• Nenhum resultado encontrado

CARACTERÍSTICAS DE SUA LÓGICA INTERNA E A LÓGICA EXTERNA

CAI PERCENTUAL DE

OCORRÊNCIA NOME DO JOGO

Situação psicomotriz Psicomotor em meio domesticado 50%  Arremesso de lança  Bodoque  Arco e flecha

 Jogo da vareta de bambu

Situação sociomotriz Cooperação em meio domesticado 25%  Corrida da tora  Peteca Cooperação – oposição em meio domesticado 12,5%  Cabo de guerra Oposição em meio

domesticado 12,5%  Lutas corporais

Quadro 12 - Classificação dos jogos tradicionais do grupo social indígena em relação ao Sistema de Classificação

Se tratando do critério, de relação do jogador com o entorno físico, encontramos todos os jogos indígenas sendo realizados em um meio físico estável, conhecido do praticante, onde a leitura que ele realiza do meio é nula, pois este é amplamente conhecido pelo praticante.

Assim, relacionando os dois critérios, encontramos no grupo social indígena quatro das oito categorias do Sistema de Classificação proposto por Parlebas (2001), predominando jogos pertencentes à categoria psicomotor padrão. Essa predominância nos jogos indígenas e posteriormente veremos que também nos outros grupos sociais, de jogos sem interação motriz com outros participantes é semelhante as interações que ocorrem na sociedade atual, a qual segundo Giovanni (2005, p.147) tem como um de seus traços mais marcantes ―a individualização dos seus agentes sociais‖. Ainda segundo este autor ―o individualismo tem sua medida social na ideia da performance, do desempenho, que não é apenas exigido de todos, mas também é almejado por todos‖ (p.147).

Em relação ao modo como os jogos são finalizados, no grupo social indígena encontramos 100% dos jogos sendo finalizados com o cumprimento da tarefa, ou seja, os jogos são finalizados quando se cumpre a tarefa estabelecida pelo jogo. Fica evidente neste grupo social a priorização em cumprir a tarefa do jogo, não sendo seu foco principal o resultado final. Já nos esportes de alto rendimento como, futebol, basquetebol, handebol e futsal, a finalização dos jogos é diferente. Nestes o importante é o resultado final da partida, que, geralmente é finalizada por tempo

91

limite. Como as regras das modalidades esportivas sofrem modificações para uma ―adequação midiática‖ (PILATTI, 2002, p.68) e nestas incluem-se o modo de finalização do jogo, percebemos o quanto as práticas sofrem influência e são transformadas para uma adequação à indústria do entretenimento (PILATTI, 2002).

Em relação ao estado que se encontram os jogos tradicionais do grupo social indígena encontramos que 100% dos jogos estão em fase de progressão, ou seja, estão aumentando a adesão de jogadores e a estimulação para a sua prática, como a inserção dos jogos no conteúdo escolar. Vale ressaltar a importância dessa progressão no sentido de preservar os jogos tradicionais como preservação da própria cultura. Uma importante organização mundial que se preocupa no sentido de proteger o patrimônio cultural intangível ou imaterial, no qual se encontram os jogos tradicionais é a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Esta organização vem se esforçando para criar e consolidar instrumentos e mecanismos que conduzam ao seu reconhecimento e a sua defesa, estabelecendo assim no ano de 1989, a Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular, instrumento que fornece elementos para a identificação, a preservação e a continuidade dessa forma de patrimônio, assim como de sua disseminação. Mais recentemente no ano de 2003 foi organizada a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial para salvaguardar o patrimônio cultural imaterial; assegurar o respeito pelo mesmo dentro das comunidades, grupos e indivíduos em causa; sensibilizar a nível local, nacional e internacional a importância do patrimônio cultural imaterial, e de garantir a apreciação mútua da mesma (UNESCO). Também no sentido de valorizar, resgatar e preservar os jogos tradicionais, que no Brasil vem sendo realizados os Jogos dos Povos Indígenas e o Evento das Manifestações Esportivas Indígenas do Guarita.

Caracterizados os elementos da lógica interna e lógica externa dos jogos tradicionais do grupo social indígena, destacamos que foram encontradas características peculiares destes, em relação aos esportes institucionalizados, no caso:

 as instituições que organizam os jogos tradicionais do grupo social indígena são instituições não esportivas;

 a premiação no evento dos jogos indígenas é com medalhas para todos os competidores;

 a zona da localidade onde são praticados a maioria dos jogos tradicionais realizados no evento é o campo de futebol da comunidade, o qual é adaptado para os diferentes jogos;

 não há instalações específicas para nenhum dos jogos tradicionais do grupo social indígena;

 o material da maioria dos jogos tradicionais do grupo social indígena é procedente do meio natural e elaborado artesanalmente;

 os jogos tradicionais realizados na escola são praticados por ambos os sexos;  são jogos tradicionais onde atuam pessoas de diferentes idades e em uma

ampla faixa etária;

 são jogos tradicionais que se encontram em fase de progressão.

4.2 Grupo social alemão

A colonização dos alemães no estado do Rio Grande do Sul começou no ano de 1825, com a criação da Colônia de São Leopoldo (SCHUCH, 2008). Foram criadas aproximadamente 20 colônias alemãs que posteriormente se constituíram em municípios. A pesquisa do Diagnóstico centrou seu estudo nas colônias de Santa Cruz do Sul (atual município de Santa Cruz do Sul), Santo Ângelo (atual município de Agudo) e Nova Petrópolis (atual município de Nova Petrópolis) (MARIN, 2013a).

A defesa e preservação da cultura alemã na colônia de Santa Cruz do Sul tiveram, segundo Schuch (2008), como fundamental, o papel das sociedades, as quais começaram a ser criadas em 1860. Este autor catalogou 109 sociedades no município de Santa Cruz do Sul, destacando-se a Sociedade de Atiradores (13), Bolão (11), Lanceiros (11) e Damas (39). Deste município, fez parte da pesquisa do Diagnóstico, o Centro Cultural 25 de Julho, o qual destina a última sexta-feira de todos os meses para um encontro de associados e não associados, para que sejam praticados os diferentes jogos germânicos, o canto, a música e a comida típica alemã (MARIN, 2013a).

Em Nova Petrópolis as sociedades também tiveram papel importante como elo de auxílio mútuo, sociabilidade e diversão. Neste município destaca-se a

93

Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo, principal local recorrido para a pesquisa do Diagnóstico. O município de Agudo caracteriza-se pela grande expressão de jogadores de bolão (cerca de 150) e pelo desenvolvimento das Olimpíadas Rurais que contempla várias provas ligadas a atividades cotidianas da população (MARIN, 2013a).

O que podemos destacar, de acordo com o Diagnóstico, é que nos três municípios pesquisados, há preservação da sua cultura com festividades, como, por exemplo, a Oktoberfest, no município de Santa Cruz do Sul; as Olimpíadas Rurais, no município de Agudo; e o Festival Internacional do Folclore e dos Jogos Germânicos de Pinhal Alto, no município de Nova Petrópolis. Ainda, foram encontrados três jogos que estão presentes nesses três municípios, o bolão, bolão de mesa e a prova de serrar a tora, sendo o bolão o mais difundido entre os municípios pesquisados (MARIN, 2013a).

Os jogos tradicionais do grupo social alemão são, em relação à instituição que organiza os jogos, na sua maioria, organizados seguindo um modelo não esportivo, geralmente organizados por membros de Clubes, Sociedades e Centros Culturais. Vale destacar dois jogos do grupo social alemão, o Bolão e o Tiro Rei, por terem duas instituições que organizam suas manifestações. Dependendo da sua realização seguem o modelo esportivo ou não, conforme mostra o quadro 13.

Essa característica dos jogos de Bolão e Tiro Rei de apresentar duas versões de manifestação para um mesmo jogo, também é encontrada em alguns jogos tradicionais pesquisados por Navarro e Castro (2006) na região de Canárias (Espanha). Segundo estes autores esse fato pode ser entendido a partir do fenômeno da esportivização, ―é dizer, configurar uma prática como esporte a partir de um jogo‖ (p.80). No caso dos jogos do presente estudo podemos situar as manifestações que seguem um modelo esportivo como esporte tradicional ou quase esporte, pois estes são jogos ―cuja esportivização está bem avançada, embora não concluída, e, que portanto não alcançou o estatus internacional de maneira incontestável‖ (LAVEGA, 2010, p.2 – tradução nossa). Nestes jogos, por mais que haja federações esportivas que os representem, estas são de ―caráter regional‖ (LAVEGA, 2010, p.2 – tradução nossa).