• Nenhum resultado encontrado

22 de dezembro a 20 de janeiro. Posição no Zodíaco: 270 a 300 graus. Planeta Regente: Saturno.

Anjo Planetário: Cassiel. Elemento: terra.

Temperamento: melancólico.

Personalidade: pessimista, prudente, corajoso e objetivo. Simbolismo: afirmação social.

Estação: inverno. Dia de Sorte: sábado.

Locais Favoráveis: paisagens áridas e amplas. Clima Favorável: frio e seco.

Cor: verde-escuro. Metal: chumbo.

Pedra: quartzo e granada. Planta: pinheiro e narciso. Animal: jacaré e cabra. Número de Sorte: 4. Perfume: cítrico.

Paraíso Astral: Touro - 21/04 a 20/05. Inferno Astral: Sagitário - 22/11 a 21/12.

O SIGNO

O símbolo mais comum deste signo é uma cabra, animal capaz de escalar os caminhos mais inóspitos e chegar aos pontos mais altos dos rochedos, mostrando algumas das características dos nativos desse signo, que são a determinação, a disposição para enfrentar obstáculos e atingir seu objetivo. Um outro símbolo representa o signo: o de uma cabra ou bode com cauda de um animal marinho.

É um signo de natureza noturna, negativo ou feminino e as influências de Saturno e Marte, principalmente, dão aos seus nativos o pragmatismo e a prudência, sem prejudicar sua iniciativa e sua capacidade empreendedora. Para o capricorniano, o tempo não é um inimigo, mas um aliado, já que a paciência é uma de suas virtudes mais fortes, pondo-o no controle das situações, já que a Terra e seu elemento, mas sua ligação com a Água é muito forte. Isso fica caracterizado no fato de ser esse o único signo a ter dois glifos ou símbolos.

O mundo material tem uma importância especial para os nativos do signo, pois é onde imprimem sua marca e mostram sua presença.

Como a cabra que galga montanhas sem limite de altura, esses nativos também sabem conviver harmoniosamente com os dois mundos, o material e o espiritual.

As palavras-chaves do signo são:

Positivas: ambicioso, digno, construtor, responsável, paciente, realizador, trabalhador, organizado e organizador.

Negativas: avarento, autoritário, exigente, materialista, taciturno, limitado e rígido.

OS ASCENDENTES

CAPRICÓRNIO COM CARNEIRO: o caráter idealista de Carneiro dá energia e decisão para mover o grande poder de realização.

CAPRICÓRNIO COM TOURO: o grande problema dessa combinação é o aspecto emocional, que não consegue se sobressair.

CAPRICÓRNIO COM GÊMEOS: a criatividade e a fantasia de Gêmeos empresta dinamismo que falta nos relacionamentos.

CAPRICÓRNIO COM CÂNCER: o aspecto mais positivo dessa combinação é o reforço na capacidade de perseverar na busca de seus ideais e realizar seus sonhos mais íntimos.

CAPRICÓRNIO COM LEÃO: o capricorniano ganha de Leão disposição e ambição para inovar e buscar o sucesso.

CAPRICÓRNIO COM VIRGEM: essa combinação é perfeita em termos de trabalho e de realização profissional, mas carente de emoção e sentimentos. CAPRICÓRNIO COM BALANÇA: o caráter volúvel de Balança gera constantes conflitos para o capricorniano, que encontra na literatura e nas artes a sua válvula de escape para sua realização.

CAPRICÓRNIO COM ESCORPIÃO: a desconfiança é a marca registrada dessa combinação.

CAPRICÓRNIO COM SAGITÁRIO: ser bom e honesto demais normalmente sacrificam o capricorniano com esse ascendente.

CAPRICÓRNIO COM CAPRICÓRNIO: o resultado é um temperamento forme, mas desconfiado, fechado demais em si mesmo.

CAPRICÓRNIO COM AQUÁRIO: influências positivas de Aquário dão vitalidade e dinamismo para arriscar e empreender.

CAPRICÓRNIO COM PEIXES: o excesso de prudência esconde a grande insegurança desse nativo, que deve se esforçar para se afirmar socialmente.

AMOR E SEXO

Apesar de não ser considerado um signo sexualmente forte, Capricórnio pode

apresentar, em contrapartida, um elevado grau de luxúria, que,

convenientemente despertado, pode provocar surpresas e admiração mesmo nas pessoas mais exigentes, pois quando um nativo desse signo se dispõe a fazer algo, ou o faz bem feito, ou não o faz.

Sua melhor arma é o instinto protetor, que agrada as pessoas indefesas, que buscam nele apoio. A mulher capricorniana muitas vezes usa seu instinto protetor como arma, fingindo-se de desamparada para apanhar sua presa. Determinada e fiel, não raro direciona toda a carreira do marido que, sendo político, deverá muito de sua popularidade a ela.

Não se pode esperar do capricorniano grandes demonstrações de afeto ou carinho. Sua natureza um tanto fechada restringe sua forma de amar a gestos mais sutis. Quando devidamente estimulados, no entanto, correspondem com surpresas que agradam, pois o capricorniano conhece como ninguém o sentido desse verbo, sabendo como encantar, quando isso lhe é conveniente.

Da mesma forma como é fiel, exige fidelidade. Não admite traição e nem dá uma segunda chance. Nesse aspecto, o conceito de justiça incorporado pelo nativo desse signo é aquela do Velho Testamento: olho por olho, dente por dente.

É um ser desconfiado por natureza, mas o jogo do amor exerce um certo fascínio sobre ele, que busca formas de preencher sua tendência à solidão, encontrando objetivos ou motivos para enfrentar desafios.

Quando ama de verdade, sabe realmente se empenhar em satisfazer a pessoa amada.

OS DECANATOS

1° Decanato - 22 a 31 de dezembro:

O nativo desse decanato é um ser sensível e humano, atento aos problemas dos outros e disposto a auxiliá-los, muitas vezes além do que lhe seria possível. Por outro lado, a grande característica do signo já aflora nesse nativo, que é a de resolver as coisas sozinho, sem procurar ajuda dos outros.

Seu senso de justiça é muito rígido, bem como sua honestidade. No amor pode ser sensível e surpreendente, com alguém a quem ama de verdade.

2° Decanato - 1 a 10 de janeiro:

Esse nativo tem um temperamento forte e persistente, embora muito desconfiado. Para se conquistar sua confiança é preciso, antes de mais nada, demonstrar justiça e honestidade, virtudes que esse nativo valoriza demais. Se precisar se sacrificar por algum tempo, para atingir seus objetivos, esse capricorniano o fará, sem reclamar e sem alarde. Quando chegar seu momento, porém, nada o deterá de fazer aquilo que planejou.

No amor precisa, antes de mais nada, se sentir amado. 3° Decanato - 11 a 20 de janeiro:

O capricorniano desse decanato é um ser reformador e contestador, sem perder sua disciplina e sua coerência. Quando se sente injuriado por algum motivo, busca justiça acima de qualquer coisa, mesmo que isso implique num comportamento vingativo.

Sua natureza e sua dedicação ao que faz podem lhe dar o destaque merecido ainda em vida.

O TRABALHO

Para produzir e se realizar no trabalho, o capricorniano tem que ter o ambiente sob controle. Isso quer dizer que os ambientes muito conturbados limitam sua criatividade e sua dedicação, levando-o ao fracasso. Além disso, precisa sentir a presença de um gerenciamento efetivo para se empenhar de verdade. Se isso não ocorre, seu pessimismo e sua desconfiança afloram, prejudicando seu desempenho. Tem boa visão para se antecipar ao fracasso e reformular sua atuação, revertendo-a. Podem se sair bem nas seguintes atividades:

Empregos: normalmente em locais agradáveis e tranquilos, por isso podem ser bons pastores de ovelhas, pescadores, peixeiros, lavradores ou jardineiros. Profissão: o máximo de seu potencial será explorado como alpinista, nadador, esquiador, mergulhador, marinheiro, comerciante, industrial, açougueiro, geólogo, filósofo, inventor, ortopedista, dentista, político, estadista.

Carreira Artística: a determinação do capricorniano pode levá-lo a qualquer gênero artístico, pois imprime método e persistência em tudo que faz.

A SAÚDE

Se existe uma preocupação que não produz rugas no rosto do capricorniano é com a saúde, pois esse signo é considerado o mais resistente de todos do Zodíaco, atingindo normalmente idade avançada. A pele e os ossos são seus pontos fracos, principalmente dentes e joelhos, além de problemas com pequenas infla ações, tumores e furúnculos.

A APARÊNCIA

A tendência às roupas conservadoras e escuras tira do capricorniano a beleza que ele teima em não revelar, ocultando-a sob cores neutras e tradicionais, quando deveria fazer o oposto, expondo-se com a moda mais atualizada possível.

Não é exigente em matéria de moda, no entanto, coisa comum em sua juventude. Com o passar do tempo e na maturidade, principalmente, essa preocupação vai se acentuando e o capricorniano passa a explorar melhor sua elegância e um porte privilegiado pela natureza, já que não tem tanta necessidade de regimes e de dietas para se manter esbelto.

A tendência ao comodismo, no entanto, leva-o facilmente a uma vida sedentária, o que não lhe faz bem, devendo dosar sua dedicação ao trabalho com passeios a pé, caminhadas em contato com a natureza ou exercícios leves.

As mulheres de Capricórnio possuem um charme todo especial em sua beleza aparentemente triste, devendo sempre realçar os olhos com a maquilagem adequada e com um corte de cabelo que o emoldure, sem roubar-lhe o destaque.

Documentos relacionados