• Nenhum resultado encontrado

Business Process Management (BPM)

3. Semântica: capacidade de dois ou mais sistemas, ou elementos, de trocar e usar as informações comutadas Este nível de interoperabilidade permite a

4.1. Business Process Management (BPM)

Na economia de hoje, as instituições procuram mais do que nunca maneiras de melhorar a eficácia e eficiência dos seus processos de negócios [87]. O Business Process

Management (BPM) é uma abordagem que une a gestão de negócios e as tecnologias de

informação, com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócios. Concentra-se no alinhamento de todos os aspetos da organização para promover a eficácia e a eficiência dos processos de negócio, com a ajuda da tecnologia da informação. Através de técnicas de modelação auxilia as indústrias a normalizar e a otimizar os processos de negócio, aumentado a agilidade de resposta, proporcionando vantagens competitivas e reduzindo custos. A modelação, a monitorização e o controlo dos processos são importantes de modo a permitir a sua compreensão e otimização [88], definindo metas a serem alcançadas e levantando as regras que gerem o negócio. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo pessoas, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

A ideia de melhorar os processos de negócios tem sido uma disputa de anos, desde possivelmente a revolução industrial. Na década de 1990 a teoria defendia que a implementação de processos de reengenharia tornaria o negócio mais eficaz. Na década de 2000, trata-se de compreender que o processo deve ser continuamente orientado e que o

56

mesmo precisa de mudar à medida que as empresas mudam [89]. O BPM não é o renascimento do conceito de processos de negócio nem uma reformulação da metodologia de Reengenharia dos Processos de Negócio, mas é a arte e a prática de aplicar uma abordagem viável a longo prazo para colher os benefícios de uma solução orientada para o processo de negócio. Como tecnologia refere-se ao software que suporta o conceito de automatizar, gerir e medir os workflows dentro das organizações. O conceito permite estabelecer e implementar metas e métodos para a melhoria dos processos. Os processos podem ser entendidos como ativos não-tangíveis, e quando bem compreendidos e otimizados, quando se melhora os inputs e outputs da instituição, quando se gere bem os processos, eles traduzir-se-ão em melhorias de desempenho e de resultados organizacionais. O BPM é, em si, um processo que garante a melhoria contínua no desempenho de uma organização. É o meta-processo que define a estrutura e fornece as ferramentas para conduzir e melhorar o desempenho nos processos de negócios [87].

A tecnologia BPM compreende uma matriz de componentes interligados que serve diferentes propósitos dentro de uma organização. Um mecanismo para gerir os fluxos de trabalho e, para lidar com a lógica dos processos, uma camada de interoperabilidade entre aplicações. Pode ser utilizada na saúde para coordenar a comunicação entre profissionais, para enviar alertas, para automatizar e eliminar redundâncias de tarefas a diferentes níveis e funções e em diferentes períodos de tempo, podendo resultar numa melhoria do atendimento ao cliente, melhorar os registos clínicos e melhorar a aceitação de protocolos hospitalares, entre muitos outros benefícios. Permite uma melhor coordenação, orquestração e automatização dos processos. O futuro perspetiva-se no sentido de as instituições de saúde adotarem sistemas construídos sobre uma arquitetura orientada a serviços através do qual se podem operacionalizar fluxos de trabalho de modo a impulsionar os cuidados de saúde: o sistema deve ser capaz de acompanhar e garantir que o cliente admitido tem uma avaliação inicial concluída e documentada no sistema de informação clínica, que foi avaliado e iniciado os planos de cuidados adequados aos seus problemas e patologias, que possibilitam obter conhecimento sobre a eficácia dos processos e aplicar melhorias.

Pela experiência descrita pela PruHealth [87] a automatização dos principais processos de negócios reduz o tempo de treino de novos utilizadores dos sistemas e otimiza a utilização de recursos pela distribuição de tarefas com base em conhecimento.

Podemos resumir que BPM é o conjunto de técnicas que devem garantir a monitoração e melhoria contínua dos processos das organizações. O BPM visa entregar valor ao cliente. O propósito principal é criar valor para o cliente por meio dos produtos e serviços das organizações [79].

As tecnologias que permitem a modelação de processos, a gestão de regras, a manipulação de dados, o desenvolvimento de aplicações e o controlo em tempo real das atividades, são identificadas como ferramentas Business Process Management System (BPMS) [74]. As ferramentas BPMS podem usar como referência para a modelação dos processos de negócio o standard Business Process Model and Notation (BPMN), sendo um

standard desenvolvido pela Business Process Management Initiative (BPMI), associada ao Object Managment Group (OMG), entidade que desenvolve standards para SI. A notação

gráfica compreende um conjunto robusto de símbolos para a modelação dos diferentes aspetos dos processos de negócio com o objetivo de facilitar a sua gestão e controlo [79].

O BPMN faculta vários tipos de diagramas, que estão preparados para quem desenha e controla os processos de negócio. O BPMN também descreve uma linguagem de execução de processos Business Process Execution Language (BPEL). Desta forma o BPMN proporcionaria um mecanismo de visualização e uma linguagem otimizada para execução dos processos de negócio. Disponibiliza a capacidade das empresas entenderem os seus processos internos e uma notação gráfica que atribui capacidade de comunicar os procedimentos de forma standard. Segue a tradição de esquemas de fluxogramas para uma melhor legibilidade e flexibilidade [79].

A OMG conciliou a experiência dos diagramas de processos de negócios que precederam o BPMN para criar a próxima geração que combina legibilidade, flexibilidade e capacidade de expansão [90].

A capacidade de criar modelos simples, mas ao mesmo tempo complexos, consiste na organização gráfica em categorias específicas. Dentro de um diagrama BPMN podemos facilmente identificar cinco categorias de elementos:

1. Objetos de fluxo - são os principais elementos para definir o comportamento