• Nenhum resultado encontrado

BRASIL: ATUAÇÃO DAS MASSAS DE AR

No documento Mapas (páginas 31-39)

31 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Fonte: FERREIRA, G. M. L. Atlas Geográfico - Espaço Mundial. São Paulo: Moderna, 1998, p.10.

(Adaptado)

Com relação à atuação das massas de ar no Brasil e na América do Sul, assinale para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.

1 ( ) No inverno, a massa equatorial continental (mEc), quente e seca, que atua em toda a América do Sul, é responsável pela elevada umidade relativa do ar da região Centro-Oeste do Brasil.

2 ( ) No verão, a massa de ar mais atuante no Brasil é a mTa (massa tropical atlântica), que provoca grande instabilidade no tempo.

3 ( ) No Brasil, o movimento convectivo dos alísios é representado pela massa equatorial continental (mEc) que, por conter elevada umidade, provoca chuvas torrenciais de verão.

4 ( ) No inverno, a atuação da massa polar atlântica (mPa) é mais ampla, pode causar geadas no sul do país, friagem na Amazônia, e atingir, inclusive, a faixa ocidental do Nordeste.

84) (UNICAMP-2004) Os mapas abaixo representam a situação das massas de ar que atuam no Brasil no solstício de verão e no solstício de inverno. Observe e faça o que se pede:

Atuação das Massas de Ar no Verão

Atuação das Massas de Ar no Inverno

mEa: Massa Equatorial Atlântica mEc: Massa Equatorial Continental

mTa: Massa Tropical Atlântica mTc: Massa Tropical Continental

mPa: Massa Polar Atlântica

(Adaptado de Marcos de Amorim Coelho e Nilce Bueno Soncin. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 1985, p. 48 e 50)

a) Durante o inverno, por que a massa polar consegue atingir mais facilmente a região amazônica?

b) Por que a massa tropical continental é atuante no Brasil apenas no verão?

c) Na Zona da Mata nordestina, por que as chuvas concentram-se no solstício de inverno?

85) (UNICAMP-2006) Leia o trecho a seguir e responda:

A transposição do rio São Francisco é discutida desde o tempo do Império.

Um dos registros mais antigos da idéia remonta a 1847, quando o intendente do Crato (CE), deputado Marcos Antonio de Macedo, propôs o mesmo que se debate hoje: lançar as águas do Velho Chico no rio Jaguaribe. Na obra Contrastes e Confrontos, Euclides da Cunha ressuscitou a idéia do intendente cearense e a incluiu entre as grandes intervenções civilizadoras de que carecia a região, como açudes, barragens, arborização, estradas de ferro e poços artesianos.

(Adaptado de Marcelo Leite, Folha de S. Paulo, 09/10/2005.)

a) Por que o rio São Francisco é chamado de “o rio da unidade nacional”?

b) Aponte e explique um argumento contra e um a favor da transposição do rio São Francisco.

c) A precipitação pluviométrica anual média no semi-árido nordestino é de cerca de 700 milímetros/ano, superior a algumas regiões agrícolas da Europa. Quais são os principais problemas de ordem natural que expõem grande parte do território, em especial o chamado Polígono da Secas, a uma situação de vulnerabilidade?

86) (UNICAMP-2007) O Aqüífero Guarani é o maior reservatório de água potável internacional do mundo e grande parte dele está localizada no território brasileiro. Observando o mapa e a figura, responda às perguntas que se seguem.

32 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

a) Em quais países está presente o Aqüífero Guarani? b) Quais são as características das rochas que compõem o Aqüífero Guarani?

c) Cite dois problemas políticos internacionais que podem ocorrer em conseqüência da exploração desse aqüífero.

87) (UNICAMP-2007) A Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas e pela Austrália. Com base no texto e observando os mapas abaixo, responda:

Fonte: adaptado de Dottori, C. B.; Rua, J.; Ribeiro, L.A.M. Geografia 2º- Grau. São Paulo: Editora Francisco Alves, 1984, p. 143,147.

a) Sabe-se que a Oceania pode ser compartimentada em três grandes conjuntos de ilhas, cuja importância

estratégica ainda hoje é muito grande. Quais são esses três conjuntos?

b) Com relação à Austrália, quais são as características do relevo australiano?

c) Ainda sobre a Austrália, por que na zona norte as chuvas ocorrem no verão e, na zona sul, apenas no inverno?

88) (UNICAMP-2008) O mapa abaixo destaca as áreas áridas da Terra. Responda:

a) Quais os fatores ambientais que determinam a existência desses grandes desertos?

b) Apesar da escassez de água, alguns desertos são povoados. Quais as intervenções que possibilitam a uma sociedade viver nessas áreas?

89) (UNICAMP-2008) Durante o Estado Novo (1937-1945), foi criado o Conselho Nacional de Geografia, que deu origem ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Uma das atribuições do IBGE era produzir estatísticas básicas sobre a população brasileira, por meio de Censos. Também caberia ao Instituto produzir informações cartográficas, bem como propor e instituir uma regionalização do território brasileiro. As figuras abaixo dizem respeito a dois momentos históricos da

regionalização do território brasileiro. Pergunta-se:

a) Qual o principal critério utilizado para instituir a regionalização do território brasileiro em 1940? Qual a principal finalidade do Estado brasileiro ao regionalizar o seu território?

b) Em 1988 o Estado de Tocantins foi criado. Tocantins foi desmembrado de qual Estado? Por que ele foi inserido na região Norte do Brasil?

90) (UNICAMP-2008) Com base nos mapas apresentados a seguir,

33 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

a) analise a informação representada em cada mapa, considerando a situação da China e da Coréia do Sul; b) justifique as diferenças encontradas na comparação entre as informações representadas em cada mapa.

91) (UNICAMP-2008) O mapa abaixo representa o estado de São Paulo e as médias de temperatura em duas cidades paulistas.

Observando o mapa, responda:

a) Por que as cidades de São Paulo e Ubatuba, situadas na mesma latitude, apresentam médias de temperatura distintas?

b) Na Serra do Mar, durante o verão, ocorrem movimentos de massa, causando prejuízos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, são desencadeados por intensas chuvas ortográficas. Explique como se formam as chuvas ortográficas.

92) (UNIFESP-2005) A respeito deste mapa sobre tráfego aéreo, são apresentadas as quatro afirmações seguintes.

I. A elevada circulação de passageiros entre Paris e Nova Iorque resulta no principal eixo aéreo do mundo. II. A maior circulação de passageiros do mundo ocorre entre países da Europa, apesar da proximidade geográfica. III. Os fluxos aéreos diminuíram na América do Norte após o 11 de setembro, aumentando na Europa.

IV. As cidades de países como África do Sul, Brasil e Índia formam um circuito aéreo secundário.

Está correto o que se afirma apenas em A) I e II.

B) I e III. C) I e IV. D) II e I E) II e IV.II.

93) (UNIFESP-2005) Observe o mapa de casos de dengue no Brasil.

34 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

A partir do mapa, é possível afirmar que a ocorrência de dengue no país apresenta a região

A) Nordeste com mais casos que a região Sudeste, em função do elevado crescimento vegetativo.

B) Norte com menos casos que a região Sudeste, em virtude de sua elevada pluviosidade.

C) Sul com menos casos que a região Nordeste, porque apresenta as temperaturas mais amenas do Brasil. D) Sudeste com menos casos que a região Norte, graças à sua elevada urbanização.

E) Centro-Oeste com mais casos que a região Sul, devido ao seu elevado desmatamento.

94) (UNIFESP-2005) Observe o mapa.

O produto I é beneficiado no país e exportado. O produto II atende ao mercado interno. Identifique corretamente os produtos cultivados nas regiões I e II do mapa.

A) I — algodão; II — feijão. B) I — laranja; II — arroz.

C) I — cana-de-açúcar; II — milho. D) I — soja; II — mandioca. E) I — café; II — uva.

95) (UNIFESP-2004) Analise o mapa.

Na perspectiva dos Estados Unidos da América, os países assinalados no mapa

A) formam o conjunto de novos países industrializados que receberam investimentos do país para se desenvolverem. B) pertencem à Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, que estabelece o valor do óleo bruto no mercado internacional.

C) participam da Liga Árabe, que difunde pelo mundo o islamismo como doutrina política e religiosa.

D) integram o Eixo do Mal e promovem ações terroristas para diminuir a influência do Ocidente no mundo. E) constituem o principal bloco econômico do mundo árabe e comandam o diálogo com o país e o

desenvolvimento da região.

35 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Identifique corretamente as zonas I, II e III.

A) I, vale do Elba, indústria tradicional; II, vale do Danúbio, indústria de base em crise; III, vale do Reno, indústria de alta tecnologia.

B) I, vale do Reno, indústria tradicional; II, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia; III, vale do Elba, indústria de base em crise.

C) I, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia; II, vale do Elba, indústria de base em crise; III, vale do Reno, indústria de alta tecnologia.

D) I, vale do Reno, indústria tradicional; II, vale do Elba, indústria de base em crise; III, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia.

E) I, vale do Elba, indústria de alta tecnologia; II, vale do Reno, indústria tradicional; III, vale do Danúbio, indústria de base em crise.

97) (UNIFESP-2004) Observe o mapa.

A seqüência correta de vegetação natural indicada pelo perfil AB é:

A) Floresta Equatorial, Caatinga, Cerrado e Mangue. B) Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Caatinga e Campo. C) Floresta Amazônica, Mata dos Cocais, Caatinga e Mata Atlântica.

D) Mata dos Cocais, Cerrado, Mata Atlântica e Campo. E) Floresta Amazônica, Cerrado, Mata dos Cocais e Mata Atlântica.

98) (UNIFESP-2005) A respeito deste mapa sobre tráfego aéreo, são apresentadas as quatro afirmações seguintes.

I. A elevada circulação de passageiros entre Paris e Nova Iorque resulta no principal eixo aéreo do mundo. II. A maior circulação de passageiros do mundo ocorre entre países da Europa, apesar da proximidade geográfica. III. Os fluxos aéreos diminuíram na América do Norte após o 11 de setembro, aumentando na Europa.

IV. As cidades de países como África do Sul, Brasil e Índia formam um circuito aéreo secundário.

Está correto o que se afirma apenas em A) I e II.

B) I e III. C) I e IV. D) II e I E) II e IV.II.

99) (UNIFESP-2005) Observe o mapa de casos de dengue no Brasil.

36 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

A partir do mapa, é possível afirmar que a ocorrência de dengue no país apresenta a região

A) Nordeste com mais casos que a região Sudeste, em função do elevado crescimento vegetativo.

B) Norte com menos casos que a região Sudeste, em virtude de sua elevada pluviosidade.

C) Sul com menos casos que a região Nordeste, porque apresenta as temperaturas mais amenas do Brasil. D) Sudeste com menos casos que a região Norte, graças à sua elevada urbanização.

E) Centro-Oeste com mais casos que a região Sul, devido ao seu elevado desmatamento.

100) (UNIFESP-2005) Observe o mapa.

O produto I é beneficiado no país e exportado. O produto II atende ao mercado interno. Identifique corretamente os produtos cultivados nas regiões I e II do mapa.

A) I — algodão; II — feijão. B) I — laranja; II — arroz.

C) I — cana-de-açúcar; II — milho. D) I — soja; II — mandioca. E) I — café; II — uva.

101) (UNIFESP-2004) Analise o mapa.

Na perspectiva dos Estados Unidos da América, os países assinalados no mapa

A) formam o conjunto de novos países industrializados que receberam investimentos do país para se desenvolverem. B) pertencem à Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, que estabelece o valor do óleo bruto no mercado internacional.

C) participam da Liga Árabe, que difunde pelo mundo o islamismo como doutrina política e religiosa.

D) integram o Eixo do Mal e promovem ações terroristas para diminuir a influência do Ocidente no mundo. E) constituem o principal bloco econômico do mundo árabe e comandam o diálogo com o país e o

desenvolvimento da região.

37 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

Identifique corretamente as zonas I, II e III.

A) I, vale do Elba, indústria tradicional; II, vale do Danúbio, indústria de base em crise; III, vale do Reno, indústria de alta tecnologia.

B) I, vale do Reno, indústria tradicional; II, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia; III, vale do Elba, indústria de base em crise.

C) I, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia; II, vale do Elba, indústria de base em crise; III, vale do Reno, indústria de alta tecnologia.

D) I, vale do Reno, indústria tradicional; II, vale do Elba, indústria de base em crise; III, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia.

E) I, vale do Elba, indústria de alta tecnologia; II, vale do Reno, indústria tradicional; III, vale do Danúbio, indústria de base em crise.

103) (UNIFESP-2004) Observe o mapa.

A seqüência correta de vegetação natural indicada pelo perfil AB é:

A) Floresta Equatorial, Caatinga, Cerrado e Mangue. B) Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Caatinga e Campo. C) Floresta Amazônica, Mata dos Cocais, Caatinga e Mata Atlântica.

D) Mata dos Cocais, Cerrado, Mata Atlântica e Campo. E) Floresta Amazônica, Cerrado, Mata dos Cocais e Mata Atlântica.

104) (Vunesp-2005) Observe o mapa.

Juntando-se as três legendas que representam as mais baixas altitudes do relevo brasileiro, é possível afirmar que a maioria dessas terras apresenta

A) altitudes sempre superiores a 800 metros. B) altitudes inferiores a 800 metros.

C) planaltos com altitudes maiores que 800 metros. D) planícies com altitudes em torno de 800 metros. E) altitudes médias superiores a 800 metros.

105) (Vunesp-2005) No mapa estão destacados o espaço geográfico da Amazônia Legal e os três Estados onde o desmatamento foi maior em 2002.

a) Identifique esses três Estados, na ordem crescente dos números no mapa.

b) Mencione os Estados que possuem área na Amazônia Legal mas não fazem parte da Região Norte ou Amazônica.

38 |

Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

106) (Vunesp-2005) Apesar de toda a discussão

acadêmico-científica a respeito dos produtos transgênicos, a área plantada no mundo vem aumentando ano a ano, passando de 1,7 milhões de hectares em 1996 para 67,7 milhões de hectares em 2003. Observe o mapa, que apresenta os países onde ocorre a plantação de transgênicos.

(FAO, 2004.)

a) Que diferenças podem ser destacadas quanto ao número de países onde se cultivam os transgênicos nos hemisférios Norte e Sul? Cite três produtos agrícolas nos quais já acontece a aplicação da engenharia genética. b) Aponte dois argumentos favoráveis à produção transgênica: um, relativo à segurança alimentar e outro, relativo à segurança do meio ambiente.

107) (Vunesp-2005) O mercado de gás natural tem ganho cada vez mais importância no cenário mundial,

impulsionado pelas fortes oscilações no preço do petróleo, pelo aumento das preocupações ambientais e pela necessidade de maior competitividade das empresas. Observe o mapa, que indica reservas e dutos de gás natural na América do Sul.

GASODUTOS E RESERVAS COMPROVADAS E ESTIMADAS

No documento Mapas (páginas 31-39)

Documentos relacionados