• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA

4.2 Breve caracterização dos Guias do PNLD

Quadro 2 – Guias do PNLD (1998 – 2016) características gerais

Informação 1998 2000/

2001

2004 2007 2010 2013 2016

Séries/Anos Alfabetização Alfa Alfa Alfa 1º e 2º anos 1º, 2º e 3º anos 1º, 2º e 3º anos Quantidade De Livros Aprovados 22 Livros 22 livros 28 Livros 47 Livros 19 coleçõe s 28 coleções 21 Coleçõ es Livros classificados RD – 0 REC – 3 RR18 - 9 RD – 0 REC – 5 RR – 17 RD – 0 REC –11 RR – 17 Não classifica Não classific a Não classifica Não classific a

O Guia de Livros Didáticos 1998 é bastante sintético, quando comparado às edições posteriores do documento. Apresenta uma breve explicação de sua importância e de como devem ser preenchidas as fichas de escolha dos livros, mas não apresenta a ficha de avaliação utilizada e os critérios de avaliação são apresentados de forma geral, sem especificação dos eixos. Nele são apresentados 12 livros de alfabetização aprovados. A classificação dos livros nessa edição é de recomendados com distinção (3 estrelas), recomendados (2 estrelas) e recomendados com ressalvas (1 estrela). As resenhas de cada livro são apresentadas em um texto corrido.

O Guia 2000/2001apresentano corpo de seu texto os critérios classificatórios utilizados no processo de avaliação divididos por eixos de ensino, além de

apresentar a ficha de avaliação utilizada. Nele foram aprovados 22 livros para alfabetização e as resenhas também são apresentadas em um único texto corrido, contemplando em média um parágrafo para cada eixo. Essa edição apresenta ainda um quadro intitulado “Por quê?”com um pequeno resumo do livro e outro quadro coma quantidade e o título das unidades contidas em cada manual.Neste Guia, os livros ainda são classificados por estrelas.

A edição de 2004 do Guia, além de elementos já presentes em edições anteriores, como orientações para preenchimento das fichas, discussão sobre os critérios eliminatórios e classificatórios, princípios gerais, dentre outros, apresenta um balanço dos livros avaliados, no que se refere a cada eixo de ensino, traçando assim um perfil dos livros recomendados pelo Guia. 28 (vinte e oito) são as obras aprovadas para alfabetização, nesta edição. As resenhas estruturam-se em seções: “Por quê?”,que justifica a menção dada à obra na avaliação; “A coleção/A obra”, que descreve a estrutura da coleção; “A Análise”, onde são apresentadas informações mais detalhadas sobre a qualidade da obra e suas ressalvas; e, por fim, “Em sala de aula”,na qual são apontados os cuidados que o professor deve tomar ao adotar o livro em sua turma, bem como os recursos necessários para a boa utilização do material.Os livros são classificados como Recomendados (REC), Recomendados com Ressalva (RR) e Recomendados com Distinção (RD), sem utilizar, no entanto, o recurso iconográfico das estrelas.

O Guia de Livros Didáticos de 2007 apresenta estruturação semelhante a de edições anteriores. No entanto, as 47 resenhas dispostas no Guia estão organizadas/distribuídas em 3 (três) blocos: Bloco 1: livros que abordam de forma desigual os diferentes componentes da alfabetização e do letramento; Bloco 2: livros que abordam de forma equilibrada os diferentes componentes da alfabetização e do letramento; Bloco 3: livros que privilegiam a abordagem da apropriação do sistema de escrita. As resenhas estruturam-se através das seções “Conhecendo”, “Avaliando” e “Em Sala de Aula”. Nesta edição são apresentados apenas os livros recomendados, sem uma classificação mais especifica (as ressalvas encontram-se no corpo do texto de cada resenha).

A edição de 2010 traz, por sua vez, uma discussão inicial sobre o Ensino Fundamental de 9 anos e o Ciclo de Alfabetização. Em seguida, são apresentadas orientações para um melhor uso do Guia e discutidos os princípios gerais e critérios que o orientam. Ao final apresenta-se a ficha de avaliação utilizada. Este Guia traz

um perfil detalhado das obras aprovadas, que contemplam dois volumes (1º e 2º anos). As 19 (dezenove) resenhas apresentadas organizam-se da seguinte maneira: “Visão Geral” (nesta seção o livro é apresentado de modo global, suas unidades, temáticas e como se organiza); em seguida,é apresentada a análise da obra por eixo de ensino, listando-se os gêneros textuais contemplados nos eixos de leitura, produção de textos escritos e oralidade; ao final há um quadro intitulado “Atenção!”, que explicita algumas considerações sobre a coleção, apontando ressalvas e/ou qualidades que devem ser consideradas em sala de aula ao adotar o material.

O Guia 2013 inicia com uma breve discussão sobre “Os anos iniciais do novo ensino fundamental e suas etapas”, continuando o debate sobre o ensino fundamental de 9 anos, já apresentado na edição 2010 do Guia. Esta edição apresenta uma seção onde se discute o tratamento didático dado a cada eixo de ensino nas coleções, fazendo um balanço das obras e traçando um perfil dos livros aprovados nessa edição. As resenhas contemplam a “Visão geral” da coleção, seguida de um “Quadro Esquemático” onde são apresentados os pontos fortes e fracos da coleção, bem como aquilo em que ela se destaca, sua programação de ensino e o manual do professor. As resenhas contemplam ainda seções de “Descrição da Coleção”, “Análise da Obra” e “Em Sala de Aula”. Em 2013 foram aprovados 28 (vinte e oito) livros de alfabetização.

Na edição de 2016, poucas foram as mudanças em relação às edições anteriores. Nele podemos encontrar informações sobre a organização dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 9 anos; os princípios e critérios utilizados com base para a avaliação dos livros/coleções, o perfil dos livros aprovados; as resenhas que descrevem e comentam as coleções. Tais resenhas estruturam-se em: “Visão Geral”, “Descrição da Coleção”, “Análise da Obra” e “Em sala de aula”. Em 2016, 21 (vinte e uma) coleções foram aprovadas para o Ciclo de Alfabetização.