• Nenhum resultado encontrado

CADASTRO DE PROFISSIONAL ESCOLAR EM SALA DE AULA

Código da escola

O código da escola é um número formado por oito dígitos de identifi cação das instituições escolares da educação básica no Censo Escolar. É gerado pelo sistema Educacenso no momento do cadastro da escola.

Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

IDENTIFICAÇÃO

1. Identifi cação única (código gerado pelo Inep)

É um número de identifi cação do profi ssional escolar em sala de aula no Censo Escolar, denominado ID. É gerado pelo sistema Educacenso no momento do cadastro.

2. Nome completo*

Este campo corresponde ao nome completo do profi ssional escolar em sala de aula, sem abreviações, de acordo com o documento de identifi cação.

3. Endereço eletrônico (e-mail)

É a identifi cação de um usuário em uma rede de computadores, que permite o recebimento de mensagens de correio eletrônico via internet.

Deve ser informado o e-mail pessoal do profi ssional escolar em sala de aula. Deve conter ponto (.) e arroba (@).

4. Número de Identifi cação Social (NIS)

Este campo corresponde ao número do PIS/Pasep, gerado pela Caixa Econômica Federal, presente no cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Este campo não deve ser preenchido.

5. Data de nascimento*

Neste campo, deve ser informada a data de nascimento do profi ssional escolar, no formato dd/mm/aaaa, de acordo com o documento de identifi cação.

6. Sexo*

Este campo se refere ao sexo do profi ssional escolar – masculino ou feminino.

7. Cor/raça*

Esta é uma característica declarada pelo próprio profi ssional escolar em sala de aula, de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, amarela, indígena ou não declarada.

8. Nome completo da mãe

Este campo corresponde ao nome completo da mãe do profi ssional escolar em sala de aula, sem abreviações, de acordo com o documento de identifi cação.

9. Nacionalidade*

Neste campo deve ser informada a nacionalidade do profi ssional escolar, de acordo com as opções abaixo:

Brasileira

Nascido na República Federativa do Brasil.

Brasileira – nascido no exterior ou naturalizado

Nascido em outro país, mas com nacionalidade brasileira.

Estrangeira

Nascido em outro país, sem a nacionalidade brasileira.

10. País de origem*

Consulte o Quadro de Países na página 87 e informe o país de origem do profi ssional escolar em sala de aula.

11. Unidade da Federação de nascimento*

É a sigla da unidade da Federação (Estado ou Distrito Federal) de nascimento do profi ssional escolar. Este campo se aplica somente aos profi ssionais escolares brasileiros nascidos na República Federativa do Brasil.

12. Município de nascimento*

É o município de nascimento do profi ssional escolar. Este campo se aplica somente aos profi ssionais escolares brasileiros nascidos na República Federativa do Brasil.

13. Número do CPF*

É o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do profi ssional escolar, registrado no Ministério da Fazenda. Deve conter 11 dígitos.

14. Profi ssional escolar com defi ciência*

Neste campo, deve ser informado se o profi ssional escolar possui ou não defi ciência, conforme autodeclaração, de acordo com as opções abaixo:

Sim

O profi ssional escolar possui defi ciência, conforme autodeclaração.

Não

O profi ssional escolar não possui defi ciência.

14a. Tipo de defi ciência*

Este campo se refere ao tipo de defi ciência que o profi ssional escolar possui, conforme autodeclaração, caso tenha sido informado “Sim” no campo anterior.

Consulte o Glossário na página 72 e informe o tipo de defi ciência que o profi ssional escolar em sala de aula possui.

ENDEREÇO RESIDENCIAL

15. Localização/zona de residência

É a demarcação defi nida pelo Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) para a localização da residência do profi ssional escolar. São duas opções: zona urbana (áreas correspondentes às cidades, às vilas ou às áreas urbanas isoladas) ou zona rural (abrange toda a área situada fora dos limites da zona urbana).

16. CEP

O Código de Endereçamento Postal (CEP) é um conjunto numérico constituído de oito algarismos, cujo objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de correspondências. O CEP é uma informação indispensável, pois permite identifi car todos os detalhes do endereço.

Deve ser informado o CEP da residência do profi ssional escolar em sala de aula, com oito dígitos.

17. Endereço

São dados que permitem identifi car de forma adequada, dentro de um município, uma unidade construída – estabelecimento, casa, prédio, apartamento, escola, entre outros. Exemplos: Avenida das Palmeiras, Rua João Bosco.

Deve ser informado o endereço da residência do profi ssional escolar em sala de aula.

18. Número

É o valor numérico que permite identifi car a posição da residência do profi ssional escolar, de acordo com o endereço.

19. Complemento

São informações adicionais que completam o endereço da residência do profi ssional escolar, de modo a facilitar a sua localização. São exemplos de complemento: bloco, casa, fundos, sobrado, condomínio, quadra, lote, conjunto.

20. Bairro

É cada uma das partes em que se divide uma cidade ou uma porção do território nas proximidades de um núcleo urbano. Deve ser informado o bairro da residência do profi ssional escolar em sala de aula.

21. Unidade da Federação

É a sigla da unidade da Federação (Estado ou Distrito Federal) da residência do profi ssional escolar em sala de aula.

22. Município

Este campo se refere ao município da residência do profi ssional escolar.

Documentos relacionados