• Nenhum resultado encontrado

Tropeçar também ajuda a caminhar. Guimarães Rosa

O município de Serra teve seu processo de colonização iniciado com a fundação da Aldeia Nossa Senhora da Conceição da Serra, em 1556, no sopé do monte Mestre Álvaro, pelos índios Temiminós, vindos do Rio de Janeiro, e o padre jesuíta Braz Lourenço (PREFEITURA DA SERRA, 2014a).

Em 1752, a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra é elevada à categoria de distrito e paróquia, sendo ascendida à categoria de freguesia em 1769, desmembrada da Freguesia de Vitória. Em 1822 é elevada à categoria de Vila (PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA, 2010).

Com o desmembramento do território de Vitória, criou-se, por meio da Resolução do Conselho do Governo, de 02 de abril de 1833, o município da Serra, que, em 06 de novembro de 1875, deixou de ser vila e foi elevada à categoria de cidade (PREFEITURA DA SERRA, 2014a).

Em 1849, foi deflagrado um movimento de libertação dos escravos, em São José do Queimado, desmobilizado pela força militar da época, e que levou ao enforcamento de dois dos líderes da revolta: Chico Prego e João da Viúva. Chico Prego foi enforcado na Vila da Nossa Senhora da Conceição da Serra, e João da Viúva, na Vila de São José do Queimado (PREFEITURA DA SERRA, 2011)

O município foi palco de grandes acontecimentos históricos, como a Insurreição de São José do Queimado. As igrejas construídas pelos jesuítas na Serra, como São João de Carapina, Nossa Senhora da Conceição da Serra e a Igreja de Reis Magos, são evidência da riqueza histórica da Serra (PREFEITURA DA SERRA, 2011).

Em 1875, é anexada a Vila de Nova Almeida – na época, sede de município do mesmo nome –, à comarca da Serra, desanexando-a da comarca de Santa Cruz – hoje, o município de Aracruz (PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA, 2010).

Em 1921, foi iniciada a construção da primeira estrada de rodagem entre a Serra e Vitória, sendo concluída em 1923, através de mão de obra de presidiários, com o objetivo de interiorizar o desenvolvimento estadual e buscar novamente o reconhecimento do município da Serra (PREFEITURA DA SERRA, 2011).

Com o advento da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e com a crise econômica mundial de 1929, que afetou o comércio de café e, consequentemente, a economia da Serra, a Vila de São José do Queimado desapareceu, restando apenas algumas casas de agricultores locais (PREFEITURA DA SERRA, 2011).

A data de fundação da Serra passou a ser comemorada no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria e quando Braz Lourenço celebrou a primeira missa na Aldeia indígena dos Temiminós. No entanto, os principais festejos em comemoração ao dia do Serrano ocorrem no dia 26 de dezembro, devido à devoção a São Benedito (PREFEITURA DA SERRA, 2014a).

Em 1943, o município da Serra passou, então, a ser constituído pelos distritos de Carapina, Nova Almeida, Queimado, Serra e Calogi, a partir do Decreto-Lei nº 15.177/1943 (PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA, 2010).

A Serra teve duas fases distintas de sua economia: a fase rural e a fase industrial.

A produção rural baseava-se principalmente na produção de cana-de-açúcar, café, mandioca e, em menor escala, cereais e, ainda, na extração de madeiras. A agroindústria surgiu com maneira rudimentar, com engenhos de produção de açúcar e aguardente, farinha, fubá de milho e beneficiamento de arroz. Na década de 50, inicia-se a produção de abacaxi, com comércio para outros estados do país e exportação (PREFEITURA DA SERRA, 2014a).

Neste período, inicia-se a construção da BR 101, promovendo timidamente o desenvolvimento da Serra. A década de 60 marca o crescimento industrial no município, com a construção do Porto de Tubarão e do centro industrial, e, nas

décadas seguintes, da Companhia Siderúrgica de Tubarão – atual Arcelor Mittal Tubarão –, e do Porto de Praia Mole (PREFEITURA DA SERRA, 2014a).

O espaço territorial da Serra, a partir da década de 70, foi peremptório na transição da economia agrária cafeeira do Espírito Santo para uma economia industrial. O município apresentava uma situação estratégica ímpar, por localizar a indústria próxima, de onde havia infra-estrutura e mão-de-obra disponível, área territorial desocupada e relevo adequado às instalações industriais (PREFEITURA DA SERRA, 2010).

Atualmente, o perfil do município está se modificando. Continua sendo um município industrial, mas configura-se como fronteira interna de expansão da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), atrelada à ampliação das grandes plantas produtoras de commodities e do crescimento das atividades do petróleo, da atuação da construção civil e do setor de serviços (PREFEITURA DA SERRA, 2010).

A instalação desses empreendimentos foi determinante no acelerado crescimento habitacional do município. A Serra teve um crescimento absoluto de 391.981 habitantes em 40 anos. Saltou de 17.286 habitantes, em 1970 para 409.267, segundo o Censo de 2010, sendo a quase totalidade localizada em área urbana, 99,3% (IBGE, 2011).

Quanto à localização, o município da Serra possui 547,45 Km2 de extensão territorial,

sendo o mais extenso dos municípios da RMGV – Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana, Guarapari e Fundão. É composto por cinco distritos: Serra, Carapina, Nova Almeida, Queimado e Calogi (PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA, 2014b).

A área rural do município engloba 353,89 km², o que representa 65% de seu território, enquanto a área urbana ocupa 35%, o que corresponde a 193,56 km². A maioria da população reside na área urbana. A taxa de urbanização é de a 99,30% (PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA, 2014b).

Localizado a 27 quilômetros da capital do Estado, Vitória, limitando-se ao norte com o município de Fundão, ao sul com Cariacica e Vitória, a Oeste com Santa Leopoldina e a Leste com o Oceano Atlântico. Está a um raio de 1.000 km de distância dos

principais centros econômicos do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia (PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA, 2010).

Possui, ainda, aproximadamente 23 km de praias, localizadas próximas a riachos e lagoas, além de uma exuberante vegetação nativa (PREFEITURA MUNICIPAL DA SERRA, 2011).

Mapa 1. O município da Serra-ES