• Nenhum resultado encontrado

51Canteiros elevados tornam a jardinagem mais fácil Preenchidos

com solo, eles fornecem uma excelente e necessária drenagem para o plantio de verduras e legumes orgânicos e para as flores. Eles reduzem a necessidade de usar solo nativo pobre e podem reduzir ervas daninhas, se projetados corretamente.

Muitos jardineiros acham que canteiros elevados são mais fáceis de manter e melhoram o crescimento da planta. Pisar em um jardim causa a compactação do solo, que pode causar problemas com a drenagem e a disponibilidade de oxigênio para as raízes. É também bem mais difícil tirar as ervas daninhas quando o sol está compactado. Com canteiros elevados, você pode plantar, tirar ervas daninhas e colher sem ter que pisar no solo. Escolha um local ensolarado e decida que tamanho e formato você quer. Alguns jardineiros revolvem o solo antes de construir o canteiro elevado para criar espaço adicional para o desenvolvimento das raízes.

Escolha um local ensolarado e decida que tamanho e formato você quer. Alguns jardineiros revolvem o solo antes de construir o canteiro elevado para criar espaço adicional para o desenvolvimento das raízes.

Um canteiro elevado bem construído deve durar por anos e a fertilidade do solo pode ser mantida ao acrescentar matéria orgânica. Canteiros elevados são usados há séculos por uma boa razão: eles são melhores para muitas plantas e melhor para o jardineiro.

Qualquer coisa que possa ser empilhada e que segure o solo pode ser utilizada para elevar a base destes canteiros. Lastros de camas velhas, pneus, fardos de palha, toras, tijolos são alguns exemplos. Procure na vizinhança e aproveite a oportunidade para reciclar algumas coisas velhas!

52

Alguns exemplos...

Trepadeiras, nas treliças atrás.

Pequenas plantas

posicionadas em frente, na direção do sol.

Plantas maiores no meio.

Tipis Cesto de

Composto

Permacultura Urbana - Lucia Legan, Pirenópolis Pilha de pneus

53

Espiral de Ervas

A Espiral de Ervas é uma solução muito eficiente e bonita para pequenas áreas. Ela ocupa menos espaço, pois verticaliza o canteiro criando vários microclimas. No ponto mais alto a terra é mais seca e no mais baixo, mais úmida. Quando bate sol de um lado, faz sombra no outro.

Tradicionalmente, é colocada próximo da cozinha para acesso fácil ao preparar pratos com ervas fresquinhas ou sucos saudáveis.

Fazendo Solo

Você sabia que podemos fazer solo? Pois é, isso se chama compostagem!

Qualquer pessoa pode reciclar seu próprio lixo orgânico, fazendo um ótimo composto (adubo) para utilizar na sua horta. Não importa o

54

lugar, dentro ou fora de casa, no jardim, na garagem, na sacada ou debaixo da pia.

Diversas fontes de matéria orgânica podem ser utilizadas para a produção do composto orgânico. Estes materiais são divididos em dois grupos: os chamados de materiais frescos e os chamados de materiais secos.

Frescos (fonte de Nitrogênio)

Restos de vegetais (talos, cascas); Restos de comida;

Borra de café (sem açúcar); Restos de roçagem;

Esterco de galinha;

Esterco bovino (cuidado com sementeiras); Cinza vegetal (pequena quantidade).

Secos (fonte de Carbono)

Palhas e folhas secas;

Galhos picados e gravetos de árvores.

Quanto mais picados estiverem estes materiais, mais rápido ocorrerá processo de compostagem. Quanto mais diversificado (maior número de materiais diferentes), mais rico será o composto orgânico. Materiais como gorduras (óleos), lacticínio, carne bovina, de frango de peixe devem ser evitados no processo de compostagem porque atraem animais nocivos e provocam cheiro intenso.

As sementes de plantas invasoras também devem ser evitadas para impedir a sua disseminação. Pilhas, vidro, metal, plástico, medicamentos, produtos químicos, têxteis, tintas e plantas doentes nunca devem ser utilizados para compostagem porque poluem o ambiente, podendo causar danos à saúde das pessoas.

A compostagem deve estar protegida do vento, sol e chuva, fatores que podem prejudicar o processo. As alternativas são a sombra de uma árvore ou coberta de alguma forma. A seguir, alguns exemplos.

55

Método da “Cabaninha”

O método da “cabaninha” usa plástico lona ou construção para forrar o solo, impedindo a infiltração do chorume, e para cobrir a pilha de material orgânico. Este método acelera o processo, que apresenta duração de 60 dias, podendo ser colocado em qualquer local.

Ao montar a compostagem, devemos estender parte da lona no chão e, sobre ela, a pilha deve alternar camadas de material seco e fresco, sempre iniciando com a palha seca. Entre uma camada e outra, se realiza a rega de todo material. O tamanho da pilha pode variar em função da quantidade de material disponível e da área destinada a este processo. Um dos tamanhos sugeridos é 2m2 x 1,0-1,5m de altura.

A última camada deve ser bem espessa de palha seca ao redor de toda a pilha de compostagem. Desta forma, estará evitando o risco de disseminação do mosquito Palha, transmissor da Leishimaniose.

A temperatura no processo de compostagem deve atingir entre 55ºC e 65ºC. o importante é que esta temperatura seja gerada pela atividade dos microorganismos.

O ideal é que a umidade permaneça entre 50% a 60%. Quando apertamos um punhado na mão, o composto que está sendo curtido, o material deve soltar água como uma esponja já espremida (apenas escorrer algumas gotinhas).

Hortas Caseiras Semeando Saúde.

56

A aeração também é muito importante, pois a presença de ar (oxigênio) é uma necessidade dos microorganismos decompositores benéficos (chamados aeróbicos). A falta de ar (oxigênio) no processo favorece o desenvolvimento de microorganismos anaeróbicos, que provocam mau cheiro.

A utilização de grande quantidade de fibras vegetais (palhas e folhas secas), galhos picados e gravetos aumentam a circulação de ar (oxigênio) na pilha de compostagem.

No final do processo, encontraremos um material homogêneo e escuro, semelhante a húmus, não sendo possível diferenciar os materiais colocados no início.

Lata de Compostagem Rotatória

Este tipo de composteira é muito prática! Para aerar a composteira basta girar o barril. Outra vantagem, é que nela, o processo de compostagem é mais rápido ( menos de um mês). As sobras da cozinha, palha ou folhas são colocados no barril com uma pequena quantidade de água pela portinhola na lateral do barril.

Hortas Caseiras Semeando Saúde.

57

Balde - Composteira

Para fazer este tipo de composteira, basta seguir as instruções do desenho e ir colocando a mesma quantidade de material seco para cada quantidade que se colocar de restos de cozinha. Jogue um pouco de cal ou cinza de madeira. Encha a composteira e deixe assim por uns dias. É necessário revirar de vez em quando o conteúdo da composteira para que entre ar e não dê mau cheiro. O composto deve ficar pronto em 45 a 60 dias.

Para tornar o processo mais dinâmico, é interessante utilizar dois recipientes, assim quando um estiver cheio, você começa a encher o outro e quando este encher, o composto do anterior já poderá ser usado. Tenha também um balde de materiais secos ao lado do balde- composteira!

Permacultura Urbana - Lucia Legan, Pirenópolis

58

Os 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Repa-

rar E Reciclar.

Os chamados bens duráveis (equipamentos de som, móveis, automóveis e máquinas de lavar) são de grande importância no nosso dia-a-dia, e como seu próprio nome diz, deveriam durar muito tempo. Porém, de um tempo pra cá, estes vêm durando cada vez menos, talvez por sua fragilidade ou pela facilidade de se comprar um novo. O fato é que o descarte desses produtos gera cada vez mais lixo. Você já pensou no tamanho dessa pilha de lixo?

A filosofia dos 5 R’s é um convite a repensar sobre o lixo que produzimos, reduzindo-o, reutilizando-o, reparando-o para quando nada mais é possível fazer, reciclá-lo.

Legan explica a intenção de cada R:

Repensar

Pense bem na hora das compras. Você pode economizar dinheiro a longo prazo. Procure melhores informações sobre a durabilidade dos produtos, se pode obter peças substitutas e quanta energia consome.

Procure comprar produtos com um mínimo de embalagem possível. Comprar a granel ou em grandes caixas, ao invés de produtos embalados individualmente, significa menos lixo.

Compre artigos que possam ser usados várias vezes (não descartáveis).

Reduzir

Reduzir a quantidade de bens comprados é uma medida eficiente e sensata para economizar energia e dinheiro. Por exemplo: você realmente necessita comprar um secador de roupas ou pode secar suas roupas ao sol?

Reduza a quantidade de sacos plásticos. Recuse a sacola quando você comprar algo que pode carregar na mão ou na bolsa. Vá às compras com bolsas de pano e promova o verde.

Você já

Documentos relacionados