• Nenhum resultado encontrado

Características das Unidades de Saúde Escolhidas

4 DESAFIOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA

4.2 Características das Unidades de Saúde Escolhidas

a) Unidade A: localizada no Centro da Cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, situada em rua de fácil acesso à população em geral. Considerado Ambulatório de Referência para tratamento de pacientes diabéticos com cronificação da doença e que utilizam insulina. Atende também a pacientes em tratamento inicial da doença, que utilizam medicações orais para controle da glicemia. Presta atendimento clínico especializado e multiprofissional. O serviço é considerado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) uma unidade de referência terciária

para atendimento de pessoas que vivem com Diabetes Mellitus de todo Estado do Rio de Janeiro, região sudeste do Brasil. A população atendida é, em sua maioria, pacientes moradores da região metropolitana; e funcionários públicos da própria unidade. Neste local, a fonte de pacientes para a pesquisa é o ambulatório de Endocrinologia e o Grupo de Diabetes (realizados por enfermeiras). Neste cenário, foram coletadas 24 entrevistas, porém somente 23 puderam ser tratadas. O motivo para excluir um dos entrevistados foi o diagnóstico clínico de DM1. Durante a entrevista, o paciente afirmou ser DM2, mas antes mesmo de confirmar os dados em prontuário, o mesmo informou sobre o equívoco duas semanas após o encontro. Na unidade A, o sistema de informação não informa o tipo de população atendida por doença. Deste modo, um levantamento de todos os pacientes do sexo masculino entre 25 e 59 anos, atendidos no ambulatório de Endocrinologia e Grupo de Diabetes, no período de janeiro/2009 à julho/2011 foi feito pelo setor de informática (Apêndice 4). De acordo com o sistema de informação do serviço, 437 prontuários foram identificados. Desses 437, 44 pacientes coincidiam com a listagem do Grupo de Diabetes, resultando em 393 prontuários referentes ao ambulatório de Endocrinologia; 194 prontuários referentes ao Grupo DM. Totalizando as duas listagens, excluindo as duplicadas e pacientes não elegíveis, foram verificadas a ocorrência de 537 prontuários referentes a pacientes homens que compõem o ambulatório de endocrinologia e Grupo DM. Porém, o setor responsável pelos prontuários do paciente (Arquivo Médico) conseguiu levantar apenas 343. Destacam-se alguns resultados que não foram considerados para a amostra elegível (Figura 4), pois considerou apenas os prontuários que continham pelo menos uma consulta realizada por um profissional de saúde com data até dezembro de 2011. Quando o prontuário apresentava a última consulta em novembro de 2010, optou-se pela não classificação desses prontuários pela chance de tratamento nessa unidade ser menor e/ou não existir mais. Assim, a amostra definida através do levantamento da população da unidade A correspondeu à 109, sendo 24 coletados e 23 analisados para a pesquisa.

FIGURA 4 População elegível na Unidade A para a pesquisa Avaliação da

qualidade de vida de homens com Diabetes Meliitus, MACCS/EEAAC/UFF,

2011.

*Onde 44 tinham data da última consulta até dezembro de 2011, e 29 com data da última consulta até novembro 2010.

**Onde 65 tinham data da última consulta até dezembro de 2011, e 30 com data da última consulta até novembro 2010. Ocorrência de dois óbitos entre os prontuários analisados, sendo um sujeito da pesquisa.

b) Unidade B: localizada em bairro próximo ao Centro de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, situada em rua de fácil acesso à população em geral. É caracterizada como Policlínica Regional na Estrutura Organizacional do município de Niterói, RJ8. Possui atendimento Clínico Especializado (Endocrinologia). Atende a pacientes que fazem uso de insulina, assim como de medicações orais para controle da glicemia. População atendida: moradores da região adscrita da policlínica. Neste cenário foram coletadas 21 entrevistas, porém três foram excluídas. Os motivos para exclusão foram ausência de diagnóstico clínico para DM2 em prontuário, diagnóstico clínico em prontuário para DM1. Na Figura 5, o esquema mostra o total de pacientes elegíveis e entrevistados para a coleta de dados.

FIGURA 5 População elegível na Unidade B para a pesquisa Avaliação da

qualidade de vida de homens com Diabetes Meliitus, MACCS/EEAAC/UFF,

2011.

Unidade C: localizada no Centro da Cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, situada em rua de fácil acesso à população em geral. É considerada Policlínica Regional9. Possui atendimento Clínico Especializado (Endocrinologia). Atende a pacientes que fazem uso de insulina, assim como de medicações orais para controle da glicemia. População atendida: moradores da região adscrita da policlínica.

Abaixo (figura 6), demonstração do número de pacientes elegíveis para a coleta.

9 Disponível em http://www.saude.niteroi.rj.gov.br. Último acesso em 20/11/2011.

Amostra coletada:

FIGURA 6 População elegível Unidade C para a pesquisa Avaliação da

qualidade de vida de homens com Diabetes Meliitus, MACCS/EEAAC/UFF,

2011.

Notas: *Número de pacientes cadastrados para receber o aparelho de monitorização da glicemia (HGT) pela FMS/Niterói.

Unidade D: localizada na região oceânica de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, situado em rua de fácil acesso para a população em geral, porém em bairro distante do centro da cidade. É caracterizada como Policlínica Comunitária na Estrutura Organizacional do Município de Niterói, RJ10. Não possui atendimento clínico especializado. Atende a pacientes que fazem uso de insulina, assim como de medicações orais para controle da glicemia. População atendida: moradores da região adscrita da policlínica. Nesta unidade, há o registro anual de todos os usuários de sua farmácia em um Livro, tendo este procedimento permitido o levantamento de um número maior de pacientes com o perfil perseguido. Ressalta-se que muitos destes pacientes, registrados neste Livro da Farmácia, não constavam no cadastro do HIPERDIA/GIL acima mencionado. Vale esclarecer que neste livro foram analisados os registros do da farmácia da Unidade de saúde D, no período compreendido de 01/01/2011 até 28/08/2011, totalizando 1027 (mil e vinte e sete) pacientes registrados, tendo sido selecionados 36 (trinta e seis) pacientes que preenchiam os critérios de inclusão para a pesquisa (figura 7). Neste cenário foram coletadas 24 entrevistas, porém somente 23 puderam ser tratadas. O

10 Disponível em http://www.saude.niteroi.rj.gov.br. Acesso em 20/11/2011.

Amostra coletada:

motivo para excluir um dos entrevistados foi ausência de diagnóstico clínico DM2 em prontuário.

FIGURA 7 População elegível Unidade D para a pesquisa Avaliação da

qualidade de vida de homens com Diabetes Meliitus, MACCS/EEAAC/UFF, 2011.

Notas: *Número de pacientes cadastrados no Livro da Fármácia.

Documentos relacionados