• Nenhum resultado encontrado

cérebro se curve em sinal de submissão Ok, fizemos a nossa parte O resto é com você Estas dicas funcionam

No documento Use a cabeca php.pdf (páginas 33-36)

como um ponto de partida; ouça o seu cérebro e descubra o que funciona e o que não funciona para você. Experimente coisas diferentes. fcíeH* jsta pájina c colena

porta da sua geladeira. V á devagar. Quanto m ais você entende,

menos você tem que memorizar.

Não leia, simplesmente. Pare e pense. Q uando o livro lhe apresentar um a pergunta, não pule direto para a resposta. Imagine que um a pessoa real está lhe fazendo a pergunta. Q uanto mais aprofundadam ente você forçar o seu cérebro a pensar, maior a sua chance de realm ente aprender e se lem brar do que aprendeu.

Faça os exercícios. Faça s u a s próprias | anotações.

Nós elaboram os os exercícios, mas se os fizéssemos para você, isso seria com o ir à academ ia e te r alguém p ara m a lh ar p o r você. E n ão basta só o lh a r os exercícios. Use um lápis. H á m uita evidência de q u e a atividade física d u ra n te o processo d e aprendizado p o d e m elh o rar este últim o.

Leia a s se çõ e s “Não Existem i

Perguntas Idiotas”.

Todas elas. Elas n ã o são c o m e n tá rio s o p c io n a is fazem p a r te d o c o n te ú d o c e n tral! N ão as d eix e d e lado.

Que isso seja a última coisa que você lê antes de dormir. Ou pelo menos a última coisa desafiante

P a rte do a p re n d iz a d o (e sp e c ia lm e n te a tra n s fe rê n c ia p a ra a m e m ó ria d e lo n g o p raz o ) o c o rre d ep o is q u e você fe c h a o livro. Seu c é re b ro p re c isa d e algum te m p o p a ra re a liz a r to d o o p ro c e ssa m e n to . Se você te n ta r ab so rv e r novas in fo rm a ç õ e s d u r a n te esse te m p o , u m a p a r te d o q u e você ac a b o u de a p r e n d e r se rá p e rd id a .

i Beba água. Em grande quantidade.

Seu céreb ro funciona m e lh o r q u an d o envolvido em um bom ban h o . A desidratação (que p ode aco n tecer antes m esm o d e você sentir sede) p reju d ica as funções cognitivas.

0 PHP o MySQL. ÍKe £er«*>'rte»* éríar ^ vjeb reais — nao sc es^ueta y

de envia-las e C*perimer>tí-!as em um

servidor y»eb vevdadeiro..

Converse sobre o que está lendo. Em voz alta

Falar ativa um a parte diferente do cérebro. Se você quer entender algo ou aum entar as suas chances de se lem brar do assunto depois, pronuncie-o em voz alta. M elhor ainda, tente explicá-lo, em voz alta, a outra pessoa. Você aprenderá mais rapidam ente e poderá descobrir ideias que não tinha percebido ainda durante a leitura,

lOuça o seu cérebro.

Preste atenção p ara saber se o seu céreb ro está ficando sobrecarregado. Se você p erc eb er que está com eçando a ler superficialm ente ou esquecer o que acabou de ler, é h o ra d e fazer u m a pausa. U m a vez que você passa de certo p o n to , n ão é possível a p re n d e r mais rápido te n ta n d o absorver mais e mais co n teú d o e p o d e rá até preju d icar o processo.

^Sinta algo.

Seu cérebro precisa saber q u e isto é im portante. Envolva-se com as estórias. Crie as suas próprias legendas para as fotos. R esm ungar sobre u m a piad a ruim ainda é m e lh o r do q u e n ão sentir nada.

Escreva bastante código.

Só existe u m a form a de ap re n d er a programar: escrevendo um m onte de código. E é isso que você irá fazer ao longo deste livro. Program ar é um a habilidade, e a única form a d e se ficar bom nela é praticando. Nós irem os lhe oferecer muitas oportunidades de praticar: cada capítulo terá exercícios que apresentam problem as para você resolver. N ão deixe de fazê-los - um a boa parte do aprendizado acontece quando você resolve os exercícios. Nós incluímos soluções - não tenha m edo de dar um a olhada n a solução

caso não consiga resolver algum exercício! (é com um um pequeno detalhe atrapalhar toda a resolução) Mas tente resolver o problem a antes de olhar as soluções. E, definitivamente, faça o exercício funcionar antes de passar para a parte seguinte do livro.

como usar este livro

Leia-me

Isto é uma experiência de aprendizado, e não um livro de referência. Nós deliberadamente retiramos tudo que pudesse atrapalhar o aprendizado de qualquer que seja o assunto tratado em um determinado ponto do livro. E na primeira leitura, você precisa começar pelo começo, porque cada capítulo assume que você aprendeu o que viu no anterior.

Nós começamos ensinando alguns conceitos simples de programação e fundamentos de conexão a banco de dados, em seguida apresentamos funções PHP e instruções MySQL mais complexas, e finalm ente mostramos alguns conceitos mais complexos sobre aplicações.

Embora seja importante permitir aos usuários adicionar dados e a retirar dados de uma aplicação web, antes disso, é preciso primeiramente, entender a sintaxe tanto do PHP quanto do MySQL. Assim, nós começamos apresentando instruções PHP e MySQL que você pode experimentar na prática. Assim, você poderá imediatamente fazer algo com PHP e MySQL, e começará a se sentir estimulado em usar essas tecnologias. Depois, mais adiante no livro, lhe mostraremos as boas práticas de projeto de aplicações e de bancos de dados. Nesse ponto, já terã um sólido domínio da sintaxe de que vai precisar e poderá se concentrar em aprender os conceitos.

Nós não abordaremos todas as instruções, funções ou palavras-chaves do PHP ou MySQL

Teria sido possível colocar cada instrução, função e palavra-chave do PHP e do MySQL neste livro, mas nós achamos que iria preferir um livro que não fosse do tamanho de um catálogo telefônico, e lhe ensinasse as instruções, funções e palavras-chaves mais importantes. Apresentaremos aquelas que você precisa conhecer, e que usará em 95% do tempo. E após terminar este livro, terá a confiança para procurar sozinho informações sobre aquela função de que

precisa para terminar a aplicação que acabou de escrever. ^ ^ ^ ^ A

Nós estamos abordando o PHP 5 e o MySQL 5.0.

Devido ao fato de muita gente ainda usar o PHP 4 ou 5, nós evitamos usar códigos específicos para o PHP 4, 5 ou 6 sempre que possível. Sugerimos que

você use o PHP 5 ou 6 e o MySQL 5 ou 6 ao estudar os conceitos deste livro.

No desenvolvimento deste livro, nos concentramos no PHP 5 e no MySQL 5, ao mesmo tempo nos certificando de que o código fosse compatível com versões posteriores.

Você precisa de um servidor web com suporte a PHP.

O PHP precisa ser executado através de um servidor web para funcionar corretamente. Você precisa do Apache ou de algum outro servidor web instalado na sua máquina local, ou em alguma máquina à qual você tenha algum acesso, para que possa executar comandos MySQL sobre os dados. Consulte os Apêndices ii e iii para instruções sobre como instalar e estender o PHP e o MySQL.

Na verdade, voòe pode wsâv o

tovn este SWvoj -Çâz/ndo al$u»as modií itadoes ao todifto. Consulte o

Nós usamos o MySQL.

Embora exista uma linguagem SQL Padrão, neste livro nós usaremos a sintaxe particular do MySQL. Com apenas algumas poucas modificações na sintaxe, o código deste livro deverá funcionar no Oracle, MS SQL Server, PostgreSQL, DB2 e em mais alguns outros Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados Relacionais (Relational Database Management Systems ou RDBMSs) existentes. Você terá de pesquisar as funções e a sintaxe particulares do PHP, para se conectar a esses outros RDBMSs. Se fôssemos abordar todas as variações de sintaxe para cada comando, este livro teria muito mais páginas do que tem. Nós gostamos das árvores, por isso nos limitamos ao MySQL.

As atividades NÃO são opcionais.

Os exercícios e atividades não são opcionais; fazem parte do conteúdo central do livro. Alguns deles servem para ajudar a memorização, outros para o entendimento e alguns irão lhe ajudar a pôr em prática o que acabou de aprender. Não deixe de fazê-los. As palavras cruzadas são a única coisa que não precisa fazer, mas são boas para dar ao seu cérebro uma chance de pensar de uma forma diferente nas palavras e termos que você está aprendendo.

A redundância é intencional e importante.

Uma diferença importante de ura livro Use a Cabeça! é que nós queremos que você realmente entenda o assunto, E queremos que termine este livro lembrando-se do que aprendeu. A maioria dos livros de referência não tem a retenção e a recuperação como alvo, mas este é um livro de aprendizado, e portanto, verá alguns conceitos aparecendo mais de uma vez.

Os exemplos são os mais simplificados possíveis.

Nossos leitores nos dizem que é frustrante ter que navegar por 200 linhas de um exemplo, procurando pelas únicas duas linhas que eles precisam entender. A maioria dos exemplos deste livro é mostrada dentro do menor contexto possível, para que a parte que você está tentando aprender fique clara e simples. Não espere que todos os exemplos sejam super robustos ou sempre completos - eles foram escritos especificamente para o propósito didático, e não são necessariamente 100% funcionais.

Nós colocamos todos os códigos de exemplo e aplicações na Web, para que você possa copiar e colar partes deles no seu editor de texto ou Terminal MySQL ou então enviá-los como estão para o seu próprio servidor web, para realizar testes. Você os encontrará em

h t t p : / / w w w .a lta b o o k s . c o m .b r

Os endereços de websites de terceiros podem ser alterados ou desatualizados a qualquer momento pelos seus mantedores, sendo assim, a Alta Books não controla ou se responsabiliza por qualquer conteúdo de websites.

Vários cios

exemplos, pov-e*»,

são aplidadoes w«b

£o*p|eiasf dapa«s

de +azer Coisas bew» poderosas..

Os exercícios Poder do Cérebro não tem respostas.

Para alguns deles, não existe uma única resposta; para outros, parte da experiência didática das atividades Poder do Cérebro é você decidir se e em que contexto as suas respostas estão corretas. Em alguns dos exercícios Poder do Cérebro, você encontrará dicas para lhe guiar na direção correta.

equipe de revisão

No documento Use a cabeca php.pdf (páginas 33-36)