• Nenhum resultado encontrado

NECROPSIA CÓDIGO CBO

CÓDIGO CBO 3222-

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:

 ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico

 OUTROS:

 HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Será qualificado, especificamente em Enfermagem do Trabalho em nível médio, o Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem que atenderem o Parecer MEC-CEGRAU-718/90, publicado no D.O.U. em 13.09.90 e os que anteriormente seguiram a legislação específica determinada pelo MTPS. (Art. 2º da Resolução COFEN nº 238/2000) DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Desempenhar atividades técnicas de enfermagem em hospitais, clínicas e outros estabelecimentos de assistência médica, embarcações e domicílios; atuar em cirurgia, terapia, puericultura, pediatria, psiquiatria, obstetrícia, saúde ocupacional e outras áreas; prestar assistência ao paciente, atuando sob supervisão de enfermeiro; desempenhar tarefas de instrumentação cirúrgica, posicionando de forma adequada o paciente e o instrumental, o qual passa ao cirurgião; organizar ambiente de trabalho, dar continuidade aos plantões. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

Efetuar procedimentos de admissão:

Apresentar-se situando paciente no ambiente; arrolar pertences de paciente; controlar sinais vitais; mensurar paciente (peso, altura); higienizar paciente; fornecer roupa; conter paciente no leito; monitorar evolução de paciente.

Prestar assistência ao paciente:

Puncionar acesso venoso; trocar curativos; mudar decúbito no leito; aplicar bolsa de gelo e calor úmido e seco; estimular paciente (movimentos ativos e passivos); proceder à inaloterapia; oferecer comadre e papagaio; introduzir cateter naso-gástrico e vesical; remover o paciente.

Administrar medicação prescrita:

Verificar medicamentos recebidos; identificar medicação a ser administrada (leito, nome e registro do paciente); preparar medicação prescrita; verificar via de administração; preparar paciente para medicação (jejum, desjejum); executar anti- sepsia; acompanhar paciente na ingestão de medicamento; acompanhar tempo de administração de soro e medicação; administrar em separado medicamentos incompatíveis.

Auxiliar equipe técnica em procedimentos específicos:

efetuar testes e exames (cutâneo, ergométrico, eletrocardiograma); controlar administração de vacinas.

Realizar instrumentação cirúrgica: Verificar resultado e validade da esterilização.

Promover saúde mental:

Averiguar paciente e pertences (drogas, álcool etc.); prevenir tentativas de suicídio e situações de risco; limitar espaço de circulação do paciente; demarcar limites de comportamento; disponibilizar pertences pessoais para paciente (preservação da identidade); estimular paciente na expressão de sentimentos; conduzir paciente a atividades sociais; implementar atividades terapêuticas prescritas; proteger paciente durante crises; acionar equipe de segurança.

Organizar ambiente de trabalho:

Providenciar material de consumo; inspecionar carrinho de parada cárdio-respiratória (PCR); organizar medicamentos e materiais de uso de paciente e de posto de enfermagem; fiscalizar validade de materiais e medicamentos; encaminhar material para exames; arrumar camas; arrumar rouparia.

Dar continuidade aos plantões:

Vistoriar cada paciente; Conferir quantidade de psicotrópicos; resolver pendências (medicamentos, curativos, exames, encaminhamentos, jejum); conferir quantidade e funcionalidade de material e equipamento.

Trabalhar com biossegurança e segurança:

Lavar mãos antes e após cada procedimento; usar equipamento de proteção individual (EPI); paramentar-se; precaver-se contra efeitos adversos dos produtos; providenciar limpeza concorrente e terminal; desinfectar aparelhos e materiais; esterilizar instrumental; transportar roupas e materiais para expurgo; acondicionar perfurocortante para descarte; descartar material contaminado; tomar vacinas; seguir protocolo em caso de contaminação ou acidente.

Comunicar-se:

Orientar familiares e pacientes; conversar com paciente; informar paciente sobre, dia hora e local; colher informações sobre e com paciente; trocar informações técnicas; comunicar ao médico efeitos adversos dos medicamentos, chamar médico nas intercorrências; solicitar presença no centro cirúrgico de outros profissionais; anotar gastos da cirurgia; etiquetar pertences de paciente; etiquetar prescrição médica (leito, nome e registro do paciente); marcar tipo de contaminação do hamper e lixo; registrar ingesta; interpretar testes cutâneos; registrar administração de medicação; registrar intercorrências e procedimentos realizados; ler registro de procedimentos realizados e intercorrências.

Demonstrar competências pessoais:

Trabalhar com ética; respeitar paciente; zelar pelo conforto de paciente; preservar integridade física de paciente; ouvir atentamente (saber ouvir); observar condições gerais de paciente; Manter ambiente terapêutico; levar paciente à auto-suficiência; calcular dosagem de medicamentos; participar em campanhas de saúde pública demonstrar compreensão; manipular equipamentos; apoiar psicologicamente o paciente; incentivar continuidade de tratamento.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

DESCRIÇÃO DE CARGOS

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ENOLOGIA CÓDIGO CBO -

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:

ESCOLARIDADE: 3250-05

 OUTROS:

 HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no CREA – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 – CONFEA ou Registro no Conselho Regional de Química. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Controlar processos de elaboração de vinhos e de derivados da uva e do vinho e coordenam atividades de viticultura. Controlar qualidade de insumos e de matérias- primas. Coordenar ações para o cumprimento de normas legais. Desenvolver atividades de divulgação e de pesquisa. Prestam suporte técnico a usuários internos e externos.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

Controlar processos de elaboração de vinhos e de derivados da uva e o vinho:

Definir tipos de produtos e respectivos processos de produção; definir equipamentos para elaboração de vinhos e de derivados da uva e do vinho; definir mesclas de vinho; aplicar insumos testados e definidos para cada etapa do processo; realizar análise sensorial (visual, olfativa e degustativa) durante a elaboração, no produto final em produtos concorrentes; orientar pessoal quanto à higienização de equipamentos e utensílios utilizados no processo produtivo; estabilizar físico- quimicamente o vinho através da refrigeração; realizar análises de controle físico, químico, bioquímico e microbiológico nas fases dos processos; controlar processo de vinificação (recebimentos das uvas, extração do suco, fermentação entre outros); controlar processo de engarrafamento de vinhos e de derivados da uva e do vinho (filtração, enchimento, fechamento, rotulagem e acondicionamento); Elaborar vinhos espumantes.compostos, ´wine coolers´,conhaques (brandies), vinagres, sucos de uva concentrados e licorosos, graspas e outros destilados; elaborar novos produtos e de novos derivados da uva e do vinho.

Desenvolver atividades de pesquisa:

Definir as características (cor, aroma e sabor) do produto a ser desenvolvido; definir tipos de uva adequados para o vinho a ser desenvolvido; definir sistemas de plantio adequados às variedades escolhidas para testes; elaborar amostras de vinho com uvas testadas; pesquisar processos de elaboração de produtos derivados da uva e do vinho; testar novos insumos enológicos; pesquisar processos de elaboração de vinhos e derivados da uva e do vinho; pesquisar novos equipamentos para elaboração de vinhos e derivados da uva e do vinho.

Recomendar plantio das variedades de uvas testadas e aprovadas; recomendar sistemas de condução e espaçamento dos vinhedos; recomendar práticas de cultivo da videira (poda, manejo do dossel vegetativo, tratamentos fitossanitários); avaliar grau de maturação das uvas (grau brix, acidez total, maturação de taninos, sanidade dos frutos) para definição de lotes e momento da colheita.

Prestar suporte técnico a usuários internos e externos:

Fornecer subsídios técnicos para cálculos de custo e de rentabilidade; prestar serviços técnicos em órgãos oficiais de pesquisa e de fiscalização do setor vitivinícola; prestar consultoria técnica à área industrial; prestar assessoria técnica à área comercial no atendimento a usuários.

Coordenar ações para o cumprimento de normas legais:

Elaborar relatórios de produção, estoques e de comercialização ao órgão fiscalizador; elaborar processos para registro de produtos; elaborar processos para registro da empresa; avaliar decisões de entidades de classe e órgãos públicos; avaliar resultados de controles analíticos realizados nos laboratórios; executar perícias exigidas em processos judiciais a título de prova e contra-prova.

Desenvolver atividades de divulgação:

Promover visitação às construções históricas e adegas produtoras de vinho; elaborar, em parceria, projetos de restauração do patrimônio histórico do vinho; ministrar cursos, treinamentos, palestras e conferências em sua área de atuação; avaliar vinhos e derivados da uva e do vinho.

Controlar qualidade de insumos e matérias-primas:

Avaliar estado fitossanitário das uvas recebidas; analisar qualidade dos clarificantes e auxiliares de filtração; avaliar qualidade dos fermentos e complexos enzimáticos; analisar qualidade dos estabilizantes e conservantes; avaliar qualidade dos vasilhames e fechamentos; analisar qualidade dos rótulos, adesivos e caixas.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

DESCRIÇÃO DE CARGOS

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: D

DENOMINAÇÃO DO CARGO:

TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS

MÉDICO-ODONTOLÓGICO

Documentos relacionados