• Nenhum resultado encontrado

Lista dos cálculos realizados para obter os valores dos indicadores por país e para o conjunto da União Europeia (UE), bem como para a UE apenas com os territórios europeus, e para obtenção de alguns valores estimados. Explica os cálculos para obter os valores de França sem os departamentos ultramarinos, de Espanha sem Ceuta e Melilla e da UE sem estes territórios.

População

A taxa de crescimento da população no triénio anterior ao ano de referência, a densidade populacional e a percentagem de população com menos de 65 anos foram calculados a partir dos dados sobre população e superfície territorial existentes no Eurostat (tal como aconteceu para as regiões). No caso da população, estão disponíveis valores do Eurostat quer para a França com os seus departamentos ultramarinos quer para a França metropolitana, bem como os valores de Ceuta e Melilla, o que permitiu calcular sem problema os valores da Espanha sem as suas possessões africanas e os valores da UE só com os territórios europeus. No caso da superfície, os valores dos departamentos ultramarinos franceses e de Ceuta e Melilla foram deduzidos as valores nacionais de França e Espanha e também ao da UE.

Esperança de vida à nascença

O cálculo de valores de esperança de vida em falta não foi possível, pelo que no caso da Espanha foi utilizado o valor do total nacional (incluindo Ceuta e Melilla), o que não se afigura problemático, pois nos casos em que foi calculado o valor sem estas suas possessões africanas as diferenças encontradas foram estatisticamente insignificantes. Para a França, estavam disponíveis valores sem os departamentos ultramarinos.

O Eurostat não tem disponível o valor da esperança média de vida do conjunto dos actuais 27 Estados UE em 1995. O primeiro valor para a UE27 é de 2002. Por reste motivo, o valor de 1995 foi estimado a partir da média dos 27 países, corrigida pela diferença entre a média dos 27 países em 2007 e o valor do Eurostat para a UE27 nesse ano. Estes valores foram assumidos para a UE sem as possessões francesas e espanholas fora da Europa.

161

Médicos/ 100 mil habitantes

O Eurostat tem disponíveis valores para a França sem os departamentos ultramarinos. Para Espanha, não são apresentados dados para Ceuta e Melilla em qualquer ano, sem que se saiba se o valor da região ES6 - Sur (ES) inclui ou não os destes territórios, nem se o valor nacional os inclui. Por isso, não se sabe se o valor nacional inclui ou não Ceuta e Melilla, o que não se afigura problemático pelo seu peso ínfimo no conjunto da Espanha.

Neste contexto, optou-se por calcular o valor da UE sem as possessões ultramarinas francesas, assumindo-o como o da UE só Europa. Para calcular estes valores, foi necessário calcular o número de médicos por país e somá-lo – com e sem os departamentos ultramarinos franceses.

População activa (%) com o ensino secundário superior e com um grau de ensino superior

Os valores França e Espanha foram calculados descontando a população activa com o ensino secundário superior e com um grau de ensino superior (que o Eurostat disponibiliza em número de pessoas) nos departamentos ultramarinos franceses e em Ceuta e Melilla, bem como na população em idade activa (que foi utilizada como denominador no cálculo daquela percentagem). No caso da França, estes valores coincidem com os totais nacionais disponibilizados relativamente a 1995, onde não se incluíam os departamentos ultramarinos. Os valores obtidos assim foram utilizados para calcular as percentagens para o conjunto da UE27 sem os territórios de fora da Europa.

Emprego (%) em sectores de alta tecnologia (indústria de alta tecnologia e serviços intensivos em conhecimento de alta-tecnologia)

O Eurostat não disponibiliza valores para as regiões ultramarinas francesas nem para Ceuta e Melilla, e não diz se estão incluídos nos totais nacionais de França e Espanha. Neste contexto, optou-se por considerá-los como incluindo apenas os territórios europeus destes países.

Para a UE, só estão disponíveis valores para o conjunto dos actuais 27 Estados a partir do ano 2000 (inclusive). O cálculo do valor percentual do emprego em sectores de alta tecnologia a partir dos dados do emprego total não foi realizado por serem necessárias mais estimativas para vários países, de modo a poder estimar um valor para a UE. A opção foi por calcular a média dos 27

162

Estados em 2005 e corrigi-la em função da diferença entre esta média em 2007 e o valor registado nesse ano pelo Eurostat.

Rendimento disponível líquido dos agregados (PPC/ hab.)

O valor da França sem os departamentos ultramarinos foi obtido recorrendo aos valores da população para calcular o rendimento em euros PPC destes departamentos, que foi subtraído ao valor do total nacional, e dividido pela população respectiva. No caso da Espanha, e devido a não existirem valores para Ceuta e Melilla em 1995, optou-se por entrar com o valor nacional total, pois não faria sentido comparar a evolução entre dois anos (o principal objectivo deste estudo) utilizando bases diferentes.

O valor da UE sem os territórios extra-europeus foi obtido descontando os valores dos territórios ultramarinos franceses, com o mesmo método acima descrito, e também descontado os de Ceuta e Melilla, considerando a sua população com o valor médio do rendimento de Espanha.

PIB a preços correntes de mercado (PPC/hab.)

Os valores da França sem os departamentos ultramarinos e da Espanha sem Ceuta e Melilla foram calculados utilizando os valores da população para calcular os valores absolutos nestes territórios, que depois foram deduzidos ao total nacional respectivo e divididos pela população do país subraída da população destes territórios.

Para calcular os valores da UE sem estes territórios, utilizou-se o mesmo método: subtracção dos valores do PIB/ PPC das regiões em cada ano ao total da UE, que depois foi dividido pela sua população, descontada a destes territórios.

Kms de auto-estradas por 1000 km2

No caso da Espanha, o total nacional é igual ao valor sem Ceuta e Melilla, onde não existiam auto-estradas. No caso de França, a inexistência de auto-estradas em 2008 nos departamentos ultramarinos levou a deduzir que também não existiriam antes. Deste modo, o valor da UE é igual com e sem territórios extra- europeus.

163

Documentos relacionados