• Nenhum resultado encontrado

Bloco administrativo e acadêmico da Unidade de Itumbiara

No documento GOIÂNIA, MARÇO DE 2009. (páginas 30-34)

Foto 1.7 – Bloco administrativo e acadêmico da Unidade de Itumbiara.

A Unidade de Itumbiara iniciou suas atividades letivas em 1º de setembro de 2008 e conta hoje com 91 alunos, sendo 30 alunos de nível superior (Licenciatura em Química – Noturno), 61 alunos em cursos técnicos subseqüentes da área de Indústria (31 alunos cursando Técnico em Eletrotécnica – Noturno e 30 alunos cursando Automação Industrial – Noturno).

31 Considerando a evolução dos cursos ofertados estimamos atender, no ano de 2010, uma quantidade superior a 1.100 alunos, matriculados em cursos superiores, técnicos e de formação inicial e continuada.

Por se tratar de uma obra de grandes proporções a implantação da Unidade de Itumbiara foi programada em etapas, tendo sido a primeira delas iniciada em abril de 2008 e concluída em dezembro de 2008. Foram reformadas todas as instalações na 1ª Etapa de implantação, restando a construção da 2ª Etapa de implantação com 07 (sete) blocos de 02 pavimentos a serem concluídos em 2009 e 2010.

Essa primeira etapa tinha por objetivo dotar a nova unidade das condições necessárias para o seu funcionamento em 2008 (primeiro ano de atividades), ficando os laboratórios específicos das áreas tecnológicas para serem instalados nos anos de 2009 e 2010, conforme as demandas oriundas do desenvolvimento do ensino nos diferentes cursos.

Relaciona-se a seguir as instalações concluídas ou com previsão de conclusão em 2009:

Cinco salas de aula com capacidade para 30 alunos;

Dois laboratórios de informática com capacidade para 30 computadores (em

pleno funcionamento, inclusive com acesso à Internet);

Um laboratório de Eletrotécnica, em fase final de instalação;

Um laboratório de Física, em fase final de instalação;

Um laboratório de Biologia, em fase final de instalação;

Dois laboratórios de Química, em fase final de instalação;

Uma biblioteca, em instalação;

Outras instalações administrativas necessárias ao pleno funcionamento de uma

unidade de ensino.

A seguir apresentam-se os ambientes a serem concluídos nos próximos anos:

01 Bloco com Teatro com capacidade para 311 pessoas, Consultórios, etc.;

32

05 Blocos de Salas de Aulas e Laboratórios para as áreas de química, física,

biologia e informática;

Ginásio de esportes e Área de Vivência.

Considerando os objetivos e as ações estratégicas estabelecidas para o Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás para o ano 2008, as metas propostas pela SETEC/MEC referentes ao Plano de Expansão da Rede Federal, e também, os desafios inerentes ao processo de implantação de uma unidade de ensino em seu primeiro ano de funcionamento, a Diretoria da Unidade de Itumbiara definiu objetivos que nortearam as atividades desenvolvidas durante o ano letivo de 2008.

Objetivos de gestão estabelecidos e alcançados durante o planejamento para o ano letivo de 2008:

Constituir e estruturar a equipe administrativa da nova Unidade a partir das

nomeações dos candidatos aprovados no concurso público realizado em 2008;

Capacitar, preferencialmente no ambiente de trabalho, os novos servidores

administrativos, tanto nos aspectos técnicos de suas respectivas áreas de atuação, quanto no que se refere ao seu relacionamento e atendimento ao público;

Estruturar o Departamento de Ensino da Unidade de Itumbiara, seu corpo

docente, administrativo e técnico-pedagógico;

Implantar os primeiros cursos técnicos e superiores da Unidade de Itumbiara;

Promover a integração e a interiorização da Unidade de Itumbiara na região Sul

de Goiás;

Implantar o núcleo do Observatório do Mundo do Trabalho através da

coleta/produção, sistematização e análise do mundo do trabalho e da educação profissional e tecnológica em consonância com os propósitos do Observatório Regional do Centro-oeste, permitindo base de dados e informações úteis para subsidiar a implementação e ampliação de cursos nas suas diversas modalidades

33 (Técnicos, Superior de Tecnologia, Bacharelados e Licenciaturas), além de favorecer ações de desenvolvimento regional por meio de atividades de extensão.

Reforma dos blocos do prédio doado pela Prefeitura Municipal de Itumbiara para

instalações da Unidade;

Licitar a construção dos novos blocos administrativos e salas de aulas (Fundação

e Estrutura).

Ao concluir as atividades administrativas e pedagógicas referentes ao ano letivo de 2008, o primeiro ano da Unidade de Itumbiara, tendo como referência as metas e ações estabelecidas para o CEFET-GO e particularmente para esta nova unidade de ensino, verifica-se a realização quase total de tudo o que foi proposto e ainda algumas ações adicionais, decorrentes de oportunidades e desafios surgidos durante o período como a capacitação de dois servidores da Unidade em Gestão de Contratos de Serviços.

A inserção da Unidade de Itumbiara junto à comunidade local e regional encontra-se em andamento acelerado, tendo como principais veículos de divulgação e integração, as ações integradoras envolvendo as três redes públicas de educação (federal, estadual e municipal) por intermédio de seus agentes executores e de direção.

O sucesso deste primeiro ano de funcionamento deve ser creditado, em primeiro lugar, aos servidores técnico-administrativos e docentes desta unidade de ensino, que com dedicação e espírito público, se desdobram para suprir as carências e dificuldades inerentes ao processo de implantação.

É importante ressaltar o compromisso e o envolvimento da Direção Geral e de todas as Diretorias Sistêmicas do CEFET-GO, apoiando as ações propostas e desenvolvidas por esta nova unidade de ensino, assumindo inclusive, atribuições administrativas adicionais. De modo semelhante, contamos também com o apoio de diversas coordenações e até mesmo de servidores da Unidade de Goiânia, que de modo prestativo e atencioso atenderam as nossas solicitações.

34 UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE JATAÍ

Além das unidades em fase de implantação do CEFET-GO, no ano de 2008 foi incorporada na Fase II de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica a construção de uma nova sede para a Unidade de Jataí em uma área

de 50.000 m2 doada pela Prefeitura Municipal de Jataí.

Nesta área foi edificado o esqueleto estrutural de dois blocos com dois

pisos com área de 5.000 m2 (Foto 1.8). Vale destacar que tais esforços devem-se

principalmente as modestas instalações cedidas pela Prefeitura Municipal quando a Unidade de Jataí iniciou suas atividades em 18 de abril de 1988. Desde então a Unidade vem crescendo e nos últimos anos apresentando carência de mais espaços físicos e que estes sejam adequados a seus objetivos. As outras ações desta Unidade constam detalhadas no discorrer deste documento.

No documento GOIÂNIA, MARÇO DE 2009. (páginas 30-34)

Documentos relacionados