em um recuso

impressionante.

Biodiversidade Os telhados e paredes verdes são espaços que proporcionam abrigo e comida para insetos, repteis e pássaros. Esta biodiversidade é vital para o ambiente urbano.

Saúde A necessidade humana de viver

proximo a plantas é chamada de “biophilia”. Existem inúmeros estudos que comprovam os benefícios físicos e mentais dos seres humanos que tem a experiências de crescer e estar próximos às plantas.

Isolamento Os telhados e paredes verdes isolam a os edifícios reduzindo a dependência do aquecimento e do arrefecimento e o consumo de energia.

Ruído Os telhados e paredes verdes isolam o edifício de ruídos externos, criando um ambiente interior mais silencioso, ambiente interno mais pacífico.

Espaço Com telhados e paredes verdes, anteriormente o espaço utilizado pode ser transformado em um espaço valioso para recreação, cultivo de alimentos, jardins ect.

Vida do Telhado Os telhados verdes têm contribuído para aumentar a vida útil de um telhado em até 40 anos. O telhado verde limita a exposição dos telhados ao sol. Ele mantém a temperatura do telhado uniforme e minimiza a expansão e a contração das mudanças de temperatura.

Painéis Solares Os telhados verdes melhoram a eficiência dos painéis solares, mantendo a temperatura circundante a um nível ótimo eficiência para o painel solar.

Efeitos Urbanos das Ilhas de Calor O calor do sol é absorvido pelas superfícies e irradiado para o meio ambiente, levando a temperaturas mais altas nas cidades. Os telhados e paredes verdes diminuem esse efeito das ilhas de calor, tornando as cidades um lugar mais confortável para se viver.

23 de escoamento das águas pluviais em comparação aos tetos lisos.

Fonte: Sharman 2014, adaptada.

Dentre os benefícios do telhado verde descritos na tabela (4) será apresentando pesquisas realizadas por outros autores que têm como objetivo comprova-los e ampliar o debate das principais temáticas do telhado verde como: isolamento termo acústico (MASCARÓ, 2002; BRENNEISEN, 2004; LAMBERTS, 2010); qualidade do ar (MASCARÓ, 2002; ARAÚJO, 2007); paisagismo (GENGO ET AL, 2013); e o retardamento no escoamento das águas pluviais (SANTOS ET AL 2013; OLIVEIRA, 2009; BALDASSAR, 2013).

Nas grandes cidades o ruído geralmente atinge níveis desconfortáveis, e uma das formas de amenizar esta situação, é através do desempenho acústico que a vegetação proporciona. Esse desempenho acústico pode ser compreendido através de cinco maneiras: pela absorção do som, pelo desvio, pela reflexão, pela refração e por ocultamento. Em todos os casos, as plantas amenizam o ruído (MASCARÓ, 2002). Este processo de isolamento termo acústico nas edificações com telhados verdes acontecem também devido à redução das frequências sonoras dentro de edifícios (BRENNEISEN, 2004).

Os benefícios ambientais da vegetação nos espaços urbanos são inúmeros, dentre eles o controle da poluição atmosférica. A vegetação tem capacidade de absorver e remover gases poluentes da atmosfera através da respiração. Contudo, nos grandes centros urbanos a geração de contaminantes tem superado o processo de resiliência da vegetação, ou seja, supera a capacidade dos processos naturais de removê-los e/ou amenizá-los. A vegetação também atua no microclima urbano sob vários aspectos, como: ameniza a temperatura na estação quente e influencia a umidade relativa, e consequentemente, interferem no regime de chuvas (MASCARÓ, 2002).

De acordo com Araújo (2007), o entorno dos telhados verdes, também são beneficiados, devido o aumento da umidade que advém da evapotranspiração das plantas. Devido à fotossíntese das vegetações, os telhados verdes, purificam e filtram o ar ao redor da edificação, ou seja, realiza o sequestro de carbono atmosférico (BRENNEISEN, 2004).

24 Lamberts (2010) no estudo da classificação térmica da casa eficiente, de acordo com a NBR 15220-3, comparou três tipos de coberturas: telha metálica, telha cerâmica e telhado vegetado (Figura 16). Dentre as variáveis analisadas tem-se o atraso térmico, atraso térmico (ϕ) definido como o tempo perpassado entre a variação térmica em um meio e sua manifestação na superfície oposta de um componente. De acordo com a NBR 15220-3 recomenda-se menor ou igual a 3,3h. No estudo de Lamberts (2010) os resultados de cada cobertura são: telha metálica com 3,8h; telha cerâmica 4,9h e telhado vegetado com 10,9h.

Figura 32 - Tipos de coberturas: (1) – Telha metálica; (2) – Telha cerâmica e (3) Telhado vegetado.

Fonte: Lamberts.

Quanto aos benefícios estéticos e paisagísticos, os telhados verdes seria a alternativa ao cenário dos grandes centros urbanos, com arranha-céus e muros cinzentos. Já que o paisagismo é uma das possibilidades de “florir” estes espaços cinzentos, dando outra conotação estética. Gengo et al (2013) apresenta como podemos construir estes novos espaços e os benefícios do

25 paisagismo:

a arborização urbana, jardins verticais, calçadas verdes, telhados verdes, jardins filtrantes são técnicas que além de melhorar o visual do ambiente, são facilitadoras para melhorar a qualidade ambiental e podem ser usadas por gestores ambientais afim de melhorar a qualidade do meio ambiente. O paisagismo contribui para a diminuição do calor, elevação da umidade, diminuição da erosão, melhor drenagem da água, preservação ambiental e atração da avifauna.

Além destes benefícios já comentados, estudos comprovam que o sistema de telhado verde é representativo no amortecimento do escoamento superficial. Santos et al (2013), realizou um estudo comparativo entre dois tipos de coberturas com telhado verde - com grama (Cynodium dactylum – grama-de burro) e o telhado verde com cacto (Melocactus macrodiscus- coroa-de-frade), além destes para parâmetro, experimento tem o telhado controle com telha cerâmica cujo objetivo é verificar a capacidade de retenção do escoamento superficial. Os experimentos de precipitação controlada apresentam resultados positivos para as coberturas com telhado verde em detrimento do telhado controle. O telhado verde com grama tem capacidade de retenção maior do que com vegetação cactácea.

No estudo também foram ressaltados alguns fatores que influenciam o retardamento e a retenção das águas pluviais: o tipo de vegetação e a profundidade do substrato. Na pesquisa de Oliveira (2009), o experimento foi realizado no telhado da Escola onde foi dividida a cobertura em duas partes simétricas, uma com telhado verde e outra com telha de fibrocimento. Comprovando, mais uma vez, que o telhado verde é eficiente na retenção e no retardo das águas pluviais que neste caso foram simulados por sistemas de irrigação e teve como resultados que: “Enquanto o pico de runoff na testemunha ocorre aos 5 minutos do início da simulação, o do telhado verde ocorre aos 13 minutos do início, ou seja, ocorreu um retardo no pico de 8 minutos, se comparado ao telhado testemunha” (OLIVEIRA, 2009, p. 66).

Baldessar (2013) verificou em seu estudo a contribuição dos telhados verdes na redução da vazão das águas pluviais através da analogia entre três coberturas distintas – telhado verde; telhas de barro e laje impermeabilizada. Os dados foram coletados entre novembro de 2011 a fevereiro de 2012 e analisados de forma comparativa entre as coberturas. Como ferramenta auxiliar

26 utilizou-se o software Greenroof. Assim, os benefícios foram positivos para a cobertura com telhado verde que permitiu escoar 30,7% das águas pluviais, enquanto o de telhado de cerâmica apresentou 77,3%, no eu se refere ao escoamento superficial. Todos os estudos apresentados ressaltam os benefícios do telhado verde no retardamento das águas pluviais, isto é, bastante positivo frente às problemáticas de enchentes em meio urbano devido à impermeabilização dos solos.

As coberturas ecológicas, aqui abordadas principalmente pelos telhados

Documentos relacionados