• Nenhum resultado encontrado

3.3 Um Estudo das Representações do Movimento Humano

3.3.1 Biomecânica

O estudo do movimento humano é uma prática extremamente antiga. Contudo, só a partir do século XX é que houve um desenvolvimento acerca das ciências e disciplinas das atividades humanas. A Biomecânica representa um conjunto de conhecimentos fundamentais para o estudo do movimento humano.

A Biomecânica é uma disciplina que, entre as ciências derivadas das ciências naturais, se ocupa de análises físicas de sistemas biológicos, consequentemente, de análise físicas de movimentos do corpo humano. Assim, através de suas áreas de conhecimento correlatas pode-se analisar as causas e fenômenos relacionados ao movimento humano. O conteúdo da biomecânica foi extraído da mecânica, área da física que consiste no estudo do movimento e no efeito das forças incidentes em um objeto. Percebeu-se que muitos dos conceitos utilizados na engenharia poderiam ser aplicados ao corpo humano. Então, foi uma transição natural a aplicação da mecâ- nica nos organismos vivos, surgindo então a Biomecânica. Os profissionais de educação física, reabilitação psicomotora, terapia ocupacional e fisioterapia, entre outras, estudam a Biomecânica para entender os músculos e ligamentos e como estes se movimentam (HAMILL; KNUTZEN, 2006).

Descritores do Movimento Humano

A descrição de uma posição de um segmento do corpo ou movimento de articulação é tipicamente expressa em relação a uma posição anatômica inicial. Esta posição de referência, também chamada de posição de partida ou posição zero pode ser do tipo posição anatômica ou posição fundamental e serve de ponto de referência para a descrição dos movimentos das articulações.

e profissionais da medicina. Nesta posição, o corpo está em uma postura ereta, com a cabeça virada para a frente, com os braços ao lado do tronco com as palmas voltadas para a frente e as pernas juntas com os pés apontando para a frente.

A posição fundamental é semelhante à posição anatômica, exceto que os braços estão em uma postura mais relaxada para os lados com as palmas das mãos voltadas em direção ao tronco. Seja qual for a posição de referência, na Biomecânica as descrições do movimento humano são feitas utilizando um conjunto extenso de termos, relacionamentos e parâmetros temporais e/ou estruturais.

A Biomecânica oferece um conjunto de descritores relativos a anatomia humana que servem para descrever qualquer forma mecânica do movimento humano. Isto inclui movimento de órgãos, articulações, membros e seções específicas do corpo. A terminologia usada, descreve o movimento de acordo com a direção e posição das articulações. Um conjunto unificado de termos serve para descrever a maioria dos movimentos, embora outros termos mais especializados são necessários para descrever a singularidade dos movimentos (HAMILL; KNUTZEN, 2006).

São seis os termos básicos da Biomecânica que podem ser utilizados para descrever os principais movimentos que o corpo faz:

 Flexão e Extensão: encontrado em quase todas as articulações completamente

móveis livremente no corpo, incluindo o dedo do pé, tornozelo, joelho, quadril, tronco, ombro, cotovelo, punho e dedo. É o movimento que afeta o ângulo entre duas partes do corpo. Flexão diminui o ângulo entre o segmento adjacente. Por exemplo dobrar o cotovelo. Extensão é o oposto de flexão, que descreve um movimento de endireitar a articulação para a posição anatômica, o que aumenta a medida do ângulo entre as partes do corpo.

 Abdução e Adução: referem-se as partes que se movem para longe ou para o centro

do corpo. Abdução refere-se a um movimento que distancia uma estrutura ou parte da linha média do corpo. Por exemplo, elevar os braços para cima. Adução refere-se a um movimento de retorno do segmento para a linha média do corpo. Por exemplo deixar cair os braços ao lado do tronco.

 Rotação medial e lateral: refere-se ao movimento de um segmento em torno do

eixo de outro segmento. Rotação medial o segmento move-se no sentido do centro do corpo. Rotação lateral é o movimento oposto, a rotação move-se para longe do centro do corpo.

Em conjunto com estes termos, a descrição de uma posição de um segmento do corpo ou movimento de articulação é tipicamente expressa em relação ao plano anatômico que ele ocorre. Um plano anatômico é um plano hipotético utilizado para descrever os movimentos do corpo humano em três dimensões. Três planos imaginários são posicionados pelo corpo em ângulos retos de modo que façam intersecção no centro da massa física do corpo. O movimento é tido

como ocorrendo em um plano específico se estiver ao longo desse plano ou paralelo a ele. O movimento em um plano sempre ocorre sobre um eixo de rotação perpendicular ao plano. Os planose eixos do corpo humano para a descrição de movimento são apresentados na Figura 3.1.

Figura 3.1: Os três planos cardinais que se originam no centro de gravidade estão no (A) plano sagital, que divide o corpo em direito e esquerdo; (B) plano frontal, dividindo o corpo em frente e de trás; e o (C) plano transverso, dividindo o corpo em cima e embaixo.

(HAMILL; KNUTZEN, 2006)

A maioria dos movimentos humanos ocorrem em dois ou mais planos nas várias articula- ções. Os movimentos podem ocorrer sobre (ao redor) ou ao longo de um eixo. No plano sagital, tipicamente os movimentos atravessa o corpo de lado a lado, ao redor do eixo médiolateral (z). No plano frontal ocorrem movimentos de adução e abdução (para frente e para trás) no eixo sagital(x). No plano transverso, são tipicamente movimentos de rotação de cabeça, quadril e tronco, que ocorrem ao redor do eixo longitudinal (y).

Estes são os descritores básicos no processo de investigação do movimento humano em Biomecânica. Quanto maior o processo de especialização e maturidade do movimento, mais distintos tipos de descritores, relacionamentos e parâmetros temporais e estruturais podem ser encontrados para descrever tais movimentos mais especializados, como exemplo na atividade Esportiva, onde considera-se a natureza complexa dos multielementos que interferem na sua composição e que influenciam no comportamento e no rendimento do movimento (AMADIO et al., 1999).

Portanto, para a completa descrição de um movimento em biomecânica, torna-se ne- cessário pela sua complexidade estrutural, a aplicação simultânea de métodos de mensuração das demais áreas de estudos que compõe esta multidisciplinar interdependência no estudo do movimento humano, tal como a física (mecânica).

Outra disciplina que estuda o movimento humano é a Neuromecânica. O foco são os sinais gerados pela ativação do sistema nervoso e as forças exercidas pelos músculos humano. De todo modo, os conceitos necessários para estudo do movimento humano são derivados das

disciplinas de fisiologia e física (mecânica) para provar uma vista Biomecânica para descrever o movimento humano.

Outra forma de classificação dos movimentos é através de sistemas de notação padroni- zados e universais definidos por profissionais. A notação é um instrumento conceitual que utiliza um "alfabeto"especial para descrever o movimento humano, e está para o movimento humano assim como a notação musical está para a música. A notação musical universalmente adotada é a partitura. A partir de uma partitura um músico consegue executar uma obra sem tê-la ouvido antes. Muitas notações do movimento parecem similares à notação musical, tornando-se um meio de comunicação entre compositores e interpretes. De acordo com Trindade (2007), a de maior destaque, por ser mais completa, é a Labanotation, que abordamos na Seção 3.3.2.