• Nenhum resultado encontrado

Breve levantamento das atividades realizadas entre 2003 e 2008

Capítulo 2: O Centro de Educação Ambiental do Município de

2.1 Breve levantamento das atividades realizadas entre 2003 e 2008

A partir da Lei Municipal nº 6.012 de 04 de junho de 2.003 ficou instituído no seu artigo 1º que: “O Centro de Educação Ambiental e o Centro de Saneamento Ambiental passam a denominar-se “Chico Mendes” (ARARAQUARA, 2003, Lei nº 6.012, artigo 1º, grifo do original). E quanto aos seus objetivos, estes são apresentados no artigo 2º: “promover ações e atividades educacionais e de pesquisas relacionadas à conservação e preservação do meio ambiente e das águas” (ARARAQUARA, 2003, Lei nº 6.012, artigo 2º).

Inicialmente com investimentos provenientes do Ministério do Meio Ambiente, o espaço foi criado apresentando duas partes. A primeira denominada Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara (CEAMA) administrada pela Prefeitura Municipal. E a segunda, denominada Centro de Saneamento Ambiental do Município de Araraquara

(CESAMA) administrada pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) por meio da Gerência de Gestão Ambiental.

A Gerência de Gestão Ambiental do DAAE criada a partir da Lei Municipal nº 6.040 de 28 de agosto de 2003, apresentava enquanto atribuições, a realização de atividades de fiscalização e monitoramento ambiental e também atividades voltadas à educação ambiental. Suas competências sofreram alterações devido as revogações pelas Leis Municipais nº 6.248 (de 19 de abril de 2006) e nº 6.671 (de 18 de dezembro de 2007). Sendo que a última lei citada ainda sofreu revogação pela Lei Municipal nº 7.094 de 17 de setembro de 2009.

A Lei Municipal nº 7.094/2009 dispõe em seu artigo 9º:

São extintos do inciso IV, do artigo 9º da Lei Municipal nº 6.671, de 18 de dezembro de 2.007:

[...]

b) a Gerência de Gestão Ambiental, prevista no item 14; [...]

f) a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, prevista no item 15: g) a Unidade de Mobilização e Formação Educacional, prevista no sub-item 15.1; (ARARAQUARA, 2009, Lei nº 7.094, artigo 9º).

Com a extinção da Gerência de Gestão Ambiental, o Centro de Educação Ambiental e o Centro de Saneamento “Chico Mendes” passaram a ser de responsabilidade apenas da Prefeitura do Município de Araraquara, mais precisamente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ficando com a denominação: Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara (CEAMA).

Se faz necessário retomar as atividades desenvolvidas pela Gerência de Gestão Ambiental entre os anos de 2003 e 2008, pois incluem atividades com professores e alunos da rede pública, municipal e estadual referentes à Educação Ambiental.

As atividades desenvolvidas pelo Centro de Educação Ambiental e Centro de Saneamento Ambiental “Chico Mendes” contaram inicialmente com cursos de formação destinados aos professores das redes de ensino municipal e estadual de Araraquara atuantes no Ensino Fundamental e, apresentavam aulas de cunho teórico e prático. Esta formação se estendeu entre os anos de 2005 e 2007, em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação.

Por meio da formação desenvolvida com os professores e posteriormente as atividades com os alunos das redes de ensino, nota-se o interesse em alcançar os alunos e desenvolver junto a eles atividades de reflexão e conscientização de temas referentes à questão ambiental municipal, conforme explicitado pelo profissional do CEAMA na entrevista concedida:

[...] era um curso que tinha 40 horas, direcionado basicamente pro professor, aí a gente conseguiu atingir praticamente todos os professores do município, do ensino fundamental, a antiga primeira à quarta série, claro que a gente teve a participação de alguns professores que trabalhavam com ensino médio, mas a gente conseguiu trabalhar com praticamente todos os professores do município [...] Porque a gente pensou assim, vamos trabalhar com o professor, né?! Quando a gente conseguir capacitar todos os professores a gente já vai ter então, mostrado pra esse professor o que que a gente pode fazer com o aluno, aí ele sabe das estruturas que ele tem no município pra trabalhar vários temas da educação ambiental com os alunos, e foi realmente isso que aconteceu [...] a gente fez essa ponte, a gente mostrou pro professor que tinha, uma equipe de educação ambiental no município e que tinha uma estrutura, onde o aluno podia vivenciar isso, e aí, através então do Centro de Educação Ambiental, e dessa estrutura que a gente tem, de um ônibus que vai até a escola, que pega esse aluno e de acordo com o que o professor combinou com a gente no CEAMA, essa atividade ela pode ser em algumas dessas estruturas que a gente tem, desses espaços educadores, que a gente tem voltados pra educação ambiental (PC).

Outras atividades de capacitação também eram realizadas pela Gerência de Gestão Ambiental e não se restringiam apenas ao atendimento de professores municipais, mas também professores de municípios próximos, funcionários de empresas (públicas e privadas), universitários, grupos de interessados na temática ambiental, etc. Sendo necessário apenas a realização de agendamento prévio.

Mediante ao agendamento também eram realizadas visitas monitoradas às diferentes instalações do DAAE, como por exemplo, a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos, Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgotos e a Captação de Águas.

Para o trabalho e atendimento dos alunos foram desenvolvidos diversos materiais educativos a serem distribuídos, sobre os temas: tratamento do esgoto, tratamento e distribuição da água, ambos em formato de Gibi, e também folders explicativos sobre o descarte correto do óleo de cozinha e sobre a mata ciliar.

As principais atividades desenvolvidas no CEAMA consistiam em palestras, vídeos educativos, visitas monitoradas, realização de trilhas, aulas práticas utilizando o laboratório, plantio de mudas etc., voltadas aos diversos temas ambientais e também à faixa etária do público.

Além do exposto acima, a Gerência de Gestão Ambiental desenvolvia ainda outras atividades, como de reflorestamento, fiscalização ambiental, monitoramento de riscos e corpos d’água, recuperação de áreas etc., todos com o mesmo objetivo educacional e de conscientização da população. Contava também, com o oferecimento de palestras abertas ao público, em diferentes datas.

Entre os meses de abril a julho de 2008 foi organizada na cidade uma exposição itinerante intitulada “Água: Uma Viagem no Mundo do Conhecimento”, desenvolvida por meio de parceria entre DAAE, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Museu de Ciências da USP, que ficou localizada no prédio de Estação de Tratamento de Água da Fonte Luminosa e aberta ao público.

Neste tópico inicial apresentamos o início das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental e Centro de Saneamento “Chico Mendes”, entre os anos de 2003 e 2008. Como dito anteriormente, após a extinção da Gerência de Gestão Ambiental o espaço passou a ser chamado de Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara (CEAMA). Apesar desta modificação, diversas atividades e atuações se mantiveram, como será apresentado no próximo item.