• Nenhum resultado encontrado

As regiões calcárias possuem uma geomorfologia característica – modelado cársico – onde ocorrem com frequência fenómenos de dissolução, evidenciados nas redes de diaclases, mais ou menos profundas e

No documento Correccao Ficha-De-trabalho Geologia Global (páginas 73-75)

C. Registo de ondas S em estações sismográficas D Libertação de energia pela ruptura dos materiais.

61. As regiões calcárias possuem uma geomorfologia característica – modelado cársico – onde ocorrem com frequência fenómenos de dissolução, evidenciados nas redes de diaclases, mais ou menos profundas e

extensas. Junto a estes sulcos, encontram-se, em geral, depósitos argilosos. Pelas diaclases, infiltram-se facilmente águas de escorrência que, se forem ácidas, vão alargando o tamanho dessas fendas. Em consequência deste processo, podem formar-se no maciço calcário, em profundidade, túneis e cavernas de grandes dimensões, vulgarmente designadas por grutas. Devido à infiltração, é comum encontrarem- se águas subterrâneas que podem constituir rios ou lagos.

A natureza calcária do solo, associada ao clima temperado, permite a instalação de uma cobertura vegetal bem adaptada à baixa disponibilidade de água e às altas temperaturas de Verão. Muitas plantas apresentam folhas de reduzidas dimensões, com cobertura de pêlos, outras são espinhosas ou escamiformes (como o tojo) e outras produzem óleos essenciais (como o alecrim).

61.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à

geomorfologia do maciço calcário.

(A) As diaclases correspondem a um plano de fractura das rochas em que há movimento relativo dos

blocos. ____

(B) A água de escorrência é tanto mais salobra quanto maior for a espessura da camada rochosa que

atravessa. ____

(C) As águas naturais são mais duras nas regiões graníticas do que nas regiões de maciços calcários.

____

(D) A existência de uma rede de fracturas nos calcários é o factor que lhes confere permeabilidade.

____

(E) O modelado cársico varia em função do tempo de exposição aos agentes de meteorização. ____ (F) Nos maciços calcários, a meteorização química é caracterizada por fenómenos de dissolução. ____ (G) Os travertinos são rochas calcárias associadas a grutas que se formam por reacções de precipitação.

____

(H) As águas que circulam no maciço calcário provocam a formação de estalagmites no tecto da gruta.

____

61.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.

Terra rossa é a designação atribuída aos depósitos ____ de cor vermelha, resultantes da acumulação de resíduos ____ presentes nas rochas carbonatadas.

(A) argilosos (…) solúveis. ____

(B) argilosos (…) insolúveis. ____

(C) calcários (…) solúveis. ____ (D) calcários (…) insolúveis. ____

61.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. O calcário de origem quimiogénica é uma rocha que resulta directamente da...

(A) … sedimentação de areias quartzíticas. ____ (B) … evaporação de água rica em sulfatos. ____

61.4. O Mosteiro da Batalha é um monumento calcário que tem sofrido uma deterioração acelerada, sobretudo após a construção do troço da estrada IC2, que liga Lisboa ao Porto e que passa perto dele. Relacione a deterioração acelerada que o Mosteiro da Batalha tem sofrido com a sua localização.

A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

• O dióxido de carbono e o monóxido de carbono libertados pelo tráfego automóvel reagem com a água da chuva, provocando a diminuição do pH.

Ou, em alternativa,

• O dióxido de carbono e o monóxido de carbono libertados pelo tráfego automóvel reagem com a água da chuva, provocando a formação de um ácido.

• O ácido carbónico reage com o calcário (utilizado na construção do Mosteiro da Batalha), provocando a sua dissolução e acelerando a destruição do monumento.

Ou, em alternativa,

• A água ácida reage com o calcário (utilizado na construção do Mosteiro da Batalha), transformando-o em hidrogenocarbonato, solúvel em água, e acelerando a destruição do monumento.

62. A Colômbia é um país da América do Sul localizado num limite de convergência de placas. Possui vulcões

activos, entre os quais, o Nevado del Ruiz. No dia 13 de Novembro de 1985, o vulcão entrou em erupção, tendo levado ao deslizamento de massas que provocaram a morte de 25 mil pessoas, transformando-se no pior desastre natural do país. Este vulcão, com 5389 metros de altitude, cujo cume está coberto de neve desde os 4900 metros, libertou, para além dos fluxos piroclásticos, grande quantidade de calor responsável pelo degelo das massas de água que o cobriam. A água e os piroclastos originaram um fluxo de lamas, fenómeno conhecido por lahar, que escorreram a grande velocidade pelas linhas de água, provocando efeitos devastadores. Uma hora depois de ter entrado em erupção começaram a cair cinzas vulcânicas e lapili, na cidade de Armero, localizada a 45 km da cratera vulcânica. O dia escureceu bastante e choveu intensamente.

A cidade de Ambalema, situada no vale do rio Lagunilla, a 80 km da cratera, sofreu esta catástrofe quatro horas após o início da erupção principal. A área do vale mais próxima do rio Lagunilla ficou coberta por um manto de lama cujo volume foi estimado em 300 milhões de metros cúbicos.

62.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à

caracterização do lahar.

(A) O lahar é um fluxo de lamas onde os piroclastos ficam instáveis pela saturação com água. ____

(B) O lahar é um fenómeno que só pode ser observado em vulcões com lavas fluidas. ____

(C) A elevada densidade das massas em deslocação permite o transporte de grandes blocos rochosos.

____

(D) O fluxo de lamas é função das características geológicas, topográficas e climáticas da região. ____ (E) As lamas em movimento possuem grande poder erosivo, devido às elevadas pressões que exercem.

____

(F) No lahar, a acção da água é determinante, porque faz diminuir o atrito e aumentar o peso. ____

(G) A deslocação é lenta, porque o movimento em massa arrasta detritos de grandes dimensões. ____ (H) À medida que se desloca no vale, vai perdendo resistência interna e deposita primeiro os blocos

62.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.

Os movimentos em massa são ____ pelas grandes amplitudes térmicas, pelo declive acentuado e pela natureza ____ dos materiais do substrato rochoso da vertente.

(A) potenciados (…) permeável. ____

(B) potenciados (…) impermeável. ____

(C) inibidos (…) permeável. ____ (D) inibidos (…) impermeável. ____

62.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Os movimentos em massa são modeladores do relevo da superfície terrestre, porque actuam como… (A) … agentes de erosão, de transporte e de deposição. ____

(B) … forças que provocam o aparecimento de falhas. ____ (C) … forças que provocam a formação de dobras. ____ (D) … agentes de meteorização e factores climáticos. ____

62.4. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.

O vulcão descrito emite lava ____ e forma cones elevados, de vertentes ____. (A) intermédia (…) acentuadas. ____

(B) básica (…) acentuadas. ____ (C) básica (…) suaves. ____ (D) intermédia (…) suaves. ____

62.5. As afirmações que se seguem dizem respeito às rochas que se formam a partir do magma andesítico. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente.

No documento Correccao Ficha-De-trabalho Geologia Global (páginas 73-75)