• Nenhum resultado encontrado

3.4 IMPLEMENTAÇÃO

3.4.2 Operacionalidade da implementação

3.4.2.12 Cadastro de Veículos

Na figura 24 é apresentada a tela Cadastro de Veículos. Para cadastrar um veículo, o usuário deve estar cadastrado com Acesso Total.

45

Figura 24: Cadastro de Veículos

O usuário deverá informar todos os campos da tela e clicar no botão cadastrar, apresentado a mensagem ―Veículo Cadastrado com Sucesso !!!‖. Caso a KM informada ultrapassar dez dígitos, o sistema apresenta mensagem ―A Quilometragem ultrapassou 10 dígitos‖. Se o usuário clicar no botão Limpar, todos os dados da tela serão apagados, e caso clicar no botão Sair, o sistema fecha a tela perdendo todas as informações já preenchidas. Essa tela atende o objetivo específico ―a‖ que é o de registro dos veículos e administração da frota.

3.4.2.13 Registrar Ocorrências

A tela Registrar Ocorrências deve ser acessada pelo menu Registrar, sub-menu Registrar Ocorrências situado na tela Consulta de Reservas, ou pressionando as teclas de atalho ―CTRL+O‖. Na figura 25 é apresentada a tela Registrar Ocorrências.

46

Figura 25: Registro de Ocorrências

Para registrar uma ocorrência, deve ter obrigatoriamente uma reserva cadastrada. O usuário deve selecionar o veículo, data que aconteceu a ocorrência e clicar no botão listar, selecionar a reserva responsável pela ocorrência, informar o tipo de ocorrência, hora local e observação. Ao clicar no botão cadastrar, caso nenhuma reserva tenha sido selecionada, o sistema apresenta mensagem ―Selecione a Reserva !!‖. Todos os campos devem ser informados, ou o sistema apresentará uma mensagem solicitando o preenchimento do campo em branco. Ao clicar no botão Limpar, todas as informações contidas na tela serão apagadas da tela, e ao clicar no botão Sair, a tela Registro de Ocorrência será fechada e todas as informações informadas na tela serão perdidas. No meu Editar sub-menu Cancelar Ocorrências, o usuário terá acesso a tela Cancelar Ocorrências.

3.4.2.14 Cancelar Ocorrência

Para acessar a tela Cancelar Ocorrências, o usuário deve estar cadastrado com Acesso Total, podendo ser acessada pela tela Consulta de Reservas, menu Editar sub-menu Cancelar

47

Ocorrência, ou pressionando a tecla de atalho F11. Na figura 26 é apresentada a tela Cancelar Ocorrência.

Figura 26: Cancelar Ocorrência

Para cancelar uma ocorrência, é obrigatório estar cadastrada no sistema uma reserva, e para essa reserva deve estar cadastrada uma ocorrência. O usuário deverá selecionar o veículo, informar a data da ocorrência e clicar no botão Listar, onde irão aparecer todas as ocorrências cadastradas para aquele veiculo naquele dia. Para excluir uma ocorrência, o usuário deverá selecionar a ocorrência e clicar no botão Excluir, apresentando mensagem ―Ocorrência Excluída‖. Caso o usuário não selecionar uma ocorrência, ao clicar no botão excluir, o sistema apresenta a mensagem ―Selecione uma Ocorrência !!‖.

3.4.2.15 Relatórios do Sistema

Na figura 27 é apresentada a tela de Relatório do Sistema. Para acessar a tela, o usuário deverá acessar a tela Consulta de Reservas, menu Relatórios sub-menu Relatórios do Sistema, ou pressionando as teclas de atalho Ctrl R. Caso o usuário não informar o tipo de relatório e clicar no botão Gerar Relatório, o sistema apresenta mensagem ―Selecione um Relatório !!‖. Ao clicar no botão Limpar, todas as informações preenchidas na tela serão apagadas, e ao clicar no botão Sair, a tela será fechada. Essa tela atende aos requisitos específicos "b‖, ―c‖ e ―d‖.

48

Figura 27: Relatórios do Sistema

3.4.2.15.1 Relatório de Manutenções

No item Relatório de Manutenções por Período, o usuário tem a opção de gerar um relatório com todas as manutenções de certo período, informando apenas uma data inicial e data final. Caso o usuário precisar gerar relatório de manutenção de um veículo específico, ele deverá selecionar a opção Relatório de Manutenções por Veículo, habilitando assim o campo Placa Veículo, onde ele deverá informar as letras e número da placa do veículo, podendo ou não informar o período. Na figura 28 é apresentada o Relatório de Manutenções.

49

Figura 28: Relatório Manutenções

3.4.15.2 Relatório de Ocorrências

Com o Relatório de Ocorrências, o usuário tem a possibilidade de visualizar todas as ocorrências dentro de um período, selecionando o item Relatório de Ocorrências por Período, verificar as ocorrências de apenas um condutor, podendo ainda gerar de um período desejado,

50

informando o item Relatório de Ocorrências por Condutor e informar o nome do condutor, ou gerar apenas as ocorrências de um veículo, selecionando o item Relatório de Ocorrências por Veículo, e informar a placa do veículo desejado. Na figura 29 é apresentada o Relatório de Ocorrências.

51

3.4.2.15.3 Relatório de Reservas

Com esse relatório, o usuário poderá visualizar todas as reservas cadastradas no sistema, podendo ser filtrada por período, condutor ou por veículo, selecionando os itens Relatório de Reservas por Período, Relatório de Reservas por Condutor ou pelo item Relatório de Veículo, obtendo assim um controle maior sobre a saída dos veículos. Na figura 30 é apresentada Relatório de Reservas.

52

3.4.15.4 Relatório de Veículos

Na figura 31 é apresentado o Relatório de veículos, onde o usuário pode visualizar todos os veículos cadastrados no sistema.

53

3

3..55 RREESSUULLTTAADDOOSS EE DDISISCCUUSSSSÃÃOO

O principal objetivo desse trabalho foi automatizar a planilha eletrônica utilizada atualmente para o controle das reservas e manutenções da frota de veículos da cooperativa. Com isso, foi implementado um sistema desktop, onde todas as validações e verificações feitas visualmente pelo usuário serão tratadas por rotinas e métodos, alertando através de mensagens erros cotidianos de trabalho.

Com a criação desse sistema de reserva de veículos, substituindo a planilha eletrônica pelo sistema desktop, a agilidade dessa retina de trabalho será visivelmente maior e muito mais segura, evitando que qualquer informação seja excluída ou substituída sem querer, perdendo assim dados importantes para a administração da cooperativa.

Através do desenvolvimento de rotinas para cadastro de usuário com perfis diferenciados, o sistema permitirá que o administrador opte pelo privilégio do usuário, limitando assim a utilização do sistema de acordo com sua necessidade, situação que não controlada atualmente.

Para melhorar o controle de movimentação do sistema, qualquer cadastro ou alteração realizada, o sistema irá registrar no banco de dados o código de cadastro do usuário, aumentando o nível de segurança das informações cadastradas.

Com a criação de um cadastro de condutores foi possível controlar a reserva de veículos para condutores com habilitação vencida, alertando o usuário através de mensagem em tela, evitando assim futuras despesas, controle que não era feito com a planilha de reservas, atendendo o objetivo específico fazer acompanhamento da reserva de veículos.

Um dos maiores motivos para a criação de um sistema automatizado foi dificuldade do controle realizado atualmente e a integridade dos dados, dois pontos de maior reclamação dos usuários, pois essas planilhas eram sobrepostas e alteradas diariamente, sem ficar nenhum registro de qual usuário fez a alteração, ou que dado foi alterado. Com o novo sistema, todos os dados que serão gravados do banco de dados terão integridade, pois todo e qualquer cadastro, registro ou alteração feita no sistema ficará registrado o código de identificação do usuário no banco de dados, obtendo assim maior segurança e controle das informações cadastradas.

54

4 CONCLUSÕES

Para reduzir os problemas atuais com as reservas de veículos da cooperativa de saúde Unimed Blumenau, foi proposto nesse trabalho o desenvolvido um sistema desktop, onde o que era verificado visualmente pelo usuário no registro de uma reserva na planilha eletrônica, será feita através de rotinas desenvolvidas no sistema, validando todos os dados informados na entrada do sistema pelas rotinas implementadas.

Pode-se destacar como maior dificuldade para o desenvolvimento desse trabalho a falta de material bibliográfico sobre o assunto de empréstimos de veículos, controle de frota de veículos nas empresas e controle patrimonial dos veículos da empresa. Todas essas dificuldades foram superadas com a busca em livros e pesquisas em sites na internet, ampliando assim o conhecimento na área de desenvolvimento de sistemas, desenvolvimento de relatórios e gestão de frotas.

Com o desenvolvimento do sistema de reservas de veículo proposto, ganhou-se na agilidade dos processos, segurança e integridade dos dados cadastrados, visando que todos os dados serão armazenados no banco de dados e não mais em planilhas, emissões de relatórios para conferência e discussão de como os bens da empresa estão sendo utilizados, e se está sendo lucrativo para a empresa.

O trabalho foi concluído, visto que todos os problemas levantados no sistema atual foram eliminados com a implementação do sistema. Os objetivos desse trabalho foram alcançados com o desenvolvimento da ferramenta desktop para controle das reservas dos veículos, onde as rotinas de validação do sistema garantem que as informações lançadas pelo usuário estão corretas e integras no banco de dados. Com cadastro dos condutores o sistema impossibilita que condutores com habilitação vencida tenham reservas de veículos liberadas. A implementação da tela de manutenções impede que reservas sejam cadastradas no mesmo período, e a tela de cadastro dos registros de ocorrências permite o acompanhamento de todas as infrações realizadas pelos condutores, aumentando a agilidade dessa função e a garantindo a segurança das informações.

55

4

4..11 EEXXTTEENNSSÕÕEESS

O sistema desenvolvido nesse trabalho foi feito especificamente para as necessidades atuais da empresa, podem ser incluídas outras funcionalidades para uma melhor administração da frota, dentre elas destacam-se:

a) o desenvolvimento de uma tela para controle de abastecimento e de consumo de cada veículo, visando se o automóvel traz economias ou não para a empresa; b) o desenvolvimento do sistema para a web;

c) o desenvolvimento de uma rotina para controlar o destino de cada veículo reservado, alertando o usuário do sistema que já possui um veículo reservado para aquele destino ou direção, verificando assim se pode ser utilizado o mesma reserva para o outro condutor;

d) o desenvolvimento de uma rotina para enviar um e-mail para o condutor que solicitou a reserva, confirmando a reserva e informando qual o período e veículo reservado, utilizando essa para a retirada da chave do veículo na portaria;

e) o desenvolvimento de um controle para manutenções preventivas.

Todas essas funcionalidades destacadas acima foram levantadas de acordo com futuras necessidades da cooperativa, mais que podem ser utilizadas em qualquer empresa.

56

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BACHER, M. Sistema de controle da frota de veículo. 2009. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas de Informação) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

DALFOVO, Oscar; AMORIN, Sammy N. Quem tem informação é mais competitivo: o uso da informação pelos administradores e empreendedores que obtêm vantagem competitiva. Blumenau: Acadêmica, 2000.

DALFOVO, Oscar. Sistemas de Informação: estudos e casos. Blumenau: Acadêmica, 2004. GORDON, Steven R; GORDON, Judith .R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial.: 3. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2006.

MARTINS, P.G.; ALT, P.R.C. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

MELO, Ivo Soares. Administração de Sistemas de Informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

NOVAES, A.G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2007.

PEDRON, Edson J. Projeto de um sistema de frota de veículos. 1993. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências da Computação) – Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

PINHEIRO, Lacê D. O crescimento das empresas. Porto Alegre, 2008. Disponível em: < http://www.baguete.com.br/artigos/466/lace-dias-pinheiro/28/07/2008/o-crescimento-das- empresas>. Acesso em: 18 nov. 2010.

SILVA, Aridio; RIBEIRO, José Araújo; RODRIGUES, Luis Alberto. Sistemas de

informação na administração pública: modelos UML. São Paulo : Revan, 2004.

SORROCHE, Ricardo. Sistema de informação para controle da frota de veículos. 2010. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Sistemas da Informação) – Centro de

Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial. 6. ed. Tradução Flávio Soares Corrêa da Silva, Giuliano Mega e Igor Ribeiro Sucupira. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

57

UNIMED BLUMENAU. Homepage. Blumenau, 2010. Disponível em: <http://www.unimedblumenau.com.br>. Acesso em: 3 abr. 2010.

VALENTE, A.M.; PASSAGLIA, E.; NOVAES, A.G. Gerenciamento de transporte e

58

APÊNDICE A – Detalhamento dos Casos de Uso

Nos quadros abaixo, tem-se o detalhamento dos casos de uso do Sistema. No Quadro 5 apresenta-se o caso de uso " Login ".

UC01 Permitir o usuário efetuar o login no sistema.

Descrição Permite ao usuário através da identificação por usuário e senha conectar-se ao sistema.

Ator Usuário

Pré-condição Usuário deve estar cadastrado no banco de dados. Fluxo principal 1. Usuário preenche seu usuário e sua senha;

2. Sistema valida os dados de usuário e senha do usuário;

3. Sistema direciona o Usuário para a página principal do protótipo. Fluxo alternativo (a) 1. nome de usuário e/ou senha inválido(s)

2. alerta com mensagem ―usuário ou senha inválida‖ é mostrada.

Pós-condição Usuário entra conectado ao sistema.

Quadro 5 – Descrição do caso de uso Login

No Quadro 6 apresenta-se o caso de uso " Alterar Senha".

UC02 Permitir o usuário alterar senha do usuário.

Descrição Permite ao usuário alterar senha

Ator Usuário

Pré-condição Usuário deve acessar o sistema.

Fluxo principal 1. Usuário informa senha atual;

2. Usuário informa nova senha e confirmação da nova senha; 3. Usuário clica no botão ―Alterar‖;

4. Sistema valida as informações digitadas pelo Usuário; 5. Sistema persiste os dados no banco de dados;

6. Sistema apresenta mensagem de ―Senha alterada com Sucesso !‖ Fluxo alternativo (a) 3. senha de usuário inválida.

4. alerta com mensagem ―senha atual está inválida‖ é mostrada. 5. nova senha diferente de confirmação nova senha.

6. alerta com mensagem ―nova senha é diferente da confirmação‖ é mostrada. Cenário - Exceção 1. No passo 4 do Fluxo principal, caso o sistema verifique que a senha atual

cadastrada no banco de dados é igual da senha atual informada, o sistema apresenta a mensagem ―A Senha deve ser Diferente da Atual !!‖;

2. No passo 4 do Fluxo principal, caso o sistema verifique que a nova senha ou a confirmação da nova senha tem menos de 5 dígitos, o sistema apresenta a mensagem ―Senha dever ter mais que 5 Dígitos !!‖;

59

3. No passo 4 do Fluxo principal, caso o sistema verifique que a nova senha e a confirmação da nova senha são diferentes, o sistema apresenta a mensagem ―Nova senha e Confirmação são diferentes !!‖.

Pós-condição Usuário alterou a senha de acesso..

Quadro 6 – Descrição do caso de uso Alterar Senha

No Quadro 7 apresenta-se o caso de uso " Excluir Usuários".

UC03 Permitir o usuário excluir usuários.

Descrição Permite ao usuário excluir usuários

Ator Usuário

Pré-condição Usuário deve acessar o sistema.

Usuário deve estar cadastrado com acesso total. Fluxo principal 1. Sistema apresenta a tela excluir usuário. Fluxo alternativo (a) 7. Usuário não selecionado

8. alerta com mensagem ―Selecione o Usuário !‖ é mostrada. Cenário – Edição 1. Usuário informa o nome do usuário para exclusão;

2. Usuário clica no botão ―Listar‖;

3. Sistema apresenta usuários cadastrados com o nome informado; 4. Usuário seleciona o usuário para exclusão;

5. Usuário clica no botão ―Excluir‖

6. Sistema apresenta mensagem ―Usuário Desabilitado !‖.

Cenário – Exceção 1. No passo 5 do Fluxo principal, caso o sistema verifique que não foi selecionado um usuário para exclusão, o sistema apresenta a mensagem ―Selecione o Usuário !‖.

Pós-condição Usuário exclui acesso ao sistema.

Quadro 7 – Descrição do caso de uso Excluir Usuários

No Quadro 8 apresenta-se o caso de uso "Cadastrar Condutor‖.

UC04 Permitir o usuário cadastrar condutores.

Descrição Permite ao usuário cadastrar condutores.

Ator Usuário

Pré-condição Usuário deve acessar o sistema;

Usuário deve estar cadastrado com acesso total.

Fluxo principal 1. Usuário preenche os dados solicitados (nome, data nascimento, etc); 2. Usuário clica no botão ―Cadastrar‖;

3. Sistema valida as informações digitadas pelo Usuário; 4. Sistema persiste os dados no banco de dados;

5. Sistema apresenta a mensagem ―Condutor incluído com sucesso !‖.

Cenário – Exceção 1. No passo 4 do Fluxo Principal, caso o usuário esquecer de informar algum campo da tela, o sistema apresenta mensagem solicitando o preenchimento do

60

campo faltante.

2. No passo 4 do Fluxo Principal, caso o usuário informar uma data de nascimento, onde o condutor não tiver 18 anos, o sistema apresenta mensagem‖ Condutor não possui Idade para Dirigir‖.

3. No passo 4 do Fluxo Principal, caso o usuário informar uma data de vencimento da habilitação menor que a data atual, o sistema apresenta mensagem‖ A Habilitação esta vencida‖.

4. No passo 4 do Fluxo Principal, caso o usuário informar uma data de vencimento da habilitação igual a data atual, o sistema apresenta mensagem‖ A Habilitação vence hoje‖.

Pós-condição Usuário cadastrou um condutor.

Quadro 8 – Descrição do caso de uso Cadastrar condutor

No Quadro 9 apresenta-se o caso de uso "Alterar Condutor‖.

UC05 Permitir o usuário alterar condutores.

Descrição Permite ao usuário alterar condutores.

Ator Usuário

Pré-condição Usuário deve acessar o sistema;

Usuário deve estar cadastrado com acesso total. Fluxo principal 1. Usuário informa o nome do condutor;

2. Usuário clica no botão ―Procurar‖;

3. Sistema apresenta condutores cadastrados na tela; 4. Usuário seleciona um condutor;

5. Usuário clica no botão ―Carregar Dados‖;

6. Sistema carrega dados cadastrados no banco de dados para os campos na tela; 7. Usuário altera as informações necessárias;

8. Usuário clica no botão ―Alterar‖;

9. Sistema valida as informações alteradas pelo Usuário; 10. Sistema persiste os dados no banco de dados;

11. Sistema apresenta a mensagem ―Condutor Alterado com Sucesso !!‖.

Cenário – Exceção 1. No passo 5 do Fluxo Principal, caso o usuário esquecer de selecionar um condutor, o sistema apresenta mensagem ‖ Favor Selecionar um Condutor !!‖. 2. No passo 9 do Fluxo Principal, caso o usuário esquecer de informar algum

campo da tela, o sistema apresenta mensagem solicitando o preenchimento do campo faltante.

3. No passo 9 do Fluxo Principal, caso o usuário informar uma data de nascimento, onde o condutor não tiver 18 anos, o sistema apresenta mensagem‖ Condutor não possui Idade para Dirigir‖.

4. No passo 9 do Fluxo Principal, caso o usuário informar uma data de vencimento da habilitação menor que a data atual, o sistema apresenta mensagem‖ A

61

Habilitação esta vencida‖.

5. No passo 9 do Fluxo Principal, caso o usuário informar uma data de vencimento da habilitação igual a data atual, o sistema apresenta mensagem‖ A Habilitação vence hoje‖.

Pós-condição Usuário alterou um condutor.

Quadro 9 – Descrição do caso de uso Alterar condutor

No Quadro 10 apresenta-se o caso de uso "Cadastrar Veículos".

UC06 Permitir o usuário cadastrar veículos.

Descrição Permite ao usuário cadastrar veículos.

Ator Usuário

Pré-condição Usuário deve acessar o sistema;

Usuário deve estar cadastrado com acesso total.

Fluxo principal 1. Usuário preenche os dados solicitados (modelo, marca, placa, etc); 2. Usuário clica no botão ―Cadastrar‖;

3. Sistema valida as informações digitadas pelo Usuário; 4. Sistema persiste os dados no banco de dados;

5. Sistema apresenta a mensagem ―Veículo Cadastrado com Sucesso !!!‖.

Cenário – Exceção 1. No passo 3 do Fluxo Principal, caso o usuário esquecer de informar algum campo da tela, o sistema apresenta mensagem solicitando o preenchimento do campo faltante;

2. No passo 3 do Fluxo Principal, caso o usuário informar a KM com mais de 10 dígitos, o sistema apresenta mensagem ‖A Quilometragem ultrapassou 10 dígitos‖.

Pós-condição Usuário cadastrou um veículo.

Quadro 10 – Descrição do caso de uso Cadastrar Veículo.

No Quadro 11 apresenta-se o caso de uso "Cadastrar Manutenção de Veículo".

UC07 Permitir o usuário cadastrar manutenção do veículo.

Descrição Permite ao usuário cadastrar manutenções.

Ator Usuário

Pré-condição Usuário deve acessar o sistema.

Fluxo principal 1. Usuário preenche os dados solicitados (veículo, data manutenção, etc); 2. Usuário clica no botão ―Cadastrar‖;

3. Sistema valida as informações digitadas pelo Usuário; 4. Sistema persiste os dados no banco de dados;

Documentos relacionados