• Nenhum resultado encontrado

Faculdade Santa Maria da Glória – SMG RESUMO: O presente trabalho estuda os aspectos referentes ao porte regular de arma de fogo e analisa seus efeitos práticos, estudando os principais pontos jurídicos que resultam do porte, posse e utilização de arma de fogo dentro da coletividade. Com pesquisas na legislação armamentista dentro do Poder Legislativo e Judiciário apresenta informações sobre os procedimentos para adquirir uma arma de fogo em território brasileiro, o que é exigido por parte da Policia Federal, capacitação do candidato a possuir essa autorização e o direito assim como os deveres que resulta este posse de arma de fogo. Para estar apto a garantir este direito, o candidato deverá cumprir certos requisitos presentes na lei armamentista brasileira, aptidão essa, que será confirmada pela Polícia Federal, responsável pelos testes e pela manutenção deste direito. Além disso, a utilização de arma de fogo seja no porte, na posse, ou até mesmo no mero disparo de arma de fogo, proporciona diversos efeitos jurídicos a serem determinados pela conduta do agente no caso concreto, onde para se constituir como crime, deverá estar tipificado na legislação armamentista. O presidente Jair Bolsonaro, desde o inicio do ano de 2019, editou vários decretos sobre porte e posse de armas e aqueles que merecem uma maior ressalva serão citados abaixo A sociedade brasileira discute cada vez mais o assunto e apresentam diferentes pontos de vista, uns que apoiam a revogação e outros que são contraria a proibição do uso de armas.

PALAVRA-CHAVE: Arma de fogo, porte de arma, posse de arma, Estatuto do Desarmamento.

ABSTRACT: The present work studies the aspects related to the regular possession of a firearm and analyzes its practical effects, studying the main legal points that result from the possession, possession and use of a firearm within the community. With research on arms legislation within the Legislative and Judiciary Branch, it presents information on the procedures to acquire a firearm in Brazilian territory, which is required by the Federal Police, training the candidate to have this authorization and the right as well as the duties resulting in this possession of a firearm. In order to be able to guarantee this right, the candidate must comply with certain requirements contained in the Brazilian arms law, which ability will be confirmed by the Federal Police, responsible for testing and maintaining this right. In addition, the use of a firearm, whether in possession, possession, or even the mere firing of a firearm, provides several legal effects to be determined by the conduct of the agent in the specific case, where to constitute a crime, it must typified in the arms legislation. President Jair Bolsonaro, since the beginning of 2019, has issued several decrees on the possession and possession of weapons and those that deserve a bigger reservation will be mentioned below. Brazilian society increasingly discusses the issue and present different points of view, some that support the revocation and others that are against the prohibition on the use of weapons.

KEYWORDS: Firearm, possession of a weapon, possession of a weapon, Disarmament Statute.

Capítulo 05

61

INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta quais as exigências para a obtenção do porte de arma de fogo no Brasil e quais efeitos práticos recaem sobre a sua utilização. O controle sobre esse armamento se tornou extremamente rigoroso, existe uma burocracia muito maior para aquele que deseja adquirir a autorização, dessa forma, se remete a questão: A fim de solucionar esse problema, deve-se buscar amparo na legislação especial brasileira, em especial a Lei 10.826/03, lei específica a respeito das armas no Brasil.

Diante dos casos de violência que assolam o país, qualquer cidadão está sujeito à risco e correndo perigo de vida, dando abertura a debates entre opositores da ideia. É indiscutível que o Estatuto do Desarmamento trouxe importantes avanços e quaisquer eventuais alterações que possam ocorrer devem ser precedidas por um processo de análise das consequências que possam ocasionar no Brasil, uma vez que pode influenciar de maneira direta e indireta o contexto social em que se vive nos dias atuais. Ainda que se invoque o direito à vida, de auto defesa e propriedade como argumento para facilitar o acesso às armas de fogo, é necessário equilibrar os fundamentos que balizam a liberação ou restrição de armas, uma vez que essa iniciativa pode resultar em situações que acentuam ainda mais o histórico de criminalidade e violência existentes no país.

Analisando esta problemática, o trabalho apresenta um paralelo entre o atual estatuto das armas, de caráter nitidamente restritivo, e o projeto de lei proposto pelo presidente da república, de conotação mais liberalizante e discutir os possíveis efeitos que a aprovação dessa proposta pode gerar segundo os postulados constitucionais vigentes e as consequências que pode causar para a sociedade brasileira.

REVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ARMA DE FOGO NO BRASIL

As armas sempre fizeram parte da vida do homem, desde os primórdios eram usadas para a caça, para atacar ou ameaçar durante as lutas e nos combates por terras. Com a evolução da humanidade as armas também evoluíram, deixando de ter o seu ápice em uma lança e se tornando combustão de pólvora, a arma de fogo passa a possuir uma letalidade significante. Na medida em que a sociedade foi evoluindo, tornou-se necessário estabelecer normas para organizar e habilitar esse convívio, algumas dessas normas foram a respeito das armas em face do porte delas no convívio social.

62