• Nenhum resultado encontrado

Breve referência aos domínios de intervenção

Capítulo III- Participação em atividades de estágio

2. Breve referência aos domínios de intervenção

Como tem sido referido, ao iniciar o meu período de estágio, o Projeto ICI Leganés já se encontrava com meses de planeamento e intervenção no território. Os projetos a desenvolver e respetivas atividades já estavam planeadas pelo que o desenvolvimento de um novo projeto da minha autoria não foi visto de uma forma viável dada a escassez de tempo e de financiamento. Para além disso, os técnicos do Projeto ICI desejavam apoio na realização dos projetos já definidos. Dediquei o meu tempo, empenho e trabalho para a sua concretização. O facto de ter realizado o meu estágio em Espanha, fora do contexto social e cultural habitual e com supervisão de

93 especialistas de outras nacionalidades exigiu-me um período de adaptação que foi conseguida através da participação imediata nas atividades do Projeto. Trata-se de um projeto muito estruturado, como se acabou de apresentar, e também por isso não foi viável a possibilidade de conceber e desenvolver um projeto mais pessoal, dentro do projeto ICI.

Assim, apresentam-se em seguida as atividades desenvolvidas durante o estágio, considerando os três domínios de ação em que me envolvi: organizacional, desenvolvimento comunitário e divulgação.

A nível organizacional, prestei apoio em termos de trabalho burocrático: elaboração e organização de atas de reuniões conforme o modelo exigido pela Obra Social, “La Caixa” (entidade gestora do projeto). Para além disso, elaborei um documento informativo sobre o bairro de Campo de Tiro onde trabalhei com os dados estatísticos fornecidos pelo município de Leganés relativamente à estrutura, natureza e características da População;

A nível do Desenvolvimento Comunitário, estive envolvida na organização e desnvolvimento e implementação das atividades, “Jornada Comunitária- Léganes, para um Território Socialmente Responsável para a coesão social e a convivência Intercultural” e “Caminan-dos”. Nesta última estive especialmente responsável pela sua divulgação, convocação dos interessados e pelo planeamento das atividades a realizar;

94 Estive ainda responsável,ao longo do meu período de estágio, pela divulgação do Projeto ICI. Nesse sentido, optei por criar e fazer a respetiva gestão de contas nas redes sociais Facebook9 e Twitter10 assim como a criação e desenvolvimento de um blogue11 sobre o Projeto ICI em Leganés.

Este plano de trabalho foi-me apresentado pelos meus colegas de equipa, na primeira semana de Março de 2014.

O meu primeiro dia de estágio começou no dia 04 de Março e terminou em Julho de 2014. A minha primeira tarefa esteve relacionada com a atualização de atas de reuniões. Foi bastante enriquecedor realizar este trabalho pois permitiu-me, desta forma, compreender melhor e acompanhar o processo de desenvolvimento do projeto ICI nesta segunda etapa.

Para além disso, estive responsável pelo tratamento de dados estatísticos sobre o bairro de Campo de Tiro, um dos bairros de intervenção, que o Município de Leganés pediu que fosse também acolhido dentro do Projeto ICI nesta segunda etapa de intervenção. Este tipo de atividade esta relacionada com a divulgação que queremos fazer do Projeto ao nível das suas linhas de atuação levando a população de Leganés e os nossos parceiros a conhecer melhor cada um dos contextos de intervenção.

Divulgar o Projeto através das redes sociais também se tornou bastante enriquecedor e interessante. Comecei por criar uma conta a rede social facebook twitter com o objetivo de divulgar o PROJETO, DAR a conhecer o mesmo, informar os parceiros e demais das atividades que tem vindo a ser divulgadas assim como das que se pretende realizar. Tornou-se interessante e desafiador para mim pois foi a primeira vez que fiz algo do género para uma instituição tendo ainda em atenção que tudo o que escrevia ou fazia era num idioma diferente que me desafiou e no fim superou as minha expetativas pois consegui colocar todas as informações em espanhol e ainda assim dar a conhecer, divulgar e projetar o projeto até para outros meios de comunicação como a rádio e a televisão de Leganés.

9 (https://www.facebook.com/pages/Proyecto-ICI Legan%C3%A9s/844820085543731?fref=ts 10 https://twitter.com/ICILEGANES) 11 http://proyectoicileganes.blogspot.pt/

95 Posso compreender agora, com o trabalho que fiz e estou a elaborar, que depois de haver um conhecimento partilhado da realidade comunitária pelos três protagonistas do projeto (técnicos do projeto ICI, Administração local e os cidadãos), desenvolvidos durante a primeira fase do mesmo, a fase atual é a da proposta de uma Programação Comunitária Intercultural (PCI). Esta proposta foi desenvolvida tendo o objetivo de implementar uma Jornada Comunitária intitulada, “Leganés, um Território Socialmente Responsável para a coesão social e a convivência Intercultural”. Foi a pensar nos objetivos desta segunda fase do projeto que se realizou a jornada comunitária.

A fim de dar a conhecer os objetivos do projeto ICI, para esta sua segunda fase de implementação, nomeadamente a construção da Programação Comunitária Intercultural, a equipa ICI começou por apresentar o Projeto junto da Camara Municipal de Leganés, dos vários departamentos municipais da mesma e ainda de algumas instituições parceiras do Projeto, apoiadas também pela obra social, “La Caixa”, como Save Children e YMCA (Young Men’s Christian Association- Associação cristã de Jovens). A fim de retomar e consolidar relações estabelecidas na etapa anterior do Projeto com os 3 protagonistas, foram realizadas diversas reuniões com os técnicos dos departamentos Municipais de, Saúde, Educação e Emprego e ainda com alguns dos políticos municipais com o objetivo de se formar uma equipa comunitária e dar os primeiros passos face à construção da proposta, “Leganés, um Território Socialmente Responsável para a Coesão social e a Convivência Intercultural”.

De seguida será apresenta uma foto relativa às reuniões acima mencionadas (Fotografia 1):

96 À medida que ia exercendo as minhas funções como estagiária ia observando e retendo na memoria, todos os passos que os responsáveis pelo projeto em Leganés desenvolviam, as relações que estabeleciam com os parceiros do projeto, as técnicas e táticas utilizadas para obter levar os demais a contribuir para o desenvolvimento das atividades. Destaco aqui as reuniões com a Administração Central, com os técnicos do município de Leganés como os técnicos de serviço social, de educação, de emprego e saúde (principais áreas de atuação do projeto) assim como parceiros como Instituição Save Children e YMCA. Todas as observações, momentos vividos, conversas e tarefas desempenhadas foram fundamentais para aperceber-me das técnicas utilizadas para apresentar o projeto, as atividades que se propunha realizar, no fundo como levar os demais a assumir o Projeto ICI Leganés como seu levando- os a colaborar na realização e cumprimento do plano de atividades traçado. Pela primeira vez, pude ver na prática do mundo de trabalho a utilização de técnicas de mediação, nomeadamente mediação institucional, em que os técnicos do projeto tinham que saber mediar entre os diferentes interesses que cada parceiro, cada protagonista possui. Foi muito gratificante, poder observar como se colocam em prática técnicas tao estudadas ao longo da minha formação académica. Todas as observações, momentos vividos, conversas e tarefas desempenhadas foram fundamentais para o enriquecimento do meu trabalho e relação com os intervenientes da comunidade.

Documentos relacionados