• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO VIII – DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO REGIONAIS

Art 40. Nas etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude 2019 as competições somente serão realizadas se houver inscrição de 3 (três) ou mais instituições de ensino de unidades da federação diferentes em cada naipe/categoria das modalidades coletivas.

Parágrafo único – Caso na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2019 só se inscreva uma única instituição de ensino em determinada modalidade, esta poderá a ser inscrita para representar a unidade da federação na etapa regional, obedecidos os prazos previstos neste regulamento.

Art 41. O sistema de competição das modalidades coletivas nas etapas regionais será organizado da seguinte maneira:

32 a) DIVISÃO ÚNICA – Será formada pelas equipes campeãs das seletivas estaduais. As equipes pré-classificadas em 2018 e as equipes da Unidade da Federação sede da etapa nacional 2019, não poderão participar das etapas regionais, tendo suas vagas já garantidas para etapa nacional 2019.

b) COMPOSIÇÃO DAS REGIONAIS – Todas as 3 (três) regionais serão compostas por 9 (nove) unidades federativas assim dispostas:

Regional Azul Regional Verde Regional Amarela MA MT RS PI DF SC CE AC PR RN TO SP PB PA RJ PE AP ES SE RR MG AL RO GO BA AM MS

Parágrafo Primeiro – As vagas para as etapas regionais serão para as unidades da federação, representado pelas instituições de ensino classificadas nas etapas estaduais dos Jogos Escolares da Juventude 2019.

ITEM I – DAS FORMAS DE DISPUTAS – ETAPAS REGIONAIS

Art 42. Serão adotadas as formas de disputas estabelecidas nos artigos a seguir (de acordo com o número de participantes), sendo que a ordem das rodadas nos grupos será a seguinte:

3 Participantes – Chave Única 4 Participantes – Chave Única 5 Participantes – Chave Única

6 Participantes – 2 grupos com 3 equipes

7 Participantes – 1 grupo com 3 equipes e 1 grupo com 4 equipes 8 Participantes – 2 grupos com 4 equipes

9 Participantes – 3 grupos com 3 equipes

Grupos 1ª Rodada 2ª Rodada 3ª Rodada 4ª Rodada 5ª Rodada 2 equipes 1x2 2x1 1x2 *

3 equipes 2x3 3x1 1x2 4 equipes 1x4 / 2x3 3x1 / 4x2 1x2 / 3x4

5 equipes 2x5 / 4x3 5x1 / 3x2 1x4 / 3x5 1x3 / 4x2 2x1 / 5x4 * o jogo somente será realizado caso seja necessário.

33 Parágrafo primeiro – A UF sede da etapa regional será sempre cabeça de chave do grupo A, ou da chave Única. Demais UF´s serão sorteadas na sede do COB em data a ser definida.

Parágrafo segundo – Quando, após a sessão preliminar do congresso de abertura, houver desistência de participação nas modalidades coletivas, não haverá mudança nos grupamentos. Neste caso se algum grupo ficar com 2 (duas) equipes, este obedecerá à forma de disputa descrita na tabela acima.

Art 43. Forma de disputa

Todos os grupamentos serão definidos por sorteio a ser realizado na sede do COB em data a ser definida, tendo a UF sede como cabeça de chave do grupo A ou Chave Única e demais UF´s sorteadas.

Parágrafo primeiro – Forma de disputa para 3 equipes:

a) Sistema de rodízio em turno único. A classificação final será efetuada pela pontuação das equipes ao término do turno, as equipes classificadas na primeira e segunda colocação, fazem a partida final para definição do campeão.

Parágrafo segundo – Forma de disputa para 4 equipes:

b) Sistema de rodízio em turno único. A classificação final será efetuada pela pontuação das equipes ao término do turno, as equipes classificadas na primeira e segunda colocação, fazem a partida final para definição do campeão, e as equipes classificadas na terceira e quarta colocação decidem o terceiro lugar.

Parágrafo terceiro – Forma de disputa para 5 equipes:

Sistema de rodízio em um turno. A classificação final será efetuada pela pontuação das equipes ao término do turno.

Parágrafo quarto – Forma de disputa para 6 a 8 equipes:

Sistema de rodízio em turno único dentro do grupo, a classificação final do grupo será efetuada pela pontuação das equipes ao término do turno. Classificam para as semifinais as equipes classificadas nas 2 primeiras colocações, e realizam o cruzamento conforme tabela abaixo.

34 Fase semifinal

Jogo Equipe x Equipe

1 1º Grupo A x 2º Grupo B

2 1º Grupo B x 2º Grupo A

Fase final: será disputada conforme segue:

Jogo Equipe X Equipe Observação

3 Perdedor jogo 1 X Perdedor jogo 2 Decisão de 3º e 4º lugares 4 Vencedor jogo 1 X Vencedor jogo 2 Decisão de 1º e 2º lugares

Parágrafo quinto – Forma de disputa para 9 equipes:

Sistema de rodízio em turno único dentro do grupo, a classificação final do grupo será efetuada pela pontuação das equipes ao término do turno. Classificam para as semifinais as equipes classificadas em primeiro lugar dentro do grupo e o segundo melhor colocado seguindo os critérios técnicos da modalidade e realizam o cruzamento conforme tabela abaixo.

b) Fase semifinal: os 4 (quatro) classificados serão distribuídos, conforme segue, sendo que o 2º lugar classificado por critério técnico (CT) não poderá enfrentar o 1º lugar do seu grupo de origem:

Jogo Equipe x Equipe

1 1º Grupo A x 2º Grupo CT

2 1º Grupo B x 1º Grupo C

Parágrafo único: Caso o 2º GRUPO CT seja o do grupo A os cruzamentos serão realizados conforme a seguir:

Jogo Equipe x Equipe

1 1º Grupo B x 2º Grupo A

2 1º Grupo A x 1º Grupo C

c) Fase final: será disputada conforme segue:

Jogo Equipe X Equipe Observação

3 Perdedor jogo 1 X Perdedor jogo 2 Decisão de 3º e 4º lugares 4 Vencedor jogo 1 X Vencedor jogo 2 Decisão de 1º e 2º lugares

35 Art 44. O sistema de competição poderá sofrer alterações conforme a necessidade ou interesse do comitê organizador, desde que antes do início do evento.

Art 45. As equipes estarão sujeitas a realizarem mais de uma partida por dia, com intervalo mínimo garantido pelo comitê organizador de 3 horas entre uma partida e outra.

Art 46. A classificação final de cada modalidade coletiva e gênero, obedecerá aos ao sistema de disputa, e respeitando a classificação de 1º a 4º lugar.

Etapa Nacional

Art 47. Nas modalidades coletivas estarão classificadas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, as equipes campeãs e vice-campeãs de suas regionais, a UF sede da etapa nacional e as 5 primeiras UF´s da etapa nacional de 2018.

Parágrafo primeiro: Caso alguma UF classificada via etapa regional, desista da participação, a vaga será destinada para a terceira colocada na mesma etapa regional, e assim por diante.

Parágrafo segundo: Caso a UF sede da etapa nacional, tenha conquistado a pré-classificação em alguma modalidade/naipe/categoria, por critérios técnicos em 2018, automaticamente a UF 6º colocada na etapa nacional 2018 assumirá a vaga e assim por diante, até que tenhamos o número de 5 pré- classificados pelo resultado de 2018.

Art 48. Na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019 as competições somente serão realizadas se houver inscrição de 4 (quatro) ou mais instituições de ensino de unidades da federação diferentes em cada naipe/categoria das modalidades coletivas e nas modalidades individuais.

Documentos relacionados