• Nenhum resultado encontrado

3. OBJETIVOS

5.4 CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO REALIZADA

82

O objetivo da intervenção com os estudantes do ensino médio público, em especial do GE, foi de promover reflexões quanto à exploração e planejamento acadêmico e profissional. As atividades realizadas consideraram não só as possibilidades de formação acadêmica técnicas, mas também as universitárias, bem como a busca por informações sobre instituições e aspectos relacionados ao trabalho, conforme descrição dos capítulos do livro no item material.

O processo de intervenção ocorreu durante 4 meses (entre abril, maio, junho e agosto) do ano de 2013. Foram, em média, 12 encontros realizados, sendo um encontro por semana, em dias diferentes de acordo com a aula do professor na turma, em sala de aula da própria escola. Os professores participantes da condução da intervenção do projeto utilizaram o material indicado com os estudantes e todos os capítulos do livro (AZZI et al., 2013c). Na escola 1 atuaram dois professores, sendo um de língua portuguesa e o outro de filosofia. Na escola 2 atuaram na intervenção duas professoras de língua portuguesa. Como dito, os professores se prontificaram a participar da intervenção, não havendo uma seleção, exceto o professor de filosofia que foi indicado pela direção e tendo aceitado a proposta.

Os professores, aqui denominados como facilitadores, receberam como materiais os 3 livros iniciais da coleção (AZZI et al., 2013a, b, c) para leitura inicial e compreensão da proposta da intervenção. Destes 3 livros, os 2 primeiros tinham o intuito de possibilitar contato com os volumes anteriores e promover uma aproximação deles com a dinâmica do material. Após a leitura dos livros, uma nova reunião foi realizada com o facilitadores tendo o propósito de trocar impressões e esclarecimentos sobre a estrutura do livro. Eles também receberam uma folha de registro de presença/observações e um caderno brochura para escrita de comentários gerais sobre a experiência de realizar a intervenção. A direção da escola recebeu o montante de livros destinados a cada aluno para a participação no projeto, de modo que os professores responsáveis pelas respectivas turmas pudessem entregar a obra para o início da intervenção. Os professores facilitadores receberam as seguintes instruções metodológicas para a condução do projeto:

83

a) O início da intervenção só poderia acontecer após a realização da primeira coleta de dados, realizada pela pesquisadora. Para esse momento, foram agendados com o professor dia e horário para coleta de dados em cada sala de aula. A segunda coleta de dados, também realizada pela pesquisadora, foi agendada com os professores ao final da intervenção.

b) Os professores foram orientados a conduzir a intervenção com autonomia em relação ao uso de estratégias de desenvolvimento em sala de aula, desde que fosse respeitado o uso do conteúdo e às atividades sugeridas pelo livro.

c) Os professores estabeleceram um acordo pedagógico com os estudantes sobre a realização da intervenção, informando-os sobre o processo e a conciliação com o conteúdo da disciplina.

d) O conteúdo do livro foi introduzido pelos professores durante suas respectivas aulas, tendo sido trabalhado em média 1 capítulo por aula.

e) Os professores conduziram o conteúdo do livro alternando as aulas com o conteúdo da própria disciplina, pois não houve o acréscimo de carga horária com a introdução do projeto.

f) Não houve relação entre a aplicação do projeto/participação do aluno e a atribuição de nota avaliativa da respectiva disciplina, nem outros benefícios ou prejuízos aos professores ou alunos.

Os professores facilitadores receberam orientações gerais sobre a forma de condução de atividades com o uso do livro, e não houve uma capacitação específica para eles. Esta estratégia foi definida por que considerou-se a própria proposta do livro, na qual se prevê o uso dele de modo autônomo pelo estudante ou conduzidou em grupo por um facilitador. A pesquisadora realizou visitas periódicas de acompanhamento na escola 1, e disponibilidade de contato na escola 2 (isso por que o acesso a essa escola era mais distante), a fim de oferecer algum apoio e/ou possíveis esclarecimentos aos professores na condução do projeto. Não houve registros de filmagem/gravação de aúdio, nem registro de observação durante a condução da intervenção em sala de aula com os alunos, pois essa não foi uma metodologia escolhida pela pesquisadora.

84

Sobre a intervenção em si, os professores relataram que: a) Todos utilizaram o livro disponibilizado;

b) A sequência das temáticas foi seguida conforme se apresenta no livro;

c) As estratégias utilizadas pelos professores facilitadores mais recorrentes foram leituras individuais/compartilhadas, debates em sala de aula e registro de informações;

d) A estratégia de pesquisa em site de informações foi uma atividade de tarefa de casa;

e) Realização de uma atividade extra do livro em que os estudantes escreveram uma redação sobre a temática “Em que o Elpídio está me ajudando?”

Na finalização do projeto, realizou-se uma entrevista exploratória com cada professor facilitador, individualmente, a qual foi gravada em áudio, com duração média de 30 minutos, a fim de identificar características da experiência de aplicação do projeto. Por incompatibilidade de horários, não foi possível realizar a entrevista com a quarta professora da escola 2. Uma síntese dos principais dados da entrevista é apresentada no Quadro 5 a seguir.

Quadro 5 - Síntese das entrevistas realizadas com os professores facilitadores. 17

Amanda (1) Mario (2) Carla (3)

Estratégias utilizadas Leitura compartilhada iniciada pela professora e depois pelos alunos. Reflexões em sala de aula por meio de questionamentos.

Leitura individual e em grupo na sala de aula. Leitura para casa. Debate em sala de aula.

Leitura e debates

em grupos.

Registros.

85 Atividades e pesquisa para casa. Facilidades na aplicação do projeto Linguagem do livro. Aulas com carga horária dupla para condução do projeto.

Atividades do livro de questões,

pesquisa e

entrevista.

Adesão dos alunos ao projeto. Dificuldades na aplicação do projeto Resistência de alguns alunos para participação em sala de aula. Falta de criação da capacidade leitora do aluno. Repetição de conteúdo do livro. Motivar o aluno a participar de algo que não valeria para nota.

Não houve.

Sugestões Rever as possíveis repetições do conteúdo do livro.

Utilização de outras mídias para o livro.

Maior inclusão de aspectos da família no enredo do livro.

Os grupos experimentais e de controle foram definidos de acordo com a distribuição de carga horária dos professores. Assim, as turmas de GC foram aquelas em que o professor facilitador tinha menor carga horária ou nenhuma aula, e as turmas de GE foram as que eles tinham maior carga horária, possibilitando o desenvolvimento das atividades dentro do tempo disponível.

Documentos relacionados