• Nenhum resultado encontrado

ABV: 7.0 – 11.0%

Exemplos Comerciais: Atualmente

elaborada durante todo o ano por várias

cervejarias finlandesas.

Etiquetas: Intensidade Alta, Cor Âmbar,

Fermentação Alta, Europa Central, Estilo Histórico, Condimentada.

INTRODUÇÃO ÀS CERVEJAS SPECIALTY-TYPE

Specialty-Type Beer é um termo amplo e geral usado para se referir aos estilos descritos nas categorias 28 a 34. Eles são diferentes do que chamamos de Estilos Clássico, representados pelas categorias 1 a 27. Estilos Clássicos são independentes e podem ser descritos em pormenor numa descrição de estilo padrão do BJCP. As cervejas Specialty-Type implicam em alguma forma de transformação em um Estilo Clássico ou outra cerveja base, quer pela inclusão de ingredientes ou um manejo diferente da cerveja utilizando um processo alternativo. A descrição do estilo Especiaty-Type não pode descrever completamente um estilo por conta própria, como um Estilo Clássico e isto já foi feito mais acima (anteriormente). Em vez disso, os estilos de cerveja Specialty-Type discutem como o ingrediente ou processo adicional afeta o estilo da cerveja base.

Esta secção introdutória é assumida como parte de todos os estilos de cerveja Specialty-Type. Aqui é descrito, em geral, como registrar e julgar uma cerveja Specialty-Type. As instruções específicas para um estilo serão contidas dentro das diretrizes individuais.

Em geral, quando a apresentação de uma cerveja Specialty-Type incluir um ingrediente usado para o alimento, tenha em consideração que usamos a definição de ingredientes culinários, em vez de a definição botânico. Consulte a lista detalhada de ingredientes nas descrições das categorias de estilo ao invés de fazer uma suposição.

Registrando as Cervejas Specialty-Type

Uma vez que a informação adicional deve ser fornecida com cada ficha de inscrição de entrada no concurso em uma categoria de cervejas Specialty-Type, é essencial que os participantes examinem atentamente a seção Instruções de Entrada de inserta na descrição de cada estilo de cerveja. Aqui, nesta seção, são descritas as informações que devem ser fornecidas aos juízes e que estes esperam estar descritas. Não presumam que os juízes possam reconhecer sua cerveja sem qualquer informação adicional; alguns podem, mas a maioria não vai. É quase certo que você receberá uma pontuação mais baixa se você omitir esta informação ou se não a especificar corretamente. Coloque-se na posição de juiz; anote as informações úteis necessárias para julgar adequadamente a cerveja. Os juízes não se importam se você escolheu cerejas no jardim de sua avó, então não

coloque informações que não sejam úteis, diga a variedade de cereja usada ou o seu gosto.

Ao especificar um estilo de cerveja base, leia cuidadosamente as Instruções de Entrada do estilo. Alguns podem dizer que é necessário um Estilo Clássico, isto significa que a cerveja deve ser classificado como um dos estilos do Guia (incluindo Historical Beers ou cervejas com alternativas numeradas). Alguns podem dizer que um estilo base deve ser descrito, mas não tem de por que ser um Estilo Clássico, esta é uma licença para descrever o estilo de cerveja sobre a maneira que você quer. Se a sua base é vagamente uma Porter, mas não pontuaria bem como English, American ou Baltic Porter, então não seja muito específico, basta chamá-la de Porter. Algumas cervejas que são projetados para mostrar o ingrediente especial muitas vezes têm uma base bastante neutra.

119 em conta que quanto mais específico for,

mais os juízes vão buscar uma forte característica. Então não deixe de experimentar a sua cerveja e decidir o quão específico precisa ser. Se você está mostrando um ingrediente incomum ou caro, pode ser um bom momento para ser específico. No entanto, se o ingrediente é algo bastante genérico, então é só usar um nome genérico. Se você usar uma combinação de ingredientes como especiarias, você pode consultar a mistura por um nome comum (por exemplo, tempero para torta de abóbora, curry em pó, etc.). Se você listar cada ingrediente individualmente, os juízes esperam detectar cada um deles. Mas, se a natureza de uma mistura de ingredientes é que cada caráter especifico contribua para um caráter maior, então só descreva o caráter resultante. Entenda como os juízes vão usar as informações que você fornecer-lhes.

Decidir onde registar uma cerveja Especialty-Type é muitas vezes difícil para os participantes. Certifique-se de chegar a cada estilo de cuidado, já que na descrição de alguns estilos encontra-se a informação específica de onde ingressar a cerveja com alguma combinação de ingredientes. Temos definido arbitrariamente alguns ingredientes que têm precedência sobre os outros (em ordem de precedência mais alta: wild, fumo, madeira, frutos/especiarias, grãos/açúcar), mas só se aplica se podem ser percebidos. Na busca de um lugar para registrar sua cerveja Specialty-Type, busque o melhor ajuste com a descrição do estilo em um estilo onde a combinação é permitida. Registar uma cerveja como um estilo específico será um sinal para os juízes que a sua cerveja terá certos componentes identificáveis. Se você adicionou um ingrediente, mas não é detectável, não registre a cerveja em um estilo que exige o ingrediente. Se os juízes não podem percebê-lo, eles vão acreditar que está ausente e, consequentemente, reduzir pontos.

Julgando

Cervejas

Especialty-Type

Beers

O balanço geral é a chave para uma cerveja Specialty-Type bem sucedida. A amostra deve ser um casamento harmonioso entre a cerveja e ingredientes especiais, com nenhum dominando o outro. Os ingredientes especiais devem complementar e realçar a cerveja subjacente, e o produto resultante deve ser agradável para beber. A amostra deve ser reconhecida como pertencente à categoria de inscrição a que estã concorrendo, ou pelo menos não pertencer claramente a alguma outra.

Alguns juízes experientes tomarão rapidamente uma abordagem hedonista (com foco em uma experiência prazerosa) para as cervejas Specialty-Type antes de examinar em profundidade os detalhes. A avaliação rápida é desenhada para determinar se a combinação trabalha ou não (isto é, se há choques de gosto). Se a combinação é uma má idéia, não importa quão bom o produto é preparado; simplesmente não será agradável. Os juízes devem manter uma mente aberta, no entanto; algumas combinações de sabores inesperadas podem ser surpreendentemente deliciosa.

Os juízes não devem ser excessivamente pedantes acerca de buscar por completo o caráter do estilo da cervej base especificado. Afinal, a cerveja base não contém o ingrediente especial, de modo que o seu caráter não será o mesmo. Haverá interações de sabor que produzem efeitos sensorias adicionais. Do mesmo modo, os juízes devem entender que o processo de fermentação pode transformar alguns ingredientes (particularmente aqueles com açúcares fermentáveis) e que a natureza do ingrediente pode não ser a mesmo que os ingredientes não alterados. Portanto, os juízes devem encontrar o prazer geral e o balanço da combinação resultante, sempre e quando a cerveja final, apresente tanto o caráter da cerveja base como o ingrediente ou de processo especial.

Criar e julgar cervejas Specialty-Type pode ser muito gratificante. Os juízes devem estar cientes de que há um elemento criativo nestes estilos, e que algo incomum e deliciosa geralmente deve ser recompensado. Mantenha a cabeça aberta

120

No documento 1º Concurso Eu Cervejeiro Concerveja (páginas 45-47)

Documentos relacionados