• Nenhum resultado encontrado

BRIEFING DA CAMPANHA “SEJA UM FISCAL DA SUA PROFISSÃO”

OBJETO:

Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de comunicação integrada que compreende: comunicação publicitária, design gráfico e comunicação digital. Os serviços abrangem estudo, planejamento, criação, produção, impressão, veiculação, distribuição e identidade visual do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF).

CENÁRIO:

A profissão de Administrador está entre as que mais avançam em todo o mundo e os cursos de Administração são os que mais crescem no Brasil. Sob a ótica do mercado de trabalho, percebe-se ainda que a intenção das empresas em aperfeiçoar a gestão de suas organizações é uma constante, fazendo com que haja uma demanda crescente por administradores qualificados.

O Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, CRA-DF, é a entidade consultiva, orientadora, disciplinadora e fiscalizadora do exercício da profissão de Administrador e Tecnólogo em determinada área da Administração. Criado a partir da Lei 4.769 de 9 de setembro de 1965, o Conselho desenvolve também o trabalho de apoiar, auxiliar e defender os direitos dos profissionais em Administração.

O CRA-DF acredita que o zelo pelo exercício profissional não se limita à fiscalização;

estende-se à difusão da Ciência da Administração, à contribuição para a formação de profissionais cada vez mais qualificados, ao fortalecimento da categoria e à valorização da carreira frente à sociedade e ao mercado de trabalho. Sua luta, portanto, é oferecer suporte de maneira exemplar ao administrador nas mais diferentes esferas, garantindo espaço e direitos a esses profissionais, que ajudam a traçar o futuro da nossa nação.

O Conselho é uma autarquia de personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Não recebe nenhum recurso do Governo Federal, sendo sua única fonte de recursos as anuidades e as taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registrados. Porém, presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Federal de Administração (CFA).

Principais serviços do CRA-DF:

Entre as finalidades específicas do CRA-DF estão:

Executar as diretrizes formuladas pelo Conselho Federal de Administração;

Fiscalizar, na área da respectiva jurisdição, o exercício da profissão do Administrador;

Organizar e manter o registro dos administradores;

Julgar as infrações e impor penalidades na conformidade da Lei nº 4769/65;

Expedir as carteiras profissionais dos administradores;

Resguardar o mercado de trabalho, evitando que profissionais alheios à categoria assumam tarefas privativas do Administrador, conforme estabelece a Lei nº 4769/65;

Unificar e fortalecer a categoria profissional dos Administradores.

Promover e apoiar congressos, cursos e eventos na área da Administração;

Divulgar o Código do Profissional de Administração.

Alguns números da Profissão

Por volta de 1.800 faculdades de administração;

Por volta de 2.350 cursos autorizados de administração;

Cerca de 780.000 alunos matriculados;

Cerca de 108.000 estudantes que se formam a cada ano;

Mais de 300 mil profissionais registrados no Sistema CFA/CRAs;

20 mil profissionais registrados no CRA-DF;

2 mil pessoas jurídicas registradas no CRA-DF JUSTIFICATIVA:

Como a fiscalização é uma das principais atribuições do CRA-DF, o Conselho pretende executar uma campanha estratégica de comunicação e engajamento, voltada para os administradores e para toda a sociedade, intitulada “Seja um fiscal da sua profissão”.

Com o suporte de impressos e outras peças publicitárias, o objetivo da campanha é realizar eventos de fiscalização preventiva junto ao setor acadêmico, público e privado, orientando e conscientizando os estudantes e profissionais de administração de que a fiscalização é a razão da criação do Sistema CFA/CRAs e que o registro é o que caracteriza o profissional e o legitima para exercer a profissão.

Em sua atuação, a fiscalização do CRA-DF notou que tanto estudantes, profissionais da área e empresários desconhecem a Lei do Administrador. Os eventos envolvidos na campanha de fiscalização “Seja um fiscal da sua profissão” visam divulgar que o processo de fiscalização realizado pelo CRA-DF tem como objetivos: fiscalizar o exercício da profissão de administrador nas organizações públicas e privadas; fiscalizar o mercado de trabalho do administrador a fim de garantir o exercício das atividades que lhe são asseguradas por lei; fiscalizar a exploração de serviços nos campos da Administração por empresas sem o registro cadastral no Conselho; divulgar a profissão de administrador nas organizações públicas e privadas; e tornar a profissão de administrador respeitada pela sociedade.

Para conseguir alcançar tais objetivos, é fundamental que os profissionais e empresas da área tenham total conhecimento das responsabilidades e atribuições da fiscalização do Conselho e, claro, da sua atuação. Também é fundamental que os administradores e tecnólogos do Distrito Federal, cientes dos seus direitos e deveres, façam parte da fiscalização, atuando em parceria com o CRA-DF. Razão principal do projeto “Seja um fiscal da sua profissão”.

Por meio desta campanha de comunicação integrada, o objetivo é incentivar o interesse dos profissionais em preservar e cuidar da profissão, em resguardar o mercado de trabalho do administrador e em proteger a sociedade, denunciando o exercício ilegal da profissão, tanto no âmbito de Pessoas Físicas como Jurídicas. A campanha visa, portanto, recrutar os profissionais da área para atuarem como fiscais. Tal parceria irá fortalecer exponencialmente os resultados da fiscalização no Distrito Federal.

Hoje, a atuação da fiscalização do CRA-DF é bastante desafiadora. O número de profissionais e empresas que atuam na área de administração do Distrito Federal é extremamente amplo e crescente, já a equipe de fiscalização do Conselho é reduzida. Assim, é preciso inovar para ganhar abrangência. Para pulverizar a fiscalização e evitar que profissionais alheios à categoria assumam tarefas privativas do Administrador, o CRA-DF, a partir desse projeto, busca recrutar administradores e tecnólogos enquanto “fiscais”.

A campanha “SEJA UM FISCAL DA SUA PROFISSÃO” deve dar destaque às ações da fiscalização, ao disque denúncia e garantir o engajamento dos profissionais de administração na luta contra o exercício ilegal da profissão. Com isso, fortalece-se a posição do CRA-DF no Sistema, bem como junto à comunidade, além de gerar como consequência o aumento de autuações e arrecadação para o Conselho.

O mote idealizado para a campanha é “Administrador, seja um fiscal da sua profissão!”. A ideia é que a comunicação faça com que os profissionais da área do Distrito Federal sejam sensibilizados e atuem em parceria com o CRA-DF para resguardar o mercado de trabalho, informando ao Conselho sobre o exercício ilegal da profissão, tanto no âmbito de Pessoas Físicas como Jurídicas, tendo a garantia que todas as denúncias serão verificadas. Para o CRA-DF essa manifestação é extremamente positiva, pois demonstra o interesse dos Administradores e Tecnólogos em preservar e cuidar da profissão, e fortalece a relação de parceria do profissional com o Conselho.

Além do aumento das denúncias, o projeto tem como objetivo a fiscalização preventiva e orientativa. A preventiva tem como objetivo alcançar os futuros e novos profissionais que passam a conhecer a legislação da profissão por meio do Programa de Relacionamento Acadêmico. Já a orientativa será voltada para sensibilizar o Administrador, o Tecnólogo e as empresas a buscarem o registro percebendo, nessa ação, a importância do registro para o mercado de trabalho.

O sucesso da campanha de fiscalização depende do alcance da mensagem do CRA-DF.

Considerando esse cenário, a campanha foi idealizada para três meses – dezembro, janeiro e fevereiro de 2016/2017. Prevê a criação de folderes e cartazes para fixação em órgãos públicos e privados, criação de campanha com posts e animação de um minuto impulsionados para Facebook, campanha de busdoors, publicação de informativos em sites (correioweb) e jornais locais de ampla circulação (Correio Braziliense e Jornal de Brasília), além de veiculação em rádio local.

OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO – GERAL E ESPECÍFICO Geral

Promover o engajamento do profissional de Administração na fiscalização do CRA-DF, incentivando denúncias de atuações ilegais; além de sensibilizar o Administrador e as empresas a buscarem o registro percebendo, nessa ação, a importância do registro para o mercado de trabalho.

Específicos

• Orientar e conscientizar os estudantes e profissionais da área sobre a importância do registro e da fiscalização.

• Sensibilizar o Administrador, o Tecnólogo e as empresas a buscarem o registro percebendo sua importância para o mercado de trabalho.

• Promover o conhecimento das ações, responsabilidades e atribuições da fiscalização do Conselho.

• Promover o conhecimento dos direitos e deveres dos administradores e tecnólogos.

• Dar destaque ao disque denúncia, promovendo o engajamento dos profissionais de administração na luta contra o exercício ilegal da profissão.

• Incrementar o volume de denúncias, tanto no âmbito de Pessoas Físicas como Jurídicas, dando subsídios para a fiscalização do mercado de trabalho do administrador.

• Divulgar a profissão de administrador nas organizações públicas e privadas; promovendo sua valorização e respeito pela sociedade.

PÚBLICO-ALVO

O público alvo do Conselho Regional de Administração é constituído prioritariamente pelos seus 12 mil profissionais registrados e posteriormente para bacharéis em Administração ou Tecnólogos ainda não registrados, estudantes da Ciência da Administração e profissionais que atuam na área Administrativa das esferas pública e privada.

Não há diferenciação em termos de gênero, havendo um equilíbrio entre homens e mulheres.

São:

Residentes no Distrito Federal e Entorno;

Classe social A, B e C;

Estudantes entre 20 e 30 anos de idade;

Administradores entre 30 e 50 anos de idade.

Informações adicionais podem ser obtidas na Pesquisa Nacional Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Profissional de Administração – 6ª Edição, realizada pelo Conselho Federal de Administração, disponível no portal www.cfa.org.br.

PRAÇAS

Como locais para a realização da ação de comunicação, é indicado apenas o Distrito Federal, prioritariamente o Plano Piloto. Posteriormente, as ações devem ser direcionadas às cidades satélites de Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Sobradinho, Planaltina e Gama.

PERÍODO

A campanha proposta deve ser elaborada para um período de 3 meses, dezembro, janeiro e fevereiro de 2016/2017.

VERBA REFERENCIAL PARA INVESTIMENTO

No cálculo da distribuição dos custos para a produção, veiculação, exposição e ou distribuição da campanha, a licitante utilizará como referencial uma verba de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais). Fica a critério da licitante a definição do(s) período(s) de veiculação a serem considerado(s) na simulação de mídia, conforme período discriminado no briefing.

Obs: A licitante deverá evidenciar a utilização dos recursos mediante a apresentação de distribuição percentual de verba disponível, nas rubricas de produção e veiculação, justificando suas aplicações.

RECURSOS PRÓPRIOS DE COMUNICAÇÃO

Os veículos de comunicação já empregados pelo CRA-DF poderão ser utilizados pelo anunciante, de modo a reforçar ou complementar as ações de comunicação propostas, são eles: portal (www.cradf.org.br), mailing list com cerca de 16 mil e-mails de profissionais de administração, revista trimestral, fan page no Facebook e frota personalizada de veículos.

PESQUISA E OUTRAS INFORMAÇÕES

Mais informações podem ser obtidas no portal do CRA-DF, www.cradf.org.br. Solicitações de informações, bem como a solicitação do logotipo oficial do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, podem ser encaminhadas ao Setor de Comunicação Social através do e-mail comunicacao@cradf.org.br.

ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA:

A empresa contratada deverá ser responsável pela elaboração dos seguintes produtos de comunicação:

Campanhas de comunicação integrada para o projeto “Seja um fiscal da sua profissão” – a campanha deve atender os objetivos supracitados, envolvendo o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias para os meios de comunicação do CRA-DF e

mídia em geral – TV, rádio, busdoor, outdoor, frontlight, mídias sociais (impulsionando as publicações), etc. Além de incluir a criação de peças como folderes e cartazes.

ANEXO III

Documentos relacionados