• Nenhum resultado encontrado

h. Breves comentários às questões

No documento Rodada #1 Ética no Serviço Público (páginas 27-39)

QUESTÃO 1 – CESPE – TÉCNICO – MPOG – 2013

Com relação ao comportamento profissional, às atitudes no serviço, à organização do trabalho e à prioridade em serviço, julgue o item abaixo.

A conduta do agente público no desempenho de suas atividades deve ser pautada pela objetividade e imparcialidade, com vistas ao interesse público.

Item correto. Essa é uma das questões do CESPE que parece buscar avaliar o conhecimento de sociedade e dos princípios do candidato, sem existir um amparo legislativo objetivo por trás da afirmação. O servidor deve ser objetivo (buscando alcançar o fim proposto) e imparcial (sem favorecer de forma indevida o particular ou a administração), buscando o interesse público.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 2 – CESPE – AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO – TCE/PA – 2016

A respeito de comportamento profissional, atitudes no serviço, organização do trabalho e prioridade em serviço, julgue o próximo item.

A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, pois a omissão de informação resulta em comprometimento ético contra o bem comum.

O erro da afirmação está na generalização feita pela palavra “qualquer”, uma vez que são previstas situações de exceção, conforme observa-se no dispositivo a seguir.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

28 Decreto 1.171/94 VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 3 – CESPE – TRE/GO – 2015

Considere que um servidor público tenha deixado, sem justo motivo, muitas pessoas à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, o que resultou na formação de longas filas e atraso na prestação do serviço. Nessa situação, a atitude do servidor, além de ter sido contra a ética, pode ser caracterizada como de grave dano moral aos usuários do serviço público.

Item correto. Em mais de um ponto o código de ética cuida de definir situações como causadoras de dano moral. Dano moral, como se sabe, é indenizável judicialmente, daí o alerta ao servidor: uma vez condenado ao pagamento desse tipo de indenização, cabe ao Estado direito de regresso contra o servidor que provocou o dano. Essa questão das filas é tratada nos itens X e XIV, “b”.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 4 – CESPE – ESCRIVÃO DE POLÍCIA – PC/MA – 2018 (ADAPTADA)

Julgue o item que se segue, a respeito das atitudes do servidor público no desempenho das suas funções.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

29 Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios por parte do servidor público tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e podem caracterizar negligência no desempenho da função pública, mas não imprudência.

A incorreção do item está no final da afirmação, pois, conforme o item XI do código, podem ser caracterizados como imprudência no desempenho da função pública a ocorrência de repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios.

Gabarito: Errado

QUESTÃO 5 – CESPE – APF – 2015

A conduta ética do servidor deve basear-se não somente na legalidade, mas também em ações fundamentadas na dignidade, no decoro, na eficácia e na consciência dos princípios morais.

Item correto. A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público. É o primeiro trecho do Código.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 6 – CESPE – TCE/PA – 2016

O debate a respeito da ética e da moral, no âmbito do setor público, se limita a uma discussão dicotômica entre o bem ou o mal, que busca definir condutas profissionais como honestas ou desonestas, desconsiderando o conceito de bem comum ou a finalidade da conduta profissional sob suspeita.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

30 Errado. O código de ética fala o exato oposto em seu item III. Temos visto algumas questões assim: ao pegar a letra do código e inverter o sentido, fica flagrante o erro, mero bom senso já seria suficiente para matar a questão.

Gabarito: Errado

QUESTÃO 7 – CESPE – TÉCNICO ADMINISTRATIVO – ANVISA – 2016

José, servidor público estável de órgão do Poder Executivo federal, durante o período de doze meses, faltou intencionalmente ao serviço por cinquenta dias consecutivos, sem causa justificada. A administração pública, mediante procedimento disciplinar sumário, enquadrou a conduta de José como abandono de cargo.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, a conduta de José é fator de desmoralização do serviço público.

Item correto. Independentemente de a quantidade de ausências ser ou não suficiente para caracterizar abandono de cargo, o código (inciso XII) assinala que ”toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.”

Gabarito: Certo

QUESTÃO 8 – CESPE – FUB – 2015

A conduta do servidor público no exercício de sua atividade profissional, durante o horário de expediente, não é afetada por atos e fatos ocorridos em sua vida privada, uma vez que esses atos e fatos não impactam no conceito de sua vida funcional.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

31 Errado. Conforme item VI do código: a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Gabarito: Errado

QUESTÃO 9 – CESPE – ESCRIVÃO DE POLÍCIA – PC/MA – 2018 (ADAPTADA)

Julgue o item que se segue, a respeito das atitudes do servidor público no desempenho das suas funções.

O fato de um servidor público deixar qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que ele exerça suas funções, acarretando atraso na prestação do serviço, caracteriza atitude contra a ética, mas não grave dano moral ao usuário dos serviços públicos.

Errado. O servidor não pode deixar de exercer suas funções de modo que haja filas, atrasos e ineficiência na prestação do serviço. O erro da questão está em relativizar a gravidade dessa ação, já que essa atitude constitui grave dano moralaos usuários.

Dec. 1.171/94, item X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moralaos usuários dos serviços públicos.

Gabarito: Errado

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

32 QUESTÃO 10 – CESPE – TÉCNICO DE TECNOLOGIA – FUB – 2016

Com relação à ética no setor público, julgue o item subsecutivo.

O servidor não poderá omitir a verdade, ainda que possa contrariar interesses de pessoa interessada ou da administração pública.

Item correto. O servidor deve sempre dizer a verdade, não podendo mentir ou omitir fato, mesmo que seja contrário aos interesses da administração ou de quem perguntou. Importante, não complique afirmações simples: o item não fala de informação sigilosa ou regras limitadoras de divulgação da informação, então não vá além do que o item pede, buscando errar uma questão fácil.

VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 11 – CESPE – TJDFT – 2015

Destratar uma pessoa pagadora de seus tributos, direta ou indiretamente, implica causar-lhe dano moral, tanto como danificar qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade. Ressalta-se que isso não constitui apenas um ultraje ao equipamento, às instalações ou ao Estado, mas a todos que participaram do certame de construção, o que demandou dessas pessoas esforço intelectual, tempo, perspectivas e bastante diligência para edificá-los.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

33 Item correto. Nas regras deontológicas, o Código de Ética ressalta o fato de que é o contribuinte financia a atividade do Estado e a obrigação do servidor de prestar-lhe um bom serviço, com cortesia, boa vontade, cuidado e tempo necessários. A questão traz a redação do IX do Decreto 1.171/94.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 12 – QUADRIX – ASSISTENTE DE TI – COFECI – 2017

A respeito do Código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue o item a seguir.

A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.

A atuação do servidor público deve observar a moralidade. Para tanto, não se deve observar apenas a legalidade ou apenas a finalidade do ato, mas ponderar entre os dois, buscando o equilíbrio a fim de alcançar o bem comum.

III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.

O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 13 – CESPE – NÍVEL SUPERIOR – CADE – 2014

Com relação ao comportamento profissional, às atitudes no serviço, à organização do trabalho e à prioridade em serviço, julgue o item abaixo.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

34 O servidor público, no uso de suas atribuições, deve ser um vetor da promoção da cidadania, executando com esmero as atividades que lhes são atribuídas, contribuindo, assim, para um serviço público efetivo a favor dos cidadãos.

Exatamente, a atuação do servidor público buscar realizar o seu trabalho da melhor forma possível, com o cuidado e o empenho necessários. Os cidadãos têm direito a um serviço público de qualidade, que promova a garantia de seus direitos fundamentais.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 14 – QUADRIX – AUXILIAR ADMINISTRATIVO – COFECI – 2017

De acordo com o Decreto n.º 1.171/1994, julgue o item a seguir acerca de ética e moral.

A função pública deve ser tida como exercício profissional que integra a vida particular de cada servidor público, contudo os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia, em sua vida privada, não poderão acrescer ou diminuir seu bom conceito na vida funcional.

A vida privada do servidor público integra sua vida profissional, acrescentando (boa conduta) ou diminuindo (má conduta) o seu bom conceito na vida funcional.

VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Gabarito: Errado

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

35 QUESTÃO 15 – CESPE – TCE/PA – 2016

A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, pois a omissão de informação resulta em comprometimento ético contra o bem comum.

Item incorreto. Ocorre que a frase original (item VII) começa com uma exceção: “salvo os casos de...”. Desacompanhada dessa exceção, a palavra “qualquer” passa a indicar todos os atos administrativos, o que torna a assertiva falsa.

Gabarito: Errado

QUESTÃO 16 – CESPE – AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO – FUB – 2016

Acerca de regras e deveres profissionais que orientam a atividade do servidor público, julgue o item a seguir.

Constitui grave dano moral aos usuários dos serviços públicos o atraso na prestação do serviço solicitado.

O atraso na prestação do serviço público caracteriza grave dano moral contra os usuários, além de atentar contra a ética e de ser considerado um ato de desumanidade.

Dec. 1.171/94, item X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moralaos usuários dos serviços públicos.

Gabarito: Certo

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

36 QUESTÃO 17 – CESPE – ESCRIVÃO DE POLÍCIA – PC/MA – 2018 (ADAPTADA)

Julgue o item que se segue, a respeito das atitudes do servidor público no desempenho das suas funções.

Tratar mal uma pessoa que paga seus próprios tributos significa, direta ou indiretamente, causar-lhe dano moral.

Item correto. O item IX do código ressalta a necessidade de prestar um bom serviço público, com cortesia e boa vontade, características que devem sempre ser observadas. Mas a legislação destaca a figura do pagador de tributos, que sofre dano moral, caso seja mal atendido.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 18 – CESPE – FUNPRESP – 2016

Ainda que a função pública integre a vida particular de cada servidor, os fatos ocorridos no âmbito de sua vida privada não influenciam o seu bom conceito na vida funcional.

Errado. Conforme item VI do código: a função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Gabarito: Errado

QUESTÃO 19 – CESPE – FUB – 2015

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

37 O servidor público, em situações específicas, poderá restringir a publicidade de ato administrativo sem que se caracterize comprometimento ético insanável.

As exceções são: segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Adm. Pública, item VII.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 20 – CESPE – ANALISTA – TC/DF – 2014

Caso um servidor público, levando em conta os interesses da administração pública, omita um fato a um usuário da instituição em que trabalha, essa conduta não infringirá a ética do serviço público, que prima pelos interesses públicos em vez dos particulares.

O servidor não pode omitir informações conforme seu julgamento pessoal, mesmo que alegue estar atuando em prol do interesse público. Para informações disponíveis (não sigilosas) não há margem para que o servidor omita a informação, ele deve disponibilizá-la ao requisitante.

VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

Gabarito: Errado

QUESTÃO 21 – CESPE – TELEBRAS – 2015

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

38 As decisões do servidor público, cuja conduta deve ser pautada na ética, deverão ser pautadas na legalidade, na conveniência, na oportunidade, na justiça e na honestidade.

Item correto. É uma paráfrase do segundo item do código: O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 22 – CESPE – ESCRIVÃO DE POLÍCIA – PC/MA – 2018 (ADAPTADA)

Julgue o item que se segue, a respeito das atitudes do servidor público no desempenho das suas funções.

Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público.

Item correto. A ausência injustificada do servidor atenta contra o serviço público, desmoralizando-o (Decreto 1.171/94, XII). O concurseiro precisa ter atenção a termos

“fortes”, como TODO, SEMPRE, NUNCA, que em geral tornam a afirmativa incorreta;

mas veja que neste caso toda falta injustificada é imoral.

Gabarito: Certo

QUESTÃO 23 – CESPE – ANALISTA JUDICIÁRIO – TRE/PE – 2017 (ADAPTADA)

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

39 Os atos, comportamentos e atitudes dos servidores terão de incluir, sempre, uma avaliação de natureza ética, embora não se exija uma harmonia entre os valores institucionais e as práticas pessoais.

Os servidores sempre deverão atuar em conformidade com os princípios éticos, justamente paraharmonizar práticas pessoais e valores institucionais. A moral e o comportamento ético nunca poderão ser deixados de lado pelo servidor público, que deve atuar de forma justa, proba e honesta.

Gabarito: Errado

No documento Rodada #1 Ética no Serviço Público (páginas 27-39)

Documentos relacionados