• Nenhum resultado encontrado

1 FORMAÇÃO CONTINUADA E VALORIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL:

1.2 Busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES

Na pesquisa realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, utilizando o descritor “Políticas de formação continuada de professores” e fazendo o recorte temporal de 2009 a 2018, encontramos 41 trabalhos. Dentre esses 41 estudos encontrados, selecionamos um, pelo fato de trabalhar a relação entre formação continuada e valorização docente, no que concerne aos desdobramentos dessa formação na valorização dos professores.

Quadro 3 - Demonstrativo da pesquisa selecionada por meio da busca de teses e dissertações no Catálogo da Capes, utilizando o descritor “Políticas de formação continuada de

professores”

Ano da defesa Título Universidade Autor(a) Dissertação ou

tese? 2017 O Plano de Ações Articuladas (PAR) em cinco municípios paraenses: as implicações na formação continuada de professores Universidade Federal do Pará (UFPA) PALHETA, Luis Fernando Dissertação

Fonte: elaborado pelo pesquisador.

Na pesquisa “O Plano de Ações Articuladas (PAR) em cinco municípios paraenses: as implicações na formação continuada de professores”, Palheta (2017) buscou compreender a materialização das políticas de formação continuada dos professores a partir das relações federativas, no contexto do Plano de Ações Articuladas (PAR), 2007-2011, em cinco municípios paraenses: Altamira, Barbarena, Belém, Cametá e Castanha.

Como resultado, o autor apontou contradições no processo de elaboração, planejamento e acompanhamento do PAR, mas também possíveis avanços para os municípios paraenses. Quanto às políticas de formação continuada dos professores, Palheta (2017) evidenciou que, no período estudado, as mesmas estavam direcionadas à elevação dos indicadores educacionais, sendo que os municípios paraenses apenas aderiram os programas de formação docente criados pelo MEC, tendo a autonomia e participação cerceadas, gerando, também, um processo de responsabilização dos professores. Mediante esses resultados, o pesquisador defende um projeto de formação docente que assegure a formação continuada sólida teoricamente, projeto

este que seja gerado a partir da realidade concreta dos professores e que contemple a valorização, carreira, salário e boas condições de trabalho como direitos dos professores.

Por meio da análise das características e foco dessa pesquisa selecionada por meio da busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes utilizando o descritor “Políticas de formação continuada de professores”, é possível observar que esse estudo se aproxima do nosso por trabalhar a relação entre formação continuada e aspectos da valorização docente, tendo em vista os desdobramentos dessa formação no que se refere à responsabilização dos professores e outros fatores, como carreira, salário e condições de trabalho.

No entanto, o estudo selecionado se restringe a cinco municípios do estado do Pará, enquanto nossa pesquisa é de abrangência nacional e traz dados referentes a todas as regiões do Brasil. Além disso, o referido estudo analisa dados específicos referentes ao Plano de Ações Articuladas (PAR), enquanto nesta pesquisa analisamos os dados referentes ao curso de aperfeiçoamento em “Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos” (AEE Surdos), oferecido pela UFU de 2009 a 2015.

Ainda nessa busca realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando o descritor “Valorização docente” e fazendo o recorte temporal de 2009 a 2018, encontramos 106 trabalhos. Dentre estes, selecionamos um estudo que aborda os desdobramentos da formação continuada na valorização docente, conforme consta no quadro abaixo:

Quadro 4 - Demonstrativo da pesquisa selecionada por meio da busca de teses e dissertações no Catálogo da Capes, utilizando o descritor “Valorização docente”

Ano da defesa

Título Universidade Autor(a) Dissertação

ou tese?

2015 O perfil dos

professores do campo no estado do Acre: uma análise das políticas de formação docente (2007-2013) e das desigualdades nas condições de trabalho Universidade Federal do Paraná (UFPR) SANTOS, Adriana Ramos dos Tese

Fonte: elaborado pelo pesquisador.

Nessa tese, Santos (2015) avaliou as políticas de formação dos professores no estado do Acre e seu alcance na constituição do perfil dos docentes da educação básica no campo, a fim de investigar se essas políticas estavam contribuindo para reduzir os efeitos das desigualdades

e propiciar condições de mais equidade no cenário educacional do campo. Nesse sentido, a pesquisadora delineou o perfil dos professores acreanos que atuavam no campo, a partir das políticas de formação docente implementadas no estado no período de 2007 a 2013.

Quanto aos resultados, Santos (2015) ressaltou fortes desigualdades entre a situação formativa e profissional dos professores do campo e da cidade. O perfil dos professores do Acre sinalizou que a valorização dos professores desse estado estava consubstanciada na política de formação e elevava a titulação dos professores do campo. No entanto, essa formação estava sendo planejada e executada de forma isolada e desarticulada de outras categorias fundamentais para a valorização docente. Diante disso, Santos (2015) afirma que a política de formação só seria capaz de reduzir os efeitos das desigualdades e promover maior equidade quando fosse integrada à estruturação da carreira docente, à política salarial que assegurasse a dignidade do professor e à garantia de condições adequadas de trabalho no campo.

Diante do exposto, é possível observar que a tese de Santos (2015) se aproxima de nosso estudo ao relacionar formação de professores e valorização docente. Porém, se trata de um trabalho no qual essa relação é analisada tendo em vista uma questão específica: os desdobramentos da formação no que tange à redução da desigualdade entre trabalho docente na cidade e trabalho docente no campo. Além disso, a referida tese se distancia de nosso estudo por ser de abrangência estadual, analisando dados referentes ao Acre, enquanto nesta pesquisa analisamos dados de abrangência nacional.

Por meio desse levantamento bibliográfico de teses e dissertações descrito nesta seção, procuramos esclarecer as contribuições de nossa pesquisa. Além disso, também tivemos a intenção de buscar mais conhecimento sobre a temática desta dissertação e obter subsídio teórico para a análise de dados.

Frente aos apontamentos realizados no que concerne às características das pesquisas selecionadas e por meio da análise das aproximações e distanciamentos delas com nosso estudo, foi possível verificar que mesmo um tema já muito pesquisado não deixa de ser relevante à ciência, uma vez que novas formas de investigação podem revelar aspectos desconhecidos do problema. (FAZENDA, 1991).

2 AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE